Ir para conteúdo

Publicações recomendadas

Citação de Capa, há 16 minutos:

Sou trabalhador independente sem contrato e como tal neste momento estou a receber 0€ dado que todos os meus serviços foram cancelados ou adiados. Sabem onde arranjar o formulário para ter apoio da seg. social? Se já online etc... e como proceder.

A minha senhora está  também nesta situação, e como está ainda no ano sem contribuir, apesar de no próximo mês começar a pagar,  deve receber bola.  Já andamos a ver, enviamos uma comunicação à segurança social semana passada, mas não obtivemos resposta.

Editado por Augusto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, há 18 minutos:

Sou trabalhador independente sem contrato e como tal neste momento estou a receber 0€ dado que todos os meus serviços foram cancelados ou adiados. Sabem onde arranjar o formulário para ter apoio da seg. social? Se já online etc... e como proceder.

Ainda não há nada. O que eu acho que está a acontecer é isto:

Citação de Mayday, Em 26/03/2020 at 18:29:

Calculo que o atraso tenha a ver com o facto de o apoio ter como base de calculo a última declaração trimestral, mas como o mês de Março ainda não acabou, a ultima declaração trimestral seria a de Outubro-Dezembro, o que não faria qualquer sentido. Ou seja, vamos ter que esperar até ao final do mês de Março, apresentar a declaração trimestral (já sem parte dos ganhos deste mês) e só depois é que vamos poder pedir o apoio.

Surreal. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado @Mayday! Se tiver em conta apenas os rendimentos dos últimos 3 meses estou f*dido, estive de baixa 2 meses (Janeiro e Fevereiro) apesar de ter mantido a actividade aberta e continuar a descontar para a seg. social (mas a receber uma percentagem também devido à baixa médica). O único dia que trabalhei este ano foi no Sábado em que a quarentena voluntária começou.... vou esperar para ver.

Editado por Capa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, há 5 minutos:

Obrigado @Mayday! Se tiver em conta apenas os rendimentos dos últimos 3 meses estou f*dido, estive de baixa 2 meses (Janeiro e Fevereiro) apesar de ter mantido a actividade aberta e continuar a descontar para a seg. social (mas a receber uma percentagem também devido à baixa médica). O único dia que trabalhei este ano foi no Sábado em que a quarentena voluntária começou.... vou esperar para ver.

Sendo assim deverás receber o mínimo, que é 438€, acho.

Editado por Mayday
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 18 horas:

Obrigado, vou estar atento e ver se entretanto sai o formulário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, Em 28/03/2020 at 22:42:

Podes enviar-me a fonte onde viste essa informação sff? Para enviar a um amigo que tem imensos colegas na mesma situação que eu.

Entretanto vi isto e o formulário de apoio à família entretanto já apareceu e o para trabalhadores independentes supostamente vai aparecer na 4ª feira.

Formulários para apoios a recibos verdes ficam disponíveis segunda-feira

Editado por Capa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, há 1 hora:

Podes enviar-me a fonte onde viste essa informação sff? Para enviar a um amigo que tem imensos colegas na mesma situação que eu.

Entretanto vi isto e o formulário de apoio à família entretanto já apareceu e o para trabalhadores independentes supostamente vai aparecer na 4ª feira.

Formulários para apoios a recibos verdes ficam disponíveis segunda-feira

Já não me lembro onde vi a tabela, mas para trabalhadores sem rendimento ou rendimento baixo nesse trimestre era esse o valor mínimo. 

Expectável, vai ficar disponível no dia 1 por causa do trimestre. 

http://expresso.pt/economia/2020-03-30-Covid-19.-Recibos-verdes-sem-apoio-ate-maio

Miséria.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Não costumo postar, sou apenas leitor, mas preciso de tirar uma dúvida urgente.

O meu filho tem 7 meses e eu ainda tenho de trabalhar. A minha mulher é trabalhadora independente,  sendo que quando ia trabalhar, o meu filho ficava com os avós, coisa que neste momento não acontece. Tendo em conta que ele não andava num infantário, ela tem direito ao apoio à família?

Desde já obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma empresa entrando em regime de lay off pode continuar a trabalhar normalmente?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 3 minutos:

Uma empresa entrando em regime de lay off pode continuar a trabalhar normalmente?

Normalmente, como antes, não pode. 

Pode reduzir horários de trabalho ou suspender os contratos de trabalho. Até porque o trabalhador passará a receber 2/3 do vencimento, logo não poderá ter o mesmo volume de trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 1 minuto:

Normalmente, como antes, não pode. 

