Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de andriy pereplyotkin, há 11 minutos:

A maior prova disso é que farias esse mesmo comentário há 10 anos.

Spot on

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, Agora:

Spot on

Do meu lado era só uma piada, obviamente as pessoas mudam pá. E constantemente. Por influência familiar, de amigos, de leituras, de tudo e mais alguma coisa. Achas que és o mesmo gajo de há 10 anos?

Compartilhar este post


Link para o post

Esse é o ponto chave da questão, não é? Se as pessoas mudam ou não. Se vale a pena dar 2ªs oportunidades ou não.

A minha opinião é que depende imenso do perfil de personalidade da pessoa. Eu acho que faz sentido dar uma 2ª oportunidade a quem cometeu um delito não violento, seja fraude, roubo, tráfico de droga, ou mesmo um delito violento numa ocasião única e muito excepcional. Pode ser uma questão de circunstâncias da vida, de companhias, de falta de noção das consequências que para muita gente só as entranham com o avançar da idade. O estado não pode retirar alguém permanentemente da sociedade com ligeireza, as pessoas podem cometer erros e aprender com eles.

Só que quando estamos a falar de reincidências, de crimes violentos ou psicologicamente brutais e altamente nocivos para a sociedade, de pessoas cujo perfil de personalidade faz parecer muito improvável uma mudança substancial, quando temos todos estes factores somados e juntos; acho demasiado lírico que a integridade dos direitos destas pessoas, se possa sobrepor aos riscos que a restante sociedade irá estar exposta ao ter estas pessoas devolvidas à vida activa.

Esse é o ângulo pelo qual eu acho que um tecto máximo de 25 anos e podes sair cá para fora no matter what, como julgo que é a legislação atual portuguesa, não faz sentido. Não que aumentar para 30 ou 40 ou 200 vá fazer alguma diferença para com que os criminosos pensem no tempo da pena e deixem de cometer crimes. Mas pela segurança da restante sociedade de não estar exposta a pessoas que já provaram que são claramente perigosas.

Editado por noikeee
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 11 minutos:

Do meu lado era só uma piada, obviamente as pessoas mudam pá. E constantemente. Por influência familiar, de amigos, de leituras, de tudo e mais alguma coisa. Achas que és o mesmo gajo de há 10 anos?

É uma conversa abstrata e interessante, de facto. Mas há 10 anos já não era adolescente e em termos de carácter e convivencia social/familiar sim, sou o mesmo.

É claro que tenho mais cultura geral e menos paciência. Isto pode definir "mudança"?

 

Editado por kareca

Compartilhar este post


Link para o post

Parece-me que quando se fala em mudança fala-se de uma alteração de 180º em pontos de vista éticos e morais, não é dizer que antes não se gostava de sushi e agora já gosta.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

As pessoas não mudam.

tenho pena de quem vive com essa crença

Compartilhar este post


Link para o post

Btw, o Miguel Tiago perdeu uma oportunidade para estar calado, vir com a conversa do preço do petróleo ser barato na Venezuela e que lá um cabaz inteiro de comida custa 1€ serve só para dar espaço para que se fale de extrema-esquerda. Para além de que aquilo que ele disse é completamente absurdo. 

 

https://mobile.twitter.com/migueltiago/status/1449362131053383686

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post

Contra a pena de morte, excepto em crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Editado por Peplin
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

As pessoas mudam. 

Mas estamos a falar de psicopatas e sociopatas.

Tenho quase a certeza que há alterações no funcionamento do cérebro e que não muda para se adaptar à realidade da sociedade da mesma maneira que qualquer um de nós aqui (espero eu) 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 36 minutos:

Btw, o Miguel Tiago perdeu uma oportunidade para estar calado, vir com a conversa do preço do petróleo ser barato na Venezuela e que lá um cabaz inteiro de comida custa 1€ serve só para dar espaço para que se fale de extrema-esquerda. Para além de que aquilo que ele disse é completamente absurdo. 

 

https://mobile.twitter.com/migueltiago/status/1449362131053383686

Esse rapaz é comediante, so pode...

