Ir para conteúdo
Mayday

Covid-19 (Coronavírus) - Tópico de discussão

Publicações recomendadas

Citação de kareca, há 11 minutos:

Como se comporta? A DGS falou disso na conferencia?

Não percebo bem como é que se comportam se estiverem duas cadeiras (ou mais) de raio de distancia entre as pessoas. 

Não precisa de falar sobre isso. Só o facto do Futebol ter um tratamento especial ao nível dos argumentos que são utilizados pela DGS permite concluir que essa atividade não é comparável com as restantes manifestações culturais ou desportivas. E esse tratamento especial deriva diretamente da forma como o público tende a comportar-se, o que não deveria ser novidade para ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Não precisa de falar sobre isso. Só o facto do Futebol ter um tratamento especial ao nível dos argumentos que são utilizados pela DGS permite concluir que essa atividade não é comparável com as restantes manifestações culturais ou desportivas. E esse tratamento especial deriva diretamente da forma como o público tende a comportar-se, o que não deveria ser novidade para ninguém.

Mas qual é o comportamento? Abraços e mandar bocas para o relvado? Distanciados nas cadeiras e carreiros tipo gado lá fora, como sugerido aos festivais e outros eventos não seria suficiente?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 minutos:

Mas qual é o comportamento? Abraços e mandar bocas para o relvado? Distanciados nas cadeiras e carreiros tipo gado lá fora, como sugerido aos festivais e outros eventos não seria suficiente?

Sim, os abraços. A incomparável maior dificuldade que existe em assegurar o distanciamento físico num jogo de futebol do que noutra qualquer modalidade desportiva ou manifestação cultural.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 15 minutos:

Sim, os abraços. A incomparável maior dificuldade que existe em assegurar o distanciamento físico num jogo de futebol do que noutra qualquer modalidade desportiva ou manifestação cultural.

Isso acontece “cá fora”, nos bares. Finais da champions, bares no Algarve ou no tasco da Amadora.

Nos estádios, separados nas cadeiras, não vejo como isso pode acontecer, a não ser com as pessoas que te acompanham. Fui à feira do livro no sábado e aquilo parece muito mais dificil de gerir.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 5 minutos:

Isso acontece “cá fora”, nos bares. Basta ver imagens das finais da champions, bares no Algarve ou no tasco da Amadora.

Nos estádios, separados nas cadeiras, não vejo como isso pode acontecer, a não ser com as pessoas que te acompanham. Fui à feira do livro no sábado e aquilo parece muito mais dificil de gerir.

Não vou estar a discutir uma coisa que me parece de tal maneira óbvia que cada post que faço me dá uma sensação irritante de perda de tempo.

Basta pensar na existência do golo da vitória no período de descontos para duvidar da possibilidade de manter distância social entre os adeptos do mesmo clube, mesmo que separados por meia dúzia de cadeiras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Não vou estar a discutir uma coisa que me parece de tal maneira óbvia que cada post que faço me dá uma sensação irritante de perda de tempo.

Basta pensar na existência do golo da vitória no período de descontos para duvidar da possibilidade de manter distância social entre os adeptos do mesmo clube, mesmo que separados por meia dúzia de cadeiras.

Mas estás a falar de um evento que acontece com a pouca frequência que sabemos e mesmo que aconteça, não sabes se vai haver esse abraço com as distancias. E mesmo que venha a acontecer, não e algo que tem sido monitorizado pela DGS noutras áreas? Caso seja necessário alterar recomendações, fazem-no ou cancelam.

Eu sei que é irritante, mas o “abrindo aos poucos” podia ser implementado aqui também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 17 minutos:

Perderam uma óptima oportunidade de fazer esse vídeo com esta música:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 3 minutos:

Mas estás a falar de um evento que acontece com a pouca frequência que sabemos e mesmo que aconteça, não sabes se vai haver esse abraço com as distancias. E mesmo que venha a acontecer, não e algo que tem sido monitorizado pela DGS noutras áreas? Caso seja necessário alterar recomendações, fazem-no ou cancelam.

Eu sei que é irritante, mas o “abrindo aos poucos” podia ser implementado aqui também.

Eu não estou a dizer se concordo ou não concordo com a decisão. Só estou a dizer que o público num jogo de futebol se comporta de maneira diferente do que numa tourada, pelo que se justifica que tenha um tratamento especial na análise.

