Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Koper

Bancos, cartões de crédito e outras questões financeiras

Publicações recomendadas

Um banco que há pouco tempo teve os problemas que teve toma a decisão de gastar mais uns milhões numa mudança de imagem. Não há-de ser nada, se correr mal outra vez nós pagamos a conta.

Compartilhar este post


Link para o post

Se fosse uma remodelação a sério, mudarem o nome para algo decente e etc ainda percebia, o nome Novo Banco para mim nunca poderia ser o nome real e efetivo para um banco que vem na sequência dum banco com mais de 150 anos de história…

Compartilhar este post


Link para o post

É só um nome. Há bancos com nome de cidades espanholas, outros com nome do país/gentílico, muitos com nomes em inglês, por isso é algo que não há que pensar muito. Podemos fazer um brainstorm para o Novo Banco.
Orçamento para publiciade/marketing está sempre previsto.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kaz, há 12 horas:

Novo Banco vai mudar de imagem.

ainda não saiu nada oficial, mas em princípio segundo o ECO para isto:

 

O banco é tão bom que até lhe puseram duas vezes o mesmo nome #AndréAndré

Compartilhar este post


Link para o post

Boas malta...

Uma questão. Para utilização no estrangeiro, em viagens p.e, o que a mais vantajoso e dê menos problemas, Moey ou Revolut?

Compartilhar este post


Link para o post

Para pagamentos com cartão é indiferente. Para levantar -> Revolut.

Eu levo os dois, porque um é Visa e o outro Mastercard e já estive em locais em que só aceitava um deles.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Activate, há 2 minutos:

Pessoal que têm cartão de crédito, porquê o têm? Ou o que vos fez, aderir ao mesmo?

não tenho mas conheço quem tenha.

motivo? cashback e por vezes ofertas na adesão do cartão (ps4, iphones, etc).

Editado por depina
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Activate, há 10 minutos:

Pessoal que têm cartão de crédito, porquê o têm? Ou o que vos fez, aderir ao mesmo?

Para além do cashback, tenho porque era uma das condições do banco para o crédito à habitação.

Explicando, o banco exigia que aderisse a 3 "coisas" de um conjunto alargado. Eu optei pela domiciliação do ordenado, pelo cartão de crédito e por um ou dois débitos diretos. 

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de depina, há 11 minutos:

não tenho mas conheço quem tenha.

motivo? cashback e por vezes ofertas na adesão do cartão (ps4, iphones, etc).

 

Citação de Tio Hans, Agora:

Para além do cashback, tenho porque era uma das condições do banco para o crédito à habitação.

Explicando, o banco exigia que aderisse a 3 "coisas" de um conjunto alargado. Eu optei pela domiciliação do ordenado, pelo cartão de crédito e por um ou dois débitos diretos. 

Obrigado a ambos.

Eu penso que já tinha colocado aqui uma questão do mesmo género, pelo que tive a ver o cashback é muito reduzido ( penso que o máximo anda a volta dos 3% do valor total de compra ) , a cena das ofertas é fixe, mas não há nada que me agrade no momento.

O que sucedeu recentemente na minha vida profissional, onde tive uns meses desempregado e sem fundo de desemprego, levou-me a pensar em aderir a um cartão de crédito, para ter um "pé de meia" em caso de alguma urgência maior, porque neste momento as finanças sofreram um rombo muito grande e só voltarei a ter vencimento após o dia 20 de outubro, o que fará perto de 4 meses sem qualquer vencimento.

Mas já pedi a opinião alguns amigos e eles deram feedback negativo, por isso estou num impasse.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Activate, Agora:

 

Obrigado a ambos.

Eu penso que já tinha colocado aqui uma questão do mesmo género, pelo que tive a ver o cashback é muito reduzido ( penso que o máximo anda a volta dos 3% do valor total de compra ) , a cena das ofertas é fixe, mas não há nada que me agrade no momento.

O que sucedeu recentemente na minha vida profissional, onde tive uns meses desempregado e sem fundo de desemprego, levou-me a pensar em aderir a um cartão de crédito, para ter um "pé de meia" em caso de alguma urgência maior, porque neste momento as finanças sofreram um rombo muito grande e só voltarei a ter vencimento após o dia 20 de outubro, o que fará perto de 4 meses sem qualquer vencimento.

Mas já pedi a opinião alguns amigos e eles deram feedback negativo, por isso estou num impasse.

Eu sei que é muito dificil. Não há muito tempo passei pelo mesmo e não te aconselhava a fazê-lo. 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Activate, há 4 minutos:

 

Obrigado a ambos.

