Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

Covid-19 (Coronavírus) - Tópico de discussão

Publicações recomendadas

Depois dos EUA e da Índia bloquearem o envio de vacinas para a UE, das fábricas inglesas estarem a fazer o mesmo a maioria dos países suspende a vacinação. Até parece que estão a fazer pressão sobre os gajos e a sacudir a água do capote por causa da grande possibilidade de não conseguirem imunizar a população em 2021.

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post

Com esta m*rda toda de hoje, tenho a minha mãe em pânico total porque recebeu esta vacina. E acredito que muitos aqui tenham situações semelhantes.

Mais uma vez a maneira como a mensagem foi transmitida, tanto pela quase totalidade da comunicação social como entidades governativas foi péssima.

Uma pessoa com 56 anos, 4ª classe tirada numa aldeia do alto trás os montes, uma quantidade de doenças que até se torna difícil de contar, e já todo um esgotamento mental de isolamento (que antes da covid ainda teve de passar por um tratamento à tuberculose), não tem a capacidade de compreender esta situação toda sobre a suspensão da vacina.

Consegui arranjar um trecho noticiário de um pneumologista a explicar a situação de uma forma muito mais simples e concreta e acho que a consegui acalmar um pouco. Mas sei que amanhã já vai aparecer uma notícia escandalosa de uma morte de alguém vacinado que morreu atropelado (a continuar o exemplo dado anteriormente).

Com isto, espero que não fuja à 2ª dose. Outra coisa que ninguém da DGS/Governo se está a lembrar.

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

Há registos desses casos de trombose (ou outros) cá em Portugal?

Não

Compartilhar este post


Link para o post

15 de Março de 2021

O número de novos casos confirmados de hoje (256) é o valor mais baixo desde 07 de Setembro (nessa data foram registados 249).

Hoje tivemos uma descida relativa ao valor registado há 7 dias mais alta que ontem, 29,9%. Tendo em conta que o que o número de novos casos há uma semana atrás estava inflacionado pela correção do valor de novos casos confirmados na Madeira, considerando apenas os casos de Portugal Continental, obtemos uma descida de 31,1%.

8q1bzgX.png

AhifJzf.png

A média dos novos casos confirmados nos últimos 7 dias (579) desceu pelo 6º dia consecutivo, e é o valor mais baixo desde 13 de Setembro (nessa data era de 532). Este valor está abaixo da média móvel a 14 dias pelo 44º dia consecutivo.

A média dos novos casos confirmados nos últimos 14 dias (683) desceu pelo 44º dia consecutivo, e é o valor mais baixo desde 28 de Setembro (nessa data era de 674). Esta corresponde a 93 casos por 100 mil habitantes neste período.

O número de novos óbitos de hoje (10), e é o valor mais baixo desde 14 de Outubro (nessa data foram registados 7).

A média dos novos óbitos nos últimos 7 dias (18) desceu pelo 42º dia consecutivo, e é a mais baixa desde 22 de Outubro (nessa data era de 17). Este valor está abaixo da média móvel a 14 dias pelo 39º dia consecutivo.

O número de casos ativos (36031) desceu pelo 43º dia consecutivo. É o valor mais baixo desde 14 de Outubro (nessa data eram 34583).

7oSiJmo.png

x0KLToE.png

kzIF5K7.png

tmYzZic.png

kBerdSe.png

CsOORRE.png

FYxs72O.png

uD0BTYE.png

XTj86DD.png

RErIPuu.png

O número total de doentes hospitalizados (996) subiu em relação a ontem (976), após 13 dias consecutivos a descer.

O número de hospitalizados em cuidados intensivos (231) desceu pelo 30º dia consecutivo, e é o valor mais baixo desde 25 de Outubro (nessa data eram 230).

etOJs3N.png

lRF1fTc.png

J7X1j0S.png

A média de novos casos confirmados nos últimos 7 dias nos Açores (11) manteve o mesmo valor de ontem, após 4 dias consecutivos a subir.

A média de novos casos confirmados nos últimos 7 dias na Madeira (91) desceu pelo 6º dia consecutivo, e é a mais baixa desde 04 de Março (nessa data era de 90).

A média de novos casos confirmados nos últimos 7 dias no Alentejo (15) desceu pelo 3º dia consecutivo e é a mais baixa desde 13 de Outubro (nessa data era de 13).

A média de novos casos confirmados nos últimos 7 dias no Centro (85) subiu pelo 2º dia consecutivo.

A média de novos casos confirmados nos últimos 7 dias em Lisboa e Vale do Tejo (233) desceu em relação a ontem (243), e é a mais baixa desde 12 de Setembro (nessa data era de 225).