Citação de Chazzy Chazz, há 1 minuto:

Não foi essa a comparação que fiz. 

Isso sei eu. A tua comparação não faz sentido, por isso é que eu respondi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 2 horas:

Malta, não sei bem que tópico utilizar... tenho um familiar que está há ano e meio à espera de vaga para um exame, enviaram hoje um SMS a avisar que o exame é na próxima segunda. Calha que o meu familiar não pode estar lá na segunda, ligou a pedir para reagendar, disseram-lhe de chofre que nesse caso volta para o fim da fila de espera (!!!).

Desde então estamos fartos de ligar para todo o lado e nenhuma linha nos atende. Alguma coisa que se possa fazer? Já estive mais longe de ir lá presencialmente virar aquilo do avesso, estou piurso com isto. Que cena surreal.

Se for perto, se calhar mais vale ir pessoalmente mesmo. Exames, cirurgias, está tudo pela hora da morte com filas enormes de espera e demoram imenso a atender.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hidden, há 26 minutos:

Se for perto, se calhar mais vale ir pessoalmente mesmo. Exames, cirurgias, está tudo pela hora da morte com filas enormes de espera e demoram imenso a atender.

Concordo, não vejo outra solução.

Ainda por cima estando o exame reagendado para a próxima segunda, já não vai a tempo de resolver as m*rda pela via mais pacífica (não fossemos nós um país de burocracias e em que é preciso fazer um requerimento para resolver qualquer m*rda).

Muito honestamente, acho que tem que se deslocar lá pessoalmente e armar grande estrilho para ser ouvido.

Aconselhava também a fazer-se acompanhar de uma prova/declaração qualquer que ateste que o familiar efectivamente não pode marcar presença nesse dia (sei lá, um atestado da própria Junta de Freguesia poderá ser útil)...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 3 horas:

Malta, não sei bem que tópico utilizar... tenho um familiar que está há ano e meio à espera de vaga para um exame, enviaram hoje um SMS a avisar que o exame é na próxima segunda. Calha que o meu familiar não pode estar lá na segunda, ligou a pedir para reagendar, disseram-lhe de chofre que nesse caso volta para o fim da fila de espera (!!!).

Desde então estamos fartos de ligar para todo o lado e nenhuma linha nos atende. Alguma coisa que se possa fazer? Já estive mais longe de ir lá presencialmente virar aquilo do avesso, estou piurso com isto. Que cena surreal.

Acho melhor ires ao privado

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 3 horas:

Talvez seja melhor ires lá pessoalmente e justificares o porquê de o teu familiar não estar presente segunda-feira. Depois, solicitas a re-marcação do exame. Se não for a bem, pois terás que reclamar, alto e bom som.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Koper, há 26 minutos:

Existe uma cena chamada TMRG (Tempo Máximo de Resposta Garantida) que são datas que os cuidadores de saúde têm de cumprir. São prazos estipulados e que têm de ser - obrigatoriamente - cumpridos entre a data de marcação do exame (ou consulta) e a data que se realiza o exame: https://www.sns24.gov.pt/guia/direitos-e-deveres-do-utente/tempos-maximos-de-resposta-garantidos-tmrg-no-acesso-a-cuidados-de-saude-no-servico-nacional-de-saude/

Exemplos - Ressonância Magnética são 90 dias; Pacemaker Cardíaco são 30 dias; Radioterapia são 15 dias; etc..

Agora, não sei qual o tipo de consulta ou exame que estão à espera, mas acredito que se deva enquadrar num dos pressupostos daí (1 ano e meio à espera lol). 

O que tens a fazer é simples: falar com a unidade de saúde onde o teu familiar está na lista de espera a informar que o prazo não foi cumprido e se não reagendarem asap, vais fazer queixa à Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pt). Pode parecer pouco, mas queixa por não cumprimento do TMRG dá direito a sanções pecuniárias, uma vez que esse incumprimento é uma violação jurídica. Em último caso e se eles não arranjarem uma vaga milagrosa (acredita que arranjam muitas vezes, já tive de fazer isto com o meu avô), pode pedir um vale para que uses numa unidade de saúde privada (que no final de contas, será menos que a multa que poderão vir a receber).

