Solero Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Sandes., há 6 horas: É legal inventar um cliente em bora bora para fazer uma viagem com a família? É legal jantar com amigos e pôr a fatura em nome da empresa? Muito me contas As faturas com NIF a começar por 500 nos restaurantes ao fim de semana são um clássico 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 7 Dezembro 2024 (editado) Citação de Burkina2008, há 2 minutos: Eu ainda estou para conhecer a pessoa que nao tenha cometido fraude fiscal alguma vez na vida... " mas 'e para fazer com iva ou sem iva", "nao passa facturas, mas 'e um bom servico", etc... So nao faz quem nao pode Jose sócrates, circa 2012 Editado 7 Dezembro 2024 por kareca 2 Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 7 Dezembro 2024 Almoços, jantares, meter gasolina no carro, compras tipo telemóvel ou computador, presentes para clientes convidados, são perfeitamente aceitáveis como despesas de empresa do ponto de vista moral Cada vez que vêm cá os fornecedores chineses sou eu que encomendo as garrafas de vinho. Da última vez um levou para casa um par de sapatos de 600€. O contabilista não gosta mas sem os chineses felizes a empresa vai por água abaixo. Há couro português a passear as ruas cosmopolitanas de Shangai e é tudo graças aos milagres da contabilidade empresarial, não se enchem de orgulho? É o mesmo com brincos para a esposa. Uma empresa precisa de um CEO com um casamento feliz para poder prosperar. Idem para os jantares com a amante. A frustração sexual não pode impedir o progresso e a inovação. 2 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de RAG, há 23 minutos: Curiosamente em relação ao RSI, subsídio desemprego, etc não há tanta paciência para o "isto vai sempre acontecer" Não discordo Eu acho é que quase tudo o que fazemos pode ser eticamente questionável, depende das prioridades e convicções de cada um, do grau de gravidade que atribuímos a cada coisa Encaixar faturas aqui ou ali em legislação desenhada para outros fins, para pagar menos impostos, é eticamente questionável Pagar serviços sem pedir recibo é eticamente questionável Receber subsídios do estado sem cumprir as condições para os receber é eticamente questionável Ver streams online de conteúdos pagos sem pagar é eticamente questionável Trabalhar na indústria X ou y é eticamente questionável porque o dinheiro vai para aqui ou para ali Utilizar transporte próprio em vez de público é eticamente questionável Ir de férias de avião que gera emissões é eticamente questionável Consumir produtos fabricados ou confeccionados no outro lado do mundo é eticamente questionável Consumir produtos de origem animal é eticamente questionável Contratar serviços a países mais pobres é eticamente questionável pois estamos a explorar pessoas com menos recursos, não o fazer é eticamente questionável pois não contribuimos para o crescimento dessas economias Usufruir no conforto da tua casa de energia não renovável em vez de ter um estilo de vida 100% sustentável a viver da terra é eticamente questionável Ter filhos é eticamente questionável porque irão consumir recursos do planeta, não os ter é eticamente questionável pois os filhos dos outros é que vão trabalhar para pagar a tua reforma Eu sei que muitas das comparações que estou a fazer são estapafúrdias e com outras coisas que não têm nada a ver; é apenas para dar um exemplo de como existem N coisas que quase todos nós fazemos no dia a dia, que fazem parte de zonas cinzentas, e que existe sempre alguém que pode criticar Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 7 Dezembro 2024 (editado) Citação de noikeee, há 1 minuto: Não discordo Eu acho é que quase tudo o que fazemos pode ser eticamente questionável, depende das prioridades e convicções de cada um, do grau de gravidade que atribuímos a cada coisa Encaixar faturas aqui ou ali em legislação desenhada para outros fins, para pagar menos impostos, é eticamente questionável Pagar serviços sem pedir recibo é eticamente questionável Receber