A média de novos casos confirmados nos últimos 7 dias no Algarve (11) desceu pelo 3º dia consecutivo, e é a mais baixa desde 13 de Setembro (nessa data era de 10).

A média de novos casos confirmados nos últimos 7 dias no Norte (133) desceu em relação a ontem (132) após 49 dias consecutivos a descer.

ovdIxUq.png

unQF1yl.png

ImR58K0.png

1TANRP2.png

lKEJRfZ.png

Não foram registados novos óbitos no Norte pela primeira vez desde 29 de Setembro.

0WqbZGd.png

QwbdyCO.png

NWiJnP0.png

O número de novos casos confirmados na faixa etária dos 80+ anos (35) é a mais baixa desde 06 de Outubro (nessa data foram registados 28).

O número de novos casos confirmados na faixa etária dos 70-79 anos (30) é a mais baixa desde 06 de Outubro (nessa data foram registados 28).

ucDSQvh.png

O número de novos óbitos na faixa etária dos 80+ anos (6) é a mais baixa desde 14 de Outubro (nessa data foram registados 5).

CQnrruG.png

BPkfXNC.png

RILKHt7.png

hGl5H7I.png

mChIygX.png

Aw1BuWh.png

PyumZjQ.png

3CBXblM.png

bjPtLji.png

W9EZk9I.png

lWDWW99.png

A média do total de vacinas administradas nos últimos 7 dias (19302) subiu em relação a ontem (19241), após 12 dias consecutivos a descer.

KLlxESL.png

gcG2Y29.pngB5DhpdH.pngYQA82OI.pngF1vxzzq.pngsnaazBs.png

E3PCj3x.png

  • Like 8

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de w0, Em 13/03/2021 at 10:57:

Update:

  • Teste negativo (porém quando pedires o teu, pede que emitam o teste em Inglês [se fores para um país cuja lingua oficial não seja o Português] e que coloquem no resultado a hora da colheita.
  • Hoje ia-me caindo tudo quando recebi o teste (efetuado ontem, 12/03) sem hora da colheita. Eu viajo segunda-feira às 05:30, e só fazendo ontem à tarde (15h44) é que o resultado saia hoje e podia viajar segunda. Quando o teste veio sem a hora da colheita ia falecendo. O Germano Sousa (fiquei hoje a saber) dava para fazer hoje e sair amanhã (mas não teriam linha telefónica aberta para qualquer problema/dúvida). 
  • Agora vamos ver como vai correr a saída na segunda. Em todo o caso levo uma declaração da empresa, em inglês, a dar nota da necessidade desta viagem de trabalho.
  • Curioso para perceber, também, como funciona a questão de estar em trânsito em Paris.

Se tudo correr bem, já só te venho dar um update segunda perto das 01am hora portuguesa. Se vier antes é porque f*deu pelo meio 😄 

@santi_07

quase 24h la cheguei à Cidade do México. Zero problemas, mas tudo muito mais demorado. Vai com alguma antecedência para o aeroporto porque no check-in é feito o controlo da documentação toda. Em França, indo em trânsito, não havia nenhum controlo 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de w0, há 6 horas:

@santi_07

quase 24h la cheguei à Cidade do México. Zero problemas, mas tudo muito mais demorado. Vai com alguma antecedência para o aeroporto porque no check-in é feito o controlo da documentação toda. Em França, indo em trânsito, não havia nenhum controlo 

Thanks @w0, ainda bem que correu tudo bem na tua viagem e obrigado pelo feedback que foste dando 🙂 Entretanto já comprei bilhete para este domingo e se tudo correr tranquilamente estarei em França ao fim da tarde 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mr. Bacano, há 8 horas:

Mais uma vez a maneira como a mensagem foi transmitida, tanto pela quase totalidade da comunicação social como entidades governativas foi péssima.

Ao fim de um ano, seria de esperar que algumas pessoas já tivessem um assessor de comunicação, para auxiliar nestas situações.

A situação foi mal comunicada e a própria conferência de imprensa em si também foi atabalhoada. 

O assunto era sério e merecia menos confusão, de passa o microfone de um lado para o outro. 

Bastava uma comunicação, clara e concisa, a explicar os motivos da suspensão e a mencionar todo o processo daqui para a frente, nomeadamente os atrasos no plano.

