Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
johan

Educação Física nas escolas, o elo mais fraco

Publicações recomendadas

Devo ser o unico a não achar nada de mal... metam la os taos 180 minutos por semana só para o pessoal ficar contente. Quem quer mais tem boa solução: combinar jogos, passeios de bicicleta, ginásio ou o que for com os amigos, trata-se do problema da atividade fisica, e ao mesmo tempo ajuda a criar amizades/ socializar.

Eu não acho nada mal que tenha deixado de contar para media, há sempre um badoxa que é um cranio e vai deixar de ser o próximo investigador porque tira 10 a EF? Há pera então o professor dá-lhe um 18 para não estragar a media quando ele merecia mesmo um 10.... Ou então é ao contrario, há um bacano que é ganda atleta mas que até tem menos carola que o outro e vai para engenheiro informático porque corre mais...

EU acho que o tirarem a educação fisica da media deve-se ao facto de no secundário de fazer uma seleção e ao mesmo tempo uma preparação para o que vem a seguir, e a não ser que vás para cursos de desporto a EF não te prepara em nada, nem ajuda na seleção...

Compartilhar este post

Link para o post

Sou aluno de mestrado em Educação Física e neste momento estou a dar aulas numa escola a uma turma do ensino básico e só tenho uma aula por semana. Confesso que fiquei surpreendido pois durante o meu tempo de estudante tinha sempre duas aulas semanais e a Educação Física ainda contava alguma coisa, e no ínicio do ano quando lá cheguei à escola fiquei surpreso por apenas ser uma aula semanal.

Agora, uma aula por semana, juntando ao facto de nem sequer contar para a média, que motivação tem a maioria dos alunos? E mesmo para os professores...

Compartilhar este post

Link para o post

Devo ser o unico a não achar nada de mal... metam la os taos 180 minutos por semana só para o pessoal ficar contente. Quem quer mais tem boa solução: combinar jogos, passeios de bicicleta, ginásio ou o que for com os amigos, trata-se do problema da atividade fisica, e ao mesmo tempo ajuda a criar amizades/ socializar.

Eu não acho nada mal que tenha deixado de contar para media, há sempre um badoxa que é um cranio e vai deixar de ser o próximo investigador porque tira 10 a EF? Há pera então o professor dá-lhe um 18 para não estragar a media quando ele merecia mesmo um 10.... Ou então é ao contrario, há um bacano que é ganda atleta mas que até tem menos carola que o outro e vai para engenheiro informático porque corre mais...

EU acho que o tirarem a educação fisica da media deve-se ao facto de no secundário de fazer uma seleção e ao mesmo tempo uma preparação para o que vem a seguir, e a não ser que vás para cursos de desporto a EF não te prepara em nada, nem ajuda na seleção...

Sabes que, em quase todas as universidades que têm cursos de desporto, tens de fazer provas fisicas, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Sabes que, em quase todas as universidades que têm cursos de desporto, tens de fazer provas fisicas, certo?

Por acaso não, obrigado pela informação, tenho pena de não ser professor, para te ensinar a ler

Editado por mike

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso não, obrigado pela informação, tenho pena de não ser professor, para te ensinar a ler

Jovem, o meu comentário foi única e exclusivamente em relação ao bold. Mas tenho pena de não ser professor para te ensinar a perceber isso.

Editado por laruncho

Compartilhar este post

Link para o post

Se toda gente tivesse 3 períodos de 60min de exercício físico até à Universidade, garanto-vos que íamos poupar uns bons euros no nosso já falido sistema de saúde.

Além de que depois do período escolar, as pessoas iriam já ter o hábito incutido de praticar desporto regularmente.

O problema foi a ridícula falta de uniformização dos critérios e do que devia ou não ser avaliada. Não se justifica numa escola(a minha por exemplo) ter níveis tão dispares de exigência e de critérios dependendo do professor.

E é por isso que houve maior descredibilização da disciplina resultando no fim desta contar para a média.

True. E mesmo entre escolas há uma grande diferença. Na minha escola quase ninguém tirava 17-18 independentemente do prof.

Depois cheguei à faculdade e os meus colegas tinham todos 18-20.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até diria mais.

Por mim acabava-se com o Português. Quem quer mais pode sempre ler o Aquilino, a Agustina ou o António Vieira por fora... Há sempre um indivíduo que mal sabe ler mas que é um génio a matemática, vai deixar de ser o próximo investigador porque tira 10 a Português? Ou então o contrário, há um gajo que é um génio da língua mas que até nem percebe nada de matemática e vai para Engenharia porque lê mais...

Eu acho que tirarem o Português do currículo deve-se ao facto de no secundário se fazer uma selecção e ao mesmo tempo uma preparação para o que vem a seguir, e a não ser que vás para cursos relacionados com letras o Português não te prepara para nada, nem ajuda na selecção...

Vou enviar isto para a DGE a defender a abolição do Português dos currículos escolares, quem alinha em assinar por baixo?