Excelente partilha, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Koper, há 33 minutos:

Existe uma cena chamada TMRG (Tempo Máximo de Resposta Garantida) que são datas que os cuidadores de saúde têm de cumprir. São prazos estipulados e que têm de ser - obrigatoriamente - cumpridos entre a data de marcação do exame (ou consulta) e a data que se realiza o exame: https://www.sns24.gov.pt/guia/direitos-e-deveres-do-utente/tempos-maximos-de-resposta-garantidos-tmrg-no-acesso-a-cuidados-de-saude-no-servico-nacional-de-saude/

Exemplos - Ressonância Magnética são 90 dias; Pacemaker Cardíaco são 30 dias; Radioterapia são 15 dias; etc..

Agora, não sei qual o tipo de consulta ou exame que estão à espera, mas acredito que se deva enquadrar num dos pressupostos daí (1 ano e meio à espera lol). 

O que tens a fazer é simples: falar com a unidade de saúde onde o teu familiar está na lista de espera a informar que o prazo não foi cumprido e se não reagendarem asap, vais fazer queixa à Entidade Reguladora da Saúde (https://www.ers.pt/pt). Pode parecer pouco, mas queixa por não cumprimento do TMRG dá direito a sanções pecuniárias, uma vez que esse incumprimento é uma violação jurídica. Em último caso e se eles não arranjarem uma vaga milagrosa (acredita que arranjam muitas vezes, já tive de fazer isto com o meu avô), pode pedir um vale para que uses numa unidade de saúde privada (que no final de contas, será menos que a multa que poderão vir a receber).

Fuck, isto é muito bom. Obrigado e a todos os que deram sugestões.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, Agora:

Fuck, isto é muito bom. Obrigado e a todos os que deram sugestões.

Tiveste um contributo que te aconselhou a fazer as coisas como deve ser, outro que te disse para ires bater à porta ao lado e 3 ou 4 que apelaram à porrada. Mas fica-te bem agradeceres a todos... 😁

Compartilhar este post

Link para o post

Saliento uma informação da máxima relevância proferida por um dos manifestantes da marcha lenta que aconteceu hoje na Amora. Dizia o senhor, notoriamente bem informado e indignado, o seguinte: "Se não há casamentos, não há funerais e não há batizados, porque é que há a Festa do Avante?"

Deixo-vos o dilema sobre a aparente proibição de existência de óbitos em Portugal, apesar da Pandemia, e a informação há muito ansiada de que não há casamentos nem batizados.

Problema resolvido!

Compartilhar este post

Link para o post

Tive o azar de me cruzar com a marcha lenta (cuja existência desconhecia) e estive em facepalm permanente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 32 minutos:

Tiveste um contributo que te aconselhou a fazer as coisas como deve ser, outro que te disse para ires bater à porta ao lado e 3 ou 4 que apelaram à porrada. Mas fica-te bem agradeceres a todos... 😁

Não sejas assim, como referi lá em cima era também essa a minha inclinação (ir lá à porrada) 😄

Compartilhar este post

Link para o post

só para dizer que guardei o post do koper.

Citação de Black Hawk, há 6 minutos:

Não sejas assim, como referi lá em cima era também essa a minha inclinação (ir lá à porrada) 😄

ias com uma granada e fechavas-te na casa de banho. Depois telefonavas para as televisões.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Slade, há 5 horas:

2 boas coisas de não haver público nos estádios:

-Não há claques

-Não há instagramers no estádios dos Grandes

Sonha sonha 🤣 o Madureira é o primeiro a entrar. 

Citação de Peplin, há 1 hora:

Tive o azar de me cruzar com a marcha lenta (cuja existência desconhecia) e estive em facepalm permanente.

Marcha lenta? 

Citação de kareca, há 5 horas:

Isso acontece “cá fora”, nos bares. Finais da champions, bares no Algarve ou no tasco da Amadora.

Entras para o estádio como? Com pouca lotação, os clubes vão preferir abrir pelo menos uma bancada para evitar custos elevados. Logo vai acontecer como foi em Paris. Eu tive a ver imagens do exterior e aquilo parecia ambiente de jogo. 

No Avante, tal como as praias, tu podes entrar à hora que quiseres, mais cedo ou mais tarde. Nos estádios não, tens 1h30-2h para o fazer, e muitos preferem ir ao shopping antes de entrar no estádio. 

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...