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Lição do dia

Não morem em prédios

São capoeiras mas para humanos

De nada

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Citação de Rain Dog, há 1 hora:

 

os prédios residenciais são das melhores invenções da história

é impossível uma cidade desenvolver-se sem pessoas a viver em apartamentos

São opções

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Citação de Djork, há 19 horas:

Lição do dia

Não morem em prédios

São capoeiras mas para humanos

De nada

Tem as suas vantagens e desvantagens. A maior desvantagem num prédio é mesmo o condominio

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Citação de Mafia_SCP, Em 26/11/2020 at 12:36:

Estou aqui com uma situação complicada no meu apartamento. Há 2 meses rebentou um cano de água no exterior do prédio por baixo do passeio, esse cano é da responsabilidade da empresa da água daqui(indaqua), só se deu por ela porque começou a entrar água na minha garagem e o poço do elevador ficou inundado com água a tocar no elevador, o cano deitava água como uma torneira de casa aberta ao maximo x20 e sabe-se lá durante quantos dias. Ficamos com o elevador avariado e a minha garagem com infiltrações, mas até dispenso o arranjo das mesmas. Nestes 2 meses veio cá o perito 2x, os moradores a pressionarem o condomínio, ele dizia não ter culpa e estar à espera da resposta da seguradora...que chegou hoje. A seguradora diz que o prédio não cumpre com a obrigatoriedade de impermeabilização das paredes das caves nos termos legalmente estabelecidos, e que o prédio já tinha infiltrações antigas, e por isso não assumem os danos.

Se isto tiver de acabar por seguir para tribunal, a seguradora tem maneira de se safar com o que estão a alegar? É que se não fosse esse rebentamento do tubo, não estávamos com este problema.

Primeiro convém confirmar se efectivamente há essa obrigatoriedade de impermeabilização do prédio, tal como já foi dito anteriormente. 
para todos os efeitos - questiono - também podem sempre verificar se os seguros que têm incluem esse tipo de sinistros, e se inclui a garagem, e podes sempre activar o teu próprio seguro. Quanto muito, as seguradoras poderão sempre chegar a acordo quando à responsabilidade da mesma. E se não chegarem que avancem elas para tribunal. Não há nada como ver as apólices, as coberturas e as exclusões. 
 

antes de avançarem para tribunal devem remeter reclamação para a ASF - autoridade de supervisão de seguros e fundoA de pensões. São eles os mediadores de conflitos entre os tomadores de seguros e as seguradoras. E permitem, à partida, uma gestão mais rápida e eficaz das reclamações. 

Citação de Bumba, Em 26/11/2020 at 12:42:

basicamente só quando já estavas fdd é que decides tomar uma decisão? 

Se realmente, o PERITO, diz que o prédio não cumpre com as regras. Quem és tu? ou alguém aqui para dizer o contrário? 

Se um gajo, que faz disso vida, foi aí, viu e analisou, te diz que a a seguradora não cobre prédios que não cumprem as regras, vai ser o cmptiano que do seu trono e teclado que te vai dizer que isso dá para fazer de outra maneira. 

Se não fosse esse rebentamento do tubo, tinhas o problema das paredes das caves não estarem impermeabilizadas de acordo a lei. 

Podias não ter as infiltrações, ou pelo menos não saberes que havia algo de errado....

 

Não inventes. O perito não manda nada e todos sabemos que as seguradoras tentam encontrar sempre um subterfúgio para fugir às responsabilidades. Cabe a cada um de nós estarmos devidamente informados sobre os nossos direitos e reclamá-los junto das autoridades competentes 

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Boas,

Recebi uma notificação para comparência na PJ, não faço ideia sobre o que seja, até porque não diz "nada" na carta. Só que tenho que comparecer no dia 16 nas instalações etc...

Tentei pesquisar pelo  NUIPC e Secção, mas não me ocorre nada que eu possa ter feito de ilícito ou de ter visto.

Ah, e também telefonei para lá, mas segundo *me disseram estão de tolerância de ponto hoje...

Editado por WormboY

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Citação de WormboY, há 2 horas:

Boas,

Recebi uma notificação para comparência na PJ, não faço ideia sobre o que seja, até porque não diz "nada" na carta. Só que tenho que comparecer no dia 16 nas instalações etc...

