Sumudica by Night Publicado 29 Abril 2015 Audi está a produzir combustível composto por água e ar"E-diesel" é o nome do combustível sintético composto por água e ar que promete não provocar qualquer dano à atmosfera. A fábrica, em Dresden, irá produzir 3.000 litros nos próximos meses. E se o futuro próximo, muito próximo, trouxesse um combustível sintético composto por água e ar? É nisso que a Audi está empenhada em criar: um “e-diesel” que, ao contrário de outros combustíveis fósseis, não faz mossa na atmosfera porque é feito a partir de dióxido carbono extraído do ar. Este vento de mudança, que agita a bandeira da economia verde, está a ser desenvolvido numa fábrica em Dresden, com o contributo da Sunfire, uma empresa alemã de energia alternativa. A história é da Quartz. O Governo alemão mostra-se agradado com o cenário. “Se conseguirmos difundir o uso de CO2 [dióxido de carbono] como matéria-prima, vamos fazer uma contribuição crucial para a proteção do clima e para o uso eficiente de recursos, e colocar em marcha os fundamentos da economia verde”, explica Johanna Wanka, o ministro da Educação e Investigação da Alemanha, citado pelo site da marca de automóveis alemã. Este ministro teve até direito a abastecer o seu Audi A8 3.0 TDI com os primeiros cinco litros de e-diesel desenvolvidos pela fábrica de Dresden. Em baixo, uma imagem disponibilizada pela Audi explica como se produz este novo combustível: Reiner Mangold, o responsável pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis da Audi, considera que outros setores e países poderão seguir o exemplo. “Ao desenvolvermos o e-diesel estamos a promover outro combustível baseado no CO2 que permitirá uma mobilidade de longa distância com praticamente nenhum impacto no clima. Usar CO2 como matéria-prima representa uma oportunidade não só para a industria automóvel na Alemanha, mas também para transferir o princípio para outros setores e países.” Embora a expectativa e a esperança por tempos em que a dependência do petróleo seja muito menor, a Quartz alerta que a fábrica irá produzir apenas 3.000 litros nos próximos meses, o que torna este futuro risonho num futuro não assim tão próximo. A Audi segue assim na linha da frente num projeto que iniciou em 2009, com a ajuda de várias empresas de energia. Observador Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 29 Abril 2015 Já li uma cena onde a energia solar pode vir a tornar-se líquida. Li no The Times. Good things are coming. Aqui: http://time.com/3706444/solar-energy-liquid-fuel/ Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 29 Abril 2015 Muito bom. Resta saber é o preço. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Abril 2015 Muito bom. Resta saber é o preço. O preço será o mesmo da gasolina... Para quem não sabe o preço da gasolina é composto em ~80% por impostos e taxas Basta olhar para os dados: http://de.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/ A gasolina tanto pode custar 1-10-20 centimos como quase 2 euros na Noruega Compartilhar este post Link para o post
DonSk Publicado 29 Abril 2015 Ainda há umas semanas um dos meus professores disse que só ainda não saiu nenhuma energia alternativa cá para fora porque os senhores do petróleo de uma ou outra forma não deixam. :lol: Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 29 Abril 2015 Ainda há umas semanas um dos meus professores disse que só ainda não saiu nenhuma energia alternativa cá para fora porque os senhores do petróleo de uma ou outra forma não deixam. :lol: E tens dúvidas? Não há interesse. Os lobbies são poderosíssimos. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 29 Abril 2015 Ainda há umas semanas um dos meus professores disse que só ainda não saiu nenhuma energia alternativa cá para fora porque os senhores do petróleo de uma ou outra forma não deixam. E qual é a novidade? Compartilhar este post Link para o post
ricardojb Publicado 29 Abril 2015 Então vamos substituir o petróleo por um bem que se adivinha que se vai tornar escasso, a água? Não me parece muito viável... Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 29 Abril 2015 Ainda há umas semanas um dos meus professores disse que só ainda não saiu nenhuma energia alternativa cá para fora porque os senhores do petróleo de uma ou outra forma não deixam. :lol: É o que sempre ouvi dizer e tem a sua lógica. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 29 Abril 2015 Então vamos substituir o petróleo por um bem que se adivinha que se vai tornar escasso, a água? Não me parece muito viável... e se calhar até vai fazer subir o preço da agua, potável Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 30 Abril 2015 O preço será o mesmo da gasolina... Para quem não sabe o preço da gasolina é composto em ~80% por impostos e taxas Basta olhar para os dados: http://de.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/ A gasolina tanto pode custar 1-10-20 centimos como quase 2 euros na Noruega + transporte, + especulação, ... Ainda há umas semanas um dos meus professores disse que só ainda não saiu nenhuma energia alternativa cá para fora porque os senhores do petróleo de uma ou outra forma não deixam. :lol: E é verdade. Compartilhar este post Link para o post
DonSk Publicado 30 Abril 2015 Sim, eu sei que, ou pelo menos também suspeitava disso pela lógica adjacente, mas o gajo é ligado ao mundo das energias e deve saber bem do que fala daí o ter referido. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 30 Abril 2015 E quanto mais baixo estiver o preço do petróleo, actualmente está baixo, menos interesse existe pelas renováveis/alternativas. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 30 Abril 2015 coisa que já foi feita antes, a Audi não é inovadora. E gasta-se mais energia do que se produz. Ainda há muito trabalho pela frente, mas é bom ver a Audi a lutar por estas coisas. Compartilhar este post Link para o post
Sr.Sergio Publicado 2 Maio 2015 Ainda há umas semanas um dos meus professores disse que só ainda não saiu nenhuma energia alternativa cá para fora porque os senhores do petróleo de uma ou outra forma não deixam. :lol: As gasolineiras digamos assim têm em sua posse várias patentes de combustíveis alternativos Compartilhar este post Link para o post