Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 15 minutos:

 Só deve ser aplicada em casos de perigo iminente, pois aí não temos alternativa.

Isto à partida responde a todas as questões que colocas.

Lembro-me de um caso pertinente, a fuga de Napoleão da ilha de Elba, não o quiseram matar e pensavam que estava arrumado. Depois ele saiu de lá e foi aquilo que todos vimos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

Não acho baixíssimo, mas é um tema extremamente delicado, especialmente metendo violadores na discussão. Se estivesses preso há 25 anos, estavas lá desde 1996 (para pores as coisas em perspetiva). Com os 25 anos em vez de 40, 50 ou perpétua dás a oportunidade a um ser humano de ter uma segunda hipótese e de lutar por isso. Se lhe espetas com 40 ou 50 anos ou prisão perpétua mais vale matá-lo, porque é um caso perdido.

25 anos que na prática podem ser 25-X mediante determinadas condições (que, novamente, desconheço) para mim é uma pena baixíssima. Preferia a pena dos 40 ou 50 anos mas em que a partir dos 25, 30, o que fosse, começassem a haver avaliações rigorosas e transversais para perceber se o indivíduo está ou não apto a viver em sociedade.

Mas aqui já estamos a entrar noutro ponto da discussão, levantado pelo @Seferogol, que é o que deve ser uma prisão. Partilho da sua opinião: uma prisão deve ser acima de tudo um sítio onde se tenta reabilitar pessoas. Seja via emprego, hobbies, relacionamentos familiares ou de outra natureza, assunção de responsabilidades, etc.

Possivelmente isto tudo até já acontece hoje em dia, mas o que transparece para o cidadão comum é telemóveis dentro do cu em Paços de Ferreira e o Vara em liberdade porque alguém se esqueceu de revogar uma lei criada para o período pré-vacinação COVID.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 minuto:

25 anos que na prática podem ser 25-X mediante determinadas condições (que, novamente, desconheço) para mim é uma pena baixíssima. Preferia a pena dos 40 ou 50 anos mas em que a partir dos 25, 30, o que fosse, começassem a haver avaliações rigorosas e transversais para perceber se o indivíduo está ou não apto a viver em sociedade.

Mas aqui já estamos a entrar noutro ponto da discussão, levantado pelo @Seferogol, que é o que deve ser uma prisão. Partilho da sua opinião: uma prisão deve ser acima de tudo um sítio onde se tenta reabilitar pessoas. Seja via emprego, hobbies, relacionamentos familiares ou de outra natureza, assunção de responsabilidades, etc.

Pois, eu concordo igualmente com ele. Mas como reabilitar uma pessoa que sabe que vai passar 40 ou 50 anos presa?

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não sei qual é a diferença concreta entre 25, 30, ou 35 anos como pena máxima, mas sou a favor de se deixar como está. 25 anos preso é imenso tempo mesmo. Só de pensar na pandemia, em que ficámos alguns meses em casa, e já custou o que custou...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 8 minutos:

Pois, eu concordo igualmente com ele. Mas como reabilitar uma pessoa que sabe que vai passar 40 ou 50 anos presa?

O objetivo não tem que ser, nem pode ser, reabilitar 100% dos reclusos para a vida em sociedade. Vou explorar um exemplo: um pedófilo, que neste cenário hipotético que estamos a discutir, seria condenado a 50 anos de prisão.

Em determinado momento da sua pena, este indivíduo recebe uma avaliação positiva naquelas que são as suas tarefas na prisão (imaginemos, na lavandaria). Por esse motivo, e caso cumpra o pré-requisito de ter um hobby na prisão que o obrigue a colaborar com outros reclusos (dar/receber aulas, clubes de leitura, teatro ou outras artes, etc.), este indivíduo tem a oportunidade de procurar e obter um emprego em trabalho remoto (relembro que estamos num cenário hipotético) e começa a trabalhar por exemplo como agente de call center.

Passa algum tempo (vários anos?), as coisas correm bem, o indivíduo sente-se produtivo, e a sociedade também está a ganhar mesmo ele estando preso. Alavancado nesta motivação, consegue tirar um curso de Excel, PowerBI, programação, etc., o que lhe permite mudar para um emprego melhor remunerado numa posição remota de data-qualquer coisa. Com esse aumento salarial, consegue ajudar a pagar eventuais indemnizações a vítimas, outros custos judiciais, dívidas suas, ou no limite até consegue poupar algum dinheiro.

