Ir para conteúdo
Mayday

Covid-19 (Coronavírus) - Tópico de discussão

Publicações recomendadas

Publicado (editado)

Gente próxima dos meus pais está a ser chamada para vacinar, já no âmbito da segunda fase, e todos eles estão a ir sem reservas. 

Acho que pelo exemplo os meus pais estão mais calmos, animados e também querem ser chamados. 

Sempre que podia tentava desmontar a conversa deles sobre a Astrazeneca e nunca conseguia, mas nada como o exemplo de quem está na mesma terra que eles. 

Agora só espero que sejam chamados em breve. 

Editado por Lifehouse

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 31 minutos:

Basicamente com o trabalho e tudo mais só consigo chegar ao ginásio muito em cima das 20h, acontece que no horário disponibilizado online falavam que estava aberto das 7h às 21h. Ontem chego lá a primeira vez desde que abriu para treinar às 20h e dizem me que só tenho 30 minutos de treino porque as salas depois fecham e só estão mais 30 minutos abertos para as pessoas tomarem banho, que isto já era regra antes do fecho em janeiro e bla bla bla. O que é de todo mentira porque sempre treinei sem problemas e saía de lá às 21h ou após essa hora. Hoje lembrei-me que quando os ginásios abriram da última vez que tomar banho lá era proibido (portanto eles darem meia hora para esse efeito seria parvo) e também tinha interesse em saber se isto seria alguma "regra" (pelo menos a nível de horário de funcionamento máximo) para conseguir deitar o contrato abaixo caso não ofereçam nenhuma alternativa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Contador, há 1 minuto:

Basicamente com o trabalho e tudo mais só consigo chegar ao ginásio muito em cima das 20h, acontece que no horário disponibilizado online falavam que estava aberto das 7h às 21h. Ontem chego lá a primeira vez desde que abriu para treinar às 20h e dizem me que só tenho 30 minutos de treino porque as salas depois fecham e só estão mais 30 minutos abertos para as pessoas tomarem banho, que isto já era regra antes do fecho em janeiro e bla bla bla. O que é de todo mentira porque sempre treinei sem problemas e saía de lá às 21h ou após essa hora. Hoje lembrei-me que quando os ginásios abriram da última vez que tomar banho lá era proibido (portanto eles darem meia hora para esse efeito seria parvo) e também tinha interesse em saber se isto seria alguma "regra" (pelo menos a nível de horário de funcionamento máximo) para conseguir deitar o contrato abaixo caso não ofereçam nenhuma alternativa.

Depende de ginásio para ginásio porque o que está escrito é que às 21h tem de estar fechado. A partir daí cada um gere como quiser.

Não sabendo em que ginásio estás é verdade que há ginásios que já antes davam meia hora e que agora obviamente mantêm isso e para ser sincero não vejo grande sentido em mudar por muito chato que seja para quem não pode ir treinar assim.

Compartilhar este post

Link para o post

eu e o meu irmão já fomos inscritos para a vacinação 🙂 happy days dudes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 2 horas:

Depende de ginásio para ginásio porque o que está escrito é que às 21h tem de estar fechado. A partir daí cada um gere como quiser.

Não sabendo em que ginásio estás é verdade que há ginásios que já antes davam meia hora e que agora obviamente mantêm isso e para ser sincero não vejo grande sentido em mudar por muito chato que seja para quem não pode ir treinar assim.

Pois, basicamente não poderei fazer nada bah
É que não uso os balneários do ginásio, preferia que dessem uns 10 minutos só para limpar a máquina que estava e poder sair nas calmas que 30 minutos. Tenho que lidar com isto mais uns tempos 

Compartilhar este post

Link para o post

7 dias (1 de Abril):  +10 casos
14 dias (25 de Março):  +179 casos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 16 horas:

E o que importa ser da mesma altura do dia? 

As mesas estão ou não estão espaçadas entre elas?

Estão ou não estão 4 pessoas em cada mesa? 

A questão das máscaras nem se fala, ou querem que se consuma com máscara agora? 

Por amor da Santa, credo. 

Deixem de ser c*ninhas! O vosso excesso de zelo ainda vos vai trazer problemas no futuro. A maior parte de vós não está preocupada em nada com o facto das esplanadas estarem bem compostas - o que é bastante positivo para a malta da restauração, que recebe muito mais rápido do que os apoios que o Governo promete -, mas sim o facto de estarem com inveja de quem quer ser livre e vai conviver para lá, pois era o que, no fundo, vocês tanto querem fazer e só não o fazem porque "arranjam desculpas" para não o fazer. 

