whatever Publicado 24 Junho 2016 Antes de mais, devo dizer que me fui deixando e ficando um pouco alheado deste tema porque sempre me pareceu que a permanência era certa. Achei que os argumentos económicos iam acabar por prevalecer face às questões da emigração e que qualquer britânico com dois dedos de testa iria votar, portanto, para ficar. Agora parece que o azar bateu à porta e tenho, portanto, algumas dúvidas. Apesar de tudo, devo dizer que tenho uma secreta esperança de que isto não passem de ameaças. Afinal, o resultado do referendo, para efeitos legais, não é vinculativo nem o primeiro-ministro é obrigado a levá-lo para a frente (embora por questões óbvias o deva fazer). A minha questão prende-se com o seguinte: é viável um cenário onde o Cameron não avance com a saída da UE até outubro, altura da sua demissão, abrindo espaço a 4 meses de intenso debate, que culminem num dia de novas eleições onde exista um candidato que diga: "Se vencer, amanhã às 09h estou a tirar-nos da UE" e outro que diga "Não, não vamos sair da UE"? No fundo, seria a recriação do referendo, que poderia levar à eleição do candidato favorável à permanência na UE. Isto pode ou não acontecer? Ou, por exemplo, dar-se a situação, ainda que signifique um par de anos extremamente instáveis, de o UK negociar a saída e, no fim, voltarem a perguntar os britânicos se é aquele acordo, aquele que foi possível arranjar, o que realmente querem. Tenho outra dúvida, agora mais enquadrada no contexto português e das conversas de "esquerda" e de "direita". Se calhar estou errado, mas quem mais defende cortes com o "conceito" europeu, têm sido partidos de esquerda (em Portugal, o PCP, ao querer a saída da moeda única). No entanto, quem mais parece ganhar com este tipo de cortes com a Europa são os partidos de extrema-direita, devido à questão da emigração. Isto está a fazer sentido ou está a faltar-me alguma coisa? Ou apenas sucede por coincidência, porque são motivações completamente diferentes? Basta uma leitura rápida por uns quantos comentários do facebook para se perceber que esta questão não é propriamente entendida pelas pessoas, cada um dispara para onde lhe apetece. O Cameron já disse que não ia accionar o tal artigo 50, isso vai ficar para o próximo governo. Tens razão em relação ao desagrado da esquerda com a UE, aliás, é essa uma das razões pelas quais o Corbyn esteve na campanha quase a arrastar os pés, no último referendo nos anos 70 muitos Trabalhistas estavam pela saída e a Thatcher e companhia queriam manter-se. O que aconteceu neste referendo é que se juntou no campo do Leave ideias de campos opostos o nacionalismo soberano da esquerda ortodoxa com a xenofobia da direita radical. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Junho 2016 5- para mim, a UE esta num estado tao mau q para mudar, n vai la com "politiquices". Tem de haver um abanao a serio, o povo tem de mostrar q n esta contente e tem de exigir a mudanca. Isto e' o q significa o Brexit na minha prespectiva: queremos fazer "reset" a' UE. Se estás fora, não fazes reset algum. Limitas-te a estar fora. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 24 Junho 2016 Sobre uma das questões do UnReal, duvido que alguém se atreva a recuar na decisão que saiu do referendo. Além de anti-democrático, provavelmente seria equivalente a morte política. Compartilhar este post Link para o post
Deepstair Publicado 24 Junho 2016 Eu respondo à tua pergunta com outra: Será que Portugal tem condições para se tornar, neste momento, num estado soberano? Todos os paises tem essa capacidade, a única diferença é as dificuldades que vão enfrentar aquando da saída. Portugal vai se ver com mais dificuldades na saída da europa a medida que mais tempo passa dentro dela. Aos Portugueses a pergunta é se estão dispostos a passar dificuldades pela independência ou não. A mesma pergunta foi feita aos Ingleses e eles deram resposta positiva. O momento perfeito de saída de Portugal já passou, foi antes do segundo Bailout(falha-me a palavra em Português), agora Portugal está escravisado pelo BCE. Se Portugal sair agora terá de aceitar que irá entrar em banca rota no imediato. A economia Portuguesa era aniquilada. O meus planos a 5/10 anos Prevêem a saída de Portugal mas não pelo proprio pé mas como consequência do colapso da Europa. IMHO. Alias a minha analise do Euro preveu está mesma queda que será bem mais profunda. Num ponto de Vista económico a Europa morreu hoje de noite (Podem guardar). Agora em termos políticos será outra questão. Desculpa o atraso na resposta mas hoje é um dia atribulado de mercado. Compartilhar este post Link para o post
