Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Su1

FC Porto - Futebol

Publicações recomendadas

Já nem me lembrava que o Indi tinha saltado por ter visto 5º amarelo. De qualquer forma, a minha questão mantém-se: porque raio se mete no banco um gajo que comprometeu zero (ou perto de zero) nos jogos que realizou?

É que o não sofrer golos não diz respeito directamente a um jogador mas sim a dinâmicas e à qualidade colectiva de defender. O Maicon dar a vez ao Indi não implica a degradação da qualidade de processos, antes pelo contrário.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Contra o Basel não acho que tenha sido culpa sua, concordo com a parte das dinâmicas da equipa e o Maicon faz parte delas. É tipo Casemiro, sofrível com a bola nos pés mas tem de haver algo mais abstrato que esteja a fazer bem, com 5 jogadores que têm tarefas defensivas é impossível que tenhamos conseguido tanta estabilidade só à pala do Marcano e eventualmente Alex Sandro e Danilo. Neste momento estamos a defender bem e a seu tempo o Indi volta ao onze porque já mostrou que é mais jogador, simplesmente acho que há coisas que merecem maior foco neste momento. Digo-o porque sempre que venho ao núcleo vejo que estão sistematicamente a falar do porquê do Maicon jogar, dado o momento não acho que seja assim tão relevante.

Compartilhar este post

Link para o post

O Casemiro ser titular eu já desisti de perceber, mas ainda estou para perceber porque raio o Martins Indi desaparceu do 11.

Dupla, funcionamento da dupla. A verdade é que com Maicon e Marcano só mamamos um golo e foi em Basileia, mais nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas nós não estamos na pré-época ou no seu início para dar tempo para o Indi entrar. Esta é a fase decisiva da época em que qualquer erro somos eliminados da Champions e ficamos fora da luta do título. Basicamente estamos todos à espera que o Maicon cometa mais um dos erros que já tanto cometeu esta época para lançarmos o Indi e se calhar nessa altura já não temos nada para disputar.

Eu percebia essa mentalidade noutra altura mas nunca em Março. E a dupla nem tem estado tão bem como querem fazer parecer. Basta ver os últimos 3 jogos, em Basileia só houve um lance de golo e conseguiram desorganizar a nossa defesa, o Boavista pouco consegue produzir com aqueles executantes e o Sporting foi 0 e não por força dos centrais. Para não falar das vezes em que o Maicon queima a nossa posse de bola.

Deixar o Maicon em campo agora é um erro que nos pode custar no futuro. É mais medo que outra coisa qualquer.

Compartilhar este post

Link para o post

O gajo deve estar a tentar deixar bem assente, entre os jogadores, a ideia de meritocracia. Deve ser por isso que esta dupla se tem mantido. Não que concorde, porque o Indi já mostrou este ano que é facilmente o melhor central da equipa. E ontem, no início do jogo, o Marcano perdeu duas bolas iguaizinhas enquanto tentava passar para o Alex Sandro.

Ah, e este sistema do Lopes é a maior m*rda que já vi. Outro que tenta fazer omeletes sem ovos. O modelo dele exige muito dos centrais e estes não têm características para isso. Para além de que, pessoalmente, acho este estilo a maior m*rda que já vi em toda a minha vida. Aqueles chutões para a frente são do mais fraco que já vi. Com médios que sabem construir jogo, como Evandro (e até mesmo o Herrera, vá), ou o Rúben (ainda que mais tarde apenas), a solução tem de passar por aí. Este parece daqueles que tem uma ideia de jogo e não sai dali, ou por birra, teimosia ou sei lá o quê. Sei que é bonito um gajo implementar as suas ideias mas quando elas não são as melhores para uma equipa, há que ver isso.

E ontem ficou provado que explorar a velocidade do Tello pode ser uma mais-valia enorme (apesar de por vezes a defesa do Sporting poder ter feito mais), é preciso é alguém que lhe saiba meter a bola. Fora o Herrera (que tem sacado um passe ou outro ultimamente), só o Óliver fazia isso. Isto falando só do 11 que usualmente costumava actuar. Aqui vem à baila o Quintero. Por muito que me custe dizer, apesar da extraordinária capacidade de passe que o gajo tem, falha quando é chamado a actuar (e aqui não sei se é culpa do sistema - que também admito que possa ser - ou se é dele, porque não tenho capacidades para falar disso).

Quanto a ontem, só se provou uma vez mais o monstro que o Jackson é.

