Ir para conteúdo
Mayday

Covid-19 (Coronavírus) - Tópico de discussão

Publicações recomendadas

Citação de Descartes, Agora:

Verdade. E se voltássemos todos a viver nas cavernas, colhendo os alimentos que a natureza nos disponibiliza (caçar não porque os animais têm sentimentos), o mundo seria muito mais feliz.

Vendo bem, a longo prazo, esta coisa das pandemias só tem vantagens.

Nem 8 nem 80. Há profissões que vêm e vão conforme a evolução da tecnologia e da própria civilização. A próxima é o mecânico tradicional na minha opinião, por exemplo. Os taxistas por exemplo perderam o monopólio em muitas cidades do mundo, telefonistas desapareceram, etc. Não é uma conta de subtrair, desaparecem necessidades, surgem outras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lewa, há 26 minutos:

Há coisas que as pessoas estando em casa continuam a consumir mas com menos frequência e isso é que manda os pequenos negócios abaixo.

Cortar o cabelo? Ah isto aguente mais uma semana.

Preciso de comprar X? Ah não me apetece sair, mando vir da net uma grande superficie

Preciso de me aquecer? Opá uso aqui uma manta em vez de ir comprar lenha

Tá a ficar frio? Opá não preciso de casaco, nunca saio de casa.

O carro precisa de ir à revisão? Agora quase não o uso..

E assim sucessivamente.

No meio disto tudo o governo conseguiu baixar ainda mais os apoios ao trabalhador independente e ninguém diz nada. Era mas é acabar com isto, se só servimos para pagar. Este governo é uma vergonha.

Essa da lenha saiu ao lado. Se existe negócio que não vai ter quebra vai ser esse, bem pelo contrário. Se o pessoal tiver de se enfiar em casa o mais possível no inverno, vai ser um tal gastar lenha

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 5 minutos:

Verdade. E se voltássemos todos a viver nas cavernas, colhendo os alimentos que a natureza nos disponibiliza (caçar não porque os animais têm sentimentos), o mundo seria muito mais feliz.

Vendo bem, a longo prazo, esta coisa das pandemias só tem vantagens.

A pandemia é uma m*rda a nivel económico porque as pessoas querem produzir e consumir e não podem. Não sei onde é que isso é comparável com as pessoas, de livre vontade, decidirem trabalhar a partir de casa e alterar os seus consumos. 

Nem sei se percebi o que querias dizer com isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 5 minutos:

Nem 8 nem 80. Há profissões que vêm e vão conforme a evolução da tecnologia e da própria civilização. A próxima é o mecânico tradicional na minha opinião, por exemplo. Os taxistas por exemplo perderam o monopólio em muitas cidades do mundo, telefonistas desapareceram, etc. Não é uma conta de subtrair, desaparecem necessidades, surgem outras.

Verdade. Essa é a evolução natural da organização da sociedade e da economia. Que é acomodável quando sucede de forma gradual, mais ou menos rápida. Como resultado de uma pandemia, no espaço de um ou dois anos, é trágico.

Citação de Brahimi, há 8 minutos:

A pandemia é uma m*rda a nivel económico porque as pessoas querem produzir e consumir e não podem. Não sei onde é que isso é comparável com as pessoas, de livre vontade, decidirem trabalhar a partir de casa e alterar os seus consumos. 

Nem sei se percebi o que querias dizer com isso.

Ao responderes ao @Lewa não estavas a considerar essa decisão, de livre vontade, das pessoas. Estavas a falar de decisões condicionadas pela obrigatoriedade do teletrabalho. E se não era isto, então não estavas a responder ao Lewa, porque era exatamente sobre essas reações condicionadas com impacto na Economia de que ele estava a falar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 6 minutos:

Verdade. Essa é a evolução natural da organização da sociedade e da economia. Que é acomodável quando sucede de forma gradual, mais ou menos rápida. Como resultado de uma pandemia, no espaço de um ou dois anos, é trágico.

Ao responderes ao @Lewa não estavas a considerar essa decisão, de livre vontade, das pessoas. Estavas a falar de decisões condicionadas pela obrigatoriedade do teletrabalho. E se não era isto, então não estavas a responder ao Lewa, porque era exatamente sobre essas reações condicionadas com impacto na Economia de que ele estava a falar.