subsídios do estado sem cumprir as condições para os receber é eticamente questionável Ver streams online de conteúdos pagos sem pagar é eticamente questionável Trabalhar na indústria X ou y é eticamente questionável porque o dinheiro vai para aqui ou para ali Utilizar transporte próprio em vez de público é eticamente questionável Ir de férias de avião que gera emissões é eticamente questionável Consumir produtos fabricados ou confeccionados no outro lado do mundo é eticamente questionável Consumir produtos de origem animal é eticamente questionável Contratar serviços a países mais pobres é eticamente questionável pois estamos a explorar pessoas com menos recursos, não o fazer é eticamente questionável pois não contribuimos para o crescimento dessas economias Usufruir no conforto da tua casa de energia não renovável em vez de ter um estilo de vida 100% sustentável a viver da terra é eticamente questionável Ter filhos é eticamente questionável porque irão consumir recursos do planeta, não os ter é eticamente questionável pois os filhos dos outros é que vão trabalhar para pagar a tua reforma Eu sei que muitas das comparações que estou a fazer são estapafúrdias e com outras coisas que não têm nada a ver; é apenas para dar um exemplo de como existem N coisas que quase todos nós fazemos no dia a dia, que fazem parte de zonas cinzentas, e que existe sempre alguém que pode criticar O ser humano é relativista quando faz, quando é algo que não se vê a fazer já é tudo preto e branco Outro ponto, misturas temas morais com coisas que são ilegais. É ilegal o crime fiscal, mesmo que seja difícil de apanhar continua a ser ilegal Editado 7 Dezembro 2024 por RAG Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 7 Dezembro 2024 (editado) Citação de RAG, há 5 minutos: Outro ponto, misturas temas morais com coisas que são ilegais. É ilegal o crime fiscal, mesmo que seja difícil de apanhar continua a ser ilegal Nem tudo o que estamos a falar é ilegal Meter uma fatura dum jantar pessoal na empresa é provavelmente ilegal. Aproveitares para comprar um teclado de 80€ em vez de 40€, porque o governo lançou incentivo fiscal a equipamentos para teletrabalho, se tu o vais realmente usar para teletrabalho, não é ilegal. Provavelmente não é a melhor forma de utilizar os recursos do estado, mas não é ilegal Editado 7 Dezembro 2024 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Solero, há 32 minutos: As faturas com NIF a começar por 500 nos restaurantes ao fim de semana são um clássico bem a bater punho ao fim de semana...a dar o exemplo aos outros Citação de RAG, há 6 minutos: O ser humano é relativista quando faz, quando é algo que não se vê a fazer já é tudo preto e branco Outro ponto, misturas temas morais com coisas que são ilegais. É ilegal o crime fiscal, mesmo que seja difícil de apanhar continua a ser ilegal Ir com clientes ao restaurante mais caro do mundo nao 'e ilegal...pode ser imoral, mas nao 'e ilegal. 90% do que se esta a falar 'e apenas imoral e nao ilegal. Citação de noikeee, há 1 minuto: Nem tudo o que estamos a falar é ilegal Meter uma fatura dum jantar pessoal na empresa é provavelmente ilegal. Aproveitares para comprar um teclado de 80€ em vez de 40€, porque o governo lançou incentivo fiscal a equipamentos para teletrabalho, se tu o vais realmente usar para teletrabalho, não é ilegal. Provavelmente não é a melhor forma de utilizar os recursos do estado, mas não é ilegal Depende...se estiveres em viagem de trabalho 'e legal Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de noikeee, há 1 hora: O contribuinte, claro. Nem todos. