Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
johan

Que características deve um jovem ter para arranjar emprego?

Publicações recomendadas

Mas antes insistia que era tudo cunhas e bla bla bla? Eu conheço pelo menos três artistas que até arranjar emprego era todos os dias o choradinho das cunhas e o diabo a 4 e quando entraram era a lenga-lenga do "eu entrei, MAS É PORQUE SOU MESMO BOM, devo ser o único lá sem cunha, não devo nada a ninguém, ainda nem acredito, mas sei que estou a prazo porque não tenho cunha". É tão um clássico...

Bold: Não lol, e dentro da minha área, arranjaram quase todos emprego sem se esforçar muito (e até antes de acabarem o curso).

A história das cunhas já chateia um bocado, e como o Lewa disse, se tiveres o diploma, na área de IT arranjas trabalho facilmente, agora se é um bom emprego ou não, já é outra conversa. E as chamadas soft skills, apesar de serem importantes para as fases de recrutamento, entrevistas, etc. para o 1º emprego, acho que são mais importantes para depois progredir na carreira.

Compartilhar este post

Link para o post

Curioso que o primeiro paragrafo é tudo coisas que só se sabe depois de contratar..

Área da Informática arranja-se bem entidade empregadora.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post

está mais próximo de ser regra do que exceção, IMO, mas também não é tanto assim quanto pintam.

Se isso realmente fosse assim não tínhamos os níveis de desemprego absurdo que temos.

E é engraçada também a segunda parte que consiste em, quando se arranja emprego, insistir até à exaustão que se arranjou apesar de não ter cunhas, contra tudo e contra todos. :)

Pessoalmente, não conheço nenhum caso assim.

O que não faltam são empresas que não metem anúncios, preferem perguntar a pessoal lá dentro se conhece alguém com determinadas características.

Compartilhar este post

Link para o post

O que não faltam são empresas que não metem anúncios, preferem perguntar a pessoal lá dentro se conhece alguém com determinadas características.

Na PT acho que é assim.

Compartilhar este post

Link para o post

A hotelaria e o turismo em geral funcionam muito assim.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, e também costumam contactar os alunos que estão quase a concluir o curso nos sítios mais reputados para irem a uma entrevista.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda estou para saber como é que uma empresa do tamanho da PT conseguia funcionar a recorrer apenas a conhecimentos internos.

http://www.telecom.pt/InternetResource/PTSite/PT/Canais/SobreaPT/Pessoas/trainees.htm

Foi o que a malta que la trabalha me disse quando ponderei ir para lá, depois encontrei melhor opção e caguei. Daí ter dito acho.

Em relação a funcionar, funciona da mesma maneira que as pequenas, tem mais gente, tem mais contactos também. Em fases de boom não mas para dar continuidade é viável, apesar de eu não concordar com a politica.

Compartilhar este post

Link para o post

Para os empregadores, responsabilidade não é só chegar a horas. É avisar quando se tem de faltar, justificar, pedir autorização, devolver chamadas não atendidas, cumprir prazos ou avisar com antecedência quando não for possível, “demonstrar brio profissional”. Este conceito de responsabilidade é, segundo uma investigação da TESE - Associação para o Desenvolvimento apresentado nesta terça-feira, a competência social e transversal mais valorizada pelos empregadores.

sempre pensei que isto fosse algo inerente a qualquer trabalhador..

Compartilhar este post

Link para o post

Para os empregadores, responsabilidade não é só chegar a horas. É avisar quando se tem de faltar, justificar, pedir autorização, devolver chamadas não atendidas, cumprir prazos ou avisar com antecedência quando não for possível, “demonstrar brio profissional”. Este conceito de responsabilidade é, segundo uma investigação da TESE - Associação para o Desenvolvimento apresentado nesta terça-feira, a competência social e transversal mais valorizada pelos empregadores.

sempre pensei que isto fosse algo inerente a qualquer trabalhador..

Tenho aqui malta que é exactamente o contrário. Falta, diz só quando volta, chamadas não atentidas deixa-as mortas no telefone, chega atrasada, sai mais cedo, etc. E não são assim tão poucas pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui a uma entrevista no emprego da minha mãe, que trabalha numa empresa fundada pelo tio do meu avô, e não fiquei. A cunha não serve para tudo...

