smashing_pumpkin Publicado Monday às 15:04 https://www.dnoticias.pt/2026/6/8/494749-ha-politicos-que-nunca-hao-de-fazer-nada-e-nunca-hao-de-ficar-na-historia-e-preciso-decidir/ Fiquei na dúvida se colocava aqui ou na parte da comédia. Compartilhar este post Link para o post
dpitz Publicado Monday às 15:09 Discussão do Pacote Laboral na Assembleia no dia 18 de Junho, votação no dia 19. A CGTP já marcou manif para o dia 18, às 13h30. A UGT piupiu Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado Monday às 17:39 Citação de dpitz, há 2 horas: Discussão do Pacote Laboral na Assembleia no dia 18 de Junho, votação no dia 19. A CGTP já marcou manif para o dia 18, às 13h30. A UGT piupiu Estreia de Portugal no mundial no dia 17. 2 Compartilhar este post Link para o post
dpitz Publicado Monday às 21:45 Citação de Descartes, há 4 horas: Estreia de Portugal no mundial no dia 17. Vá lá, não marcaram a discussão para a hora do jogo Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 15 horas Salário mínimo já vale 91% do salário mediano, com riscos para a economia – ECO Incrivelmente trágico, isto. 1 Compartilhar este post Link para o post
dpitz Publicado 15 horas a culpa é das pessoas, que não batem punho e que não procuram melhor kkkkkk 2 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 14 horas Citação de Descartes, há 16 horas: Estreia de Portugal no mundial no dia 17. Já estamos preparados para todos os meios fazerem deste pacote laboral um segundo plano, porque o que é realmente importante é ver o que a seleção comeu e a que horas foi descansar? Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 14 horas Citação de dpitz, há 1 hora: a culpa é das pessoas, que não batem punho e que não procuram melhor kkkkkk A culpa é do salário mínimo estar tão alto e é essa conversa que colhe mais adeptos. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 14 horas Citação de dpitz, há 1 hora: a culpa é das pessoas, que não batem punho e que não procuram melhor kkkkkk para quê? tenho 2 trabalhos e depois é a pouca vergonha que mostrei no outro tópico não vale a pena ter mentalidade cristiano ronaldo Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 13 horas (editado) Citação de Ghelthon, há 2 horas: Salário mínimo já vale 91% do salário mediano, com riscos para a economia – ECO Incrivelmente trágico, isto. Quem diria que isto poderia acontecer numa economia intrinsecamente ligada a setores de baixo valor acrescentado. Nunca imaginei... O importante é "flexibilizar o mercado laboral, aumentar a competitividade e a produção". Em vez de produzirmos 1 pastel de nata por minuto, temos de produzir 1,1 pasteis de nata para se comprar o tal comboio mais cedo... Editado 12 horas por fornix Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 13 horas Citação de smashing_pumpkin , há 55 minutos: A culpa é do salário mínimo estar tão alto e é essa conversa que colhe mais adeptos. A culpa não é do salário mínimo, mas subi-lo à toa sem mais medidas estruturais resulta nisto, sim. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 13 horas Citação de Ghelthon, há 6 minutos: A culpa não é do salário mínimo, mas subi-lo à toa sem mais medidas estruturais resulta nisto, sim. Isto que escreveste pode soar extremamente insensível, porque o salário mínimo não dá para quase nada, mas é verdade, tens razão. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 13 horas (editado) Citação de Tio Hans, há 14 minutos: Isto que escreveste pode soar extremamente insensível, porque o salário mínimo não dá para quase nada, mas é verdade, tens razão. Eu sei, mas também acho que é fácil de entender o que eu quero dizer, mesmo não sendo da área de economia (que não sou, óbvio): subindo o SMN sem subir os outros vai fazer subir os preços e diminuir a distância do SMN para os outros. Se todos subissem na mesma proporção, excelente. Assim, a diferença entre o SMN e o salário médio é cada vez menor, o que é um péssimo indicador. Bom para quem recebe o SMN, mas mau para quase todas as outras pessoas. Editado 12 horas por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 12 horas Citação de fornix, há 40 minutos: Em vez de produzir-mos fornix... 