Hoje fui tomar café e, calhou por acaso, encontrar um amigo meu e ficámos um pouco à conversa. Pela reação dele, mesmo com a possibilidade do postigo desde o mês passado, deve ter sido a primeira vez que ele saiu de casa. Achas que me preocupei por ele estar sem máscara enquanto comia e bebia? Zero. 

Se eu estava de máscara? Já tinha consumido, por isso sim. Qual é mesmo o stress? 

Para quem diz que tem tido muitos problemas de saúde na família, deverias mesmo ter preocupação. 

Quanto às esplanada, concordo que seja apertado o cerco, conforme foi noticiado há cerca de duas horas. O objetivo não devia ser encher os bolsos em duas ou três semanas, devia ser feito de forma consciente para não voltarmos a fechar os estabelecimentos. Mas quando a ganância é muita...

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que o governo e o parlamento tenham sensatez relativamente à questão das patentes e tenham capacidade de pensar a longo prazo. A proppsta quea Catarina Martins pretende poderá terefeitos catastróficos a longo prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

Há possibilidade de já não tomar a vacina no próximo fim de semana 😞 

https://www.publico.pt/2021/04/08/sociedade/noticia/suspensao-administracao-vacina-astrazeneca-pessoas-jovens-avaliada-1957733

"A eventual decisão de suspensão da administração deste fármaco em pessoas mais jovens vai necessariamente pôr em causa, nos moldes em que está prevista, a maior operação de inoculação em massa com a vacina da AstraZeneca  em Portugal, a dos cerca de 200 mil docentes e não docentes das creches, dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que está marcada para este fim-de-semana." Notícia do público.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 15 minutos:

Há possibilidade de já não tomar a vacina no próximo fim de semana 😞 

Também devia ter levado a minha mais cedo do que levei porque apanhei a primeira suspensão, mas acabei por ser vacinado pouco tempo depois. Pode ser que agora seja similar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 2 horas:

Espero que o governo e o parlamento tenham sensatez relativamente à questão das patentes e tenham capacidade de pensar a longo prazo. A proppsta quea Catarina Martins pretende poderá terefeitos catastróficos a longo prazo.

Efeitos catastróficos a nível monetário?

Porque de resto, não devia de ser a Catarina Martins a dizer que é preciso ultrapassar as patentes. Acho que é uma questão de bom senso, estamos em plena pandemia e temos uma UE subjugada às farmacêuticas que dão prioridade a quem dá mais lucro. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 2 horas:

Para quem diz que tem tido muitos problemas de saúde na família, deverias mesmo ter preocupação. 

Quanto às esplanada, concordo que seja apertado o cerco, conforme foi noticiado há cerca de duas horas. O objetivo não devia ser encher os bolsos em duas ou três semanas, devia ser feito de forma consciente para não voltarmos a fechar os estabelecimentos. Mas quando a ganância é muita...

O cu em nada tem a ver com as calças. 

A DGS diz que, um contato de alto risco, só o é, após uma exposição de mais de 15 minutos a menos de outra pessoa, a qual esteja infetada. 

O decreto permite 4 pessoas por mesa, daqui por umas semanas, 6 pessoas por mesa. Se colocares as mesas a 4-5 metros de distância, umas das outras, mesmo assim tens facilmente menos pessoas por metro quadrado que um autocarro em Lisboa em hora de ponta. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 18 horas:

E o que importa ser da mesma altura do dia? 

As mesas estão ou não estão espaçadas entre elas?

Estão ou não estão 4 pessoas em cada mesa? 

A questão das máscaras nem se fala, ou querem que se consuma com máscara agora? 

Por amor da Santa, credo. 

Deixem de ser c*ninhas! O vosso excesso de zelo ainda vos vai trazer problemas no futuro. A maior parte de vós não está preocupada em nada com o facto das esplanadas estarem bem compostas - o que é bastante positivo para a malta da restauração, que recebe muito mais rápido do que os apoios que o Governo promete -, mas sim o facto de estarem com inveja de quem quer ser livre e vai conviver para lá, pois era o que, no fundo, vocês tanto querem fazer e só não o fazem porque "arranjam desculpas" para não o fazer. 