LOL. Nunca mais jantava com a família no natal.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou no meu actual trabalho, porque um amigo meu se lembrou de mim e disse ao chefe que eu estava interessado no lugar.

É considerado cunha right?

cunha é tu passares à frente de um gajo com melhores atributos (currículo académico e profissional) porque és conhecido ou familiar de outro indivíduo.

Por exemplo: vais para director financeiro de uma empresa estatal, passando à frente de gente que está lá e com experiência, e depois têm que te andar a ensinar o que fazer e como o fazer. E porquê motivo isto aconteceu? Porque és do partido político do gajo que está lá em cima à frente da empresa.

Tenho aqui malta que é exactamente o contrário. Falta, diz só quando volta, chamadas não atentidas deixa-as mortas no telefone, chega atrasada, sai mais cedo, etc. E não são assim tão poucas pessoas.

fdx, que rebaldaria. Isso são as críticas que fazem, ou faziam, ao sector público.

Compartilhar este post

Link para o post

fdx, que rebaldaria. Isso são as críticas que fazem, ou faziam, ao sector público.

O mais caricato nisto tudo, é que quem faz isso é pessoal que não tem de todo segurança no seu posto de trabalho: ou é um activo tóxico, ou é um estagiário, ou é um contratado prestes a expirar.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui a uma entrevista no emprego da minha mãe, que trabalha numa empresa fundada pelo tio do meu avô, e não fiquei. A cunha não serve para tudo...

Só vi isto agora. Fds, tu deves ser mesmo péssimo :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu saí da faculdade e várias propostas de emprego no espaço de 1 semana e em cenas completamente distintas. Não sou um fora de série, mas sei que sou bom no que faço e, acima disso, tenho vontade de aprender mais .

E projecto FEUP? Já fizeste?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Emprego? Cunhas.

Trabalho? Ter um diplomazito e ser minimamente inteligente e fica a ganhar 1000e+ mesmo que não perceba pivia do que está a fazer pelo menos nas IT.

Trabalho precário? Ser inteligente e esperto e vontade de se fazer à vida quando não há cunhas para empregos nem pais para pagar diplomas.

Depois há um conjunto de skills que maior parte das pessoas não têm que é vestirem-se a rigor, agirem profissionalmente, tratarem-se a si mesmo como um produto e prepararem-se. Depois depende de cada um mas o importante é sobressair, em IT eu arranjo trabalho a ganhar bastante mais do que ganho actualmente que é quase o ordenado minimo, o problema é gostar do que se faz que serve esta conversa toda mesmo para isso: Se gostares mesmo do que queres fazer vais arranjar trabalho na área, tens é de insistir!

Podem fechar.

f*da-se, grande treta :lol: Hoje tens mil e uma oportunidades para não te deixares cair no emprego precário. Que tal trabalhar nas férias, ou arranjar um part-time para conciliar com as aulas, ou estudar como um badalhoco para ter uma boa média para conseguir bolsa, escolher um curso com boas saídas, e pedir um empréstimo para pagar as próprias despesas? É ridiculo eu ter-me esforçado mesmo muito para estar onde estou, sabendo que provavelmente quando acabar o meu mestrado já terei um bom emprego e margem de progressão porque trabalhei e faço sacrificios todos os dias, e há pessoal por aí que simplesmente desiste, ou não se aplica o suficiente, e depois queixa-se que ou não tem cunhas, ou os pais não têm dinheiro. Os meus avós emigraram, os meus pais tinham dois empregos em simultâneo e isso só me deu mais força para ter um futuro melhor para mim e, se possivel, também para os meus filhos.

E antes que me caiam em cima, estou a falar de pessoal novo, entre os 16 e os 21/22 anos :)

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Uma cunha na minha opinião é quando existe dois candidatos, em que um é hipoteticamente melhor que o outro mas é preterido porque o outro conhece alguém na empresa.

Isso em Portugal, existe e muito.

A minha primeira experiência profissional foi numa empresa até bastante conceituada e entrei por cunha, aliás praticamente todos os funcionários entraram lá por cunha, com o resultado fantástico de metade não valer nada profissionalmente.

Uma empresa em que os funcionários que realmente davam dinheiro à empresa recebiam uma bosta, e onde havia doutores e engenheiros a coçar os tomates todo o santo dia.

Felizmente só lá estive dois anos, e agora estou consideravelmente melhor.

