Lebohang Publicado 24 Junho 2016 O território ultramarino no extremo da península ibérica foi o que mais se mobilizou a favor da UE, com 92% dos 30 mil habitantes a escolherem ficar. O facto de não terem encontrado eco entre os conterrâneos que vivem no Reino, por si só, já seria suficiente para augurar um futuro tumultuoso, considerando que Espanha sempre manteve a reivindicação do território a norte de Marrocos — uma reivindicação que, tendo sido sempre rejeitada pela maioria da população gibraltina, poderá ganhar novos apoios com a vitória do Brexit. Assim o espera Espanha. Esta manhã, com a saída do Reino Unido da UE já confirmada, o governo conservador interino de Mariano Rajoy anunciou que vai perseguir a co-soberania de Gibraltar, que pertence aos britânicos desde 1713. "O resultado do referendo muda completamente o panorama e abre novas possibilidades que Gibraltar não via há muito tempo", disse José Manuel García-Margallo, o ministro interino dos Negócios Estrangeiros do PP, que este domingo disputa a presidência do Executivo espanhol em eleições antecipadas. "Espero que a fórmula de co-soberania — para ser claro, ter a bandeira espanhola hasteada no Rochedo — esteja mais próxima do que nunca", disse o chefe da diplomacia. Contactado pela Reuters, o porta-voz do governo da península recusou-se a comentar de que forma é que o Brexit pode ditar uma alteração do estatuto do território, sendo que no passado 99% da população votou contra a co-soberania. Para já Madrid vai fazer de tudo para manter Gibraltar fora de quaisquer negociações do Reino Unido com Bruxelas para executar a saída do bloco, procurando manter negociações bilaterais com vista à co-soberania e ao eventual controlo da península pelos espanhóis, disse García-Margallo. Espanha é rápida a mexer-se. :lol: Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 24 Junho 2016 de referir tb e pq é fundamental na minha área o UK perde o direito a concorrer a todo o dinheiro do Horizonte 2020 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 24 Junho 2016 Que nojentinhos de 7ª categoria. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 24 Junho 2016 A atitude da Espanha é totalmente normal... Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 24 Junho 2016 (editado) É "normal" mas bastante reprovável. Deviam tirar o touro daquelas bandeiras vermelhas e amarelas oficiosas que se vê nos estádios e colocarem no lugar dele um abutre. Editado 24 Junho 2016 por Lebohang Compartilhar este post Link para o post
George Kaplan Publicado 24 Junho 2016 de referir tb e pq é fundamental na minha área o UK perde o direito a concorrer a todo o dinheiro do Horizonte 2020 Uma pergunta, quando abre os prazos para concorrer? ou como funciona? Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 24 Junho 2016 (editado) Uma pergunta, quando abre os prazos para concorrer? ou como funciona? penso que já esteja aberto até...o funcionamento deduzo que seja candidatares-te seguindo o que eles requerem e esperar que seja aprovado ou não..não sei bem como funciona..nunca procurei como funciona pessoal que conheço que trabalha na área das ciências lá está toda apreensiva pq não sabem o que vai acontecer às bolsas que já possuem e como será daqui para a frente os grupos já envolvidos em projectos europeus de investigação Editado 24 Junho 2016 por lordbifana Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 24 Junho 2016 (editado) Antes de mais, devo dizer que me fui deixando e ficando um pouco alheado deste tema porque sempre me pareceu que a permanência era certa. Achei que os argumentos económicos iam acabar por prevalecer face às questões da emigração e que qualquer britânico com dois dedos de testa iria votar, portanto, para ficar. Agora parece que o azar bateu à porta e tenho, portanto, algumas dúvidas. Apesar de tudo, devo dizer que tenho uma secreta esperança de que isto não passem de ameaças. Afinal, o resultado do referendo, para efeitos legais, não é vinculativo nem o primeiro-ministro é obrigado a levá-lo para a frente (embora por questões óbvias o deva fazer). A minha questão prende-se com o seguinte: é viável um cenário onde o Cameron não avance com a saída da UE até outubro, altura da sua demissão, abrindo espaço a 4 meses de intenso debate, que culminem num dia de novas eleições onde exista um candidato que diga: "Se vencer, amanhã às 09h estou a tirar-nos da UE" e outro que diga "Não, não vamos sair da UE"? No fundo, seria a recriação do referendo, que poderia levar à eleição do candidato favorável à permanência na UE. Isto pode ou não acontecer? Ou, por exemplo, dar-se a situação, ainda