Como está tudo a correr tão bem, vou continuar a inventar no cenário, e este indivíduo passaria a ter uma cela só para ele, outro tipo de regalias (p.e. mais horas no pátio) e ser-lhe-ia atribuído um animal de estimação para manter permanentemente na cela, numa parceria com associações de proteção de animais, com o objetivo de perceber como é que ele lida com a situação de ter que tomar conta de uma vida.

Em paralelo a este progresso todo, o indivíduo (condenado por pedofilia) tem avaliações psiquiátricas frequentes e detalhadas, com o objetivo de perceber o risco de reincidência no crime pelo qual foi condenado. Chegamos a um ponto em que temos uma mão cheia de pessoas capazes de avaliar o grau de reabilitação desta pessoa. Guardas prisionais, outros reclusos, chefe e colegas de trabalho, representante da associação de animais e, o mais importante de todos, o psiquiatra.

Neste ponto, dois cenários-limite podem acontecer: todos dão parecer favorável e o indivíduo é imediatamente libertado; ou todos dão parecer favorável exceto o psiquiatra, porque o indivíduo tem uma atração sexual por crianças que medicamente é classificada como incurável e incontrolável. Neste segundo cenário, não podemos tomar outra decisão que não a de manter o indivíduo na prisão, nas melhores condições de vida possíveis, mas permanentemente impedido de ser livre.

Este exemplo pode ser altamente utópico, pode não ser aplicável para a maioria dos reclusos, mas é a forma como eu vejo uma prisão ideal para os criminosos com penas mais longas. Não sei dizer em que momento da pena é que esta tentativa de evolução deveria iniciar-se, nem com que intervalo entre os vários passos, mas existiria um caminho que todas as pessoas presas teriam a possibilidade de atravessar, e dessa forma teriam a oportunidade de provar que são pessoas aptas para voltar a viver em sociedade.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 hora:

Para esses casos extremos sou a favor de prisão perpétua sem possibilidade de redução de pena.

Uma boa discussão que se pode lançar também é qual é a origem do limite de 25 anos de pena máxima em Portugal, como é que compara com outros países pelo mundo, e se é ou não um limite máximo adequado. A minha opinião de completo ignorante é que o limite é baixíssimo, sobretudo para os casos de homicídio violento, pedofilia ou violação.

Citação de Mica, há 1 hora:

Não acho baixíssimo, mas é um tema extremamente delicado, especialmente metendo violadores na discussão. Se estivesses preso há 25 anos, estavas lá desde 1996 (para pores as coisas em perspetiva). Com os 25 anos em vez de 40, 50 ou perpétua dás a oportunidade a um ser humano de ter uma segunda hipótese e de lutar por isso. Se lhe espetas com 40 ou 50 anos ou prisão perpétua mais vale matá-lo, porque é um caso perdido.

Eu também acho que é baixo. Mates 3 pessoa ou mates 30, levas sempre 25 anos. Parece-me pouco.

Quanto à reabilitação, não sou de forma alguma conhecedor na matéria, mas diria que depende muito de caso para caso. Que reabilitação há para alguém que mata 5 pessoas ou que viola 10 miúdos?

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Quanto à reabilitação, não sou de forma alguma conhecedor na matéria, mas diria que depende muito de caso para caso. Que reabilitação há para alguém que mata 5 pessoas ou que viola 10 miúdos?

Mas se achas que não existe qualquer tipo de esperança para um violador, mais vale aplicar a pena de morte, é capaz de ser mais digno (para o Homem) do que deixar um preso apodrecer na prisão.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Os 25 máximos podem ser reavaliados e extender. É tipo o noruegues de utoya que levou 21

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 10 minutos:

Os 25 máximos podem ser reavaliados e extender. É tipo o noruegues de utoya que levou 21

Yap e duvido que predadores sexuais ou gajos como o Pedro Dias escapem disso. Deve ser extremamente difícil "passarem" nas avaliações psiquiátricas, presumo eu.

Compartilhar este post


Link para o post

Por falar nisso, a nossa geração irá assistir facilmente ao que irá acontecer ao Breivik, que foi condenado a 21 anos de prisão em 2011. Já passaram 10.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 8 minutos:

Por falar nisso, a nossa geração irá assistir facilmente ao que irá acontecer ao Breivik, que foi condenado a 21 anos de prisão em 2011. Já passaram 10.

Já pode (e vai) pedir condicional.

Compartilhar este post


Link para o post

Falamos em avaliações psiquiátricas mas estamos a esquecer-nos de um ponto importantíssimo: há imensa falta de psiquiatras e psicólogos na justiça portuguesa. Haveria mais psicólogos, por exemplo, se não houvesse uma Ordem pelo meio que bloqueia tudo e mais alguma coisa.

