Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

https://cheganos.com/pagina-oficial-do-chega-acores-divulga-sondagem-atribuida-a-intercampus-que-nao-fez-qualquer-sondagem-nos-acores-em-novembro/

@Ticampos já tinhas visto isto? Que a tua página de sondagens foi confundida com a empresa verdadeira de sondagens pela página oficial do Chega dos Açores?

Eu não estou por dentro destas questões mas isso, o nome, não te pode dar chatices? Ou seja, se eu criar uma hamburgueria com o nome MC Dunalds não vou ter chatices (no sentido de ser um nome próximo ao original e até no mesmo setor)? Pergunta honesta para quem souber melhor sobre o tema.

Editado por HappyKing
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 55 minutos:

https://cheganos.com/pagina-oficial-do-chega-acores-divulga-sondagem-atribuida-a-intercampus-que-nao-fez-qualquer-sondagem-nos-acores-em-novembro/

@Ticampos já tinhas visto isto? Que a tua página de sondagens foi confundida com a empresa verdadeira de sondagens pela página oficial do Chega dos Açores?

Eu não estou por dentro destas questões mas isso, o nome, não te pode dar chatices? Ou seja, se eu criar uma hamburgueria com o nome MC Dunalds não vou ter chatices (no sentido de ser um nome próximo ao original e até no mesmo setor)? Pergunta honesta para quem souber melhor sobre o tema.

Acabei de mudar o nome da página para Intrapolls, na falta de melhor nome... Obrigado pela partilha.

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post

Essa conversa da Roménia é ridícula e só serve para entreter burros.

Devíamos era comparar com os de cima, não andar a medir milímetros para ver quem está pior.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 25 minutos:

Essa conversa da Roménia é ridícula e só serve para entreter burros.

Devíamos era comparar com os de cima, não andar a medir milímetros para ver quem está pior.

É a mentalidade clássica portuguesa.

Não interessa perceber como que alguém vive bem e como lá chegar.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 11 horas:

Essa conversa da Roménia é ridícula e só serve para entreter burros.

Devíamos era comparar com os de cima, não andar a medir milímetros para ver quem está pior.

Não, não é. É uma conversa que devemos ter, e já, antes que seja tarde de mais. A maioria dos países que entram na UE tem imensa facilidade em apanhar-nos. Uns já nos ultrapassaram, outros para lá caminham. E estamos a falar de países que viveram em ditadura mais 15 anos que nós. A tendência é que os nossos netos, os teus e os meus, nasçam num dos países mais pobres da Europa. E é importante parar para pensar no que temos feito mal e tentar mudar antes que seja tarde. Se a Roménia, que foi governada durante décadas por um ditador lunático, ao nível dos mais imbecis ditadores africanos ou das ex-repúblicas soviéticas da Ásia, e que era conhecida pela tremenda miséria se prepara para ser mais rica que nós servir de alerta para percebermos que o rumo que levamos há imensos anos está errado, esta é uma conversa que devemos, mesmo, ter.

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post

A pergunta de base deveria ser: quão adequado é o indicador PIB per capita para medir a qualidade de vida de uma população?

Na minha opinião é inadequado, por ser uma tentativa de correlação forte entre variáveis de produtividade e eficiência empresariais e a qualidade de vida das pessoas.

Claro que é muito importante termos empresas grandes, eficientes e lucrativas, e claro que são um potenciador de qualidade de vida através de (teoricamente) mais emprego e melhores salários. Mas na minha aceção das palavras, riqueza não é um sinónimo de desenvolvimento. Basta olhar para dezenas de ditaduras, ou até democracias que sejam economicamente dependentes de recursos energéticos cujos preços de mercado têm uma enorme volatilidade

Não conheço a economia romena, mas imaginemos o cenário extremo em que 90% do PIB resulta da produção e distribuição de gás. Se o preço do gás disparar, o PIB per capita dispara e lá vem o Marques Mendes chorar que fomos ultrapassados pela Roménia. Se a guerra acabar e o preço cair a pique, a Roménia volta para a cauda da Europa do PIB per capita e ninguém fala mais no assunto. Mas o que é que esta variação de preços impacta verdadeiramente na qualidade de vida dos romenos ou, mais ainda, na variação relativa da qualidade de vida dos portugueses em comparação com os romenos? De que forma é que este indicador é acionável para um decisor político português tentar corrigir?

