Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Portugueses vão menos às urgências

Publicações recomendadas

Guest Dpitz
Portugueses estão a ir menos vezes às urgências

Nos primeiros sete meses do ano registaram-se menos 31 470 idas às urgências dos hospitais. No sentido contrário, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) viu aumentar o número de cirurgias programadas e de consultas.

As idas às urgências entre janeiro e julho deste ano ainda estão acima das 3,5 milhões, mas ainda assim caíram 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados relativos à produção assistencial revelados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) mostram um aumento das consultas hospitalares, tanto nas primeiras consultas (onde se realizaram 2 034 359, mais 1,5% do que em 2013) como nas subsequentes (5 073 565, mais 2,6%).

As cirurgias programadas aumentaram de 323 mil para 335 mil. Um crescimento que se ficou a dever ao aumento de 8,4% de cirurgias em ambulatório (193 mil realizadas), apesar de terem sido realizadas menos 3065 intervenções convencionais. Uma variação que para a ACSS tem "vantagens óbvias para o utente e para a eficiência das instituições" do SNS.

Os cuidados primários aumentaram também a sua atividade, realizando mais de 17 milhões de consultas médicas, 4,7 milhões das quais não presenciais e 121 mil ao domicilio.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4166684

Compartilhar este post

Link para o post

Pudera, na última vez que lá fui estava literalmente na m*rda, atribuíram-me o estado urgente e tive 4 ou 5 horas para ser atendido. Da próxima vez penso duas vezes antes de ir lá, só se não puder mesmo evitar.

Compartilhar este post

Link para o post
idas ás urgências menos urgentes.

E mesmo sem querer está tudo dito.

Compartilhar este post

Link para o post

Ir lá, esperar 5 horas em sofrimento, mandarem-me para o serviço de Otorrino, esperar mais 1 hora e de repente alguém se aperceber que o serviço de Otorrino não funciona de madrugada. Mandaram-me ir para casa e voltar no dia seguinte. Quando lá cheguei o médio queria-me internar porque nem sabia como é que eu estava ali de pé.

Depois obrigaram-me a pagar a taxa para poder entrar num porta e falar com o médico que me tinha mandado ir lá após o período de repouso só para falar com ele e me dar alta. + 17€ ou coisa que o valha, não é brincadeira.

Em dois dias gastei 75€ no hospital do Barreiro.

E já antes tinha ido ás urgência do Centro de Saúde e a médica basicamente cagou em mim.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Pudera, na última vez que lá fui estava literalmente na m*rda, atribuíram-me o estado urgente e tive 4 ou 5 horas para ser atendido. Da próxima vez penso duas vezes antes de ir lá, só se não puder mesmo evitar.

A última vez que lá fui foi há 2-3 anos. Tinha pneumonia e meteram-me uma pulseira verde ao pulso. Entrei pouco antes das 23h00, fui atendido já passava das 05h e sai de lá já eram quase 7h...

Mas o principal problema, além do mau funcionamento das urgências (e da falta de enfermeiros/médicos e da sobrecarga dos que lá estão - pelo menos no Sta. Maria, que é o que conheço +- bem), é que o pessoal não tem € para as taxas moderadoras e essas coisas todas.

Compartilhar este post

Link para o post

Há urgências que funcionam minimamente bem em Portugal. Basta entrar nos HUC, e 1 semana depois entrar no Santa Maria. Se as urgências do Sta. Maria já são aquilo, nem quero imaginar o resto. Deve ser o Texas.

Compartilhar este post

Link para o post

Há urgências que funcionam minimamente bem em Portugal. Basta entrar nos HUC, e 1 semana depois entrar no Santa Maria. Se as urgências do Sta. Maria já são aquilo, nem quero imaginar o resto. Deve ser o Texas.

E já foram melhores, desde o fecho das urgências dos Covões à noite e ao fim-de-semana piorou um bocado. Mas ainda assim, até acho que funcionam relativamente bem, pelo menos do que vou sabendo (tirando um ou outro enfermeiro menos agradável por vezes, mas que nada tem a ver neste assunto).

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de ortopedia, os HUC têm um atendimento espetacular nas urgências, já no S. Francisco Xavier é uma m*rda

Compartilhar este post

Link para o post

Estive no Hospital de Guimarães 4 horas na sala da espera, tinha 16 anos.., Na pediatria :mrgreen: E sabia que não tinha nada, era só transtorno de ansiedade. Cheguei lá dentro e encontrei um médico brasileiro que mudou a minha vida. :lol: Uma das melhores pessoas com quem já falei... Se todos os médicos fossem assim em Portugal as pessoas nem adoeciam tanto.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é de quem pagava os 5 euros da taxa moderadora para ir conversar meia horinha com o shôtor. Com isso acabou por pagar toda a gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o principal problema, além do mau funcionamento das urgências (e da falta de enfermeiros/médicos e da sobrecarga dos que lá estão - pelo menos no Sta. Maria, que é o que conheço +- bem), é que o pessoal não tem € para as taxas moderadoras e essas coisas todas.

Basicamente é isto. Posso-te dizer que o número de doentes que estão internados nas urgências do hospital do Barreiro chega a ser mais do que o dobro do que o que devia estar lá. E iso devido ao que falaste e devido a alguma incompetência dos outros serviços com a demora em internar os doentes que vêm das urgências nos mesmos. O curioso é que já por uma vez os enfermeiros se recusaram a trabalhar nas condições em que estavam (dando um exemplo, os familiares dos doentes quando iam visitá-los nem se podiam meter ao lado da cama do doente, tendo que ficar aos pés da cama, porque as camas estavam todas encostadas umas as outras) e a administração pôs mãos à obra e conseguiu fazer com que as coisas encarrilassem. Depois disso já voltaram ao mesmo. Agora estão novamente bem, porque há coisa de uma semana se foram queixar à imprensa sobre o caso

Compartilhar este post

Link para o post

E mesmo sem querer está tudo dito.

Não foi sem querer ,mas para a próxima prometo que meto aspas.

Editado por El Cattus

Compartilhar este post

Link para o post

Nada bate quando levei a facada e me deram uma pulseira laranja. Top lel m8

Also, o povo português sofre de hospitalite e se assim não fosse, esses números seriam ainda mais baixos.

Compartilhar este post

Link para o post

Also, o povo português sofre de hospitalite e se assim não fosse, esses números seriam ainda mais baixos.

estas bem ?!?!?!?!?!?'vnvn

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de ortopedia, os HUC têm um atendimento espetacular nas urgências, já no S. Francisco Xavier é uma m*rda

Tiveste internado na ortopedia do SFX ?

Editado por PeteThaAlcino

Compartilhar este post

Link para o post

E a triagem foi bem feita, os vermelhos são para os casos emergentes, ou seja aqueles que vêm em paragem respiratória ou cardíaca e malta desse género. Mas com o laranja também deverias ter tido atendimento imediato

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...