Compartilhar este post


Link para o post

Essa discussão das pessoas mudarem ou não é muito interessante, mas o que é que adianta se as condições das prisões (diria portuguesas e de 95% do mundo) continuam a ser lastimáveis? Porque quer fiquem lá mais ou menos tempo acho que mereciam um tratamento diferente. É que não há qualquer objetivo de reintegração e diria que a maior parte das pessoas quando saem cá para fora...até podem não se tornar reincidentes, mas ficam totalmente marginalizados. Pelo menos, é a perceção que tenho. 

Compartilhar este post


Link para o post

A prisão não é para recuperar mas para punir. Se fosse para recuperar a sentença era "até ficar melhor ou não ser considerado um perigo para a sociedade", não era decidida conforme o crime.

Se uma criança ou adulto em condições normais fosse encarcerado permanentemente toda a gente acharia que isso seria horrível para o seu desenvolvimento, porque raio se acharia que a prisão teria um efeito diferente em pessoas desequilibradas ou que tomaram decisões horríveis na vida?.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de NIkeL, há 14 minutos:

A prisão não é para recuperar mas para punir. Se fosse para recuperar a sentença era "até ficar melhor ou não ser considerado um perigo para a sociedade", não era decidida conforme o crime.

Uma coisa não tem de impedir a outra. A sentença é a punição, a prisão é onde irá passar a sentença.

Citação de NIkeL, há 16 minutos:

Se uma criança ou adulto em condições normais fosse encarcerado permanentemente toda a gente acharia que isso seria horrível para o seu desenvolvimento, porque raio se acharia que a prisão teria um efeito diferente em pessoas desequilibradas ou que tomaram decisões horríveis na vida?.

Na tua ótica de prisão = punição, por razão nenhuma.

Compartilhar este post


Link para o post

Também podemos olhar para a prisão enquanto punição como algo que é consequência indireta do facto de se estar a proteger a população de alguém nefasto, seja lá o motivo qual for

Editado por Solero

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Solero, há 9 minutos:

Também podemos olhar para a prisão enquanto punição como algo que é consequência indireta do facto de se estar a proteger a população de alguém nefasto, seja lá o motivo qual for

Claro que sim, está intrisecamente ligada à punição de um delito, mas não é o objetivo principal, não pelo menos em Portugal. E ainda bem.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de NIkeL, há 32 minutos:

A prisão não é para recuperar mas para punir. Se fosse para recuperar a sentença era "até ficar melhor ou não ser considerado um perigo para a sociedade", não era decidida conforme o crime.

A ideia do estabelecimento prisional é de melhorar aquele ser humano, idealmente formando e preparando para o mercado de trabalho e viver em sociedade.

Editado por kareca
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 5 minutos:

Uma coisa não tem de impedir a outra. A sentença é a punição, a prisão é onde irá passar a sentença.

Na tua ótica de prisão = punição, por razão nenhuma.

Na minha ótica de prisão = punição? Certo, quando o povo quer um Sócrates na prisão é só para ver se ele aprende que roubar é feio para depois voltar cá para fora e não repetir, não é de todo punição pura. E este é um crime "leve" tendo em conta o que o ser humano pode fazer para ir para a prisão.

Isso é conversa que não é fundada no mundo real... O conceito de prisão não faz sentido num contexto de recuperação. Como é possível achar que encarcerar alguém contra a sua vontade durante anos é a melhor forma de formar e recuperar alguém para viver em sociedade?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 2 minutos:

A ideia do estabelecimento prisional é de melhorar aquele ser humano, idealmente formando e preparando para o mercado de trabalho e viver em sociedade.

Lembro-me sempre do Shawshank Redemption. 

Quando o Morgan Freeman sai passado X anos e tudo é diferente e não se consegue adaptar ao mundo porque o mundo não é mais aquilo que conhecia.
Imaginem hoje em dia ficar 25 anos preso. 

Eu hoje em dia já tenho dificuldade em perceber o fenómeno do tiktok. 

