Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

[ATP Masters 1000] Monte Carlo - Vencedor: Stanislas Wawrinka

Publicações recomendadas

Nada contra ti, mas é por pensamentos desses que nunca vamos ser uma potência no ténis. Porque temos falta de ambição e vemos as falhas como coisas normais.

Porra, estamos a falar do João Sousa. Da Larcher de Brito (por exemplo) ninguém espera nada porque, apesar de ter um ténis razoável, mentalmente é próximo de zero, mas o Sousa é um tenista de topo mundial. Por mais que o digam, não é normal para um jogador da dimensão dele estar a ganhar por 30-0 no seu jogo de serviço para fechar o encontro e ainda ir perder o encontro - seja quem for o adversário.

Por acaso a Michelle até é um bocadinho ao contrário.

Compartilhar este post

Link para o post

ninguém espera nada da Michelle? Sempre se esperou...

ela se jogasse 90% das vezes com jogou frente à Masha em Wimbledon, era tenista de top-20 muito fácil. Mas pronto, mentalmente é auto-destrutiva, tem um serviço que faz o da Errani parecer o serviço do Isner...assim é difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisas de ter nada contra mim para discordares. :p Onde quero chegar é que a ambição e a exigência são positivos, mas que também é importante pensar no que já foi conquistado e que é preferível subir aos poucos do que ter uma grande subida e depois cair e não voltar. Prefiro que o João Sousa fique estagnado onde está, do que estar estagnado no nível do Rui Machado e do Gastão Elias (apesar de ter muito maior margem de progressão) que não ganham 3 jogos seguidos em Challengers. Ninguém neste momento se está a sentir pior que o João Sousa e o que presumo que menos precisa agora é de assobios - já bastou a situação injusta do árbitro no 3º set e ter um dos maiores Courts Centrais do Sul da Europa contra ele.

Se o João trabalha todos os dias para liderar com este tipo de situações, de certeza o Fognini também o há-de fazer para lidar com situações em que tem que recuperar 4 pontos, e com ainda mais recursos.

que raio tem a ver uma certa exigência e decepção com derrotas quando tem tudo na mão com uma estagnação ao nível do rui ou do gastão? quanto muito só abona a meu favor. o joão já deu muitas coisas boas ao ténis português e, se tudo correr bem, fá-lo-á mais vezes no futuro, mas isso não implica que nós, fãs, tal como ele, não desejem mais e melhor nos piores momentos. não são as festinhas na cabeça que trazem resultados. quando um atleta entra num court, só pode ter uma ideia: ser superior ao adversário. a atitude derrotista contribui em quê, mesmo?

Ainda está para vir um jogador que nunca tenha perdido um set/encontro apos estar a ganhar 5-3 (30-0). Não é só ele. Quando é o contrario vimos tomos aqui mandar prayers para o João e elogiar as reviravoltas. E até parece que não foi a sua consistência que o trouxe até aqui. Concerteza que ele estará muito desapontado, mas se ha 2 anos lhe dissessem que iria estar onde esta, a lutar taco a taco com os top 20's do mundo secalhar nao acreditava. Agora ficar melindrado porque ele teve hipotese de ganhar ao Fognini e não conseguiu, sinceramente parece-me demais.

E dizer que é por causa disso que o ténis esta como esta :lol: Secalhar também nunca tivemos nenhum portugues na nba por causa da nossa mentalidade.

se a tua equipa tivesse a ganhar 2-0 e acabasse por perder 3-2 como ficarias? indiferente?

Compartilhar este post

Link para o post

ninguém espera nada da Michelle? Sempre se esperou...

ela se jogasse 90% das vezes com jogou frente à Masha em Wimbledon, era tenista de top-20 muito fácil. Mas pronto, mentalmente é auto-destrutiva, tem um serviço que faz o da Errani parecer o serviço do Isner...assim é difícil.

Estou a falar do presente. Pelo menos eu, agora, não espero nada dela.

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisas de ter nada contra mim para discordares. :p Onde quero chegar é que a ambição e a exigência são positivos, mas que também é importante pensar no que já foi conquistado e que é preferível subir aos poucos do que ter uma grande subida e depois cair e não voltar. Prefiro que o João Sousa fique estagnado onde está, do que estar estagnado no nível do Rui Machado e do Gastão Elias (apesar de ter muito maior margem de progressão) que não ganham 3 jogos seguidos em Challengers. Ninguém neste momento se está a sentir pior que o João Sousa e o que presumo que menos precisa agora é de assobios - já bastou a situação injusta do árbitro no 3º set e ter um dos maiores Courts Centrais do Sul da Europa contra ele.