Tens razão, não percebi que estávamos a falar da obrigatoriedade do teletrabalho. Só estava a discordar da lógica de "teletrabalho = mau porque pessoas perdem o emprego". Sry 👍

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lewa, há 1 hora:

O restaurante ao lado do meu negócio serviu 7 jantares a semana toda. Isso nem paga o ordenado da empregada de mesa.

Se isto do recolher obrigatório for para a frente, com o horário que estão a fazer em França p.e. (9 da noite), prevejo que esses 7 jantares passem a 0. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Brahimi, há 1 hora:

Diz-me uma coisa, se fosse inventada uma máquina que cortasse o cabelo às pessoas exactamente como elas querem, eras contra porque os cabeleireiros iam perder o emprego?

solicito resposta

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 21 minutos:

Se isto do recolher obrigatório for para a frente, com o horário que estão a fazer em França p.e. (9 da noite), prevejo que esses 7 jantares passem a 0. 

Mesmo que seja às 11. Tens de estar em casa a essa hora, o restaurante não vai fechar 10 minutos antes

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Brahimi, há 2 horas:

Diz-me uma coisa, se fosse inventada uma máquina que cortasse o cabelo às pessoas exactamente como elas querem, eras contra porque os cabeleireiros iam perder o emprego?

Não.

Diz-me uma coisa, se fosse inventada uma máquina que te proibisse de dizer m*rda, eras contra porque não podias postar?

Citação de Mafia_SCP, há 2 horas:

Essa da lenha saiu ao lado. Se existe negócio que não vai ter quebra vai ser esse, bem pelo contrário. Se o pessoal tiver de se enfiar em casa o mais possível no inverno, vai ser um tal gastar lenha

Sim, tens razão. Estava a pensar em exemplos à pressão mas penso que a ideia se percebia

Citação de Pedro_Y2J, há 1 hora:

Pois o problema é que o tipo de restaurante que é nunca na vida funciona ao almoço.

Estas coisas de cuspir para o ar é muito bonito porque têm o teletrabalho mas isso não dá para todos nós.

Eu só das perdas de clientes regulares (especialmente os mais idosos) mal sobrevivo e tendo em conta o que vejo não me posso queixar. Tinha clientes que os via 2 vezes por semana e agora vejo-os 1a vez a cada 2 meses. Basta 4 ou 5 desses para ser uma diferença enorme no final do mês.

Como em tudo Portugal peca por não ter meio termo, ou tens os muito assustados ou tens os que se estão a cagar. Ou tens áreas muito apoiadas ou tens os que só servem para pagar. Cada vez mais se alarga o fosso e quando vejo partidos a falar em aumentar o ordenado minimo para 850€ só me consigo rir.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Essa questão do recolher obrigatório levanta-me uma questão: nós temos aulas na universidade que duram até às 22h30m/23h00m e temos alunos e docentes que demoram alguma tempo a chegar a casa. Essas pessoas irão ser penalizadas, com coimas, caso o recolher obrigatório avance? Eu tenho semanas que chego a casa a queimar as 23h, viagem Faro-Lisboa, por causa do recolher obrigatório será que vou ter de passar mais uma noite fora?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 17 minutos:

Essa questão do recolher obrigatório levanta-me uma questão: nós temos aulas na universidade que duram até às 22h30m/23h00m e temos alunos e docentes que demoram alguma tempo a chegar a casa. Essas pessoas irão ser penalizadas, com coimas, caso o recolher obrigatório avance? Eu tenho semanas que chego a casa a queimar as 23h, viagem Faro-Lisboa, por causa do recolher obrigatório será que vou ter de passar mais uma noite fora?

Óbvio que não.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lucho^, há 3 horas:

Curiosamente não, malta que passa dos 14-15d de sintomas, mesmo estando nessas condições raramente agrava para necessidade de entubação. A menos que haja também componente de pneumonia organizativa, que temos visto muito mais agora. Aliás, acho que os próprios radiologistas têm ajudado muito mais ultimamente nas descrições.

Isso é bom. Os que ultimamente têm entubado por agravamento no internamento, são os que mesmo que se aumente o aporte de O2 quase não haver melhoria.

