Burkina2008 Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de Petar Musa, há 6 minutos: Nunca percebi porque é que é bom para as emrpesas se o dinheiro sai na mesma para pagar essa despesa. Alguém que me clarifique sff Porque mais depesas = menos lucro tributavel Citação de Tibraco, há 28 minutos: Daí a criação da TA. Um imposto que, de resto, faz todo o sentido. Faz mais ou menos…o problema dos impostos sobre os lucros das empresas é que dada a existencia de uma uniao europeia num mundo globalizado, os paises veem se obrigados a competir a nivel tributario. Portugal ja tem dos IRCs mais altos da Europa, decisoes unilaterais de aumento de impostos vao ter uma consequencia incerta (podendo mesmo ser negativa a nivel tributario) A unica solucao para este tema é uma Uniao fiscal europeia…que nunca vai acontecer…. Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 6 Dezembro 2024 Não só. É também uma maneira de "tirar" dinheiro da empresa sem pagar os 28%. E basicamente toda a gente faz isso. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de Poeira, Em 05/12/2024 at 10:43: No idea. Mas ao contrário do que se vai dizendo num ou noutro local, acho que o candidato apoiado pelo Rui Moreira partirá imediatamente com dois ou três passos de avanço. Simultaneamente, o Pizarro tem o carisma de uma batata. Ao ponto de não ter capacidade sequer para recolher os votos de quem só quer votar contra o candidato de direita/independente. Citação de Mica, Em 05/12/2024 at 13:06: Tipo o Menezes para sucessão do Rui Rio, primeiro nas primeiras sondagens e terceiro nas urnas. Mas concordo contigo quando dizes que o Pizarro não tem hipóteses. Ou melhor, tem, se as alternativas tiverem um carisma tão ou mais fraco e não forem figuras fortes da cidade. Citação de Mayday, Em 05/12/2024 at 17:51: O Rui Rio ensombrava a grande politica desde sempre. Quando estava lá pela camara do porto assustava todos os partidos com a hipotese de um dia ser lider do PSD e sempre foi tido como o futuro obvio primeiro ministro. Bastava querer. Foi o que se viu. Tem um carisma engraçado, tem as ideias no sitio, gosta de jogar limpo e tal, mas não tem grande perfil para isto. E ainda por cima comprou um beef com a justiça um bocado dificil de resolver. O homem que revogou o irrevogavel? Realmente temos memoria curta. Feito. Já passou para a minha lista de palavras irritantes. Não por ser má utilizada mas por ser utilizada por tudo e por nada. 2 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de Tibraco, há 12 minutos: Não só. É também uma maneira de "tirar" dinheiro da empresa sem pagar os 28%. E basicamente toda a gente faz isso. yap isto é mesmo so nao faz quem nao pode 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 7 horas: yap isto é mesmo so nao faz quem nao pode Há uma série de gente que de facto "não pode". Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 7 Dezembro 2024 Adoro mesmo como estamos a tratar evasão/fraude fiscal como algo natural, só porque o Burkina claramente já o fez várias vezes 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Sandes., há 35 minutos: Adoro mesmo como estamos a tratar evasão/fraude fiscal como algo natural, só porque o Burkina claramente já o fez várias vezes É relativamente legal, portanto a partir daí vai da ética de cada um. A linha que separa evasão e optimização fiscais é ténue, e é por isso que um bom contabilista vale cada cêntimo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 11 horas: Porque mais depesas = menos lucro tributavel Mas ao teres essas despesas reais não gastas mais do que os impostos que ias pagar sobre esse lucro? Estou a aqui a falar dessas despesas de gasolina, ajudas de custo, etc. Compra de carros, imóveis, etc entendo porque é um investimento para a empresa Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Petar Musa, Agora: Mas ao teres essas despesas reais não gastas mais do que os impostos que ias pagar sobre esse lucro? Estou a aqui a falar dessas despesas de gasolina, ajudas de custo, etc. Compra de carros, imóveis, etc entendo porque é um investimento para a empresa Depende, se ao Zé Maria em vez de lhe pagares 2000€, pagares 1500€ + carro com gasolina e a portagens, se calhar o Zé Maria fica todo contente porque anda bem montado e tu como empresa acabas por ter menos gastos com o salário dele. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Petar Musa, há 1 minuto: Mas ao teres essas despesas reais não gastas mais do que os impostos que ias pagar sobre esse lucro? Estou a aqui a falar dessas despesas de gasolina, ajudas de custo, etc. Compra de carros, imóveis, etc entendo porque é um investimento para a empresa Depende do tipo de empresa. Se for uma empresa grande, o conceito muda um pouco. Se não for, tipo unipessoal, a ideia é "tirar" o dinheiro da empresa dessas formas. