Ir para conteúdo

2008/2009  

23 votos

  1. 1. Qual a equipa sensação



Publicações recomendadas

Citação de Hawkeye, há 2 horas:

Nessa época só o Belem, o Leiria, o Vitoria, o Santa Clara e o Alverca se inscreveram 🙂

 

https://www.record.pt/internacional/competicoes-de-clubes/detalhe/quatro-inscricoes-para-a-taca-intertoto

(O Leiria deve ter feito a inscrição em cima da hora pra nao ser mencionado neste artigo, ou então foi por prémio fairplay)

E como o Alverca acabou despromovido :mrgreen:

Foi por fair-play.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Seferogol, há 1 minuto:

Foi por fair-play.

Calculei

Como só tinhamos duas vagas e nesse ano foram três

Thanks 🙂

Compartilhar este post


Link para o post

Hall of Fame:

89/90: E.Amadora

90/91: Beira-Mar

91/92: Boavista

92/93: Marítimo

93/94: Vitória FC

94/95: Farense

95/96: U. Leiria

96/97: Salgueiros

97/98: Vitória SC

98/99:  Boavista

99/00: Gil Vicente

Figura dos anos 90: Mário Jardel

00/01: Boavista

01/02: Leixões

2002/03

Acabei de perder o post completo ao mudar de página no fórum, algo que nem costuma acontecer. Estou tão f*dido que nem vontade tenho para escrever tudo outra vez, mas também não queria adiar isto muito mais dias. Assim, vou fazer uma versão super resumida para 2002/03, voltando ao formato original para 2003/04.

De um modo geral, importa reter que nesta temporada o Sporting volta a baixar de produção, muito por culpa de um Jardel quase irreconhecível, e que o Benfica prolonga o maior interregno da sua história (à data).

Lá fora, não tivemos nenhuma equipa na Liga dos Campeões. Sporting e Boavista foram eliminados na fase de qualificação (frente ao Inter e Auxerre, respetivamente), mas tiveram desfechos distintos na Taça UEFA: o Sporting caiu na primeira ronda contra o Partizan, ao passo que o Boavista foi até às meias-finais.

O grande protagonista, lá está, foi o FC Porto, eliminando Polónia Varsóvia, Áustria Viena, Denizlispor, Panathinaikos, Lazio e, por fim, o Celtic.

O Benfica, tal como em 2001/02, não foi às competições europeias.

Tivemos três "Intertotistas" (Belenenses, U.Leiria e Santa Clara), mas apenas o Santa Clara passou uma eliminatória.

No campeonato vimos pela primeira vez o Moreirense, com Manuel Machado no comando, e assistimos ao regresso do Nacional (com José Peseiro) e a Académica, com João Alves, que apesar dos seus 49 anos, já levava 17 anos de futebol como treinador, a maioria das vezes primodivisionário.

Nesta temporada desceram Varzim, Santa Clara e Vitoria FC.

Campeão: FC Porto (#19) - José Mourinho

Vencedor da Taça de Portugal: FC Porto (#12)

Melhor Marcador do Campeonato: Fary (Beira-Mar) - 18 golos

_________________________

#1 - Vitória SC (4º lugar)

[2002+2003+Epoca.jpg]

4º classificado sem ter derrotado nenhum grande (mas empatou contra Benfica em casa e Sporting em Alvalade). Foi eliminado da Taça de Portugal nos oitavos-de-final aos pés do FC Porto, que viria a vencer a competição (e todas as que esteve envolvido, já agora).

Num passado mais recente, o Vitória vinha tendo algumas dificuldades em segurar um lugar no Top 5, pelo que o trabalho de Augusto Inácio nesta temporada, onde optou sistematicamente por um sistema de 3 defesas, foi bastante positivo.

O médio-ala Djurdjevic e o médio ofensivo Nuno Assis eram dois das várias estrelas que compunham o plantel vimaranense.

Plantel:

 

image.png.03c01e53dcf820c877e96749ec108e94.png

 

#2 - U. Leiria (5º lugar)

675067_ori_.jpg

Depois de algumas boas temporadas em meados dos anos 90, a União entrou em grande nos anos 2000, primeiro com Manuel José, seguido por um excelente trabalho de José Mourinho, e agora com Manuel Cajuda.

Os homens de Lis até começaram mal a temporada, tendo perdido o primeiro encontro caseiro contra o Vitória SC, mas cedo entraram nos eixos e terminaram o campeonato com 13 vitórias, uma das quais em Alvalade e outra em casa frente ao Benfica.

Na Taça, o percurso foi muito feliz. Derrotaram Oriental, Louletano, Freamunde, Académica e Paços de Ferreira. Acabaram por perder na final contra o FC Porto, com um golo solitário de Derlei...ex-Leiria e figura determinante nas equipas de Manuel José e Mourinho nos dois anos anteriores.

E esse acaba mesmo por ser um factor determinante, é rara a equipa "pequena" que se aguenta depois de perder uma pedra basilar como o Derlei, mas o facto é que a União não só se aguentou como terminou uma posição acima da época anterior.