Voltando ao tema dos anos de cadeia, não acho que 25 sejam poucos, mas 30 anos, por exemplo, se calhar seriam melhor. Na realidade, nem sei bem o que seria o ideal para reabilitar, minimamente, o pior dos seres humanos. @Vaart10 chamado à secção 

 Agora 50 anos, estou com o @Mica

É toda uma vida preso.

Editado por Seferogol

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Seferogol, há 13 minutos:

 o ideal para reabilitar, minimamente, o pior dos seres humanos. @Vaart10 chamado à secção 

 Agora 50 anos, estou com o @Mica

É toda uma vida preso.

Aqui não tenho essa opinião, acho que há pessoas que não podem ser reabilitadas porque da sua natureza são más pessoas e gostam de agir mal, agindo bem só quando são obrigadas, conseguindo-o fazer de forma bastante eficiente até. Imaginem os padres pedófilos franceses, eles sabiam bem que não estavam a proceder de acordo com a sua suposta moral e no entanto passaram parte significativa das suas vidas a estudar teologia e a ''defender'' um suposto bem. Não acredito que possam ser reabilitados. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 4 minutos:

Aqui não tenho essa opinião, acho que há pessoas que não podem ser reabilitadas porque da sua natureza são más pessoas e gostam de agir mal, agindo bem só quando são obrigadas, conseguindo-o fazer de forma bastante eficiente até. Imaginem os padres pedófilos franceses, eles sabiam bem que não estavam a proceder de acordo com a sua suposta moral e no entanto passaram parte significativa das suas vidas a estudar teologia e a ''defender'' um suposto bem. Não acredito que possam ser reabilitados. 

Na teoria qualquer pessoa pode ser reabilitada, mas é um choque de forças entre a psicologia e a sua resiliência em manter determinada identidade. Acredito que há um ponto em que qualquer um quebra e muda para melhor, não quer dizer que já tenhamos os recursos para isso.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de fns, há 9 minutos:

Que agressivo, amarelo alaranjado.

Por acaso ainda ontem vi um vídeo do chefe da Ryanair a dizer que não queria a TAP nem dada.

O problema é que a TAP faz uma batota legal. Liberta os slots que já sabe hoje que não vai precisar em cima da hora para evitar que sejam ocupadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 minutos:

O problema é que a TAP faz uma batota legal. Liberta os slots que já sabe hoje que não vai precisar em cima da hora para evitar que sejam ocupadas.

É aquele Empata f*das na noite, o gajo que ninguém gosta. 

Compartilhar este post


Link para o post

Acredito no princípio do estado de direito de dar às pessoas a possibilidade de se reabilitarem, mas quando se trata de pessoas que cometem abusos do género patológico (pedófilos, violadores reincidentes, serial killers, psicopatas agressores de extrema violência), o risco para a sociedade é demasiado grande e é demasiado lírico libertá-los à espera que se reabilitem. As pessoas mudam mas também não é realista e expectável que mudem assim tanto. 

Para estas pessoas acho mais humano algum tipo de prisão perpétua, adequado a cada caso, do que simplesmente assassiná-las com o selo do estado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 4 horas:

Uma pergunta ética. 

São a favor ou contra a pena de morte? 

Se são contra, como julgariam os casos de Nuremberga, prenderiam todos os culpados ou matariam alguns? 

O que teriam feito com Hitler se ele não se tem suicidado? 

Defendem a morte de terroristas como o Bin Laden em cenário de guerra aberta em casos em que é possível colocar atrás das grades? 

A favor da pena de morte

Citação de Tio Hans, há 29 minutos:

A TAP consegue atrapalhar  a própria companhia e companhias alheias. Devia ser caso de estudo!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 17 minutos:

As pessoas mudam mas também não é realista e expectável que mudem assim tanto. 

As pessoas não mudam.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 34 minutos:

As pessoas não mudam.

Que estupidez.

  • Concordo! 5

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 hora:

Aqui não tenho essa opinião, acho que há pessoas que não podem ser reabilitadas porque da sua natureza são más pessoas e gostam de agir mal, agindo bem só quando são obrigadas, conseguindo-o fazer de forma bastante eficiente até. Imaginem os padres pedófilos franceses, eles sabiam bem que não estavam a proceder de acordo com a sua suposta moral e no entanto passaram parte significativa das suas vidas a estudar teologia e a ''defender'' um suposto bem. Não acredito que possam ser reabilitados. 

Thomas Hobbes, Hernâni Carvalho, Ticampos.

Citação de whatever, há 4 minutos:

Que estupidez.

A maior prova disso é que farias esse mesmo comentário há 10 anos.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...