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post

Da pouca experiência que tenho (2 anos de trabalho), isto é das coisas mais importantes e às quais as entidades empregadoras dão mais atenção.

bem verdade

Na minha última entrevista de emprego foi um dos elogios que tive quando a senhora viu que já tinha feito formações/trabalhos de áreas variadas.

Quanto às cunhas: quem as tem que as aproveite, senão tem que se chorar menos e trabalhar mais.

Editado por Apocalypse Now

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca chego às 9h e nunca saio as 18h. Tento fintar o trânsito. Só se tiver alguma coisa marcada para cedo é que chego as 9h.

Compartilhar este post

Link para o post

Não ficaste porque? falta de experiencia?

Como se costuma dizer em futebol : Recebeste uma assistencia magnifica mas não acertaste na baliza....

Compartilhar este post

Link para o post

Este tema tem pano para mangas...mas resumidamente como já foi dito existem n tipos de entradas por cunha/networking.

Primeiro isso de ser tudo por cunha é conversa de mau perdedor. Se me disserem que em certas areas ou se é um fora de serie ou só por conhecimento, concordo. No entanto quem vai para essa area também ja deveria saber para o que vai desde o inicio.

Eu quando acabei o curso há quase 15 anos, gestão na Nova, metade de nos "já tinha emprego" no ultimo semestre do quarto ano, e a outra metade eram chamados para entrevistas todos os meses ainda com meio ano para concluir. Não sei se a realidade é a mesma hoje, mas a taxa de empregabilidade do meu ano 3 meses depois da conclusão do curso era 99%. Claro que alguns foram para a City enquanto outros ficaram nas caixas dos bancos ou noutra m*rda parecida. Mas até quem acabou com media de 10 arranjou emprego rapidamente.

Relativamente as cunhas vou dar dois exemplos bem simples:

- Um dos meus melhores amigos pediu para eu falar com o meu pai (que é o CFO de uma das 100 maiores empresas presentes em PT) para que este lhe desse emprego. Na altura provavelmente porque estava a ter aulas de ética no mestrado, perguntei ao meu pai com pés de lã...ele disse que claro que sim e que nem precisava de entrevista. Eu perguntei porquê. Ele respondeu que já conhece o meu amigo à mais de 10 anos e sabe que ele tem capacidades e o conhecimento de outros candidatos em comparação seria sempre um tiro no escuro porque seria impossivel verificar como é essa pessoa apenas recorrendo as suas notas e entrevista (s)

- Outro caso é uma pessoa, filho de x, completamente idiota que esta na empresa. E eu pergunto, porque não se manda o gajo para a rua? Resposta "Porque o pai dessa pessoa é dono de y. e vale apena ter um marreco aqui a roçar o cu pela cadeira e a receber bem, pelo volume de negocios que o pai dele nos dá". É justo? Não, mas qualquer pessoa racional faria o mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Uma cunha na minha opinião é quando existe dois candidatos, em que um é hipoteticamente melhor que o outro mas é preterido porque o outro conhece alguém na empresa.

Isso em Portugal, existe e muito.

A minha primeira experiência profissional foi numa empresa até bastante conceituada e entrei por cunha, aliás praticamente todos os funcionários entraram lá por cunha, com o resultado fantástico de metade não valer nada profissionalmente.

Uma empresa em que os funcionários que realmente davam dinheiro à empresa recebiam uma bosta, e onde havia doutores e engenheiros a coçar os tomates todo o santo dia.

Felizmente só lá estive dois anos, e agora estou consideravelmente melhor.

Não é necessário haver outro candidato ao candidato da cunha.

Podes até ter o caso onde não se vai abrir vagas para x, mas depois lá metem alguém lá dentro às escondidas. Ainda há dias aconteceu a um amigo meu, que curiosamente foi quem beneficiou dessa cunha.

muito normal aqui nos Açores.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O problema é falar-se em cunhas para tudo e mais um par de botas. Afinal o que é a cunha? Eu entendo a cunha como o caso em que o A tem sobre o B um determinado "poder" para exigir que este contrate o C independentemente do seu valor.

Assim, na minha óptica, fica excluída a situação em que o A conhece (melhor ou pior) o B e lhe diz que conhece o C e que este poderia ser uma mais valia para a empresa. Todavia, neste caso, o A não tem qualquer poder sobre o B e o B não tem qualquer benefício em ouvir o C só porque o A lhe pede. In casu, o B não se sente compelido a ter de contratar o C ainda que este seja a maior nulidade.