Plantel:

image.png.e10f7bbea93e9a8c0eb66bcbe7f08ca0.png

 

 

 

Editado por Mica
  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post

Gosto muito de ler esses teus posts Mica. Só comecei a acompanhar a bola lá para 2005/6, portanto é bacano ter uma maior perceção destes períodos antecedentes. Uma pena que este post seja mais breve, mas compreensível. Continua!

Compartilhar este post


Link para o post

Um dos melhores Vitórias de sempre, a jogar num 3-5-2, não fosse o coeficiente da altura tinha ido à europa, um prémio mais do que justo

Realce para o Fary ser o melhor marcador da liga sem bater penalties, para a ascensão do Paços apesar de

 

no ano seguinte ter descido de divisão

, um Braga muito longe até pro hábito na altura, tendo evitado a descida na penultima jornada diante do Porto, um Moreirense já a fazer vida negra aos grandes tendo empatado na Luz e vendendo cara as derrotas em casa conta Benfica, Sporting e Porto (apesar de só o jogo vs Sporting ter sido em Moreira)

Na 2a liga tivemos um prego no Farense e a enesima repescagem do Felgueiras

 

Na Taça de Portugal destaque para a Naval atingir as meias finais 

Editado por Hawkeye
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pablo Honey, há 17 minutos:

Gosto muito de ler esses teus posts Mica. Só comecei a acompanhar a bola lá para 2005/6, portanto é bacano ter uma maior perceção destes períodos antecedentes. Uma pena que este post seja mais breve, mas compreensível. Continua!

Irei completá-lo melhor mais tarde, mas agora estou aziado 😅

Ja tinha escrito tudo, só fui à minha área de utilizador apagar imagens antigas porque estava sem espaço. Fiquei fulo quando vi que perdi tudo

Citação de Hawkeye, há 4 minutos:

Um dos melhores Vitórias de sempre, a jogar num 3-5-2, não fosse o coeficiente da altura tinha ido à europa, um prémio mais do que justo

Realce para o Fary ser o melhor marcador da liga sem bater penalties, para a ascensão do Paços apesar de

  Mostrar conteúdo oculto

no ano seguinte ter descido de divisão

, um Braga muito longe até pro hábito na altura, tendo evitado a descida na penultima jornada diante do Porto, um Moreirense já a fazer vida negra aos grandes tendo empatado na Luz e vendendo cara as derrotas em casa conta Benfica, Sporting e Porto (apesar de só o jogo vs Sporting ter sido em Moreira)

Na 2a liga tivemos o final do Farense, a enesima repescagem do Felgueiras

 

Na Taça de Portugal destaque para a Naval atingir as meias finais 

Queria ver as formações no fora de jogo, mas desde que o zerozero comprou aquilo só dá erros de base de dados

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

27/10/2002, Record:

Citação

Marco é a opção para render Ricardo
TRIO DEFENSIVO VAI SER ALTERADO
...
Marco vai render o castigado Ricardo Silva, no lado esquerdo do centro da defesa do Vitória de Guimarães, pela segunda vez esta época. A primeira, curiosamente, coincidiu com a única derrota dos minhotos na corrente temporada para a SuperLiga. Frente ao FC Porto, e face ao acordo de cedência do jogador existente entre os dois clubes, Ricardo Silva também teve de ficar de fora, tendo sido substituído por Marco.

Aliás, Marco é o substituto natural de Ricardo e, segundo o que Inácio deu a entender nos treinos durante a semana, nem o facto de Medeiros ir defrontar a equipa da qual se transferiu para o Vitória irá tirar a titularidade ao primeiro. É que o ex-Varzim está talhado para render Rogério Matias, assim como Carlão é o substituto de Cléber. Inácio criou o sistema de jogo dos vimaranenses dentro destes moldes e não pretende fazer qualquer alteração.

Contudo, a presença de Marco em jogos da corrente época para o campeonato não se resume ao desafio com o FC Porto. O central já foi suplente utilizado por duas vezes. Jogou frente ao Vitória de Setúbal à 3ª jornada e frente à Académica de Coimbra na 5ª ronda, sempre a substituir homens do meio-campo vitoriano.

Esta notícia dá a entender que o Inácio jogava com um trio defensivo. Com Rafael/Fangueiro e Romeu na frente, diria que o 3-5-2 terá sido mesmo o sistema. A única dúvida que tenho é que por vezes nem Rafael nem Fangueiro jogavam, portanto talvez uma variante com 4 defesas fosse usada aqui ou acolá. Ou o Nuno Assis como segundo avançado, o que duvido.

Já nem me recordava do falecimento do Hugo Cunha uns anos depois, sabia que depois do Fehér isso foi muito falado, mas por alguma razão nunca mais me lembrei dele. Jogava no Vitória esta época e curiosamente jogo na União dois anos depois, último clube que representou.

