Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Peplin, há 1 hora:

A contribuição para a SS não é um imposto nem é dar dinheiro ao Estado. Ou melhor, é, mas ele retorna a nós na altura da reforma, ou em situações de desemprego, baixa, etc.

Isso é menos verdade nos escaloes mais altos do IRS porque apesar de pagarem uma percentagem fixa, existe um cap para o que recebes do fundo do desemprego e mesmo a nivel de reforma...

Ja ha varios paises na Europa onde isso mudou, na Alemanha, descontas x para a SS mas quando chegas ate um certo nivel salarial, e tudo acima desse braket é social security free. A mesma coisa acontece na parte da saude, é obrigatorio ter um seguro de saude, mas podes optar pela privado em vez do estatal. Isto é o mesmo em todos os paises da Escandinavia com a excepcao da Suecia (acho eu)

Nao se pode querer ter em Portugal o mesmo nivel de impostos que esses paises mas esquecer os benefecios para quem tem maiores rendimentos.

O problema de Portugal e a razao porque muita gente imigra é nao so o nivel salarial mas tambem a carga fiscal...reter talento é a coisa mais importante para um pais e nao é por acaso que agora quem regressa a Portugal tem uma reducao de 50% na taxa de IRS nos primeiros 5 anos depois de regressar (depois de 5 anos é para emigrar outra vez)

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Justificar a proteção do ambiente com este roubo é mesmo atirar o barro à parede a ver se cola. c*brões

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 20 minutos:

Isso é menos verdade nos escaloes mais altos do IRS porque apesar de pagarem uma percentagem fixa, existe um cap para o que recebes do fundo do desemprego e mesmo a nivel de reforma...

Ja ha varios paises na Europa onde isso mudou, na Alemanha, descontas x para a SS mas quando chegas ate um certo nivel salarial, e tudo acima desse braket é social security free. A mesma coisa acontece na parte da saude, é obrigatorio ter um seguro de saude, mas podes optar pela privado em vez do estatal. Isto é o mesmo em todos os paises da Escandinavia com a excepcao da Suecia (acho eu)

Nao se pode querer ter em Portugal o mesmo nivel de impostos que esses paises mas esquecer os benefecios para quem tem maiores rendimentos.

O problema de Portugal e a razao porque muita gente imigra é nao so o nivel salarial mas tambem a carga fiscal...reter talento é a coisa mais importante para um pais e nao é por acaso que agora quem regressa a Portugal tem uma reducao de 50% na taxa de IRS nos primeiros 5 anos depois de regressar (depois de 5 anos é para emigrar outra vez)

Mas isso sempre foi assim e acho que faz sentido que seja. A diferença em valor absoluto entre o ordenado e a reforma/subsídio de desemprego é maior quanto maior for o valor do rendimento, mas também a capacidade de poupança é superior, portanto uma pessoa que tinha um vencimento de 10000 €/mês será menos dependente da sua reforma do que uma pessoa que tinha um vencimento de 1000 €/mês.

Independentemente disso, concordo contigo, mas infelizmente a carga fiscal em Portugal decorre também do tipo de economia que temos e da incapacidade que temos para transformá-la, atraindo mais emprego qualificado e de mais elevada remuneração.

Ainda não há muito tempo apanhei uma notícia que falava dos escalões de remuneração do emprego criado nos últimos meses e era assustadora a percentagem de emprego criado com vencimentos abaixo dos 1000 €.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 4 horas:

Quando fui para Bragança só havia IP4, e de Amarante a Bragança a viagem era tenebrosa. O governo que decidiu estender a A4 até lá está de parabéns porque a qualidade da viagem melhorou da noite para o dia. Até tenho pena dos pobres que tiveram de usar a nacional para ir para trás-os-montes, só a subida do Marão nunca mais acaba em curvas e contra-curvas.

O comboio, pelo que sei, faz parte de um plano de ligar todas as capitais de distrito por linha ferroviária, o que já não acontece em Bragança desde 1992.

A viagem Porto - Tras-os-Montes nos 90 era o terror. Era puto e posso estar a exagerar mas julgo que com a familia chegamos a demorar umas 6 horas até Bragança, passava-se nas miticas "curvas de Murça", curvas e contra curvas para os putos virarem o barco. Era qualquer coisa. 