Pode reduzir horários de trabalho ou suspender os contratos de trabalho. Até porque o trabalhador passará a receber 2/3 do vencimento, logo não poderá ter o mesmo volume de trabalho.

Até que ponto uma empresa em conluio com os empregados pode enganar o estado nisso? Manda-los para casa a continuarem a trabalhar e declarar o layoff. Há controlo de alguma forma?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 minuto:

Até que ponto uma empresa em conluio com os empregados pode enganar o estado nisso? Manda-los para casa a continuarem a trabalhar e declarar o layoff. Há controlo de alguma forma?

Espertalhões para isso deve haver. 

A SS ou a ACT pode fiscalizar, mas não sei se o vai fazer neste período, talvez se os trabalhadores denunciarem.

E se as regras não forem cumpridas?

Se a empresa despedir, "exceto por facto imputável ao trabalhador", tem de devolver os apoios pagos ou isentados. O mesmo acontece em caso de não cumprimento pontual dos salários; não cumprimento das obrigações legais, fiscais ou contributivas; distribuição de lucros; incumprimento, imputável ao empregador, das obrigações assumidas; prestação de falsas declarações; prestação de trabalho quando o contrato está suspenso ou prestação de trabalho além do horário fixado quando o período normal de trabalho é reduzido. Pode ainda haver lugar a coimas.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de Pedrogão acredito em tudo, vejo isso a acontecer na boa.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o que o meu patrão me disse: a carta era obrigatória ser enviada mas apesar de lá dizer que o hotel está fechado até dia 25 de abril em Lay off vamos abrir dia 2 e temos de ir trabalhar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 34 minutos:

Segundo o que o meu patrão me disse: a carta era obrigatória ser enviada mas apesar de lá dizer que o hotel está fechado até dia 25 de abril em Lay off vamos abrir dia 2 e temos de ir trabalhar.

Mas os contratos foram suspensos ou tiveram horário reduzido?

Se foram suspensos não têm que ir no dia 2, se foram reduzidos têm que cumprir o novo horário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 56 minutos:

Mas os contratos foram suspensos ou tiveram horário reduzido?

Se foram suspensos não têm que ir no dia 2, se foram reduzidos têm que cumprir o novo horário.

Eu ainda não tenho a carta mas o hotel está fechado desde que começou o estado de emergência até dia 2.

Compartilhar este post

Link para o post

@w0 ou alguém que me saiba responder..

A remuneração para o trabalhador em lay-off é igual estando em suspensão total e em redução de horário?

Ou os que estão apenas em redução de horário recebem mais?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de gunthi, há 4 minutos:

@w0 ou alguém que me saiba responder..

A remuneração para o trabalhador em lay-off é igual estando em suspensão total e em redução de horário?

Ou os que estão apenas em redução de horário recebem mais?

Recebe sempre no minimo 2/3 do salário, não sei se dá para fazer redução de horário para 80% por exemplo e aí receberia mais.
Na minha empresa quem ficar com redução vai receber o sub de alimentação proporcional, mas não sei se isso é opção da empresa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 26 minutos:

Recebe sempre no minimo 2/3 do salário, não sei se dá para fazer redução de horário para 80% por exemplo e aí receberia mais.
Na minha empresa quem ficar com redução vai receber o sub de alimentação proporcional, mas não sei se isso é opção da empresa.

OK. Sendo assim se a redução for em metade do tempo, o trabalhador que está em redução de horário ganha tanto como o que está coçá-los em casa... 😄

A diferença é para entidade empregadora: que nesse caso tem que pagar 50% e a SS paga os 16,67% para perfazer os 2/3. Enquanto quem em suspensão total a empresa paga 30% e a SS 70% dos 2/3 do vencimento base.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, Em 30/03/2020 at 19:22:

vai ficar disponível no dia 1

21h e nada. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, Em 01/04/2020 at 20:50:

21h e nada. 

A sério? A mim já me apareceu e já fiz... Fiz logo na manhã de 4ªfeira

Editado por Capa

Compartilhar este post

Link para o post

Continuação da epopéia da ganância destes gajos... Recebi a carta da minha entidade patronal a dizer que o hotel estaria fechado até dia 25 de abril e que iriam avançar para Lay off. Acontece que ontem o meu patrão ligou a minha colega a dizer que apesar da carta temos todos de ir trabalhar segunda-feira, caso contrário não nos pagariam o ordenado de março. A verdade é que já é dia 4 e ordenado nem vê lo e ele nem me atende chamadas nem me responde as mensagens. Alguém sabe o que poderei fazer neste caso? Até quando é que ele tem de pagar? A quem é que me devo queixar?

Editado por BisDost

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...