Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Tibraco, há 1 minuto:

Zero ataques pessoais. Isso é quando se fala das mulheres dos outros. Eu apenas referi que é teu apanágio dizeres "isto está mal" sem o fundamentar. Não te ofendi nem provoquei.

Posto isto, é uma questão de semântica, já percebi. Concedo que a terminologia de "dias perdidos" é mal aplicada mas, por favor, não coloquemos a forma à frente da substância. 

A segunda razão é interessante. Mas, porventura, o BE defendeu que se deveria aumentar os recursos humanos para se fazer face a este aumento do número dias de férias?

O Bloco, o PCP e mesmo o Livre estão sempre a defender que é necessário mais pessoal nas FP. Que é necessário mais investimento na formação deles, na melhoria das tecnologias, do aumentos dos salários, isso tudo. Mas quando dizem isso, são chamados de sanguessugas que só se importam com a FP e que se estão a cagar para o Privado

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

A função pública tem ~750k trabalhadores

Se dermos mais 3 dias de férias por ano a cada um destes sujeitos, vamos perder ~750k×3 = ~2.25 milhões de dias de trabalho por ano

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 3 minutos:

Não concordo. Isto porque, como te disse anteriormente, falar de  condições no trabalho vai muito para lá do número dia de férias. Estão insatisfeitos? Tomem lá mais férias para ficarem contentes. Não acho que isso resolva o problema, sinceramente.

não concordas com o que escrevi aí? é que eu não estava a referir-me aos dias de férias quando escrevi isso.

em relação ao bold, também acho que não resolve o problema como é óbvio, isso era sinal que não havia nenhum problema com os serviços públicos, mas ao menos é qualquer coisa que podia ajudar. Agora rejeitar tudo o que pretenda melhorar um pouco a vida dos FP é que não resolve de certeza.

Editado por Rajnack

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 15 minutos:

Podes (ou podem) argumentar que mais dias de férias equivale a maior satisfação dos trabalhadores e, por conseguinte, uma maior produtividade. Nalguns casos, certamente que sim, noutros certamente que não. Mas existe uma fronteira que essa verdade passa a ser mentira, certo? Senão era só dar férias atrás de férias. Achas que 99% dos trabalhadores vão produzir mais porque têm mais 3 dias de férias por ano? Achas que 3 dias terão esse impacto animico? É que a satisfação dos trabalhadores vai muito para lá dos dias de férias.

Não sei, o Rui Rocha é que define que são dias perdidos, portanto presumo que ele saiba que a fronteira são os 22. Ou menos.

Olhando à volta, países como a Áustria, a Suécia, a Noruega, a Dinamarca, a Finlândia ou a França têm mais dias de férias por lei. Penso que na Alemanha, apesar do mínimo nacional serem 20, a média também será superior. Outros tantos ficam no mínimo definido pela UE (os 20 dias de férias).

Eu não discordo de ti no impacto anímico de mais 3 dias. É apenas uma medida no meio de muitas que poderão ser necessárias. Mas nessa perspectiva, nunca poderias defender uma medida de forma isolada, tinhas sempre de apresentar um programa económico completo. Não tenho dúvidas que o Bloco te dirá que não vê problemas em fazer contratações para reduzir os milhões de dias que se "perdem".

É uma proposta do OE. Num caso hipotético de aprovação, cabe ao Governo e aos serviços públicos fazerem os ajustes necessários para a tornar realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei de fonte segura que os russos têm os seus feriados normais, o país pára por duas semanas durante o natal e ano novo, e em cima disso têm 20 ou 22 dias dias de férias

Venha nos salvar Vladimir Putin

Editado por Plagio o Original
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o Passos Coelho nos retirou a todos, público e privado, 4 feriados, o país ganhou, em números redondos, mais 20 milhões de dias de trabalho.

Custa-me perceber como é que uma medida com tamanho impacto não nos colocou imediatamente no pelotão da frente do desenvolvimento mundial.

Editado por Descartes
  • Like 24

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 25 minutos:

França

Mas em França o sábado também conta como dias de férias.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 39 minutos:

Zero ataques pessoais. Isso é quando se fala das mulheres dos outros. Eu apenas referi que é teu apanágio dizeres "isto está mal" sem o fundamentar. Não te ofendi nem provoquei.

Posto isto, é uma questão de semântica, já percebi. Concedo que a terminologia de "dias perdidos" é mal aplicada mas, por favor, não coloquemos a forma à frente da substância. 

A segunda razão é interessante. Mas, porventura, o BE defendeu que se deveria aumentar os recursos humanos para se fazer face a este aumento do número dias de férias?

Se não quiseres os 3 dias dá-me os teus, deviam era ser para todos e não só para o público, que assim junto a um fim-de-semana e já dá para viajar.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esde tweet e a discussão que gerou é o problema desta mania dos neoliberais de olhar para tudo neste mundo como se fossem só números numa folha de Excel e nada mais interessa.