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Rain Dog, há 26 minutos: Almoços, jantares, meter gasolina no carro, compras tipo telemóvel ou computador, presentes para clientes convidados, são perfeitamente aceitáveis como despesas de empresa do ponto de vista moral Cada vez que vêm cá os fornecedores chineses sou eu que encomendo as garrafas de vinho. Da última vez um levou para casa um par de sapatos de 600€. O contabilista não gosta mas sem os chineses felizes a empresa vai por água abaixo. Há couro português a passear as ruas cosmopolitanas de Shangai e é tudo graças aos milagres da contabilidade empresarial, não se enchem de orgulho? É o mesmo com brincos para a esposa. Uma empresa precisa de um CEO com um casamento feliz para poder prosperar. Idem para os jantares com a amante. A frustração sexual não pode impedir o progresso e a inovação. Quero te dar os parabéns. Exemplos como este estão exatamente na mesma linha de pensamento que tive quando desenvolvi os core values da minha empresa, que tento transmitir aos meus colaboradores, e com os quais uso como desculpa para dar ou não lhes dar aumentos (se incorperam os valores na sua vida profissional). Cai perfeitamente num deles: chamo-lhe de "Customer Obsession" Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Descartes, há 10 minutos: Nem todos. Certíssimo. Nem todos pagam impostos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Dezembro 2024 (editado) Citação de Jimpo, há 10 minutos: Certíssimo. Nem todos pagam impostos. Tens a certeza disso? Editado 7 Dezembro 2024 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Jimpo, há 21 minutos: Certíssimo. Nem todos pagam impostos. As pessoas quando vão às compras pagam com beijinhos e abraços ao funcionário que os tiver a atender. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Descartes, há 12 minutos: Tens a certeza disso? Por isso é que gosto de usar os termos em inglês na minha empresa. No mundo moderno é mais fácil. @Jimpo, a tradução literal de contribuinte para inglês é "taxpayer", traduzindo de forma ainda mais literal para português é: "pagadordeimposto". Em francês é "le payeur de taxe". Se o abel xavier estivesse no cmpt diria-te que o contribuinte paga o imposto, à semelhança do treinador, que treina a dor Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 52 minutos: bem a bater punho ao fim de semana...a dar o exemplo aos outros Ir com clientes ao restaurante mais caro do mundo nao 'e ilegal...pode ser imoral, mas nao 'e ilegal. 90% do que se esta a falar 'e apenas imoral e nao ilegal. Depende...se estiveres em viagem de trabalho 'e legal Correto mas estava me a referir aos aniversários esposa, como estava o estudo atrás Citação de noikeee, há 53 minutos: Nem tudo o que estamos a falar é ilegal Meter uma fatura dum jantar pessoal na empresa é provavelmente ilegal. Aproveitares para comprar um teclado de 80€ em vez de 40€, porque o governo lançou incentivo fiscal a equipamentos para teletrabalho, se tu o vais realmente usar para teletrabalho, não é ilegal. Provavelmente não é a melhor forma de utilizar os recursos do estado, mas não é ilegal Eu disse que misturas, não disse que era tudo. Tens aí vários temas que são imorais e outros ilegais Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de RAG, há 54 minutos: Correto mas estava me a referir aos aniversários esposa, como estava o estudo atrás Eu disse que misturas, não disse que era tudo. Tens aí vários temas que são imorais e outros ilegais Tambem a cena das mulheres nao é assim tao simples (as mulheres podem ser accionistas ou trabalhar e receber um ordenado da empresa). Dito isto obviamente que depois podem ter um carro da empresa (pode ser presenteado nos anos) e celebracoes de aniversario de colaboradores das empresas sao perfeitamente aceitaveis como custo Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Descartes, há 1 hora: Tens a certeza disso? Ih ca burro. Estava a pensar no IRS 🥲 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 10 minutos: Tambem a cena das mulheres nao é assim tao simples (as mulheres podem ser accionistas ou trabalhar e receber um ordenado da empresa). Dito isto obviamente que depois podem ter um carro da empresa (pode ser presenteado nos anos) e celebracoes de aniversario de colaboradores das empresas sao perfeitamente aceitaveis como custo Tem juízo Burkina. Achas que é isso que pode justificar aquele gráfico? Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Descartes, Agora: Tem juízo Burkina. Achas que é isso que pode justificar aquele gráfico? So posso dizer que para a pessoa que o fez ter acesso aqueles dados, a esposa/conjuge tem de estar registada na empresa e logo é socia da empresa… Interessante que nada daquele estudo reultou em algum tipo de investigacao da AT…porque sera? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 7 Dezembro 2024 (editado) Citação de Burkina2008, há 15 minutos: So posso dizer que para a pessoa que o fez ter acesso aqueles dados, a esposa/conjuge tem de estar registada na empresa e logo é socia da empresa… Interessante que nada daquele estudo reultou em algum tipo de investigacao da AT…porque sera? Claro, como é que eu não pensei nisso antes? Obviamente que a mulher do proprietário tem que estar registada na empresa para se poder aceder ao seu mês de aniversário. E como o gráfico compara os gastos da empresa em restaurantes e hotéis no mês de aniversário dela com o mês de aniversário da mulher de um empregado aleatório, é igualmente óbvio que a mulher do empregado aleatório também é funcionária da empresa. Fica tudo explicado, sendo assim. Editado 7 Dezembro 2024 por Descartes 3 1 Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 7 Dezembro 2024 vou-me lembrar da só não faz quem não pode da próxima vez que o tema for josé socrates muito bom f*da-se Compartilhar este post Link para o post
PRFA47 Publicado 7 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 3 horas: Tambem a cena das mulheres nao é assim tao simples (as mulheres podem ser accionistas ou trabalhar e receber um ordenado da empresa). Dito isto obviamente que depois podem ter um carro da empresa (pode ser presenteado nos anos) e celebracoes de aniversario de colaboradores das empresas sao perfeitamente aceitaveis como custo Domingos Soares de Oliveira aproves 👍 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 8 Dezembro 2024 O Santana agora também é Chegano Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 8 Dezembro 2024 https://x.com/certezamente/status/1865451909131211181 Repito: será dificil fazer pior que marcelo sousa Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 9 Dezembro 2024 (editado) Hoje na madeira temos circo na assembleia com a discussão do orçamento. A parte mais curiosa é o ónus da aprovação estar todo na oposição declarada (ps e jpp), sendo que quem validou um governo totalmente instável desapareceu do mapa. Inacreditável como se dá posse a um governo sem exigir nenhum compromisso escrito entre partidos e agora simplesmente deixa-se tudo a arder. Mas a culpa é da parte da oposição que nunca esteve a favor deste governo. Editado 9 Dezembro 2024 por smashing_pumpkin 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de HappyKing, Em 07/12/2024 at 14:00: Eu adoro os termos que se usam nestes temas: eficiência fiscal, optimizar os gastos fiscais, etc. Chamar os bois pelo nome - fugir ao fisco - é capaz de ser demasiado chato. Há uma vasta diferença entre fugir ao fisco e optimização fiscal. Ninguém gosta de pagar mais impostos do que aqueles que tem de pagar, e isso aplica-se ao Jerónimo Martins como se aplica ao Zé Manel trolha. Da mesma forma que o papel de um advogado de defesa é minimizar as penas dos seus clientes dentro dos meandros da lei, o de um contabilista é minimizar os impostos que os seus clientes têm de pagar, mas também sempre dentro da lei. Claro que há quem saia disso, como por exemplo os almoços de Domingo por conta da empresa, mas isso é para a AT fiscalizar. E digo isto de consciência bem tranquila porque, como trabalhador independente, a minha optimização fiscal resume-se a alocar à actividade as facturas da água e afins, visto que a minha "sede" é a minha casa. Fugir ao fisco é outra coisa. Eu não consigo, porque só recebo o que facturo. Como facturo uma empresa, nem que quisesse poderia receber por debaixo da mesa. Ainda assim, isso dos almoços de Domingo é uma gota no oceano de offshores e afins que por aí andam. Compartilhar este post Link para o post