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 12 horas Citação de Ghelthon, há 4 minutos: Eu sei, mas também acho que é fácil de entender o que eu quero dizer, mesmo não sendo da área de economia (que não sou, óbvio): subindo o SMN sem subir os outros vai fazer subir os preços e diminuir a distância do SMN para os outros. Se todos subissem na mesma proporção, excelente. Assim, a diferença entre o SMN e o salário médio é cada vez menor, o que é um péssimo indicador. Bom para quem recebe o SMN, mas mau para quase todas as outras pessoas. Nem bom é para quem ganha o salário minimo na verdade, o custo de vida aumentou muito com a inflação e muitos custos de empresas que se aproveitaram para aumentar preços sobre o pretexto do COVID, inflação, guerras, etc e nunca mais vão voltar a descer. Então no final do dia o ganho marginal do aumento do salário minimo é todo comido (ou mais ainda) sob as mais diversas formas, directas ou indirectas. Seria interessante fazer-se uma análise sobre quem ganhava o salário minimo há 20, 15, 10, 5 anos e fazer um comparativo de qualidade de vida, custo de vida, poder de compra etc. 1 Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 12 horas Citação de Ion Timofte, há 11 minutos: fornix... Sai daí, Desc. 1 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 12 horas Sim, vamos todos fingir que um aumento de 50euros no cabaz alimentar (que pouco tem a ver com o aumentos dos salários mínimos) é altamente prejudicial para quem ganhava 600euros e agora ganha 900. Mas é continuarem a comer a papinha empresarial que faz de tudo para não aumentar os salários médios e assim eles continuam felizes da vida, queixando que a culpa é do SM mas aumentando e bem os seus salários e dividendos de funções de topo. 2 Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 12 horas Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos: Sim, vamos todos fingir que um aumento de 50euros no cabaz alimentar (que pouco tem a ver com o aumentos dos salários mínimos) é altamente prejudicial para quem ganhava 600euros e agora ganha 900. Mas é continuarem a comer a papinha empresarial que faz de tudo para não aumentar os salários médios e assim eles continuam felizes da vida, queixando que a culpa é do SM mas aumentando e bem os seus salários e dividendos de funções de topo. estamos apenas a fazer contas básicas que qualquer pessoa que pague contas ao fim do mês entende. Reduzir o aumento do custo de vida a '50 euros no cabaz alimentar' é tapar o sol com a peneira. O problema principal não é o preço do arroz, é a habitação, as taxas e os custos estruturais. Juntas a isso a eletricidade, gás, os passes/combustíveis e, sim, o supermercado, e a conclusão matemática é inevitável E claro que há abusos de topo e distribuição de dividendos imoral em algumas grandes empresas. Mas esqueces-te de que 99% do tecido empresarial português são Micro e Pequenas Empresas (cafés, restaurantes, oficinas, pequenas lojas). Essas empresas não têm 'acionistas de topo a receber milhões' Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 12 horas (editado) Citação de Ghelthon, há 36 minutos: Eu sei, mas também acho que é fácil de entender o que eu quero dizer, mesmo não sendo da área de economia (que não sou, óbvio): subindo o SMN sem subir os outros vai fazer subir os preços e diminuir a distância do SMN para os outros. Se todos subissem na mesma proporção, excelente. Assim, a diferença entre o SMN e o salário médio é cada vez menor, o que é um péssimo indicador. Bom para quem recebe o SMN, mas mau para quase todas as outras pessoas. Dito por alguém que recebe várias vezes o salário mínimo certamente. Já imaginaste sequer o quão incomportável seria viver neste momento com pouco mais de 500 euros que era o salário mínimo há meia dúzia de anos? Hoje, com 500 euros arrendas um quarto e pouco mais. O que dizes só pode ser dito num lugar de conforto e privilégio. Mas podes dizer isso aos teus familiares que o recebem, para eles saberem que o problema está neles que passaram a receber mais meia dúzia de euros. Enquanto isso a discussão sobre o modelo económico assente no imobiliário e no turismo - que é a