El Colosso Publicado 21 Julho 2016 A cena do Trump foi que nenhum dos outros candidatos republicanos o levou a sério, especialmente no primeiros debates. Logo, teve espaço para atacar à vontade e quando o Cruz (que é ainda pior que o Trump), o Jeb e o Rubio se aperceberam do que se estava a passar, era tarde demais Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 21 Julho 2016 António Guterres foi o candidato mais votado para secretário-geral da ONU na primeira volta. SIC Notícias Compartilhar este post Link para o post
Kafka Publicado 22 Julho 2016 Quando é que se vai acabar com o disparate do IVA da Luz a 23%? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 22 Julho 2016 Défice no primeiro trimestre ajustado de efeitos sazonais ficou em apenas 0,8% do PIB http://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas_publicas/detalhe/defice_no_primeiro_trimestre_ajustado_de_efeitos_sazonais_ficou_em_apenas_08_do_pib.html Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 22 Julho 2016 Défice no primeiro trimestre ajustado de efeitos sazonais ficou em apenas 0,8% do PIB http://www.jornalden..._08_do_pib.html Podias explicar no que consiste este défice assim de forma a que um leigo consiga apanhar o essencial? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 22 Julho 2016 Se o que pretendes é o que eu penso, tens explicado na notícia: Os ajustamentos de sazonalidade em séries económicos pretendem capturar a dimensão estrutural da sua evolução ajustando a efeitos, positivos ou negativos, que decorram de especificidades da altura do ano a que reportam. Assim, os dados ajustados trimestrais ajustados de sazonalidade, embora distintos em cada trimestre deverão, no conjunto do ano, ser semelhantes aos dados não ajustados. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 22 Julho 2016 Ou seja, este défice tem que ver com a estação do ano e a forma como esta influencia a economia? Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 23 Julho 2016 Pelo contrário, este défice mitiga as oscilações decorrentes dos diferentes períodos do ano e respectivas influências que provocam. Tens aqui um exemplo para entenderes melhor a diferença, ainda que este gráfico reporte um assunto diferente. Compartilhar este post Link para o post
brun0 SLB Publicado 23 Julho 2016 (editado) Ou seja, este défice tem que ver com a estação do ano e a forma como esta influencia a economia? De uma forma detalhada, tu dentro do ano (seja trimestres ou meses) tens flutuações da economia que se devem ao período em si. Por exemplo, o consumo em Dezembro, em parte, é maior porque tens o natal. Ou por exemplo no verão onde tens as ferias que geram um pico no consumo. A série ajustada da sazonalidade vem no sentido de corrigir este "problema" (que não é mas ok) e assim dar uma versão dos dados mais alisada. Basicamente se o consumo de Novembro para Dezembro aumentar na série sem sazonalidade, quer dizer que ele cresceu por motivos diferentes do natal, por exemplo. Por curiosidade grande parte das séries macro é-lhes removida a sazonalidade, por definição. EDIT: Já agora peplin esse gráfico é de que variável? É que tem umas características bastante interessantes. Editado 23 Julho 2016 por brun0 SLB Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 23 Julho 2016 EDIT: Já agora peplin esse gráfico é de que variável? É que tem umas características bastante interessantes. True, aquelas curvas deixam qualquer um doido. Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 23 Julho 2016 Cada vez que aparece o Erdogan numa noticia a mandar qualquer coisa fechar ou a mandar alguém ser preso, só penso que ele tenha guardado um caderno A5 na mesa de cabeceira onde todas as noites escreveu alguma coisa que no futuro iria fazer quando fosse o ditador lá do burgo e que agora tá a riscar um por um dessa lista. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 23 Julho 2016 De uma forma detalhada, tu dentro do ano (seja trimestres ou meses) tens flutuações da economia que se devem ao período em si. Por exemplo, o consumo em Dezembro, em parte, é maior porque tens o natal. Ou por exemplo no verão onde tens as ferias que geram um pico no consumo. A série ajustada da sazonalidade vem no sentido de corrigir este "problema" (que não é mas ok) e assim dar uma versão dos dados mais alisada. Basicamente se o consumo de Novembro para Dezembro aumentar na série sem sazonalidade, quer dizer que ele cresceu por motivos diferentes do natal, por exemplo. Por curiosidade grande parte das séries macro é-lhes removida a sazonalidade, por definição. EDIT: Já agora peplin esse gráfico é de que variável? É que tem umas características bastante interessantes. Saldo da rubrica "Viagens e Turismo". http://www.bportugal.pt/pt-PT/Estatisticas/PublicacoesEstatisticas/NIE/Paginas/NotaInfEstat22112005.aspx Compartilhar este post Link para o post