Guest Alonso. Publicado 24 Junho 2016 Alguem sabe quanto dinheiro entrou da UE em Portugal? Como era Portugal antes da UE e na UE? Quanto dinheiro entra em fundos europeus? Com dados sff. Agradeço. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 24 Junho 2016 E só agora é que me caiu a ficha: mandar vir coisas do eBay.co.uk vai ser muito mais complicado. :cry: Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 24 Junho 2016 Eu respondo à tua pergunta com outra: Será que Portugal tem condições para se tornar, neste momento, num estado soberano? Não sei se colocaste bem a questão... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 24 Junho 2016 (editado) Alguem sabe quanto dinheiro entrou da UE em Portugal? Como era Portugal antes da UE e na UE? Quanto dinheiro entra em fundos europeus? Com dados sff. Agradeço. Longe de ser uma fonte científica e 100% correcta: E vê se isto te serve: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223054629Q6yOU5pa6Gx45OK0.pdf Editado 24 Junho 2016 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 24 Junho 2016 Lanço então uma pergunta, Preferem um Portugal soberano ou um Estado Federal Europeu? Questão um bocado inquinada, não? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Junho 2016 Todos os paises tem essa capacidade, a única diferença é as dificuldades que vão enfrentar aquando da saída. Portugal vai se ver com mais dificuldades na saída da europa a medida que mais tempo passa dentro dela. Aos Portugueses a pergunta é se estão dispostos a passar dificuldades pela independência ou não. A mesma pergunta foi feita aos Ingleses e eles deram resposta positiva.O momento perfeito de saída de Portugal já passou, foi antes do segundo Bailout(falha-me a palavra em Português), agora Portugal está escravisado pelo BCE. Se Portugal sair agora terá de aceitar que irá entrar em banca rota no imediato. A economia Portuguesa era aniquilada.O meus planos a 5/10 anos Prevêem a saída de Portugal mas não pelo proprio pé mas como consequência do colapso da Europa. IMHO. Alias a minha analise do Euro preveu está mesma queda que será bem mais profunda. Num ponto de Vista económico a Europa morreu hoje de noite (Podem guardar). Agora em termos políticos será outra questão. Desculpa o atraso na resposta mas hoje é um dia atribulado de mercado. E as dificuldades que se vão enfrentar são um enormíssimo entrave a uma possível saída de Portugal, é preciso não esquecer isso. E não me refiro somente a aspetos económico-financeiros, mas também sociais. Acho que não é muito difícil de perceber isso. Além disso, nunca ninguém conseguiu apresentar um plano com cabeça, tronco e membros sobre os riscos e potencialidades relativamente a Portugal tornar-se um estado soberano. Toda a gente é capaz de mandar uns argumentos para o ar, mas um plano sólido e devidamente estruturado ainda está para vir. Isto não é uma decisão para ser tomada de ânimo leve ou em cima do joelho. Por outro lado, a quem te referes relativamente ao segundo resgate? É que se for relativamente à última crise financeira, oficialmente, Portugal só foi alvo de um resgate. Além disso, não deixa de me espantar a forma "natural" com que dizes que teríamos de aceitar entrar na bancarrota de imediato. Dito dessa forma até parece que estamos a falar de uma coisa naturalíssima, banal até, mas não o é. Há várias implicações a considerar, não só na envolvente externa, mas também na envolvente interna. Não sei se colocaste bem a questão... Como assim? Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 24 Junho 2016 Talvez se esteja a referir a 1983, Vaart. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 24 Junho 2016 Alguem sabe quanto dinheiro entrou da UE em Portugal? Como era Portugal antes da UE e na UE? Quanto dinheiro entra em fundos europeus? Com dados sff. Agradeço. É um bocado injusto comparar Portugal antes e durante a UE. É que antes da entrada na UE só conhecemos um período de democracia muito curto de sensivelmente 10 anos. E nós já pertencemos à UE há 30 anos. Se estenderes o Portugal antes da União Europeia por 30 anos vais encontrar também um país subjugado a uma ditadura e isso não é muito honesto. Compartilhar este post Link para o post