Tentei pesquisar pelo  NUIPC e Secção, mas não me ocorre nada que eu possa ter feito de ilícito ou de ter visto.

Ah, e também telefonei para lá, mas segundo estão de tolerância de ponto hoje...

rip

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Alguém me arranja uns artigos ou teses sobre o lay-off (comum e/ou simplificado)? 

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Citação de Pickle Rick, há 51 minutos:

Malta mais entendida, quão a vontade estão em relação a direito do trabalho? @Koper

@w0

Podes dizer. Nunca fiz muito. Agora só faço trabalho, mas não relativamente a Portugal, mas pode ser que saque qualquer coisa

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Citação de Duda34, há 3 horas:

Podes dizer. Nunca fiz muito. Agora só faço trabalho, mas não relativamente a Portugal, mas pode ser que saque qualquer coisa

Eu é porque já não me recordo da situação mesmo.

A minha miúda entrou de baixa a 10 de Dezembro de 2019 e saiu a 1 de Novembro de 2020.

Como é com a situação das férias e subsídios? O empregador diz que ela não tem direito a nada porque a 1 de Janeiro de 2020, data em que vencem os dias de férias, ela não se encontrava a trabalhar e como tal não tem direito a subsídio nem dias pelo trabalho efectuado em 2019 (11 de 12 meses). Até aqui ainda poderei aceitar porque de facto não me lembro ao pormenor ainda que ache estranho, sei que os dias ganhos em 2020 serão como se ela tivesse entrada novamente porque como a baixa é superior a 30 dias, há suspensão do contrato.

O que me faz confusão é o empregador não pagar o subsídio e dizerem-lhe que não tem direito ao subsídio compensatório de férias. Isto é de todo válido? Do que me lembro a SS é obrigada a pagar 60% do valor que o empregador não paga referente aos subsídios tanto de Natal como férias.

O empregador não pagar subsídio também está correcto?
Então em 2020 vão-lhe pagar por inteiro o subsídio mesmo só tendo trabalhado 1 mês? Se formos pela lógica dos 22 dias e o subsídio vencerem a 1 de Janeiro.

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Boas malta,

Preciso da vossa ajuda.

Tive o ordenado penhorado entre Janeiro 2019 e Dezembro de 2019. Todos os meses, foi-me descontado um determinado valor, até que deixei de ter o ordenado penhorado, em Janeiro de 2020. Confesso que não controlei isto como devia (e por isso é que só agora é que estou a dar com o problema) e a dívida á AT ainda se mantém (não na sua totalidade), mas o valor que me foi descontado não corresponde à diferença que ainda falta. Contactei a AT e disseram-me que só tem depósitos até Junho e para entrar em contato com entidade patronal.

O problema é que já não trabalho na empresa. Tenho todos os recibos de vencimento que comprovam os respetivos descontos e já me disponbilizei para entregar tudo à AT mas eles continuam a empurrar para ir falar com a entidade patronal. 

Alguém aqui já passou por algo semelhante? Como devo proceder junto da entidade patronal? Se a penhora foi executada, não é a AT que tem ir agora "atrás" da empresa que não fez o depósito?

Obrigado

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Malta, preciso de uma confirmação. Comprei uma placa gráfica no dia 15/01 na PCDiga e depois de vários tickets e mails por responder, finalmente no dia 18/02 responderam a informar que a encomenda ia ser cancelada.

https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/116689175/202101222331/73619754/diploma/indice?p_p_state=maximized

Nesse link no ponto 1 refere que após o aviso de cancelamento da encomda, têm 14 dias para reembolsar. Estes 14 dias são úteis? A dúvida surge porque o ponto 1 refere apenas "14 dias" enquanto que o ponto 6 já tem "15 dias úteis". 

Estou desde o dia 18 à espera do reembolso de 450€ e até hoje nada. Se forem 14 dias corridos o prazo já expirou. Se forem 14 dias úteis o prazo termina na próxima quarta-feira, penso. E nesse caso terão que reembolsar a dobrar. É isto?