brun0 SLB Publicado 23 Julho 2016 Saldo da rubrica "Viagens e Turismo". http://www.bportugal...at22112005.aspx Um exemplo da vantagem da remoção da sazonalidade é que se esta não tivesse sido feita, não se observava o efeito da Expo e do Euro na serie. Com a série "normal" passa despercebido esse efeito. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 23 Julho 2016 (editado) Bruxelas propõe suspensão de 16 fundos estruturais como sanção a Portugal É que nem podemos ameaçar com um referendo ou saída da UE porque eles sabem que estariamos pior sem eles. É também por isso que temos que nos sujeitar a estas coisas. Estamos demasiado dependentes da UE. Não tendo um parceiro de crime a UE já encontrou novos metodos para se intrometer e forçar-nos a seguir a politica que eles acham mais adequada. Desta vez é um pouco à força. Azar para nós. Proposta do Governo reduz em mais de 30% apoios à contratação Apesar do titulo meio enganador (bem à maneira deste "novo" jornal) as medidas até me parecem boas para combater a precariedade. Editado 23 Julho 2016 por Woyzeck Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 23 Julho 2016 Isto do corte nos fundos é tão patético, se quisessem que Portugal cumpra os défices(como eu quero e qualquer pessoa do bom senso), colocavam Portugal num sistema de supervisão permanente como tínhamos com a Troika e se a execução tivesse a correr mal impunham medidas. Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 23 Julho 2016 Isto do corte nos fundos é tão patético, se quisessem que Portugal cumpra os défices(como eu quero e qualquer pessoa do bom senso), colocavam Portugal num sistema de supervisão permanente como tínhamos com a Troika e se a execução tivesse a correr mal impunham medidas. Fosse isto uma questão económica, que não é. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 25 Julho 2016 O O PPC ficou tão abalado com as noticias de hoje que até faltou ao encontro com Marcelo. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 25 Julho 2016 Os bons resultados do défice ainda estão relacionados com o adiamento no pagamento de despesas com fornecedores na saúde e o atraso nos reembolsos com o irs? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Julho 2016 Eu olho para Hillary, e olho para a campanha dela, e acho que ela concorrendo sozinha, perderia aquilo. E entre ela e o Trump, venha o diabo e escolha. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 25 Julho 2016 Os bons resultados do défice ainda estão relacionados com o adiamento no pagamento de despesas com fornecedores na saúde e o atraso nos reembolsos com o irs? No comunicado, o Ministério das Finanças refere um acréscimo de reembolsos fiscais em 410 M €, para além de acreditar que no fim do Junho já não houvesse muita gente à espera de receber. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 25 Julho 2016 No comunicado, o Ministério das Finanças refere um acréscimo de reembolsos fiscais em 410 M €, para além de acreditar que no fim do Junho já não houvesse muita gente à espera de receber. Ainda há muita gente à espera. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 25 Julho 2016 Cybersecurity Experts Say Russia Hacked the Democrats Putin e Trump. Medo. Compartilhar este post Link para o post
Guest Alonso. Publicado 25 Julho 2016 Eu olho para Hillary, e olho para a campanha dela, e acho que ela concorrendo sozinha, perderia aquilo. E entre ela e o Trump, venha o diabo e escolha. Hillary sempre mas sem pensar. E eu nem gosto dela. Mas o Trump é que não, ter um lunatico ao comado do EUA, medo, muito medo. Compartilhar este post Link para o post