Depois no IP4 era aquele terror constante na descida do Marão para ambos os lados. Nos ultimos anos nas zonas mais criticas reduziram para uma só faixa, mas lembro-me dos filmes de camiões e camionetas por ali abaixo, pqp.

Editado por antifa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 9 minutos:

A viagem Porto - Tras-os-Montes nos 90 era o terror. Era puto e posso estar a exagerar mas julgo que com a familia chegamos a demorar umas 6 horas até Bragança, passava-se nas miticas "curvas de Murça", curvas e contra curvas para os putos virarem o barco. Era qualquer coisa. 

Depois no IP4 era aquele terror constante na descida do Marão para ambos os lados. Nos ultimos anos nas zonas mais criticas reduziram para uma só faixa, mas lembro-me dos filmes de camiões e camionetas por ali abaixo, pqp.

Confirmo as 6 horas porque eu próprio já fiz o trajeto da N15, desde Bragança ao Porto, e o tempo de condução foi cerca de 5:30.

O IP4 no Inverno era perigosíssimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de manfrenjensenden, há 4 minutos:
Ainda me lembro quando de Bragança a Lisboa eram 9 horas de distância. Naquela altura, só queria um avião para lá ir mais amiúde.

Não era com a miuda? :espanto:

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de manfrenjensenden, há 11 minutos:
Ainda me lembro quando de Bragança a Lisboa eram 9 horas de distância. Naquela altura, só queria um avião para lá ir mais amiúde.

gif version | Ah, I See You're a Man of Culture As Well | Culture, Memes,  Find someone who

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Temos taxas muito elevadas no ramo energético, com o preço dos combustíveis a subir, penso que teremos de baixar essas taxas e possivelmente compensar noutros lados. A meu ver pode-se tornar insustentável se os preços continuarem a subir. Espanha por exemplo tem 61% de imposto na eletricidade e vai baixar para 50, nós temos 64% e não temos planos para baixar para já. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 7 minutos:

Espanha por exemplo tem 61% de imposto na eletricidade e vai baixar para 50, nós temos 64% e não temos planos para baixar para já. 

E cortar nos subsídios e regalias que eles têm? Ye right

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 10 minutos:

Eras um caso isolado, obviamente. 

Não sou o único 🤣

 

Citação de manfrenjensenden, há 9 minutos:

 

Se o resto da música é sobre ir ter com a Maria, como é que ela fazia a viagem com ele? 😅

Pois 😅

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Confirmo as 6 horas porque eu próprio já fiz o trajeto da N15, desde Bragança ao Porto, e o tempo de condução foi cerca de 5:30.

O IP4 no Inverno era perigosíssimo.

Bendita a hora em que construíram o túnel e estenderam a A4. Passar pelo Marão e por ali fora até Bragança era um pesadelo. Agora faz-se Porto-Bragança em cerca de 2h e antes se demoravas 3h já ias com sorte. 

Ao meu pai uma vez rebentou-lhe a embraiagem à saída de Bragança num Renault 5 e fez a viagem de volta pelo IP4 e pelo Marão sem embraiagem. Ainda hoje não sei como o carro chegou inteiro a casa. 

Editado por JGabriel

Compartilhar este post


Link para o post

Meu Deus como é bom morar
Modesto primeiro andar
A contar vindo do céu

 

Enganei-me bem mais vezes nesta parte.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Bashir, há 12 minutos:

Meu Deus como é bom morar
Modesto primeiro andar
A contar vindo do céu

 

Enganei-me bem mais vezes nesta parte.

Não é "no rés do"?

TIL

  • Like 10

Compartilhar este post


Link para o post

Eu sei que este post vai soar a chavalo privilegiado com o velho argumento de que o carro dá conforto e gosto é de andar com o cu sentado e quentinho, mas não deixa de ter sempre o seu fundo de verdade e gostava dar a minha opinião. 

 De minha casa à estação de comboios é 10m a pé e da estação de entrecampos à minha faculdade são também 10/15m a pé, depende do passo da pessoa (há sempre a opcão de apanhar metro até ao Saldanha, mas pelo menos para mim é uma perda de tempo já que ando a bom ritmo e chego à faculdade a pé mais rápido), faço este caminho sem qualquer problemas, não custa nada. No secundário cheguei a fazer mais (estudava em Lisboa por causa da minha avó e morava/moro em Massamá), era metro-comboio-casa, mas foi sempre num horário favorável, pouca afluência, uma pessoa vai sentada (ou mesmo que não venha sentada) tranquilo da vida. 