Editado por vidz

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Alguém sabe como é possível obter um registo de tentativas de chamadas (isto é, chamadas efetuadas, mas não atendidas)?

A operadora diz que não tem, o que duvido, mas pelo menos não facultam. Alguém sabe se com pedido de advogado a solicitar esta informação para a resolução de um litígio entre empresas, eles dão esta informação?

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Citação de Sumudica by Night, há 3 horas:

Alguém sabe como é possível obter um registo de tentativas de chamadas (isto é, chamadas efetuadas, mas não atendidas)?

A operadora diz que não tem, o que duvido, mas pelo menos não facultam. Alguém sabe se com pedido de advogado a solicitar esta informação para a resolução de um litígio entre empresas, eles dão esta informação?

epá segundo sei o registo de chamadas é privado e só pode ser ordenado por magistrado, normalmente - ou melhor, quase que exclusivamente - em processo crime.

Apenas para processos comuns, chatices de vizinhos, namoradas controladoras, "coisas menores", não podem fornecer.

Editado por IlidioMA
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bem, ultimamente tenho recebido umas 3 chamadas por dia da iberdrola (pelo menos é o que a pesquisa no google reotorna), o que vale é que o telemóvel detecta logo como spam e não tenho de atender. Dá para fazer algo para esses gajos pararem?

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Citação de kareca, há 1 minuto:

bem, ultimamente tenho recebido umas 3 chamadas por dia da iberdrola (pelo menos é o que a pesquisa no google reotorna), o que vale é que o telemóvel detecta logo como spam e não tenho de atender. Dá para fazer algo para esses gajos pararem?

Atendes e dizes para tirarem o teu numero da base de dados (são obrigados a fazê-lo). Se forem daqueles chatos que dizem, mas oiça só a proposta não perde nada, fazes como eu já fiz 2 ou 3 vezes, dizes para falar à vontade e quando quiser desligar e pousas o tlm 😂

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Citação de kareca, há 5 minutos:

bem, ultimamente tenho recebido umas 3 chamadas por dia da iberdrola (pelo menos é o que a pesquisa no google reotorna), o que vale é que o telemóvel detecta logo como spam e não tenho de atender. Dá para fazer algo para esses gajos pararem?

Atendes o telefone dizes que não queres ser contactado novamente e dizes que se o fizerem avanças para tribunal por causa do RGPD. Comigo funcionou

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São bloqueados logo, mas são sempre diferentes.Tenho 22 números detectados como spam nos últimos dias.
Até atendia mas tenho receio que sejam daqueles que desligam, que só querem saber se o número está ativo ou sei lá.

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Citação de kareca, Agora:

São bloqueados logo, mas são sempre diferentes.Tenho 22 números detectados como spam nos últimos dias.
Até atendia mas tenho receio que sejam daqueles que desligam, que só querem saber se o número está ativo ou sei lá.

22? f*dasse, andas a vivê-las mesmo! 

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Citação de Donnie, há 18 minutos:

22? f*dasse, andas a vivê-las mesmo! 

It's living the dream 😂

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Citação de Sumudica by Night, há 18 horas:

Alguém sabe como é possível obter um registo de tentativas de chamadas (isto é, chamadas efetuadas, mas não atendidas)?

A operadora diz que não tem, o que duvido, mas pelo menos não facultam. Alguém sabe se com pedido de advogado a solicitar esta informação para a resolução de um litígio entre empresas, eles dão esta informação?

Tem de ser por alguma autoridade, normalmente derivada dum processo em andamento ou investigação policial. Um "simples" advogado não tem grande força para obter essa informação.

Ainda noutro dia recebemos uma carta dessas da polícia, por acaso. Pediram para fornecer uns dados duma conta específica, ligada a um violador em série nas Américas. O gajo andava a aliciar mulheres (e menores também) pelo Snapchat, Tinder, etc. Então usou o nosso programa para colocar dados sobre elas (os nicknames, quando estavam disponíveis ou não, etc.). 

Portanto, mesmo supondo que não seja algo tão grave, tem de ser normalmente da mesma maneira.  

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Provavelmente este não é o melhor tópico para isto, mas também não vejo motivo para um... 

Alguém que lide com alfândega? Se puder ser esclarecido por MP, agradecia.

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