que signifique um par de anos extremamente instáveis, de o UK negociar a saída e, no fim, voltarem a perguntar os britânicos se é aquele acordo, aquele que foi possível arranjar, o que realmente querem. Tenho outra dúvida, agora mais enquadrada no contexto português e das conversas de "esquerda" e de "direita". Se calhar estou errado, mas quem mais defende cortes com o "conceito" europeu, têm sido partidos de esquerda (em Portugal, o PCP, ao querer a saída da moeda única). No entanto, quem mais parece ganhar com este tipo de cortes com a Europa são os partidos de extrema-direita, devido à questão da emigração. Isto está a fazer sentido ou está a faltar-me alguma coisa? Ou apenas sucede por coincidência, porque são motivações completamente diferentes? Basta uma leitura rápida por uns quantos comentários do facebook para se perceber que esta questão não é propriamente entendida pelas pessoas, cada um dispara para onde lhe apetece. Editado 24 Junho 2016 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 24 Junho 2016 Isto vai ser muito mau para o UK, alias, acredito que a Escócia e a Irlanda do Norte vão avançar com referendos para ficarem independentes. Parece-me que isto foi apenas um tiro no pé por parte do UK. O efeito dominó que posso provocar não me parece preocupante, não estou a ver muitos países em que este referendo ganhasse, na Alemanha dificilmente haverá um referendo deste tipo, só na França é que pode acontecer. Compartilhar este post Link para o post
George Kaplan Publicado 24 Junho 2016 Isto vai ser muito mau para o UK, alias, acredito que a Escócia e a Irlanda do Norte vão avançar com referendos para ficarem independentes. Parece-me que isto foi apenas um tiro no pé por parte do UK. O efeito dominó que posso provocar não me parece preocupante, não estou a ver muitos países em que este referendo ganhasse, na Alemanha dificilmente haverá um referendo deste tipo, só na França é que pode acontecer. Holanda e Dinamarca tb o querem. Na Dinamarca a ideia parece ter sido ja rejeitada Compartilhar este post Link para o post
bruno2 Publicado 24 Junho 2016 f*da-se e eu que queria ir pra lá viver uns anitos ... :cry: Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 24 Junho 2016 (editado) Mas não são os países que querem referendos, a maioria são partidos extremistas e pequenos. Além disso, não esquecer que a legislação no Reino Unido é diferente de todos os países europeus e, para haver referendo, não é só um líder dum partido vir para o Twitter dizer que deseja que aconteça um. O que está a acontecer, obviamente, é aproveitarem-se dos resultados a quente, nada mais. Editado 24 Junho 2016 por Koper Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 24 Junho 2016 Dinamarca e Holanda é como quem diz: partidos minoritários de direita na Dinamarca e na Holanda querem, Tammbém tens partidos de direita em França, Itália, etc a pedir o mesmo. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 24 Junho 2016 Escocia, Irlanda do Norte querem ser independentes do UK. Londres quer um novo referendo. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 24 Junho 2016 (editado) Acho piada quando quem não está satisfeito com os resultados de um(a) referendo/eleição pede a realização de outro(a). Editado 24 Junho 2016 por Enzo Dios Perez Compartilhar este post Link para o post
Tugax. Publicado 24 Junho 2016 penso que já esteja aberto até...o funcionamento deduzo que seja candidatares-te seguindo o que eles requerem e esperar que seja aprovado ou não..não sei bem como funciona..nunca procurei como funciona pessoal que conheço que trabalha na área das ciências lá está toda apreensiva pq não sabem o que vai acontecer às bolsas que já possuem e como será daqui para a frente os grupos já envolvidos em projectos europeus de investigação Em principio quem já tem bolsa/projectos aprovados não deve perder. Apenas não podem concorrer a mais nenhum. Tinha bolsa para começar em Outubro e já não sei se vou com este resultado. Compartilhar este post Link para o post
Deepstair Publicado 24 Junho 2016 Estou a ver que existe uma falta de uma voz a favor do Brexit por aqui, se quiserem trocar uns argumentos comigo eu perco um tempo nisto. Mas posso demorar visto que estou a Trabalhar. Na minha óptica de Analista de Mercados o que levou ontem o Brexit a vencer foi principalmente o argumento sobre a Soberania. O medo de um Estado europeu em que os principais papeis são preenchidos por pessoas não eleitas directamente levou a que um eleitorado tradicionalmente ignorado se move-se para votação a favor do Brexit. Lanço então uma pergunta, Preferem um Portugal soberano ou um Estado Federal Europeu? Compartilhar este post Link para o post