Desde que entrei na faculdade (estudo em pós laboral, das 18h30 às 23h), mais ou menos na mesma altura começei a trabalhar num supermercado a fazer 6/7h por dia, principalmente reposição. É como tudo, há dias que custam menos outros que custam mais, há dias que chego ao final das aulas e tou bastante cansado, tipo aqueles em que se entra às 9h e sai-se às 18h (a contar com as duas horas de almoço) e depois é aulas até às 23h. Depois disto, chegar à estação de Entrecampos para apanhar o comboio das 23h17 e estar a plataforma à pinha e aparecer um comboio de 3 carruagens e ir numa lata de sardinhas, é exasperante. Não sei se é por falta de carruagens, não sei se é por a CP achar (mal) que é de noite não há afluência suficiente para mais carruagens, mas 95% das vezes, às 23h17 (até mesmo o das 23h47, tem mais afluência do que se pensa) aparece um comboio de três carruagens para uma plataforma completamente à pinha. Decerto que há quem passe pior, até me podem dizer que é só 23m até Massamá e que me aguente, mas dia após dia disto, é extremamente cansativo. Foram dois anos inteiros disto (entretanto apareceu a pandemia). Dia após dia após dia disto não só cansa, irrita, a pessoa fica noutro estado psicológico.

Entretanto tirei a carta e quando posso, não é sempre, 2 a 3 dias da semana, sendo que o terceiro já depende duma eventual folga que seja à semana e não ao f-d-s, levo o carro para a faculdade. É verdade que a gota tá cara, mas sair às 23 das aulas e vir na paz do senhor a 80 no ic19 confortável e quentinho 😂 muitas vezes mais que compensa essa batelada de dinheiro da gasosa. Por exemplo, quando o comboio vem com as carruagens normais, não há problema, arranjo praticamente sempre lugar e tudo, porque nem é muito pelo lugar, sou jovem não me importo de vir 20m em pé, é mesmo não vir numa lata de sardinhas com as pessoas em cima umas das outras que até elas com a máscara dá para sentir a respiração, um reforço destes da CP era o suficiente para eu largar o carro definitivamente, mesmo que não o use sempre, a ir para a faculdade. 

O post já vai longo e posso não tar a dizer pão, mas queria só tentar dar um insight do porquê dum jovem estudante-trabalhador por vezes optar andar de carro e ser mais um a poluir e a ocupar estrada, quando até é bastante privilegiado no transporte (no sentido em que para casa basta apanhar um comboio de 23m e andar cerca de 10m, há quem passe muito pior, como a malta da margem sul da minha faculdade por exemplo..) 

  • Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de manfrenjensenden, há 1 hora:

 

Se o resto da música é sobre ir ter com a Maria, como é que ela fazia a viagem com ele? 😅

Podia ir de viagem com a cunhada 😉

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Não é "no rés do"?

TIL

A minha vida universitária em Maio passou a ser uma mentira depois daquele post, sinto-me enganado.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 15 horas:

As actuais 2 horas para Bragança, com o túnel do Marão, já são um luxo do crl.

Bragança vai ter uma paragem do AVE ali à porta, mas acho absurdo uma hipotética ligação da alta velocidade tuga ser feita por ali.

Sim, é isso. Por ali só numa eventual ligação a França, mas não faz qualquer sentido. Depois há isto, 75 minutos de Bragança ao Porto só se o comboio não parasse em mais lado nenhum. Isto não cabe na cabeça de ninguém.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 9 horas:

Não é "no rés do"?

TIL

Isto é o equivalente a ter descoberto que "contra pilas" era, na verdade, "Caterpillar". Para minha defesa, já o sei há algum tempo, mas a vergonha foi tanta que nunca mais me esqueci 😂

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 6 minutos:

Isto é o equivalente a ter descoberto que "contra pilas" era, na verdade, "Caterpillar". Para minha defesa, já o sei há algum tempo, mas a vergonha foi tanta que nunca mais me esqueci 😂

Por muito tempo pensei que era corta pilas 😂😂

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...