Eu penso que já tinha colocado aqui uma questão do mesmo género, pelo que tive a ver o cashback é muito reduzido ( penso que o máximo anda a volta dos 3% do valor total de compra ) , a cena das ofertas é fixe, mas não há nada que me agrade no momento.

O que sucedeu recentemente na minha vida profissional, onde tive uns meses desempregado e sem fundo de desemprego, levou-me a pensar em aderir a um cartão de crédito, para ter um "pé de meia" em caso de alguma urgência maior, porque neste momento as finanças sofreram um rombo muito grande e só voltarei a ter vencimento após o dia 20 de outubro, o que fará perto de 4 meses sem qualquer vencimento.

Mas já pedi a opinião alguns amigos e eles deram feedback negativo, por isso estou num impasse.

Se é por esse motivo, evita ao máximo meteres-te nisso.

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 3 minutos:

Eu sei que é muito dificil. Não há muito tempo passei pelo mesmo e não te aconselhava a fazê-lo. 

 

Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

Se é por esse motivo, evita ao máximo meteres-te nisso.

Pois... mas por exemplo, tenho já uma renda em atraso, e tenho que trocar os travões do carro, que já estão completamente gastos, eu agora nao tenho €€, mas sei que quando cair o vencimento, terei para repor, e não queria nada, estar quase 1 mês , com coisas por atraso, não consigo mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post

Lamento a tua situação mas tenta ao máximo não usares cartão de crédito. Tenta falar com o teu gestor de conta tenta fazer um pequeno empréstimo ou então sempre podes pedir ajuda aos pais. Custa ter de pedir aos pais mas tem de ser. Fiz o mesmo.

Sobre a renda, podes dar algum dinheiro ao senhorio e ele assim não te pode expulsar de casa porque estás a pagar. Não sei bem explicar a situação. Também podes explicar a situação e dizes que pagas com juros 😛

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de RoMbA, há 9 minutos:

Lamento a tua situação mas tenta ao máximo não usares cartão de crédito. Tenta falar com o teu gestor de conta tenta fazer um pequeno empréstimo ou então sempre podes pedir ajuda aos pais. Custa ter de pedir aos pais mas tem de ser. Fiz o mesmo.

Sobre a renda, podes dar algum dinheiro ao senhorio e ele assim não te pode expulsar de casa porque estás a pagar. Não sei bem explicar a situação. Também podes explicar a situação e dizes que pagas com juros 😛

Qual seria a diferença entre ter o cartão de crédito ( para utilizar em caso de extrema necessidade ) , ou pedir um empréstimo? Juros?

O senhorio sabia da minha situação e compreendeu, o que eu não gosto, é disso de andar a "pedir/pedinchar" favores.. Minha mãe ajudou-me basicamente o mês transato nas contas mais essenciais , o meu clube onde jogo, também me ajudou na parte do gasóleo , para eu não ter gastos com a bola, mas é como disse até voltar a receber ( final de outubro ) , é preciso meter travões novos, pagar renda, pelo meio chega a conta da MEO, mais comida... cenas básicas. Caso eu tivesse o cartão por exemplo, adiantava já esses pagamentos, e quando recebesse o ordenado, pagava o que gastei do cartão, era este o cenário que andava a pensar.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Activate, há 13 minutos:

Qual seria a diferença entre ter o cartão de crédito ( para utilizar em caso de extrema necessidade ) , ou pedir um empréstimo? Juros?

O senhorio sabia da minha situação e compreendeu, o que eu não gosto, é disso de andar a "pedir/pedinchar" favores.. Minha mãe ajudou-me basicamente o mês transato nas contas mais essenciais , o meu clube onde jogo, também me ajudou na parte do gasóleo , para eu não ter gastos com a bola, mas é como disse até voltar a receber ( final de outubro ) , é preciso meter travões novos, pagar renda, pelo meio chega a conta da MEO, mais comida... cenas básicas. Caso eu tivesse o cartão por exemplo, adiantava já esses pagamentos, e quando recebesse o ordenado, pagava o que gastei do cartão, era este o cenário que andava a pensar.

Falo por mim, o meu cartão de crédito tem plafond de 1500€. Não preciso dele mas era uma condição para comprar a casa. Podes pagar faseado mas com juros. Se gastares e pagares na totalidade no final desse mês não tens juros.

O empréstimo era para o caso se fosse muito dinheiro em causa e mesmo assim é naquela pois só nas despesas de contrato fica lá algum.

Se tens a certeza que pagas tudo mal recebas, então fala com o teu gerente de conta e pede um cartão de crédito. Sempre é melhor que aqueles manhosos que nos impingem nos centros comerciais.