Outra coisa que achei triste foi saber-se que existiam dúvidas sobre esta vacina, que a mesma ia ser ministrada a professores e funcionários e, mesmo assim, ter sido tomada a decisão de os incluir como grupo prioritário há uns dias. Se isto já se sabia, não seria melhor gerir expectativas? Agora, foi tipo um murro no estômago para essas pessoas.

  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Esta história da AZ parece-me claramente uma vingança contra os ingleses.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 minutos:

Esta história da AZ parece-me claramente uma vingança contra os ingleses.

Não me admirava. Tal como também não me admirava, que os ingleses estivessem a boicotar o envio de vacinas para a União Europeia depois do que sucedeu no processo do Brexit. O problema é que, no meio disto, se encontram as pessoas. 

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 11 minutos:

Esta história da AZ parece-me claramente uma vingança contra os ingleses.

Claramente é isso. Não têm havido mais problemas com a vacina da AZ do que a da Pfizer.

Mas isto também é guerra de farmacêuticas, patentes, etc. Agora é que as coisas ficaram interessantes 😁

Compartilhar este post


Link para o post

É incrível como por meia dúzia de casos de reacções adversas à vacina, se coloca em causa todo um plano de vacinação e a credibilidade da vacina. Nem estamos em plena pandemia, que se f*da se temos de esperar até ao final do ano para termos a população em geral vacinada. 

Entendo que depois da bandalheira que foi nos outros países, fosse difícil que o nosso governo não tomasse a mesma posição, mas não entendo esta comunicação amadora e estas politiquices que a UE decidiu tomar como reação ao falhanço que está a ser a disponibilização de vacinas.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 15 minutos:

É incrível como por meia dúzia de casos de reacções adversas à vacina, se coloca em causa todo um plano de vacinação e a credibilidade da vacina. Nem estamos em plena pandemia, que se f*da se temos de esperar até ao final do ano para termos a população em geral vacinada. 

Entendo que depois da bandalheira que foi nos outros países, fosse difícil que o nosso governo não tomasse a mesma posição, mas não entendo esta comunicação amadora e estas politiquices que a UE decidiu tomar como reação ao falhanço que está a ser a disponibilização de vacinas.

Somos um país pequeno e pobre no contexto europeu. A solução mais simples é seguir o que países que a opinião pública considera serem modelos ou exemplos, como a Alemanha ou a Dinamarca. Imagina que a vacina tem mesmo um problema qualquer. Se morresse uma data de gente, era o fim deste governo. Nem o Costa, com aquela incrível capacidade de sair sempre por cima dos problemas seria capaz de se aguentar.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Snytram97, há 10 horas:

Não

Então estão a fazer algo que lhes foi pedido pela UE.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 38 minutos:

Somos um país pequeno e pobre no contexto europeu. A solução mais simples é seguir o que países que a opinião pública considera serem modelos ou exemplos, como a Alemanha ou a Dinamarca. Imagina que a vacina tem mesmo um problema qualquer. Se morresse uma data de gente, era o fim deste governo. Nem o Costa, com aquela incrível capacidade de sair sempre por cima dos problemas seria capaz de se aguentar.

Parece-me evidente que seguimos o mesmo rumo da UE, até porque por mais que não o fizéssemos, isso não iria garantir o cumprimento do plano de vacinação previamente definido. A minha crítica para o nosso governo está na parte da comunicação que uma vez mais falhou, tanto na mensagem de insegurança em relação à vacina como em relação ao plano de vacinação. De manhã avançam que os professores vão ser já vacinados, à tarde recuam na decisão, quando já sabiam que os restantes países da UE estavam a deixar a vacina da Astrazeneca em stand by. É uma questão de gestão de expectativas, que para mim tem sido o maior problema do nosso governo.

Editado por Pedro_Y2J

Compartilhar este post


Link para o post

A interrupção da vacinação com a AZ pode ter sentido, confesso que não estou a par da magnitude de situações que têm causado efeitos adversos severos. Porém, caso sejam em número significativo, devem ser analisadas e estudadas para compreender realmente o que se passa. E essa era a mensagem que deve ser passada. A vacinação é segura, mas, de acordo com o princípio da prevenção, todas as evidências devem ser avaliadas no sentido de se evitarem males maiores. Isto é o fundamental da mensagem que deve passar. 

A task force da comunicação, agora arranjamos nomes espetaculares para tudo, podia auxilar neste tipo de coisas. Não é só na consciencialização da população sobre o processo de desconfinamento, mas também na criação de uma comunicação eficaz entre o "poder" e a população. 

Editado por Vaart10
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Vaart10, há 1 hora:

Não me admirava. Tal como também não me admirava, que os ingleses estivessem a boicotar o envio de vacinas para a União Europeia depois do que sucedeu no processo do Brexit. 

