Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Nicólas Gaitán

Governo quer introduzir carta de condução por pontos

Publicações recomendadas

Proposta de lei para a criação da carta de condução por pontos deverá dar entrada na Assembleia da República até ao final de março

O Governo vai avançar com a introdução da carta de condução por pontos, sistema que substituirá o atual regime das multas e da cassação do título.

O secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, anunciou recentemente, no Parlamento, que a proposta de lei para a criação da carta de condução por pontos deverá dar entrada na Assembleia da República até ao final de março.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o Ministério da Administração Interna (MAI) escusou-se a avançar pormenores sobre o funcionamento da carta por pontos, referindo que reserva os detalhes para o momento de apresentação da proposta de lei.

Adianta, no entanto, que a decisão de alterar o atual regime resulta de uma avaliação realizada no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária e de uma análise comparativa com outros países.

A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2008-2015, que estabelece várias medidas para reduzir o número de mortos nas estradas portuguesas, defende a introdução da carta por pontos, sistema que implica que, a cada infração, sejam descontados pontos na carta do condutor, que, uma vez acumulados, podem resultar na inibição ou mesmo na cassação do título.

A criação da carta por pontos é justificada pela Estratégia com o aumento do «grau de perceção e de responsabilização dos condutores, face aos seus comportamentos, adotando-se um sistema sancionatório sobre infrações, fácil de entender».

Em Espanha, automobilistas contam com o sistema da carta de condução por pontos desde 2007.

Fonte: Sic Noticias

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

O BdC já está a preparar a sua Liga da Verdade.

wtf

Compartilhar este post

Link para o post

wtf

post para barulho, reps, etc. não ligues.

quanto à noticia, é uma coisa interessante. gostava de saber mais pormenores.

Compartilhar este post

Link para o post

É um sistema que já existe em alguns países do estrangeiro (pelo menos no Canadá), a cada infracção que fazes, dependendo da gravidade, são te tirados x pontos, isso pode implicar multas, inibição de conduzir ou até tirarem a carta. Não sei muitos detalhes mas sei que é uma coisa que já é usada a alguns anos e com bastante sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

É um sistema que já existe em alguns países do estrangeiro (pelo menos no Canadá), a cada infracção que fazes, dependendo da gravidade, são te tirados x pontos, isso pode implicar multas, inibição de conduzir ou até tirarem a carta. Não sei muitos detalhes mas sei que é uma coisa que já é usada a alguns anos e com bastante sucesso.

tipo isto https://www.gov.uk/penalty-points-endorsements/overview, não é?

eu já ouvi falar nisso em programas de TV, mas nunca prestei muita atenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostava era de receber a minha carta...

Compartilhar este post

Link para o post

tipo isto https://www.gov.uk/penalty-points-endorsements/overview, não é?

eu já ouvi falar nisso em programas de TV, mas nunca prestei muita atenção.

Yup, tambem nunca dei muita atenção porque aqui é diferente.

E acho que neste sistema temos de ter mais atenção, enquanto que agora tens aquela margem de 5 anos (acho que são 5) entre o acumular de 5 muitas graves, 2 muito graves e 3 graves ou 3 muito graves, neste sistema de pontos tipicamente esse período de acumulação de pontos é maior até os pontos "caducarem" por assim dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

na frança também é assim , mas dá para fazer trafulhice.

Compartilhar este post

Link para o post

Confirmo, estive lá e também tem este sistema de pontos, sei que tem-se um x de pontos e à medida que se vai fazendo contra-ordenações, dependendo da gravidade da mesma vão sendo descontados pontos... Quando já não tiver mais pontos a carta é retirada. Acho que é mais ou menos isto.

Quanto à trafulhice isso já não sabia :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

como?

Compartilhar este post

Link para o post

wtf

Quando estiver a ficar sem pontos apresenta a sua versão? Não? :(

Somos todos Charlie.

Compartilhar este post

Link para o post

como?

por exemplo o meu pai cometia uma infracção mas metia no nome de um colega e vice versa, não sei bem como é que procediam exactamente.

Compartilhar este post

Link para o post

por exemplo o meu pai cometia uma infracção mas metia no nome de um colega e vice versa, não sei bem como é que procediam exactamente.

Mas aqui também podes fazer algo semelhante. Desde que não sejas identificado no momento da contra-ordenação e receberes a multa apenas em casa podes dizer que ia a conduzir quem tu quiseres, desde que tenha carta, óbvio.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aqui também podes fazer algo semelhante. Desde que não sejas identificado no momento da contra-ordenação e receberes a multa apenas em casa podes dizer que ia a conduzir quem tu quiseres, desde que tenha carta, óbvio.

Confere

Editado por Gotham

Compartilhar este post

Link para o post

No Brasil também é assim.

Sei de um caso que o meu amigo perdeu a carta por causa do pai :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

como ainda não tive problemas desse género não sei mas ya faz sentido

Compartilhar este post

Link para o post

E desde que essa pessoa assuma obviamente :mrgreen: Caso contrário a multa vai para o titular do veiculo autuado

O que li em relação à França (que desconheço por completo se é verdade) é que podes comprar pontos

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

E se eu não quiser trocar as minhas contra-ordenações por pontos?

Podes trocar por peugas, couve-flor ou minis cristal, só no Continente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...