Se fores CGD, acho que há aqui um user que trabalha lá e sempre te pode ajudar.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Activate, há 19 minutos:

Qual seria a diferença entre ter o cartão de crédito ( para utilizar em caso de extrema necessidade ) , ou pedir um empréstimo? Juros?

O senhorio sabia da minha situação e compreendeu, o que eu não gosto, é disso de andar a "pedir/pedinchar" favores.. Minha mãe ajudou-me basicamente o mês transato nas contas mais essenciais , o meu clube onde jogo, também me ajudou na parte do gasóleo , para eu não ter gastos com a bola, mas é como disse até voltar a receber ( final de outubro ) , é preciso meter travões novos, pagar renda, pelo meio chega a conta da MEO, mais comida... cenas básicas. Caso eu tivesse o cartão por exemplo, adiantava já esses pagamentos, e quando recebesse o ordenado, pagava o que gastei do cartão, era este o cenário que andava a pensar.

Pode ser juros (um cartão tem juros altos mas confesso que não sei os juros médios para crédito ao consumo) e pode ser também o facto de o cartão de crédito ser uma coisa cíclica, no sentido em que é "fácil" entrares nesse ciclo vicioso de não teres dinheiro este mês e usares o cartão de crédito e no mês que vem repetir o processo porque tens de pagar o cartão mas não tens dinheiro para mais coisas portanto voltas a usar o cartão. Um empréstimo é fixo, tens x mensalidades e não se repete a menos que peças outro. 

 

Eu tenho cartão de crédito porque é útil para fazer compras online, para usar em hoteis, renting de carro. Chega a ser difícil hoje em dia viajar sem ter um cartão de crédito. Mas eu evito ao máximo usar o cartão para compras do dia a dia. Se o faço 1 ou 2 vezes num ano é muito. Só em situações como já falei aqui que precise de comprar algo de valor mais alto (>500€) e prefira dividir em 2 meses, compro com o cartão depois do fecho do extrato e pago metade antecipadamente, deixando a outra metade para quando o cartão for a pagamento no mês seguinte.

Resumindo, se for por conveniência de serviços ou produtos que "obriguem" a cartão de crédito tal como uma reserva no booking ou algo assim, convém ter. Se for para auxílio ao consumo do dia a dia, desaconselho fortemente porque quando deres por isso estás endividado até aos cabelos.

Se alguém está com dificuldades a chegar ao fim do mês, o cartão de crédito NÃO é solução. Eu sei que se calhar falo de uma posição priveligiada e que nem toda a gente consegue poupar ao fim do mês para ter uma reserva de emergência para essas situações, mas créditos e cartões de crédito só vão aumentar esse problema.

  • Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de NIkeL, há 2 minutos:

Pode ser juros (um cartão tem juros altos mas confesso que não sei os juros médios para crédito ao consumo) e pode ser também o facto de o cartão de crédito ser uma coisa cíclica, no sentido em que é "fácil" entrares nesse ciclo vicioso de não teres dinheiro este mês e usares o cartão de crédito e no mês que vem repetir o processo porque tens de pagar o cartão mas não tens dinheiro para mais coisas portanto voltas a usar o cartão. Um empréstimo é fixo, tens x mensalidades e não se repete a menos que peças outro. 

 

Eu tenho cartão de crédito porque é útil para fazer compras online, para usar em hoteis, renting de carro. Chega a ser difícil hoje em dia viajar sem ter um cartão de crédito. Mas eu evito ao máximo usar o cartão para compras do dia a dia. Se o faço 1 ou 2 vezes num ano é muito. Só em situações como já falei aqui que precise de comprar algo de valor mais alto (>500€) e prefira dividir em 2 meses, compro com o cartão depois do fecho do extrato e pago metade antecipadamente, deixando a outra metade para quando o cartão for a pagamento no mês seguinte.

Resumindo, se for por conveniência de serviços ou produtos que "obriguem" a cartão de crédito tal como uma reserva no booking ou algo assim, convém ter. Se for para auxílio ao consumo do dia a dia, desaconselho fortemente porque quando deres por isso estás endividado até aos cabelos.