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Ghelthon, há 5 minutos: É relativamente legal, portanto a partir daí vai da ética de cada um. A linha que separa evasão e optimização fiscais é ténue, e é por isso que um bom contabilista vale cada cêntimo. É legal inventar um cliente em bora bora para fazer uma viagem com a família? É legal jantar com amigos e pôr a fatura em nome da empresa? Muito me contas Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Petar Musa, há 15 minutos: Mas ao teres essas despesas reais não gastas mais do que os impostos que ias pagar sobre esse lucro? Estou a aqui a falar dessas despesas de gasolina, ajudas de custo, etc. Compra de carros, imóveis, etc entendo porque é um investimento para a empresa O ponto não é esse. Essas gasolinas, restaurantes, etc, partes do principio que ias tê-las na tua esfera privada. Ao passares as despesas para a empresa, tens vantagem porque a tributação autónoma é inferior à taxa de IRC. Mas atenção, isto tem de ser visto sempre caso a caso, porque cada empresa tem as suas particularidades e a otimização fiscal tem várias ramificações. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Petar Musa, há 26 minutos: Mas ao teres essas despesas reais não gastas mais do que os impostos que ias pagar sobre esse lucro? Estou a aqui a falar dessas despesas de gasolina, ajudas de custo, etc. Compra de carros, imóveis, etc entendo porque é um investimento para a empresa Citação de challenger, há 23 minutos: Depende, se ao Zé Maria em vez de lhe pagares 2000€, pagares 1500€ + carro com gasolina e a portagens, se calhar o Zé Maria fica todo contente porque anda bem montado e tu como empresa acabas por ter menos gastos com o salário dele. é isso mesmo Citação de Tibraco, há 20 minutos: O ponto não é esse. Essas gasolinas, restaurantes, etc, partes do principio que ias tê-las na tua esfera privada. Ao passares as despesas para a empresa, tens vantagem porque a tributação autónoma é inferior à taxa de IRC. Mas atenção, isto tem de ser visto sempre caso a caso, porque cada empresa tem as suas particularidades e a otimização fiscal tem várias ramificações. Isto tambem dependendo do pais e regime fiscal Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 1 hora: é isso mesmo Isto tambem dependendo do pais e regime fiscal Certo, estou a pensar exclusivamente em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 7 Dezembro 2024 Obrigado a todos pelo esclarecimento Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 7 Dezembro 2024 É a lógica dos pacotes de "benefícios flexíveis" De há um par de anos para cá tenho "um amigo" cuja empresa inventou essa, o salário é medíocre ou mesmo mau para o que fazemos, mas depois temos extras como seguro de saúde, seguro de vida, seguro dentário, nunca na vida tinha comprado tanto material informático e de telecomunicações (exclusivamente para desempenho da atividade profissional, senhor da autoridade tributária) e podemos meter faturas de cenas no plafond de benefícios flexíveis, como ginásio, despesas de saúde, desconto na fatura de telecomunicações, quem tem filhos mete a creche dos miúdos etc. Se souberes gerir, e não ficares tentado a fazer despesas a mais que não necessitas (às vezes é complicado lol), ficas com uma qualidade de vida consideravelmente superior à que terias se recebesses o salário equivalente mas tributado na totalidade. Ou seja tu ganhas porque tens mais bens materiais e serviços na tua vida apesar de receberes menos, e a empresa ganha porque para te fornecer esses serviços é-lhes mais barato do que te dar o salário equivalente. (Nota: também há desvantagens, esses benefícios como não são salário não contam para a reforma ou para baixas; e não me parece que legalmente estejas protegido caso a empresa decida te retirá-los, o que não acontece com o salário, que julgo que nunca te podem baixar o salário legalmente em Portugal) Há agora imenso pessoal a trabalhar para fora que constitui unipessoais a fazer a mesma coisa também. Mas aí eu acho f*dido as contas, o que me parece é que se não tiveres muita coisa para comprar no ano por estes esquemas, e não quiseres meter carro pela empresa, e não quiseres te arriscar a meter despesas que te dêem problemas reais com a AT, duvido que compense sobre simplesmente fazer recibos verdes. Para além de que aí tens de tu próprio gerir isso tudo pessoalmente, ao trabalhar por conta de terceiros o departamento de recursos humanos da empresa faz esse trabalho por ti Do ponto de vista político, levanta muitas questões sobre o que é que deveria ser um benefício fiscal e o que é que não; mas acho que muitas destas "otimizações fiscais" ou zonas cinzentas são já previstas à cabeça, os prós da existência de cada benefício são considerados superiores aos contras. Mas é um belo exemplo do quão limitado é a ideia política de se focar nos impostos aos salários, quando há imensa forma de buscar ou gerar dinheiro sem ser pelos salários. Isto que estamos a falar aqui é uma pequena gota no oceano comparado com os lucros não realizados dos multi-milionários deste mundo... Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 7 Dezembro 2024 Ainda no outro dia pedi à moça que gere os benefício flexiveis da minha empresa pra me comprar o novo iphone 16 max pro, e ela comprou porque sou o chefe. O meu antigo, comprado o ano passado pela empresa, estava perfeitamente bem, mas a minha filha queria um para iniciar o seu negócio de roupa através do dropshipping, então fica com o meu antigo Felizmente tenho dinheiro ilimitado dos meus investidores, mas fizemos o sacrifício de no ano passado não dar nem aumentos ao nível da inflação aos meus colaboradores 2 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 7 Dezembro 2024 Uma história em dois episódios: 1º Episódio Montenegro endurece regras da imigração em Portugal antes das próximas eleições europeias | Euronews 2º Episódio Governo quer facilitar entrada de imigrantes para concluir obras do PRR Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Sandes., há 4 horas: É legal inventar um cliente em bora bora para fazer uma viagem com a família? É legal jantar com amigos e pôr a fatura em nome da empresa? Muito me contas Legal não deve ser, claro. Mas faz-se e é difícil provar, imagino que a AT deva ter mais com que se preocupar do que investigar e seguir o dono da Sandes. Unipessoal Lda. O que eu expliquei é que as pessoas abrem empresas, especialmente unipessoais, com o único objectivo de optimizar os gastos fiscais. Mas isso tem a desvantagem de depois ser difícil tirar dinheiro da empresa, e é por isso que se usam todas essas possibilidades. Carro, seguro de vida e de saúde, outros benefícios tipo creches e afins... Pode ser tudo pago pela empresa. Mas eles não andam a dormir, e sabem que havia muitos trabalhodores independentes a abrir unipessoais só para pagar menos impostos. E é aí que entra o Regime da Transparência Fiscal, que linkei anteriormente, que pretende precisamente evitar isso. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 7 Dezembro 2024 (editado) Eu adoro os termos que se usam nestes temas: eficiência fiscal, optimizar os gastos fiscais, etc. Chamar os bois pelo nome - fugir ao fisco - é capaz de ser demasiado chato. Editado 7 Dezembro 2024 por HappyKing 3 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Sandes., há 6 horas: Adoro mesmo como estamos a tratar evasão/fraude fiscal como algo natural, só porque o Burkina claramente já o fez várias vezes O que eu "adoro" são dois aspetos a isto associados: 1 - Quem foge ao fisco está habitualmente na linha da frente na luta pela diminuição dos impostos. Principalmente no que respeita ao IRC e TSU. 2 - Quem foge ao fisco costuma ser quem mais se indigna sobre os malefícios da corrupção. Citação de noikeee, há 2 horas: Ou seja tu ganhas porque tens mais bens materiais e serviços na tua vida apesar de receberes menos, e a empresa ganha porque para te fornecer esses serviços é-lhes mais barato do que te dar o salário equivalente. Como em tudo na vida, se todos ganham é bastante provável que haja alguém a perder para compensar os ganhos dos outros. E a pergunta é: quem perde? quem é que paga esses ganhos todos das empresas e "colaboradores"? quem paga a "otimização fiscal"? 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 7 Dezembro 2024 (editado) O contribuinte, claro. Não tou a justificar a coisa moralmente, tou a explicar o porquê da coisa Mas a realidade é que tu podes dar todas as voltas que quiseres com a legislação que estas coisas vão sempre acontecer duma forma ou doutra Editado 7 Dezembro 2024 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 7 Dezembro 2024 Curiosamente em relação ao RSI, subsídio desemprego, etc não há tanta paciência para o "isto vai sempre acontecer" 5 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 7 Dezembro 2024 Felizmente consigo optimizar bem. Só não fujo porque não dá. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 7 Dezembro 2024 Eu ainda estou para conhecer a pessoa que nao tenha cometido fraude fiscal alguma vez na vida... " mas 'e para fazer com iva ou sem iva", "nao passa facturas, mas 'e um bom servico", etc... So nao faz quem nao pode 2 Compartilhar este post Link para o post