Deepstair Publicado 24 Junho 2016 Para as pessoas? Isto foi um argumento de mandar os emigrantes fora, e de acreditar em argumentos muito mal fundados... Como por exemplo? Houve muitos de ambos os lados mas eu so vou defender o Brexit. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 24 Junho 2016 Uma saída de Portugal da UE poderia vir a ser catastrófica para o país. A integração de Portugal na UE teve/tem muitos mais benefícios que prejuízos. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Junho 2016 Talvez se esteja a referir a 1983, Vaart. Sim, pode ser isso, mas queria clarificar. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 24 Junho 2016 Como assim? Portugal não é um estado soberano? Pertencer à UE não significa a perda de soberania. (Embora, tendo em conta a paisagem talvez até signifique, no entanto no artigo 3 da constituição ainda afirma a nossa soberania) Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 24 Junho 2016 (editado) Nesses oito pontos não consegui compreender nenhuma razão objectiva que demonstrasse de que forma é que a inclusão do RU na UE é prejudicial para o país. Eu vivi muito anos no Algarve e tive várias conversas com casais de ingleses reformados a viver cá e muitos deles falavam-me sempre na burocracia da UE, na red tape e da forma como a UE atrapalha os negócios ingleses, mas sinceramente nunca consegui perceber que entraves são esses que a UE lhes coloca, o RU é a quinta economia mundial apesar da UE, é isso? Dizer que a UE está podre e que precisa de um abanão é não estar a dizer nada. E claro que não tens consciência dos riscos, nem tu nem ninguém. Ninguém sabe o que vai acontecer nos próximos anos com um mínimo de fiabilidade e quem o disser está a mentir. Editado 24 Junho 2016 por whatever Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 24 Junho 2016 Como por exemplo? Houve muitos de ambos os lados mas eu so vou defender o Brexit. Vê as réplicas que se têm visto na extrema direita e vais perceber qual foi um dos alicerces da vitória do Brexit. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Junho 2016 Portugal não é um estado soberano? Pertencer à UE não significa a perda de soberania. (Embora, tendo em conta a paisagem talvez até signifique, no entanto no artigo 3 da constituição ainda afirma a nossa soberania) Estava a colocar as coisas nos termos dele. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 24 Junho 2016 Uma saída de Portugal da UE poderia vir a ser catastrófica para o país.A integração de Portugal na UE teve/tem muitos mais benefícios que prejuízos. O problema é que pertencer a esta UE também não é de todo benéfico. É que esta UE não é a mesma CEE de 1985. As ideias estão todas baralhadas lá dentro. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 24 Junho 2016 Pena é no Reino Unido não haver um forte movimento social ou sinais de que ele possa surgir e fazer com que este momento seja um de oportunidade para uma mudança positiva na sociedade. Da maneira que está isto é apenas uma enorme vitoria para a extrema direita cujas divagações nacionalistas ganham e de que maneira face a qualquer proposta progressista junto das classes trabalhadoras. Ainda assim e por estes dias uma mudança radical é sempre uma oportunidade para algo novo e quanto mais não seja prova afinal que não estamos assim tanto no fim da história. Compartilhar este post Link para o post
Takumi Fujiwara Publicado 24 Junho 2016 Pessoal acham que a libra vai continuar a desvalorizar nos próximos dias? Como vai ficar a situação da livre circulação de mercadorias? Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 24 Junho 2016 Eu diria que a Libra nos próximos dias vai desvalorizar bastante Compartilhar este post Link para o post
Guest Alonso. Publicado 24 Junho 2016 É começar a fazer compras no ebay, aproveitar. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post