Ah, e quanto a extremos, em jogos contra equipas mais fechadas (se não mesmo em todos os jogos), punha o Brahimi no meio. Na ala, nos últimos jogos importantes (e não só), o gajo recebe a bola de costas e muitas vezes não consegue virar. No meio o gajo tem os dois lados para onde se virar ( :D ) e acho que se ia dar às mil maravilhas lá. Para além de que o Quaresma não andar a jogar mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas nós não estamos na pré-época ou no seu início para dar tempo para o Indi entrar. Esta é a fase decisiva da época em que qualquer erro somos eliminados da Champions e ficamos fora da luta do título. Basicamente estamos todos à espera que o Maicon cometa mais um dos erros que já tanto cometeu esta época para lançarmos o Indi e se calhar nessa altura já não temos nada para disputar.

Eu percebia essa mentalidade noutra altura mas nunca em Março. E a dupla nem tem estado tão bem como querem fazer parecer. Basta ver os últimos 3 jogos, em Basileia só houve um lance de golo e conseguiram desorganizar a nossa defesa, o Boavista pouco consegue produzir com aqueles executantes e o Sporting foi 0 e não por força dos centrais. Para não falar das vezes em que o Maicon queima a nossa posse de bola.

Deixar o Maicon em campo agora é um erro que nos pode custar no futuro. É mais medo que outra coisa qualquer.

icon_mrgreen.gif

Essa m*rda é mesmo querer negar o óbvio. O Sporting não foi zero, ainda causou algum perigo, e se não causou mais muito se deve ao trabalho dos centrais, nomeadamente o Maicon, que tirando um ou outro lance de maior agressividade sobre a bola, ganhou muitos lances em antecipação e limpou tudo o que foram lances pelo ar (e não é por ter cortado uma bola como podia, que sobrou para o João Mário, que isso conta como erro, lol).

Isso é mesmo vontade de querer criticar por criticar. Tem falhas óbvias na construção, apesar de ontem até ter acertado bastantes lances, mas para pressionar da maneira que nós pressionamos não há ali nenhum central claramente melhor. O Marcano encontra-se no mesmo nível e o Indi, infelizmente, no capítulo de discutir bolas pelo ar, ou conseguir rapidamente contornar um avançado que esteja a proteger uma bola, ou ter um bocado mais de coragem para se antecipar a um ou outro lance, peca um bocado. Oferece outras coisas com bola, é certo, mas está mais do que visto que este Porto não procura o ataque organizado, com muitos passezinhos e o crl. Posse nos centrais é apenas para atrair os avançados, não é para procurar construir desde trás. Não há grandes temporizações, não há grandes trocas de bola de um lado ao outro no último terço do campo, passando pelo meio, para procurar várias formas de entrar. Não é nenhum Barcelona de Guardiola ou coisa que o valha. É sempre tudo a alta velocidade porque a grande fonte de desequilíbrios provém da recuperação em zonas altas. Aí que estão os verdadeiros espaços que esta equipa procura. E o Lopetegui já referiu isto em algumas entrevistas.

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim o Quaresma está a ser a surpresa da época (tirando o Rúben Neves, claro). Ainda em junho/julho pedia para que se fosse embora, que não iria fazer falta nenhuma, agora confesso que tem sido um jogador muito útil e apesar da idade e do tempo que esteve afastado do futebol de alta competição, está aí para as curvas e tem sido uma mais valia.

O Lopetegui ainda está longe de ser dos melhores que por cá passaram mas tem feito por merecer estar cá para o ano. É uma análise que trago não depois dos 3-0 de ontem mas depois de analisar por alto os jogos deste ano civil, que têm sido superiores aos do ano passado, regra geral. Apesar de me parecer o suficiente para ir até aos quartos da Champions, o que é muito bom para um clube da nossa dimensão, acho que o 1º lugar no campeonato vai ser muito difícil, muito mais do que aquilo que a diferença pontual diz.

Posto isto, e a não ser que assistamos a um hecatombe (o que duvido muito) comigo o Lopetegui era o técnico para 2015/16, mas a evolução não pode ficar por aqui nem pode ser tão tímida.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é para mim isso. Eu não tiro mérito ao Porto - que o teve, na 2ª parte e final da 1ª -, apenas vi também um Sporting muito apático, isso não se pode negar.

A posse dos centrais não é para construir desde trás? Até podia não ser (porque se faz já há muito tempo no futebol), mas no caso deste Porto, acho mesmo que é. Não vejo um médio a chegar e pegar na bola, durante imenso tempo, e quando vem a pressão maior, a bola só sai pelas laterais ou chutão para a frente, regra geral. É um futebol que a mim, pessoalmente, não me agrada, e que tem dado poucos ou nenhuns frutos tendo em conta o potencial, muito sinceramente.

Edit: Ok, não era para mim, já vi o edit. Mas fica à mesma a ideia.

Editado por malaquias

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting tem bons jogadores na frente mas é das equipas mais básicas e previsíveis a atacar.