Se o João trabalha todos os dias para liderar com este tipo de situações, de certeza o Fognini também o há-de fazer para lidar com situações em que tem que recuperar 4 pontos, e com ainda mais recursos.

Portugal nunca será uma potência no ténis, nem vale a pena ter esperanças nesse sentido. Basta ver o interesse público que há pela coisa, courts de ténis abandonados e que são construídos por municípios só para se dizer que têm, como correu o financiamento do Portugal Open e como tudo o que não seja brasileiros a jogar à bola é desporto de meninas. Em termos de formação, existem trabalhos muito bons mas que não são suficientes, enquanto os melhores jogadores de formação portuguesa se andam a arrastar por Challengers e Futures, o João Sousa teve que abdicar de muito para fazê-lo em Espanha. Mais depressa seríamos uma potência tenística se todos os jogadores fossem em crianças para lá.

Só uma coisa, quase todos os tenistas que nós temos foram lá para fora. A única profissional que treinou cá foi/é a Maria João Koehler. Michelle Brito, Rui Machado, Frederico Gil, Gastão Elias, João Sousa, etc, tudo teve que ir lá para fora para conseguir fazer carreira.

Não temos quase ninguém que fez formação cá. Temos a Koehler e parece que vamos ter o Domingues/Silva/Murta agora.

Compartilhar este post

Link para o post

10156040_644055452310357_2681344845331494914_n.jpg

Está explicada a derrota, foi das más vibrações que vieram da bancada. 8)

A Luz também treina cá e, honestamente, gosto imenso dela (não só em termos físicos, hihi).

Compartilhar este post

Link para o post

se a tua equipa tivesse a ganhar 2-0 e acabasse por perder 3-2 como ficarias? indiferente?

Eu compreendo e acho normal ficar um bocado desapontado pela maneira como o jogo acabou por se desenrolar. Eu próprio acho que ele podia ter feito mais apos ter o encontro "na mão". Mas daí a ser choker vai uma grande distância. Exigência, sim, mas com uma dose de realismo. Acontece tantas mas tantas vezes o 'underdog' estar a vencer e não conseguir fechar, acho natural e só pode servir de lição, não a que ficar frustrado que no fim de contas quem tinha a obrigação de vencer era o Fognini, é só esse o meu ponto ;-) mas percebo o que estão a dizer

Editado por LittleEnglish

Compartilhar este post

Link para o post

Há 3 maneiras de olhar para este jogo e avaliar a prestação do João:

1 - Tendo presente que ninguém esperava um brilharete, quem olhe apenas para o resultado final diz que foi uma bela prestação do João. Ganhar um set ao Fognini e acabar com um resultado equilibrado é muito melhor do que se estava à espera.

2 - Quem viu o jogo, ou acompanhou pelo livescore, ou se apercebeu da marcha do resultado posteriormente (foi este o meu caso) sente-se desiludido, desapontado e apetece-lhe mandar o Sousa para todos os sítios inomináveis. Teve o jogo na mão e desperdiçou-o. Um choke épico. Frustrante.

3 - Quem olha para a big picture tem que ser mais paciente e cuidadoso na análise. O João teve um choke idêntico na semana passada com um jogador que lhe era manifestamente inferior, acusou mazelas físicas, e está a lidar com uma situação na carreira completamente nova. Ele hoje já não é o típico underdog sem nada a perder no circuito. Já é conhecido, tem entrada em todos os torneios, joga regularmente contra os melhores... A capacidade mental que o favorecia e lhe dava vantagem contra adversários superiores já não funciona como funcionava há meses. E ele agora já tem algo a perder. Isto tudo mexe com a cabeça mais do que com o corpo. Ele necessita de se reencontrar e de acreditar mais em si próprio. E precisa, acima de tudo, de saber jogar os pontos decisivos. De não ter medo de perder. A este nível de Top 50 é tudo novidade e ele ainda está a crescer no circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei mais desapontado com o nível exibicional do João do que propriamente com a forma como perdeu o segundo set. A verdade é que o Fognini estava a passar por dificuldades, a jogar menos bem e era óbvio para toda a gente que via o encontro que bastava o italiano concentrar-se e pisar o acelerador para o João ficar por trás do encontro.