discussão que essa noticia devia suscitar - adia-se novamente. Editado 12 horas por HappyKing 3 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 12 horas Citação de HappyKing, há 1 minuto: Dito por alguém que recebe várias vezes o salário mínimo certamente. Já imaginaste sequer o quão incomportável seria viver neste momento com pouco mais de 500 euros que era o salário mínimo há meia dúzia de anos? Hoje, com 500 euros arrendas um quarto e pouco mais. O que dizes só pode ser dito num lugar de conforto e privilégio. Mas podes dizer isso aos teus familiares que o recebem, para eles saberem, que o problema está neles que passaram a receber mais meia dúzia de euros. Enquanto isso a discussão sobre o modelo económico assente no imobiliário e no turismo adia-se novamente. Parece-me que ele não discute em momento algum a subida do SMN e acho que qualquer pessoa é a favor disso. Mas achas que as empresas têm todas capacidades para suportar aumentos em todos os ordenados 5/6% ao ano de forma a travar que exista esta aproximação? O que ele disse é obviamente muito frio, mas é parte do "problema" 2 Compartilhar este post Link para o post
dpitz Publicado 12 horas O problema não é o salário mínimo aumentar (devia aumentar mais, até, é impossível alguém ter uma vida digna com um salário de 900€ - a não ser que já tenha a casa paga, e mesmo assim...). O problema são os restantes salários não acompanharem e estarmos a assistir a um fenômeno de compressão salarial. Uma forma de resolver isso, seria dinamizando a contratação colectiva. Mas como a legislação laboral tem sido alterada em favor de um lados e prejudicando o outro (nomeadamente na contratação colectiva), é difícil que se resolva de forma colectiva o problema dos salários acima do SMN. Em vez disso, a malta anda a regatear individualmente salários da treta, ou à espera de avaliações de desempenho, ou que o CEO tenha um rasgo de vergonha e de compaixão pelo próximo. E essa conversa de as MPMES não aguentarem salários altos.... O maior custo para as MPMES não são os salários. São os custos de contexto: rendas, água, luz, gás, etc. Se fossemos um país a sério, apostavamos em ajudar as MPMES, até nisso, mas em vez disso preferimos dar borlas aos que já têm muito. Até digo mais, as MPMES são as maiores beneficiárias de uma política salarial mais elevada: a malta se ganhar mais, vai gastar mais no restaurante, no café, na papelaria, na loja de rua, na florista, etc 4 Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 12 horas Citação de HappyKing, há 11 minutos: Dito por alguém que recebe várias vezes o salário mínimo certamente. Já imaginaste sequer o quão incomportável seria viver neste momento com pouco mais de 500 euros que era o salário mínimo há meia dúzia de anos? Hoje, com 500 euros arrendas um quarto e pouco mais. O que dizes só pode ser dito num lugar de conforto e privilégio. Mas podes dizer isso aos teus familiares que o recebem, para eles saberem que o problema está neles que passaram a receber mais meia dúzia de euros. Enquanto isso a discussão sobre o modelo económico assente no imobiliário e no turismo - que é a discussão que essa noticia devia suscitar - adia-se novamente. Ele está a dizer que se devia subir o SMN pelo menos na mesma proporção. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 12 horas Citação de HappyKing, há 6 minutos: Dito por alguém que recebe várias vezes o salário mínimo certamente. Já imaginaste sequer o quão incomportável seria viver neste momento com pouco mais de 500 euros que era o salário mínimo há meia dúzia de anos? Hoje, com 500 euros arrendas um quarto e pouco mais. O que dizes só pode ser dito num lugar de conforto e privilégio. Mas podes dizer isso aos teus familiares que o recebem, para eles saberem que o problema está neles que passaram a receber mais meia dúzia de euros. Enquanto isso a discussão sobre o modelo económico assente no imobiliário e no turismo - que é a discussão que essa noticia devia suscitar - adia-se novamente. Eu referi que o que ele disse pode soar extremamente insensível, mas ele tem razão. No limite, por absurdo, porque é que nenhum político sugere uma subida do salário mínimo para 