DonSk Publicado 24 Junho 2016 (editado) Não há dúvida que a maioria quer a saída mas também não há dúvidas que também uma grande maioria está fortemente contra isto e sobretudo partes importantes, como a Escócia. O meu irmão vive lá e como tal estou seriamente preocupado, mais com a livre circulação de pessoas e bens, como questão direta, e a longo prazo com a reacção do próprio país e dos restantes europeus. Isto economicamente porque sabe-se lá as medidas sociais e política externa que eventuais acéfalos que subam ao poder podem tomar. Editado 24 Junho 2016 por DonSk Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Junho 2016 Eu respondo à tua pergunta com outra: Será que Portugal tem condições para se tornar, neste momento, num estado soberano? Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 24 Junho 2016 Estou a ver que existe uma falta de uma voz a favor do Brexit por aqui, se quiserem trocar uns argumentos comigo eu perco um tempo nisto. Mas posso demorar visto que estou a Trabalhar. Na minha óptica de Analista de Mercados o que levou ontem o Brexit a vencer foi principalmente o argumento sobre a Soberania. O medo de um Estado europeu em que os principais papeis são preenchidos por pessoas não eleitas directamente levou a que um eleitorado tradicionalmente ignorado se move-se para votação a favor do Brexit. Lanço então uma pergunta, Preferem um Portugal soberano ou um Estado Federal Europeu? Para as pessoas? Isto foi um argumento de mandar os emigrantes fora, e de acreditar em argumentos muito mal fundados... Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 24 Junho 2016 Isto foi um referendo muito mal projectado por quem defendia a permanência na UE. Quem estava contra, aproveitou-se de sentimentos nacionalistas e até mesmo xenófobos para levarem a sua avante. Outros votaram a saída porque exigiam mudança. Mas no fundo não sabem para onde se estarão a meter. Só espero que a Escócia e Irlanda do Norte batam pé e defendam os seus interesses. Compartilhar este post Link para o post
Cracel Publicado 24 Junho 2016 Não esquecer que há relativamente pouco tempo houve um referendo para se decidir sobre a soberania da Escócia face a Londres. Existem algum período a respeitar entre referendos com o mesmo tema, a mesma pergunta no fundo? Compartilhar este post Link para o post
vampirado Publicado 24 Junho 2016 Vivo em Inglaterra ha' dois anos e meio e acho q o Brexit foi uma boa escolha, para todos. 1- a UE esta podre. A crise financeira veio expor as entidades "nao-democraticas" que governam a UE e isso a mim faz-me uma enorme confusao. Sigo ocasionalmente o ex Miniistro Grego das Financas, q n se cansa de destacar o q se passa nos bastidores da UE e parece q ninguem lhe liga, entre outros menos famosos. 2- a constante crise economica q se tenta tapar com austeridade e' sintoma q as fundacoes da UE estao erradas, n criam emprego e n dao estabilidade. 3- n conheco ninguem aqui em inglaterra q ache que a UE funcione bem. A vasta maioria concorda que o "conceito" da UE e' positivo, mas a forma como a UE tem sido construida e nos moldes em que funciona e' um desastre. E eu, concordo. 4- sim o rascismo/intolerancia 'as imigracoes aparece mto na TV, mas nos debates a serio q tenho visto na BBC e na ITV deixam-me a clara idea que pertencer a' UE e' sinonimo de ter deveres claros mas beneficios envoltos em nevoeiro, e isto causa duvidas e as duvidas causam medo. 5- para mim, a UE esta num estado tao mau q para mudar, n vai la com "politiquices". Tem de haver um abanao a serio, o povo tem de mostrar q n esta contente e tem de exigir a mudanca. Isto e' o q significa o Brexit na minha prespectiva: queremos fazer "reset" a' UE. 6- espero sinceramente q isto tenha um efeito domino e se alastre ao resto da europa. Temos de mudar e isto e' uma optima oportunidade. 7- tenho consciencia dos riscos, principalmente financeiros mas tmb o facto q os extremistas/fundamentalistas vao-se aproveitar disto para fazer passar as suas mensagens de odio e intolerancia. Mudar tem riscos, e este e' um deles. 8- ficar? para mim ficar e' perpetuar uma uniao cujas fundacoes estao podres. E' continuar a dar poder a quem n tem legitimidade para o ter e e' n ter forca para querer mais. A minha vida pode ficar afectada pelo feito de viver no UK sendo estrangeiro, mas prefiro o risco da procura de algo melhor, do q ficar resignado a uma prisao de boas intencoes. Acho q o Brexit representa a procura de algo melhor! O futuro dira' se o vamos encontrar... Compartilhar este post Link para o post