Hoje fui tomar café e, calhou por acaso, encontrar um amigo meu e ficámos um pouco à conversa. Pela reação dele, mesmo com a possibilidade do postigo desde o mês passado, deve ter sido a primeira vez que ele saiu de casa. Achas que me preocupei por ele estar sem máscara enquanto comia e bebia? Zero. 

Se eu estava de máscara? Já tinha consumido, por isso sim. Qual é mesmo o stress? 

tu só podes ser bipolar...

Compartilhar este post

Link para o post

Agora o meu pai, homem de razão em quase tudo, não quer levar a vacina. Tá bonito.

Compartilhar este post

Link para o post

Já o meu avô tomou hoje a 1ª dose (vai tomar a 2ª daqui por um mês), e nem sequer hesitou quando, do centro de saúde, lhe perguntaram se queria tomar a vacina.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 9 minutos:

Agora o meu pai, homem de razão em quase tudo, não quer levar a vacina. Tá bonito.

Aqui passou-se da reticência para a determinação porque a sogra de um familiar, aparentemente, foi parar ao hospital após a toma da vacina da astrazeneca e pelo que dizem tudo indica com trombose. E cheira-me que isto só vai piorar no geral, os noticiários quase carregam bandeiras a dizer para rejeitarem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 1 minuto:

Aqui passou-se da reticência para a determinação porque a sogra de um familiar, aparentemente, foi parar ao hospital após a toma da vacina da astrazeneca e pelo que dizem tudo indica com trombose. E cheira-me que isto só vai piorar no geral, os noticiários quase carregam bandeiras a dizer para rejeitarem.

Uma das minhas avós com 80 anos não quis levar a vacina porque "nunca tomou uma vacina na vida e não vai ser agora que vai começar" e porque "há pessoas a morrer por causa de tomar a vacina". É triste mas não há nada a fazer quando a m*rda da CS também ajuda à festa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 2 horas:

Efeitos catastróficos a nível monetário?

Porque de resto, não devia de ser a Catarina Martins a dizer que é preciso ultrapassar as patentes. Acho que é uma questão de bom senso, estamos em plena pandemia e temos uma UE subjugada às farmacêuticas que dão prioridade a quem dá mais lucro. 

É preciso ter noção do papel das farmacêuticas na saúde. Do investimento que fazem a todos os níveis, da capacidade que têm a nível de investigação, produção e formação. Do quanto a nossa saúde depende da sua capacidade e vontade de produzir novos medicamentos, de apostar na inovação, de melhorar constantemente. A política europeia dos últimos anos já levou a que muitas empresas prefiram apostar em variantes do já existente em vez da investigação. Tem menos riscos e rende-lhes mais. Com um investimento muito mais baixo.

Depois, ao quebrares as patentes estás a atacar uma indústria que investiu imenso nisto. Se temos vacinas,se há uma produção surreal das mesmas, é porque a indústria farmacêutica é robusta, tinha centros de investigação fortes e centros de produção capazes de se adaptar. Se fizeram isto por dinheiro? Óbvio. Se foram eles que arriscaram quase tudo? Ainda mais óbvio. Manda as farmacêuticas ainda mais à m*rda e depois não se admirem se começarem a faltar medicamentos que já não lhes rendem nada. Ou se preferirem produzir e fornecer decentemente países que cumprem com os acordos. Ou se simplesmente quando voltar a ser necessários tal força de investigação, exigirem que o investimento seja público. Além que podem continuar a inventar coisas e simplesmente não submeterem os seus produtos para introdução na UE, não vá a UE roubar-lhes o trabalho.

Este é um assunto delicado, demasiado delicado para ser tratado como o BE pretende. Tudo bem que a indústria farmacêutica tem imenso poder e gera imenso dinheiro. Mas também é assim porque lhes é colocado quase toda a responsabilidade de desenvolvimento de novas moléculas. Milhões e milhões em coisas que nem chegam à fase 2 em ensaios clínicos. Os estados não gostam de arriscar e as coisas acabam por ser como são. Apesar de tudo,o mercado da UE é altamente controlado e verificado, e com regras muito apertadas.

Basicamente se brincarmos aos ladrões de propriedade corremos o risco de retroceder décadas em termos de saúde. E escrevi tanta coisa e fico com a sensação que nem cheguei perto do real problema de tal medida ser posta em prática.

• Like 3
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...