Eu já fui o B, que recebi do A (amigo) um pedido para entregar o CV do C (amigo do A que eu não conhecia) e dar um toque no RH da empresa. Olhei para o CV e gostei do que vi. Senti-me obrigado? Não. Ganho alguma coisa com isso? Não. Se o C for contratado foi por cunha? Não. Simplesmente eu indiquei à minha empresa um potencial candidato.

Vejamos outro cenário. O A conhece o B (CEO da empresa X) e diz-lhe que o sobrinho C é um tipo com capacidade e pergunta-lhe se estão à procura de alguém na área dele. O B diz que estão e pede para enviar o CV de C. O C vai à entrevista e faz uma grande entrevista, entrando sem interferência do B. É cunha? Eu digo que não.

Ou seja, se alguém me indicar um caminho/abrir uma porta e eu souber agarrar a oportunidade não vejo mal nisso. O mal está quando o C vai, sem passar pelas fases normais de recrutamento, ocupar o lugar de uma pessoa melhor que fica de fora da corrida porque quem decidia devia um favor a alguém.

Agora andarem aí sempre a dizer que em Portugal só se arranja bons trabalhos/trabalhos com cunhas é de quem tem algum recalcamento, porque não corresponde à verdade (apesar de existir). Como citava o director da fac. "There is always room at the top". Quem é bom safa-se. Quem é mediano/suficiente vai depender do factor sorte e/ou empurrãozinho para se tornar visível aos olhos do mercado de trabalho. As vezes só precisamos de alguém que indique ao empregador que estamos disponíveis no mercado, depois o resto é connosco.

Sem tirar nem por, atenção que eu me referi a cunhas em relação a empregos e não a trabalhos, para mim há uma diferença muito grande nisso.

O meu trabalho actual também foi uma pessoa que me conhece há muitos anos que me contratou, porquê? Porque precisava de uma pessoa de confiança e com personalidade forte aliada à formação para a ajudar. Não tenho problema nenhum em dizer e não penso que isso seja cunha, simplesmente ela não tinha alguém que encaixasse melhor no que pretendia.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Bold: Não lol, e dentro da minha área, arranjaram quase todos emprego sem se esforçar muito (e até antes de acabarem o curso).

A história das cunhas já chateia um bocado, e como o Lewa disse, se tiveres o diploma, na área de IT arranjas trabalho facilmente, agora se é um bom emprego ou não, já é outra conversa. E as chamadas soft skills, apesar de serem importantes para as fases de recrutamento, entrevistas, etc. para o 1º emprego, acho que são mais importantes para depois progredir na carreira.

Sim mas se não tiveres diploma nas IT esquece, nunca vais ganhar mais de 700€/800€, muitas vezes sem contrato, a fazer horas (eu cheguei a fazer 48h straight sem ganhar nada), trabalhar férias, fins-de-semana, 90% das empresas estão em Lisboa. Tenho dois conhecidos que tiraram o curso de engenharia informática, primeiro emprego? Ministério da Justiça, 1500e.

Eu fiz sites para empresas top em Portugal de uma ponta a outra (Design, Montagem e Front-End) com um código elegante, optimizado, limpinho e vejo cada agência e cada caramelo com curso de Design que não sabe fazer uma paleta ou com curso de Engenheiro e só o HTML até dá vontade de chorar (Já tive uma equipa de engenheiros que me pediam aulas de CSS que nem um padding sabiam o que era), não tem classe a desenhar, não consegue identificar o espirito de uma empresa mesmo sem ter falado com o cliente a ganhar rios de dinheiro e pessoal como eu que não tem diploma esquece. Nesse aspecto queixo-me mesmo, conheço esse mercado como a palma das mãos, mesmo freelance é para passares fomes, tens miudos a fazer logos no PHOTOSHOP a cobrar 15€(!!!) e o pessoal ignorante vai na cantiga. Enquanto a mentalidade em Portugal não mudar, isto não melhora, mesmo os anúncios vais ver, tens que ser o próximo Bill Gates se quiseres corresponder aos requisitos.

Isto dá pano para mangas e estou a divagar e despejar ideias sem fio condutor mas acho que dá para entender.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...