Não sei que indicador é mais adequado para medir qualidade de vida das pessoas. Na minha visão deveria incluir a taxa de alfabetização, taxa de população com ensino superior e respetivo custo médio vs. salário médio, tempos médios de espera na saúde e respetivo custo médio vs. salário médio, taxa de crimes violentos per capita, tempos médios da justiça, taxa de pobreza, taxa de desemprego, custo do cabaz alimentar vs. salário médio, indicadores de democracia e de corrupção, etc. Assim à toa talvez o Índice de Desenvolvimento Humano seja o melhor indicador standardizado, mas o PIB per capita seguramente não é.

Editado por Quan Chi
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Quan Chi, há 31 minutos:

A pergunta de base deveria ser: quão adequado é o indicador PIB per capita para medir a qualidade de vida de uma população?

Na minha opinião é inadequado, por ser uma tentativa de correlação forte entre variáveis de produtividade e eficiência empresariais e a qualidade de vida das pessoas.

Claro que é muito importante termos empresas grandes, eficientes e lucrativas, e claro que são um potenciador de qualidade de vida através de (teoricamente) mais emprego e melhores salários. Mas na minha aceção das palavras, riqueza não é um sinónimo de desenvolvimento. Basta olhar para dezenas de ditaduras, ou até democracias que sejam economicamente dependentes de recursos energéticos cujos preços de mercado têm uma enorme volatilidade

Não conheço a economia romena, mas imaginemos o cenário extremo em que 90% do PIB resulta da produção e distribuição de gás. Se o preço do gás disparar, o PIB per capita dispara e lá vem o Marques Mendes chorar que fomos ultrapassados pela Roménia. Se a guerra acabar e o preço cair a pique, a Roménia volta para a cauda da Europa do PIB per capita e ninguém fala mais no assunto. Mas o que é que esta variação de preços impacta verdadeiramente na qualidade de vida dos romenos ou, mais ainda, na variação relativa da qualidade de vida dos portugueses em comparação com os romenos? De que forma é que este indicador é acionável para um decisor político português tentar corrigir?

Não sei que indicador é mais adequado para medir qualidade de vida das pessoas. Na minha visão deveria incluir a taxa de alfabetização, taxa de população com ensino superior e respetivo custo médio vs. salário médio, tempos médios de espera na saúde e respetivo custo médio vs. salário médio, taxa de crimes violentos per capita, tempos médios da justiça, taxa de pobreza, taxa de desemprego, custo do cabaz alimentar vs. salário médio, indicadores de democracia e de corrupção, etc. Assim à toa talvez o Índice de Desenvolvimento Humano seja o melhor indicador standardizado, mas o PIB per capita seguramente não é.

Isso já foi discutido para trás. PIB não é riqueza, mas se excluirmos os países que vivem dos recursos naturais (Catar, Kuwait, etc.), existe uma correlação positiva, embora obviamente não perfeita, entre riqueza e desenvolvimento. São praticamente indissociáveis.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 horas:

Isso já foi discutido para trás. PIB não é riqueza, mas se excluirmos os países que vivem dos recursos naturais (Catar, Kuwait, etc.), existe uma correlação positiva, embora obviamente não perfeita, entre riqueza e desenvolvimento. São praticamente indissociáveis.

A questão da Roménia se situar num ponto estratégico para as pipelines que vão passar pelo mar negro não terá relevo nessa conversa também?

Pergunto mesmo por ignorância, que sei que têm alguma coisa relacionada com pipelines, nem sei se já têm alguma coisa materializada ou não

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

A questão da Roménia se situar num ponto estratégico para as pipelines que vão passar pelo mar negro não terá relevo nessa conversa também?