Compartilhar este post


Link para o post

Eu diria que há hipóteses de conseguir reabilitar pelo menos uma parte de quem está preso, nem todos os criminosos são psicopatas e serial killers, mas claro que é a velha história da manta, se nem ao resto da população conseguimos garantir todas as necessidades básicas e acesso à educação, não estou à espera que os reclusos saiam de lá formados em Data Science

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Solero, há 33 minutos:

Eu diria que há hipóteses de conseguir reabilitar pelo menos uma parte de quem está preso, nem todos os criminosos são psicopatas e serial killers, mas claro que é a velha história da manta, se nem ao resto da população conseguimos garantir todas as necessidades básicas e acesso à educação, não estou à espera que os reclusos saiam de lá formados em Data Science

Quem sai da prisão e não repete, eu atiraria para o ar que 99% é porque ou foi um crime de paixão/oportunidade ou porque não quer voltar para a prisão. Não há qualquer recuperação de carácter aí. Não eram lixo humano antes nem passaram a ser cidadãos exemplares depois.

Não pegas num assassino sem escrúpulos, enfia-lo numa cela 20 horas por dia durante 20 anos e achas que vai sair dali alguém com uma nova visão otimista da vida.

Não que eu ache que há formas muito melhores de o fazer, porque não acho que haja assim tanta gente "recuperável". A maioria será crimes de paixão ou oportunidade e esses tomaram uma decisão errada, não são fundamentalmente pessoas que não consigam viver em sociedade. Podes dar acompanhamento mas não são pessoas que dão um 180, nem a prisão desempenhou nenhum papel na recuperação, mas na punição.

Depois há os casos mais extremos que eu acho que apenas uma percentagem ínfima se pode realmente converter numa pessoa completamente diferente.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de NIkeL, há 6 minutos:

Na minha ótica de prisão = punição? Certo, quando o povo quer um Sócrates na prisão é só para ver se ele aprende que roubar é feio para depois voltar cá para fora e não repetir, não é de todo punição pura. E este é um crime "leve" tendo em conta o que o ser humano pode fazer para ir para a prisão.

Isso é conversa que não é fundada no mundo real... O conceito de prisão não faz sentido num contexto de recuperação. Como é possível achar que encarcerar alguém contra a sua vontade durante anos é a melhor forma de formar e recuperar alguém para viver em sociedade?

 

Acho que há aqui um misto de semântica com perspetivas diferentes de ver o mesmo problema.

Nós queremos que o Sócrates seja punido pelo que fez, a forma como irá cumprir a pena não é connosco. Não pedimos que fique atrás das grades (literalmente) o dia todo, que não lhe dêem tarefa nenhuma e que passe 24h por dia a olhar para o teto, comer ou dormir. Isso vai para lá do desumano.

Tanto é fundada no mundo real que é isso que acontece. A prisão é efetivamente uma casa de correção para adultos. A justiça dita a sentença, a partir daí começa uma nova fase. É-te incutida disciplina, tarefas, educação, entre outras coisas. Se daí sai uma pessoa capaz de viver em sociedade, respeitando os outros (incluindo os seus bolsos, já que falas do Sócrates)? Nem sempre, infelizmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 21 minutos:

Lembro-me sempre do Shawshank Redemption. 

Quando o Morgan Freeman sai passado X anos e tudo é diferente e não se consegue adaptar ao mundo porque o mundo não é mais aquilo que conhecia.
Imaginem hoje em dia ficar 25 anos preso. 

Eu hoje em dia já tenho dificuldade em perceber o fenómeno do tiktok. 

O outro velhote é que não aguenta.

 

Editado por kareca

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

As pessoas mudam. 

Mas estamos a falar de psicopatas e sociopatas.

Tenho quase a certeza que há alterações no funcionamento do cérebro e que não muda para se adaptar à realidade da sociedade da mesma maneira que qualquer um de nós aqui (espero eu) 

Mas esses casos não se pode esperar que mudem apenas por estarem presos. Têm que ser seguidos por profissionais especializados nesse tipo de disturbios e preparados para viver em sociedade.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...