Compartilhar este post

Link para o post

E pelo caminho tira a Filosofia! :mrgreen:

Bons argumentos que se vêem por aqui para tentar argumentar contra a inclusão de Educação Física na média :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Filosofia, apesar de não gostar, até acho que é uma disciplina boa para se ter.

Eu sou o primeiro a assinar!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que Educação Física só deveria de contar para a média caso esta subisse a média do aluno.

Digo isto porque, eu infelizmente nunca fiz devido a um problema de saúde e tive sempre 3 desde 5º até ao 9º e sempre 12 do 10º até ao 12º e baixava sempre a média.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando por mim, parecia fácil na altura porque já era atleta e passei a profissional quando ainda andava no secundário, por isso sempre tive alta nota a E.F.. Mas era engraçado ver-me a fazer coisas que nem nas histórias da carochinha alguns colegas que lá tinha faziam, mas tinham nota mais alta porque eram bons alunos no resto.

Fizessem-me o mesmo com Matemática, por exemplo, e evitava de repetir exame (e tinha de se pagar na altura, agora não sei) para ter de subir a média.

Mas até fui um privilegiado em comparação a alguns que li por aqui. Eu tinha 4h semanais divididas em duas aulas semanais de 2h cada, e eram sempre ou antes do almoço ou a última aula do dia.

Editado por _Nikon_

Compartilhar este post

Link para o post

apenas no basico tinha 2 tempos de edfisica por semana, e eram quando as aulas ainda eram de 60 minutos e nao 45 ou 90

no secundario(um bocado antes la po 8º anos acho) quando mudaram o sistema de tempo passei a ter apenas 1 aula de 90 minutos e apesar de nao contar pa media o pessoal ia sempre motivado para a aula, nem me cabe na cabeça como alguem não vai com motivação para uma aula que quebra completamente a rotina das outras aulas quer a nota conte ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

apenas no basico tinha 2 tempos de edfisica por semana, e eram quando as aulas ainda eram de 60 minutos e nao 45 ou 90

no secundario(um bocado antes la po 8º anos acho) quando mudaram o sistema de tempo passei a ter apenas 1 aula de 90 minutos e apesar de nao contar pa media o pessoal ia sempre motivado para a aula, nem me cabe na cabeça como alguem não vai com motivação para uma aula que quebra completamente a rotina das outras aulas quer a nota conte ou não.

Se forem fazer algo que não curtem nada, é fácil de perceber. Eu detesto ginástica e era o que fazia durante 80% do tempo no secundário. Portanto antes da aula já sabia para o que ia, e depois via o pessoal de outras turmas a fazerem na sua maioria desportos coletivos.

Compartilhar este post

Link para o post

E pelo caminho tira a Filosofia! :mrgreen:

Bons argumentos que se vêem por aqui para tentar argumentar contra a inclusão de Educação Física na média :lol:

Se existirem critérios uniformes e justos eu aceito a inclusão de EF na média.

Eu sei que há alguma diferença na avaliação em todas as disciplinas, mas nesta é um abuso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até diria mais.

Por mim acabava-se com o Português. Quem quer mais pode sempre ler o Aquilino, a Agustina ou o António Vieira por fora... Há sempre um indivíduo que mal sabe ler mas que é um génio a matemática, vai deixar de ser o próximo investigador porque tira 10 a Português? Ou então o contrário, há um gajo que é um génio da língua mas que até nem percebe nada de matemática e vai para Engenharia porque lê mais...

Eu acho que tirarem o Português do currículo deve-se ao facto de no secundário se fazer uma selecção e ao mesmo tempo uma preparação para o que vem a seguir, e a não ser que vás para cursos relacionados com letras o Português não te prepara para nada, nem ajuda na selecção...

Vou enviar isto para a DGE a defender a abolição do Português dos currículos escolares, quem alinha em assinar por baixo?

não sei se ainda é igual, mas muita gente está na FEUP (ou esteve e depois provavelmente desistiu) à conta disso :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Educação física no 10o ano dei ginástica acrobática e merengue.

Na altura achei uma m*rda, agora acho que ainda bem que lá aprendi a dançar, dá um jeitaço na noite... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Educação física no 10o ano merengue.

Na altura achei uma m*rda, agora acho que ainda bem que lá aprendi a dançar, dá um jeitaço na noite... :mrgreen:

Vá-lá que não era o unico a ter disso nas aulas de EF. Alias isso era uma motivação, porque dava para dançar com as gajas boas do 12º 8).

Editado por Kimi Raikkonen

Compartilhar este post

Link para o post

Educação física no 10o ano dei ginástica acrobática e merengue.

:larilas:

Compartilhar este post

Link para o post

Acabar com o português era boa cena, já não aprendem a escrever, por isso é igual.

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a gozar mas estes programas de português no secundário são uma bela palhaçada. Isso já era outra coisa que mudava.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...