É mais doloroso para mim aperceber-me que o João ainda tem um longo caminho a percorrer para atingir o nível do Fognini.

Compartilhar este post

Link para o post

MONTE CARLO ROLEX MASTERS – MONTE CARLO – MÓNACO

1ª RONDA

NADAL, Rafael ESP [1] d. BYE 0 |

GABASHVILI, Teymuraz RUS [Q] vs. SIMON, Gilles FRA

ANDUJAR, Pablo ESP d. ROGER-VASSELIN, Edouard FRA | 26 75 76

SEPPI, Andreas ITA vs. YOUZHNY, Mikhail RUS [13]

DIMITROV, Grigor BUL [12] vs. GRANOLLERS, Marcel ESP

RAMOS, Albert ESP [Q] d. NIEMINEN, Jarkko FIN | 62 75

CHARDY, Jeremy FRA d. SIJSLING, Igor NED | 16 62 76

FERRER, David ESP [6] d. BYE 0 |

WAWRINKA, Stanislas SUI [3] d. BYE 0 |

CILIC, Marin CRO vs. VERDASCO, Fernando ESP

MAHUT, Nicolas FRA d. THIEM, Dominic AUT [WC] | 46 63 62

MATHIEU, Paul-Henri FRA [Q] vs. ALMAGRO, Nicolas ESP [15]

ROBREDO, Tommy ESP [11] d. GOFFIN, David BEL [Q] | 64 61

BENNETEAU, Julien FRA vs. MELZER, Jurgen AUT

DELBONIS, Federico ARG vs. LU, Yen-Hsun TPE

RAONIC, Milos CAN [8] d. BYE 0 |

TSONGA, Jo-Wilfried FRA [9] d. BYE 0 |

KOHLSCHREIBER, Philipp GER d. BOLELLI, Simone ITA [WC] | 63 64

BAUTISTA AGUT, Roberto ESP d. POSPISIL, Vasek CAN | 62 62

FOGNINI, Fabio ITA [10] d. SOUSA, João POR | 57 75 64

JANOWICZ, Jerzy POL [16] vs. LLODRA, Michael FRA [Q]

ROSOL, Lukas CZE d. DONSKOY, Evgeny RUS [Q] | 75 61

STEPANEK, Radek CZE d. KARLOVIC, Ivo CRO | 61 62

FEDERER, Roger SUI [4, WC] d. BYE 0 |

BERDYCH, Tomas CZE [5] d. BYE 0 |

TURSUNOV, Dmitry RUS d. HAASE, Robin NED | 61 57 63

BALLERET, Benjamin MON [WC] vs. GARCIA-LOPEZ, Guillermo ESP

DOLGOPOLOV, Alexandr UKR [17] d. GULBIS, Ernests LAT | 62 64

ANDERSON, Kevin RSA [14] vs. MONFILS, Gael FRA

CARRENO BUSTA, Pablo ESP [LL] vs. DODIG, Ivan CRO

MONTANES, Albert ESP [Q] d. PAIRE, Benoit FRA | 75 46 62

DJOKOVIC, Novak SRB [2] d. BYE 0 |

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se, perder com o Lu em Monte Carlo é talvez o maior feito da carreira do Delbonis.

5ª vitória da carreira do Lu em terra. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

5ª vitória da carreira do Lu em terra. :mrgreen:

Sendo que uma delas foi por desistência e outra foi contra o grande paquistanês Aqeel Khan :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca me irei esquecer do Verdasco a perder contra o Lu em terra batida, mítico! :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