Pergunto mesmo por ignorância, que sei que têm alguma coisa relacionada com pipelines, nem sei se já têm alguma coisa materializada ou não

E serem o lugar onde os alemães vão lavar as notas? 

E terem feito da Dacia o que nós não fizemos da Famel?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Castor, há 53 minutos:

Não percebi um crl do 2º semestre. Vou pagar 30% de IRS, é isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de whatever, há 9 minutos:

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/novas-tabelas-do-irs-de-julho-mostram-taxa-efetiva-de-imposto

 

E isto são as tabelas de retenção, não é propriamente o que se "paga".

Bold: sim, tens razão.

Fiquei um pouco menos perdido com esse texto, mas continuo com 300 duvidas.

Vou esperar que saia um esclarecimento num generalista, para o comum dos mortais entender o que vai acontecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 2 horas:

E serem o lugar onde os alemães vão lavar as notas? 

E terem feito da Dacia o que nós não fizemos da Famel?

A Dacia é francês 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Castor, há 2 horas:

WTF, pelo que vi no meu caso no 2º semestre ainda vão reter mais do que fazem de momento.

Já não chegava o assalto que em Portugal se faz sobre o rendimento no trabalho, ainda têm a ousadia que carregar mais.

Compartilhar este post


Link para o post

ah esquece, n percebo nada disto

isto é a taxa marginal? n costuma estar representada com dinheiro anual isso?

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post


Link para o post

Mas tinha lido ( por alto ) que no segundo semestre os contribuintes iam ter um salário bruto maior. Deduzo que isso seja possível com menos retenção que no primeiro semestre

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de FabioK, há 4 minutos:

Mas tinha lido ( por alto ) que no segundo semestre os contribuintes iam ter um salário bruto maior. Deduzo que isso seja possível com menos retenção que no primeiro semestre

Mas o salário bruto quem te dá é a empresa. Fiquei confuso nessa parte. Vão aumentar os salários durante 6 meses?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Assim é que está bem que a energia está cara. 

Fds, se isso estivesse na página do Insónias eu acreditava na hora, ri-me demasiado.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Poeira, há 13 minutos:

Fds, se isso estivesse na página do Insónias eu acreditava na hora, ri-me demasiado.

Não sendo lisboeta tenho pena dos lisboetas. Primeiro levam com o Medina que me parece um político fraco e que teve envolvido em N problemas na autarquia - a questão russa, etc (não o crítico mais porque o @Plagio o Original vem já ai me insultar) e agora levam com alguém que tem o absoluto toque de Midas. Este vídeo resume na perfeição o mandato do Moedas. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Que p*ta de confusão f*da-se. Sempre a inventar e a complicar.

Achei que até é relativamente simples, dentro daquilo que se pode fazer.

Basicamente aplicas a mesma lógica da taxa de retenção antiga do IRS pelo que está no decreto lei. Usando o exemplo de alguém que ganha 1000€ sem dependentes acho que ficava algo do género:

Salário bruto = 1000€;

IRS retido = 1000€ * 0.265 - 176.23 = 88.77€

Segurança social = 1000€ * 0.11 =  110

Salário líquido = 1000€ - 88.77€ - 110€ = 801.23€

Citação de Plagio o Original, há 1 hora:

ah esquece, n percebo nada disto

isto é a taxa marginal? n costuma estar representada com dinheiro anual isso?

A partir do 2º semestre vamos passar a ter uma taxa de retenção de IRS mais parecida com aquilo que é a taxa "real" de IRS.

Citação de FabioK, há 58 minutos:

Mas tinha lido ( por alto ) que no segundo semestre os contribuintes iam ter um salário bruto maior. Deduzo que isso seja possível com menos retenção que no primeiro semestre

Salário líquido maior. O objectivo é que em 2024 a devolução de IRS seja menor, ou seja, o que reténs de IRS mensalmente é cada vez mais perto daquilo que realmente tens que pagar ao estado.

Editado por Castor
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...