Os últimos dias complicaram cá para cima. O São João está ao rubro. Os outros também já começam a encher. E muitos dos doentes dos intensivos são de testes da semana anterior. Agora nos próximos dias é que os ultimos 2000 doentes/dia se vão começar a refletir. Não tenho dúvidas que vai ser pior do que em Março.

Compartilhar este post

Link para o post

18 de Outubro de 2020

O número total de novos casos confirmados registado hoje (1856) é o quinto valor mais elevado desde o início da pandemia. É também o valor mais elevado registado a um domingo, ultrapassando o valor de 1090 verificado há uma semana atrás, 11 de Outubro.

O número de óbitos registado hoje é o segundo mais elevado desde 12 de Maio, apenas ultrapassado pelos 21 verificados anteontem, a 16 de Outubro.

image.png.6114a97d3b47dfc58e6200f7637f35d4.png

image.png.8ec2681d01a62d06953fbf166e212a32.png

image.png.deec43168ad9a17e671661bacb484b73.png

image.png.35c872bcccfe7a9c9fafb64c434625c1.png

image.thumb.png.e96cb0d90f4defc4a2b1ac8d89225dda.png

image.thumb.png.51e9c9533c31a84dd3b37e80f28fa08c.png

image.thumb.png.8fc1372ccaf577a1c1e41df2eeef2834.png

O variação no número de total de doentes hospitalizados verificada hoje (+72) corresponde ao maior aumento registado desde 16 de Abril (nessa data a variação foi de +102). O valor atual (1086) é o mais elevado desde 23 de Abril.

O número de internados em cuidados intensivos verificado hoje (155) é mais elevado desde 30 de Abril (nessa data foram registados 172).

image.png.f05bc312e12b17085b750a9aa5fdc5c8.png

image.thumb.png.6ec050bd9f5aa0828fff83f9aa34ada3.png

O número de novos casos registados hoje no Norte (1168) é o segundo mais elevado desde o início da pandemia, apenas ultrapassado pelos 1350 verificados a 16 de Outubro.

O número de novos casos registados hoje no Centro (231) é o quarto mais elevado desde o início da pandemia (o mais elevado foi de 323 registados a 16 de Outubro).

image.png.37c7e48361707435919f70ababb9587c.png

image.png.2bbd94e493c1ee832a1cf95a31d1d58d.png

image.png.78d1c8766fa077d6cb0a86aeadfc01de.png

image.png.40812b9a9d27222d0ad4ffe27ba2a797.png

image.thumb.png.8c27dfa1759d732de6654fa51109ea52.png

image.thumb.png.0139ade2c72a05b53565d653b7e5b1b6.png

image.png.64548c70151fbf0fafbb7056b748b3fd.png

image.png.52278c07fff91fad0e56f1e88de9a75d.png

image.png.7883e62ba48d4f5556708ac0c986b69a.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lewa, há 3 horas:

Pois o problema é que o tipo de restaurante que é nunca na vida funciona ao almoço.

Estas coisas de cuspir para o ar é muito bonito porque têm o teletrabalho mas isso não dá para todos nós.

Eu só das perdas de clientes regulares (especialmente os mais idosos) mal sobrevivo e tendo em conta o que vejo não me posso queixar. Tinha clientes que os via 2 vezes por semana e agora vejo-os 1a vez a cada 2 meses. Basta 4 ou 5 desses para ser uma diferença enorme no final do mês.

Como em tudo Portugal peca por não ter meio termo, ou tens os muito assustados ou tens os que se estão a cagar. Ou tens áreas muito apoiadas ou tens os que só servem para pagar. Cada vez mais se alarga o fosso e quando vejo partidos a falar em aumentar o ordenado minimo para 850€ só me consigo rir.

Só por curiosidade, qual é o teu negócio?

Eu tenho um amigo que tem um bar/pub que também funciona só à noite. Tem cumprido com as regras todas e vai levar por tabela pois não é de todo o tipo de negócio que funcione durante o dia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pedro_Y2J, há 14 minutos:

Eu tenho um amigo que tem um bar/pub que também funciona só à noite. Tem cumprido com as regras todas e vai levar por tabela pois não é de todo o tipo de negócio que funcione durante o dia.