MONTE CARLO ROLEX MASTERS – MONTE CARLO – MÓNACO

1ª RONDA

NADAL, Rafael ESP [1] d. BYE 0 |

GABASHVILI, Teymuraz RUS [Q] d. SIMON, Gilles FRA | 46 64 64

ANDUJAR, Pablo ESP d. ROGER-VASSELIN, Edouard FRA | 26 75 76

SEPPI, Andreas ITA d. YOUZHNY, Mikhail RUS [13] | 63 76

DIMITROV, Grigor BUL [12] d. GRANOLLERS, Marcel ESP | 62 46 62

RAMOS, Albert ESP [Q] d. NIEMINEN, Jarkko FIN | 62 75

CHARDY, Jeremy FRA d. SIJSLING, Igor NED | 16 62 76

FERRER, David ESP [6] d. BYE 0 |

WAWRINKA, Stanislas SUI [3] d. BYE 0 |

CILIC, Marin CRO d. MATOSEVIC, Marinko AUS [LL] | 61 36 62

MAHUT, Nicolas FRA d. THIEM, Dominic AUT [WC] | 46 63 62

ALMAGRO, Nicolas ESP [15] d. MATHIEU, Paul-Henri FRA [Q] | 63 62

ROBREDO, Tommy ESP [11] d. GOFFIN, David BEL [Q] | 64 61

BENNETEAU, Julien FRA d. MELZER, Jurgen AUT | 64 36 64

LU, Yen-Hsun TPE d. DELBONIS, Federico ARG | 76 61

RAONIC, Milos CAN [8] d. BYE 0 |

TSONGA, Jo-Wilfried FRA [9] d. BYE 0 |

KOHLSCHREIBER, Philipp GER d. BOLELLI, Simone ITA [WC] | 63 64

BAUTISTA AGUT, Roberto ESP d. POSPISIL, Vasek CAN | 62 62

FOGNINI, Fabio ITA [10] d. SOUSA, João POR | 57 75 64

LLODRA, Michael FRA [Q] d. JANOWICZ, Jerzy POL [16] | 64 62

ROSOL, Lukas CZE d. DONSKOY, Evgeny RUS [Q] | 75 61

STEPANEK, Radek CZE d. KARLOVIC, Ivo CRO | 61 62

FEDERER, Roger SUI [4, WC] d. BYE 0 |

BERDYCH, Tomas CZE [5] d. BYE 0 |

TURSUNOV, Dmitry RUS d. HAASE, Robin NED | 61 57 63

GARCIA-LOPEZ, Guillermo ESP d. BALLERET, Benjamin MON [WC] | 75 62

DOLGOPOLOV, Alexandr UKR [17] d. GULBIS, Ernests LAT | 62 64

MONFILS, Gael FRA d. ANDERSON, Kevin RSA [14] | 64 76

CARRENO BUSTA, Pablo ESP [LL] d. DODIG, Ivan CRO | 63 63

MONTANES, Albert ESP [Q] d. PAIRE, Benoit FRA | 75 46 62

DJOKOVIC, Novak SRB [2] d. BYE 0 |

2ª RONDA

NADAL, Rafael ESP [1] vs. GABASHVILI, Teymuraz RUS [Q]

ANDUJAR, Pablo ESP vs. SEPPI, Andreas ITA

DIMITROV, Grigor BUL [12] vs. RAMOS, Albert ESP [Q]

FERRER, David ESP [6] d. CHARDY, Jeremy FRA | 63 60

WAWRINKA, Stanislas SUI [3] vs. CILIC, Marin CRO

MAHUT, Nicolas FRA vs. ALMAGRO, Nicolas ESP [15]

ROBREDO, Tommy ESP [11] vs. BENNETEAU, Julien FRA

LU, Yen-Hsun TPE vs. RAONIC, Milos CAN [8]

TSONGA, Jo-Wilfried FRA [9] d. KOHLSCHREIBER, Philipp GER | 64 16 64

BAUTISTA AGUT, Roberto ESP vs. FOGNINI, Fabio ITA [10]

LLODRA, Michael FRA [Q] vs. ROSOL, Lukas CZE

STEPANEK, Radek CZE vs. FEDERER, Roger SUI [4, WC]

BERDYCH, Tomas CZE [5] d. TURSUNOV, Dmitry RUS | 75 64

GARCIA-LOPEZ, Guillermo ESP vs. DOLGOPOLOV, Alexandr UKR [17]

MONFILS, Gael FRA vs. CARRENO BUSTA, Pablo ESP [LL]

DJOKOVIC, Novak SRB [2] d. MONTANES, Albert ESP [Q] | 61 60

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca me irei esquecer do Verdasco a perder contra o Lu em terra batida, mítico! :prayer:

Hoje até fui procurar a thread desse jogo ao MTF! :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Com jeitinho o Monfils tinha ganho o 2º set mas já se sabe o que a casa gasta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...