Se alguém está com dificuldades a chegar ao fim do mês, o cartão de crédito NÃO é solução. Eu sei que se calhar falo de uma posição priveligiada e que nem toda a gente consegue poupar ao fim do mês para ter uma reserva de emergência para essas situações, mas créditos e cartões de crédito só vão aumentar esse problema.

f*da-se tava no mexico e o meu cartao deixou de funcionar, fiquei a pensar que tava f*dido. A minha mãe foi ao banco esclarecer o que se passava, e os gajos diziam que nao lhe podiam dizer nada, tinha que ser eu a ir a um balcao. Depois de ela falar com 50 pessoas la a explicar que EU TAVA NO MEXICO e NAO PODIA IR AO BALCAO PORQUE ESTAVA NO MEXICO, lá foram ver e disseram que tinha sido so uma intermitencia do lado deles. Otários do crl. Entretanto no dia seguinte ja funcionou, mas levantei logo mais guito nao fosse essa m*rda voltar a acontecer.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de lastdance, há 1 minuto:

f*da-se tava no mexico e o meu cartao deixou de funcionar, fiquei a pensar que tava f*dido. A minha mãe foi ao banco esclarecer o que se passava, e os gajos diziam que nao lhe podiam dizer nada, tinha que ser eu a ir a um balcao. Depois de ela falar com 50 pessoas la a explicar que EU TAVA NO MEXICO e NAO PODIA IR AO BALCAO PORQUE ESTAVA NO MEXICO, lá foram ver e disseram que tinha sido so uma intermitencia do lado deles. Otários do crl. Entretanto no dia seguinte ja funcionou, mas levantei logo mais guito nao fosse essa m*rda voltar a acontecer.

E eu na Bélgica que comprei um bilhete de comboio nas máquinas com o cartão de crédito, apanhei o comboio e só 2 horas depois é que reparei que tinha deixado o cartão na máquina. Caiu-me tudo. Voltei para trás (comprei ida e volta, foi a sorte) e alguém tinha deixado o cartão com o balcão da bilheteira. Estava a ver a vida a andar para trás ter que usar cartão de débito quase 1 semana no estrangeiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de NIkeL, há 1 minuto:

E eu na Bélgica que comprei um bilhete de comboio nas máquinas com o cartão de crédito, apanhei o comboio e só 2 horas depois é que reparei que tinha deixado o cartão na máquina. Caiu-me tudo. Voltei para trás (comprei ida e volta, foi a sorte) e alguém tinha deixado o cartão com o balcão da bilheteira. Estava a ver a vida a andar para trás ter que usar cartão de débito quase 1 semana no estrangeiro.

na belgica é tranquilo, não sei para onde foste depois. Usei sempre o de debito e acho que nunca me cobraram nada, ou nem dei por ela. Mas também tentava ter sempre dinheiro comigo para o dia a dia. No mexico cobraram taxas, mas acho que meti isso nas despesas do projeto tambem.

Compartilhar este post


Link para o post

@Activate, eu só vi agora o tópico que o Mayday abriu há uns tempos porque também passou por dificuldades (espero genuinamente que a situação dele tenha melhorado) e acho que podia ser boa ideia passares por lá.

Da minha parte, prefiro ajudar-te no que for possível do que ver-te entrar nesse ciclo vicioso em que se pode tornar o uso do cartão de crédito.

Editado por TariboWest
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de lastdance, há 47 minutos:

f*da-se tava no mexico e o meu cartao deixou de funcionar, fiquei a pensar que tava f*dido. A minha mãe foi ao banco esclarecer o que se passava, e os gajos diziam que nao lhe podiam dizer nada, tinha que ser eu a ir a um balcao. Depois de ela falar com 50 pessoas la a explicar que EU TAVA NO MEXICO e NAO PODIA IR AO BALCAO PORQUE ESTAVA NO MEXICO, lá foram ver e disseram que tinha sido so uma intermitencia do lado deles. Otários do crl. Entretanto no dia seguinte ja funcionou, mas levantei logo mais guito nao fosse essa m*rda voltar a acontecer.

Eu quando vou para o estrangeiro levo sempre cartão de débito, de crédito, o revolut e ainda levo o cartão de crédito da empresa, que não posso usar a título pessoal, obviamente, mas pelo menos em caso de emergência não fico descalço.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de TariboWest, há 23 minutos:

@Activate, eu só vi agora o tópico que o Mayday abriu há uns tempos porque também passou por dificuldades (espero genuinamente que a situação dele tenha melhorado) e acho que podia ser boa ideia passares por lá.

Da minha parte, prefiro ajudar-te no que for possível do que ver-te entrar nesse ciclo vicioso em que se pode tornar o uso do cartão de crédito.

Onde está o tópico ou qual o titulo do tópico?

Obrigado 🙂

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Activate, há 2 minutos:

Onde está o tópico ou qual o titulo do tópico?

Obrigado 🙂

"Apoio financeiro a membros carenciados (Covid-19)"

Vê o post inicial que o Mayday fez e vê se te ocorre alguma coisa. No que puder ajudar, conta comigo.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...