Nem por isso. Existem países que bloquearam a exportação das vacinas para outros países até que a vacinação esteja praticamente concluída, a Índia (supostamente o maior produtor mundial de vacinas) e os EUA também estão a fazer isso. O Reino Unido agora consegue fazer isso porque já saiu da UE, se ainda estivesse tenho muitas dúvidas que fosse possível. 

O que isto está a mostrar, mais uma vez, é que a UE não tem capacidade de produção e está dependente de outros países. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Inkie, Em 15/03/2021 at 10:03:

Pelo que percebi, trata-se de um batch específico de vacinas (que não foi para Portugal).

https://www.ema.europa.eu/en/news/covid-19-vaccine-astrazeneca-prac-preliminary-view-suggests-no-specific-issue-batch-used-austria

Obrigado pela informação.

E concordo com o que foram dizendo ao longo destas últimas páginas, não souberam explicar as coisas.

 

btw a Pfizer/BioNTech entregam 10 milhões de vacinas extra à UE no segundo trimestre.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, Agora:

O que isto está a mostrar, mais uma vez, é que a UE não tem capacidade de produção e está dependente de outros países. 

Tudo isto veio demonstrar que, em termos políticos, a União Europeia não tem qualquer poder ou influência no xadrez mundial. 

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Vaart10, Agora:

Tudo isto veio demonstrar que, em termos políticos, a União Europeia não tem qualquer poder ou influência no xadrez mundial. 

Isso é uma conclusão um bocado precipitada. 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Vaart10, há 1 minuto:

Tudo isto veio demonstrar que, em termos políticos, a União Europeia não tem qualquer poder ou influência no xadrez mundial. 

Tens dois modos de fazer a coisa:

1- produzes

Ou

2 - pagas acima do preço de mercado. 

No 2 estás sempre dependente das limitações à exportação que podem ser aplicadas nos países produtores. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mr. Bacano, há 11 horas:

Com isto, espero que não fuja à 2ª dose. Outra coisa que ninguém da DGS/Governo se está a lembrar.

Eles disseram que esse problema não se coloca, porque ainda falta algum tempo para essas pessoas tomarem a 2ª dose e, em relação a esta confusão toda da vacina, deverá haver uma resposta nos próximos dias. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Alonso., há 6 minutos:

Isso é uma conclusão um bocado precipitada. 

Não é uma conclusão que retirei agora, é uma conclusão que tenho vindo a retirar fruto do meio onde trabalho. 

- Quais são os principais produtos, tangíveis e intangíveis, que produzes na União Europeia?

- Quais são as principais exportações da União Europeia?

- Para onde exporta a União Europeia? 

- Quais são as principais importações da União Europeia?

- De que países importa a União Europeia? 

- Quanto recebe a União Europeia pelas suas exportações? Quanto paga a União Europeia pelas suas importações?

Editado por Vaart10

Compartilhar este post


Link para o post

Pelo twitter também se começa a falar dessa guerra "UE/RU" como a verdadeira base da suspensão da vacina da astrazeneca. 

Entretanto há acordo com a Pfizer por mais vacinas... andará a UE a tentar um braço de ferro com a astrazeneca para ter mais vacinas e acabar com os atrasos?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Vaart10, há 21 minutos:

A interrupção da vacinação com a AZ pode ter sentido, confesso que não estou a par da magnitude de situações que têm causado efeitos adversos severos. Porém, caso sejam em número significativo, devem ser analisadas e estudadas para compreender realmente o que se passa. E essa era a mensagem que deve ser passada.

Estamos a falar de meia dúzia de casos em milhões de vacinas já administradas. 

Para mim é uma questão de colocar na balança as seguintes hipóteses:

1. Atrasar todo o processo de vacinação e aguardar por mais info sobre estes casos. Pelo meio podem morrer mais pessoas porque não foram vacinadas atempadamente;

2. Continuar o processo normalmente, à medida que se vai avaliando os motivos para essas reacções, correndo o risco de aparecerem mais alguns casos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lifehouse, há 12 minutos:

Pelo twitter também se começa a falar dessa guerra "UE/RU" como a verdadeira base da suspensão da vacina da astrazeneca. 

Entretanto há acordo com a Pfizer por mais vacinas... andará a UE a tentar um braço de ferro com a astrazeneca para ter mais vacinas e acabar com os atrasos?

No Twitter culpam o governo PS, quando é uma medida que metade dos países da UE já a tomaram. 

O Twitter não é uma boa source para nada 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...