• Like 5
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 45 minutos:

A segunda razão é interessante. Mas, porventura, o BE defendeu que se deveria aumentar os recursos humanos para se fazer face a este aumento do número dias de férias

Eu diria que uma parte significativa das propostas dos partidos à esquerda do PS é o reforço dos funcionários públicos em áreas subcontratadas. 

Mas o raciocínio do Rui Rocha entende-se: quando se defende que há funcionários públicos a mais e que por cada 2 funcionários públicos que saem só deve ser contratado um então é bom mesmo que comecem a arranjar forma de por os que lá estão a trabalhar mais (horas, pelo menos), de facto.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 42 minutos:

Esde tweet e a discussão que gerou é o problema desta mania dos neoliberais de olhar para tudo neste mundo como se fossem só números numa folha de Excel e nada mais interessa.

e ainda assim há pessoal a entrar repetidamente neste loophole de brainrot com um gajo completamente incapacitado para interpretar uma frase com 5 palavras, que mesmo que não o fosse e efetivamente tivesse um mínimo de capacidades cognitivas, se está completamente a cagar para o que vocês estão a dizer

se vão perder tempo que percam com pessoas de quem gostam ou algo assim f*da-se não é com tamanho degenerado que anda aqui para o mesmo há meses e meses

• Like 9

Compartilhar este post

Link para o post

Dá-me vergonha alheia esse bitaite do Rui Rocha, a fazer o belo truque tecnocrata de largar números sem o mínimo de indicação do peso que esses números têm em toda o sistema, ou acreditar que todo o sistema é passível de ser quantificável quando é operado por pessoas. O Desc já deu o exemplo ideal, mas pensar seriamente que mais 3 dias de férias é o fator mais importante para um serviço público baixar a sua produtividade é obra. Nunca tiveram de usar serviços públicos, as suas infraestruturas, processos e burocracia? Acordem para a vida por favor.

É de má fé, é pouco construtivo e aposto que ele nas empresas em que trabalhou não usava este método para tomar decisões, só que ele sabe que o pessoal cai na conversa com uma pinta do crl, aliás, a presença da IL no linkedin é o melhor exemplo de eles conhecerem o eleitorado deles.

Digo isto como alguém que tem 30 dias de férias e já cheguei a ter 40, a produtividade duma grande organização não é seriamente afetada pela questão de dias de férias para o pessoal que não é diretor ou tem responsabilidade elevada (e esse pessoal nem sequer tira tantas férias como isso).

Editado por Lip McBoatface

Compartilhar este post

Link para o post

Alhos e bugalhos...

Vamos dar um exemplo de um centro de saude em que um medico da 20 consultas por dia. A USF tem 10 medicos, ou seja num dia temos 200 consultas agendadas. Se cada medico tiver 3 dias extra de ferias entao anualmente vao existir menos 600 consultas. Ganhos de produtividade para compensar isto sao dubias sem diminuir a qualidade do servico (sim o sistema informatico podia ser melhor/mais rapido/etc, mas muito de uma consulta 'e a parte humana). Podia-se contratar mais um medico? Podia, mas isso significa aumentar ainda mais a despesa de um estado com uma divida bastante superior ao desejado.

Dito isto na Alemanha e na Dinamarca anda-se nos 30 dias de ferias enquanto aqui nos States apesar de nao existir um minimo federal, os estados definem minimos que vao desde 0 (na maioria dos estados) a 1 hora por cada 30 horas de trabalho em 7-8 estados. No entanto no sector privado os contratos laborais negociam o PTO (na minha empresa 'e unlimited PTO, que em media no ano passado andou nos 29 dias por pessoa), sendo que a media no tech 'e 22 dias.

Ou seja nao acho que venha nada de mal em aumentar de 22 para 25 ou mesmo para 30 em Portugal. Achava mais importante que fosse faseado, um dia extra por ano ate chegar a 2032 com 30 dias de ferias, em vez de tudo de uma vez, mas isso sao outros 500.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Até estranhei o tweet do mano da IL não pedir de volta a escravatura. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rajnack, há 11 horas:

bom bom era não terem férias!

Isso e voltar o trabalho infantil. Desde que isso acabou, a nossa economia nunca mais voltou à proa da Europa.

E já nem falo dos fins-de-semana... Querer ir às Finanças ao Domingo e não poder, por causa destes esquerdistas de m*rda, é um nojo.

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto outro foragido, Fernando Ribeiro, de Vale dos Judeus foi capturado em Trás os Montes. Os dois portugueses foram os primeiros a serem recapturados. Nem para isto servimos. 

• Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post

Por alguma razao nao eramos muito bons nos jogos sem fronteiras.

• Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Até estranhei o tweet do mano da IL não pedir de volta a escravatura. 

É preciso ser muito portão para olhar para aquele tweet e dizer "epá, sim senhor, este gajo tem razão".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 17 minutos:

Por acaso até eramos.

So quando era Lisboa, Leiria e Porto.

Quando eram os outros distritos faziam fraca figura 😎

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em Iniciativa Liberal alguém do fórum vai descer a Avenida da Liberdade na próxima Segunda-feira? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...