É claro que foi um erro do Maicon. Ele não pode cortar a bola para ali onde está um jogador do Sporting sozinho. Correu bem, foi a sorte. E não foi o único lance em que esteve mal.

Só falei nisso porque ontem foi um dos jogos menos maus do Maicon e mesmo assim cometeu erros. Da mesma forma que ele acerta muitos passes, também falha muitos, o que é grave. E se a estratégia passa para mandar charutos para a frente de forma a recuperar a bola em zonas adiantadas qualquer um pode fazer isso, não é preciso o Maicon para fazer esse papel. Sem falar que é uma estratégia um bocado ridícula quando temos executantes que podem levar a bola lá sem problemas, desde que tenha rotinas saudáveis de transição com bola, coisa que não têm.

Para finalizar, um central que é desconcentrado e tão exposto ao erro de posicionamento como o Maicon, não pode ser usado para esta estratégia.

Editado por Su1

Compartilhar este post

Link para o post

O Lopetegui trouxe coisas muito boas e espero que tenha sucesso não só por ser o treinador do meu clube, mas também para que os treinadores tugas aprendam qualquer coisa e mudem alguns comportamentos que parecem enraizados. Alguma vez um treinador tuga apostava num miúdo de 17 anos sem nenhuma experiência de futebol profissional? Alguma vez um treinador tuga alterava um 11 como por exemplo ele fez contra o Boavista, no penúltimo jogo, ou como o fazia no início da época? Como estes, há mais exemplos. Em termos de ideias é sem dúvida algo de diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso do Rúben Neves...eu até tenho uma posição neutra em relação ao Lopetegui mas embora tenha mérito de o ter lançado na equipa principal acho que foi um conjunto de situações não muito normais que trouxeram o Rúben à equipa A. Acredito que com outro técnico ele também tenha tido a sua oportunidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é um misto de coisas boas com coisas más. É o treinador que lança um miúdo de 17 anos e também é o mesmo treinador que prefere um dos piores médios defensivos dos últimos anos ao mesmo miúdo que provou que deve ser titular.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting tem bons jogadores na frente mas é das equipas mais básicas e previsíveis a atacar.

É claro que foi um erro do Maicon. Ele não pode cortar a bola para ali onde está um jogador do Sporting sozinho. Correu bem, foi a sorte. E não foi o único lance em que esteve mal.

Só falei nisso porque ontem foi um dos jogos menos maus do Maicon e mesmo assim cometeu erros. Da mesma forma que ele acerta muitos passes, também falha muitos, o que é grave. E se a estratégia passa para mandar charutos para a frente de forma a recuperar a bola em zonas adiantadas qualquer um pode fazer isso, não é preciso o Maicon para fazer esse papel. Sem falar que é uma estratégia um bocado ridícula quando temos executantes que podem levar a bola lá sem problemas, desde que tenha rotinas saudáveis de transição com bola, coisa que não têm.

Para finalizar, um central que é desconcentrado e tão exposto ao erro de posicionamento como o Maicon, não pode ser usado para esta estratégia.

Não é um erro, não. Ele cortou como podia e para onde estava virado. Erro era se a tivesse deixado passar com medo de aliviar mal.

Que erros de posicionamento é que o Maicon apresenta quando a equipa defende com uma linha alta? Os únicos erros que me lembro são sempre perto da baliza.

Isso do Rúben Neves...eu até tenho uma posição neutra em relação ao Lopetegui mas embora tenha mérito de o ter lançado na equipa principal acho que foi um conjunto de situações não muito normais que trouxeram o Rúben à equipa A. Acredito que com outro técnico ele também tenha tido a sua oportunidade.

Acho que já o conhecia das camadas jovens portuguesas. E ainda tens o exemplo do Gonçalo, que não saiu emprestado agora no mercado de janeiro por ordem expressa dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá analisar o cruzamento. Quando o jogador do Sporting cruza, o Maicon tem duas opções: ou vê quem está à volta e sabe decidir onde a deve meter ou não consegue ter essa visão e aí deve cortar para longe. O que o Maicon fez foi um corte em que a bola saiu sem força porque ele não acertou bem nela e sobrou para o João Mário e ainda havia outro jogador do Sporting ao lado. Isto é um erro ou uma falha técnica ou má avaliação do espaço. O central nunca pode agir assim. Foi assim que o Cristian Rodríguez marcou em Manchester e foi um erro do Evans.

O Maicon tem um leque de erros de posicionamento seja perto ou longe da baliza, isso para ele é igual. É um central que não sabe defender em linha. Depois de vez em quando faz uns joguitos bons e o pessoal até pensa que ele é bom. Nem sequer é o caso.

Compartilhar este post

Link para o post

O Alex Sandro teve um corte do género, mas só se fala no do Maicon :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Então mas se assunto é o Maicon porque é que vou falar no Alex Sandro?