3, 4 ou 5 mil euros? Porque a economia não aguenta. Quanto ao turismo e ao imobiliário, concordo, são actividades de baixa produtividade e uma economia não deve estar sustentada nisso. Mas nota, foram os crescimentos destas actividades (embora a segunda ainda esteja longe de cobrir as necessidades do país) que permitiram que o salário mínimo venha a registar aumentos simpáticos nos últimos anos. Sem elas, estaríamos ainda pior. A meu ver, e isto tem imensas causas, o grande problema da economia portuguesa é não produzir quase nada, que tenha uma mercado relevante, que seja realmente diferenciador. Nós produzimos essencialmente, o que os outros produzem ou para os outros. Um belíssimo exemplo, que até é um caso de sucesso, por cada Volkswagen que é produzido em Palmela e vendido a um cidadão de, sei lá, Braga num stand da mesma cidade, onde é que tu achas que fica a maior parte da riqueza criada, em Palmela, em Wolfsburgo ou em Braga? 1 Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 12 horas (editado) Citação de HappyKing, há 18 minutos: Dito por alguém que recebe várias vezes o salário mínimo certamente. Já imaginaste sequer o quão incomportável seria viver neste momento com pouco mais de 500 euros que era o salário mínimo há meia dúzia de anos? Hoje, com 500 euros arrendas um quarto e pouco mais. O que dizes só pode ser dito num lugar de conforto e privilégio. Mas podes dizer isso aos teus familiares que o recebem, para eles saberem que o problema está neles que passaram a receber mais meia dúzia de euros. Enquanto isso a discussão sobre o modelo económico assente no imobiliário e no turismo - que é a discussão que essa noticia devia suscitar - adia-se novamente. Acho que o Ghelthon, tal como eu, não está a falar de uma posição de achar que o salário minimo devia ser mais baixo, mas sim de mostrar que apenas subir não é suficiente. A meu ver o argumento dele não é de uma posição de achar bem ou mal, é simplesmente a realidade que é. A estrutura do nosso país está muito mal montada e andamos a correr atrás de compensar o avanço global sem nunca restruturar a nossa economia de baixo valor, isso acaba por sufucar as empresas que não conseguem pagar mais, roubar o dinheiro suado das pessoas que trabalham para pagar contas e sobreviver e afastar pessoas que dedicaram uma vida a estudar para ir viver fora porque aqui não compensa viver com esta estrutura. Acho que todos queremos melhor para nós e para os nossos filhos, acho que ninguem aqui deseja que alguém voltasse a viver com 500€ por mes na forma como as coisas estão. Gostava sim que tu pudesses estudar e ganhar 3000€, 4000€, 5000€ com um curso superior. Gostava sim que a minha vizinha da frente que trabalha num café pudesse comprar ou alugar casa e não ter de se sujeitar a viver num quarto de 10m2 com o filho no Brasil e mandar dinheiro para lá, gostava sim que a minha mulher pudesse abrir a loja dela sem ter o coração nas mão a achar que no fim do mês não tem dinheiro para a renda, gostava sim que o meu cunhado não tivesse de ter 3 trabalhos para pagar 1300€ numa zona não nobre por um 1 T1 e cuidar da filha e pagar um carrinho pequenino que tiveram de comprar para a transportar, gostava sim que vivêssemos num país onde o meu primo pudesse sepultar os pais com dignidade. e não o pode fazer da forma que queria porque não tem dinheiro para pagar uma sepultura digna, tendo de os deixar numa cova simples de terra com uma cruz. Acho que o tema aqui é mais este. Editado 12 horas por Abraxas Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 12 horas Citação de JohnyM, há 6 minutos: Mas achas que as empresas têm todas capacidades para suportar aumentos em todos os ordenados 5/6% ao ano de forma a travar que exista esta aproximação? O problema não está, per si, nessa aproximação. Está no que leva a essa aproximação. O problema não é o salário mínimo aumentar. É as causas que levam a que o salário médio/mediano não consiga subir na mesma proporção. É teres um modelo económico insustentável a curto, médio e longo prazo. Uma parte muito significativa das empresas em Portugal tem um valor acrescentado supérfluo. 1 Compartilhar este post Link para o post