O lewa é trabalhador independente, o negócio dele é ter poucas condições.

É como no futebol, a equipa n joga um crl, a culpa é dos árbitros.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Catota, há 9 minutos:

O lewa é trabalhador independente, o negócio dele é ter poucas condições.

É como no futebol, a equipa n joga um crl, a culpa é dos árbitros.

e tu fazes o quê? és um m*rda profissional?

Citação de Pedro_Y2J, há 25 minutos:

Sou proprietário de uma barbearia como fonte de rendimento principal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 3 horas:

França:

The curfew will apply to everyone, but there will be exemptions for people who need to work, or travel to and from work, between those times.

Macron said: "Of course, for all those who come home from work after 9 pm, or who work at night and work later, there will be authorisation. For those who have emergencies, such as health emergencies, there will be authorisation. We will define the cases of common sense that will allow them to circulate."

https://www.thelocal.fr/20201014/what-does-frances-new-curfew-measures-mean

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 3 horas:

@Vaart10 tu que és professor qual é a tua opinião sobre como as aulas estão se a realizar?

Da minha experiência os professores parecem um bocado ultrapassados pela não preparação adequada pelos responsáveis máximos face a situação que estamos.

Por exemplo tenho uma aula na qual não cabe às pessoas todas, vamos cerca de 15 para a sala ao lado na qual temos de nos ligar ao zoom para assistir a aula. Com agravante que é filmado (não é como no confinamento, onde aparecia apenas a tela do professor) agora é filmado o quadro da sala de aula e quase sempre não se percebe nada do que está no quadro porque a câmera ou está demasiado longe ou uma parte do quadro a imagem está desfocada etc. Se tivermos uma dúvida o prof. muitas das vezes nem se apercebe e tem de andar a Santar de sala em sala. Quem não está na sala principal, fica para segundo plano.

Outra situação, foi ter uma aula com 50 e tal pessoas nas quais algumas ficaram fora da sala porque causa da malta que repete a cadeira.

Parece-me que os professores estão um bocado como carne para canhão...

Única coisa que talvez aponte aos profs. É mesmo a insistência nos trabalhos de grupo

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 9 minutos:

Como se não consigam fazer o trabalho de grupo por zoom...

Alguém disse que era impossível? Que dificulta? Sim

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 24 minutos:

França:

The curfew will apply to everyone, but there will be exemptions for people who need to work, or travel to and from work, between those times.

Macron said: "Of course, for all those who come home from work after 9 pm, or who work at night and work later, there will be authorisation. For those who have emergencies, such as health emergencies, there will be authorisation. We will define the cases of common sense that will allow them to circulate."

https://www.thelocal.fr/20201014/what-does-frances-new-curfew-measures-mean

Então cá estamos entregues aos bichos 😂😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 18 minutos:

Não sei como é hoje, mas no meu tempo de escola nem presencialmente se conseguiam fazer quanto mais por Zoom...

Cheguei a apagar por bebedeira num trabalho de grupo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 47 minutos:

@Vaart10 tu que és professor qual é a tua opinião sobre como as aulas estão se a realizar?

Da minha experiência os professores parecem um bocado ultrapassados pela não preparação adequada pelos responsáveis máximos face a situação que estamos.

Por exemplo tenho uma aula na qual não cabe às pessoas todas, vamos cerca de 15 para a sala ao lado na qual temos de nos ligar ao zoom para assistir a aula. Com agravante que é filmado (não é como no confinamento, onde aparecia apenas a tela do professor) agora é filmado o quadro da sala de aula e quase sempre não se percebe nada do que está no quadro porque a câmera ou está demasiado longe ou uma parte do quadro a imagem está desfocada etc. Se tivermos uma dúvida o prof. muitas das vezes nem se apercebe e tem de andar a Santar de sala em sala. Quem não está na sala principal, fica para segundo plano.

Outra situação, foi ter uma aula com 50 e tal pessoas nas quais algumas ficaram fora da sala porque causa da malta que repete a cadeira.

Parece-me que os professores estão um bocado como carne para canhão...

Única coisa que talvez aponte aos profs. É mesmo a insistência nos trabalhos de grupo

É tique?

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...