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá analisar o cruzamento. Quando o jogador do Sporting cruza, o Maicon tem duas opções: ou vê quem está à volta e sabe decidir onde a deve meter ou não consegue ter essa visão e aí deve cortar para longe. O que o Maicon fez foi um corte em que a bola saiu sem força porque ele não acertou bem nela e sobrou para o João Mário e ainda havia outro jogador do Sporting ao lado. Isto é um erro ou uma falha técnica ou má avaliação do espaço. O central nunca pode agir assim. Foi assim que o Cristian Rodríguez marcou em Manchester e foi um erro do Evans.

O Maicon tem um leque de erros de posicionamento seja perto ou longe da baliza, isso para ele é igual. É um central que não sabe defender em linha. Depois de vez em quando faz uns joguitos bons e o pessoal até pensa que ele é bom. Nem sequer é o caso.

Ou então o erro não é dele e é de quem devia estar naquela zona a controlar um possível alívio. E se foi um erro técnico, óptimo. É sinal que foi um acto isolado.

Já só estás a debitar cenas. Diz-me lá quantos lances esta época é que o Maicon mete um gajo em jogo por não estar bem coordenado com a linha.

Compartilhar este post

Link para o post

Se devia estar lá alguém, já é outra história. Isso, obviamente, não desculpa a falha do Maicon em mandar a bola para aquela zona.

Achas que eu me lembro ao certo quando e onde o Maicon falhou a nível posicional? Isso é impossível responder-te assim de cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que raio... Então o Maicon alivia a bola como pode, calha ir para uma zona onde está um gajo sozinho quando não devia e o erro é do Maicon? Epá... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que raio... Então o Maicon alivia a bola como pode, calha ir para uma zona onde está um gajo sozinho quando não devia e o erro é do Maicon? Epá... :mrgreen:

O Maicon não alivia a bola como pode porque nem sequer a corta como deve.

1_zpsuwkwtbzg.png

Estão ali dois jogadores do Sporting muito próximos. É verdade que o Evandro (?) devia ter acompanhado? Sim, devia. Mas também é verdade que o Maicon não pode cortar a bola para aquela zona onde estão dois jogadores do Sporting tão perto. Ele devia ter chutado com mais força para a bola sair daquela zona.

Compartilhar este post

Link para o post

Então mas se assunto é o Maicon porque é que vou falar no Alex Sandro?

Por nada.

Simplesmente é um lance em que teve azar e azelhice à mistura, não foi burrice, parece-me. O cruzamento era tenso e ele tinha de chutar de 1ª e com o pior pé. Acontece.

Dei o exemplo do Alex Sandro porque esse sim, deixou-me f*dido na altura, era um cruzamento de m*rda e ele tava sem oposição, e decide cabecear a bola para a entrada da grande àrea, indo para aos pés de um jogador do sporting, acho que deu num remate do adrien salvo erro.

Compartilhar este post

Link para o post

Porra, o lance é esse? Eu até estava a pensar noutro que ele alivia de cabeça. Essa m*rda é algum erro do outro mundo? Nossa senhora. E nota-se que bate mal na bola, para além do Evandro não ter nem sequer acompanhado o João Mário.

Edit: o lance em que eu estava a pensar era esse do Alex Sandro. Pensava que tinha sido o Maicon.

Edit2: ou então há outro, já não me recordo.

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post

Por nada.

Simplesmente é um lance em que teve azar e azelhice à mistura, não foi burrice, parece-me. O cruzamento era tenso e ele tinha de chutar de 1ª e com o pior pé. Acontece.

Dei o exemplo do Alex Sandro porque esse sim, deixou-me f*dido na altura, era um cruzamento de m*rda e ele tava sem oposição, e decide cabecear a bola para a entrada da grande àrea, indo para aos pés de um jogador do sporting, acho que deu num remate do adrien salvo erro.

Que lance foi esse do Alex? Não me recordo-

Compartilhar este post

Link para o post

Porra, o lance é esse? Eu até estava a pensar noutro que ele alivia de cabeça. Essa m*rda é algum erro do outro mundo? Nossa senhora. E nota-se que bate mal na bola, para além do Evandro não ter nem sequer acompanhado o João Mário.

Edit: o lance em que eu estava a pensar era esse do Alex Sandro. Pensava que tinha sido o Maicon.

Oh Elvis, eu não disse que é um erro do outro mundo. Na altura em que postei por acaso não tinha reparado que o Evandro tinha parado. Claro que aí, se desse golo, o Evandro seria o grande culpado do lance apesar de que o Maicon podia ter feito melhor.

O Alex foi o melhor da defesa ontem imo.

True. Fez um grande jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...