Compartilhar este post


Link para o post

Ish, já não me lembrava da eliminatória contra o Inter, na minha memória tinha sido apenas contra o Partizan.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 1 hora:

Ish, já não me lembrava da eliminatória contra o Inter, na minha memória tinha sido apenas contra o Partizan.

Tinha tudo para ser um ano terrível para Portugal na Europa, mas o Boavista e o Porto salvaram-nos a face.

Benfica dois anos fora da Europa é algo surreal também, nem os Roquettes conseguiram tal feito.

__________

Acrescentei mais alguma informação ao post, à partida fica por aqui. Precisa-se é de votos 😎

 

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 4 horas:

Ish, já não me lembrava da eliminatória contra o Inter, na minha memória tinha sido apenas contra o Partizan.

fds Blacó, então o Ronaldo faz a sua estreia onde?

Onde num dos primeiros lances faz a bola passar entre as pernas do Zanetti

Compartilhar este post


Link para o post

A luta pela manutenção também foi quentinha nesse ano. Tinhamos umas 5/6 equipas ainda em risco de descer à entrada para a última jornada.

Se a memória não me falha, na última jornada até há um Santa Clara X Varzim que acaba em empate e condena os dois à descida. A Académica que aí falas com o João Alves acabou a época com o Artur Jorge a treinador e foi ele a salvar a equipa da descida. Este ano também teve a particularidade de várias equipas andarem com a casa ás costas. O Vitória de Guimarães teve uma fase onde jogou em Felgueiras, a Académica no Taveiro, tudo por causa das obras nos estádios para o Euro 2004.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Serpa Pinto, há 10 minutos:

A luta pela manutenção também foi quentinha nesse ano. Tinhamos umas 5/6 equipas ainda em risco de descer à entrada para a última jornada.

Se a memória não me falha, na última jornada até há um Santa Clara X Varzim que acaba em empate e condena os dois à descida. A Académica que aí falas com o João Alves acabou a época com o Artur Jorge a treinador e foi ele a salvar a equipa da descida. Este ano também teve a particularidade de várias equipas andarem com a casa ás costas. O Vitória de Guimarães teve uma fase onde jogou em Felgueiras, a Académica no Taveiro, tudo por causa das obras nos estádios para o Euro 2004.

Condena os dois, devido à vitória da Académica diante de um Braga já sem nada em jogo

E o teu Cinfães safou-se do distrital mesmo à rasca

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hawkeye, há 23 horas:

Um dos melhores Vitórias de sempre, a jogar num 3-5-2, não fosse o coeficiente da altura tinha ido à europa, um prémio mais do que justo

Realce para o Fary ser o melhor marcador da liga sem bater penalties, para a ascensão do Paços apesar de

  Ocultar conteúdo

no ano seguinte ter descido de divisão

, um Braga muito longe até pro hábito na altura, tendo evitado a descida na penultima jornada diante do Porto, um Moreirense já a fazer vida negra aos grandes tendo empatado na Luz e vendendo cara as derrotas em casa conta Benfica, Sporting e Porto (apesar de só o jogo vs Sporting ter sido em Moreira)

Na 2a liga tivemos um prego no Farense e a enesima repescagem do Felgueiras

 

Na Taça de Portugal destaque para a Naval atingir as meias finais 

O que fui gozado com aquela derrota por 0-1 contra a Naval, que vi no estádio e tudo 😞 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hawkeye, há 54 minutos:

Condena os dois, devido à vitória da Académica diante de um Braga já sem nada em jogo

E o teu Cinfães safou-se do distrital mesmo à rasca

Exactamente, tinha-me esquecido desse pormenor.

Quanto ao Cinfães, nessa altura era mais complicado manter-se nos nacionais. Principalmente porque nesses tempos era frequente ficar em séries com equipas do Distrito do Porto. Foi a partir de 2008 quando teve alguns anos a jogar mais com equipas da zona centro (principalmente distritos de Aveiro e Viseu) que o clube conseguiu estabilizar. Isso e planteis melhores, claro.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de doom_master, há 41 minutos:

O que fui gozado com aquela derrota por 0-1 contra a Naval, que vi no estádio e tudo 😞 

Já começa a ser tradiçao 

Compartilhar este post


Link para o post

Btw, ali nas equipas a jogarem em casa emprestada esqueci-me do Leiria, que fez os seus jogos na Marinha Grande.

Editado por Serpa Pinto
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Serpa Pinto, há 13 horas:

Btw, ali nas equipas a jogarem em casa emprestada esqueci-me do Leiria, que fez os seus jogos na Marinha Grande.

Esqueci-me de fazer essa referência no post. De facto em 2003 tivemos vários jogos em casas emprestadas e assistimos ao adeus de estádios míticos.

Estádio da Luz: 22/03/2003, com 50000 espetadores. Vitória do Benfica sobre o Santa Clara com golo de Simão Sabrosa, de pontapé de penalti.

Estádio de Alvalade: duas despedidas, na verdade. 0-1 para a Taça frente à Naval (que jogava na 2ª B) foi o último jogo do velhinho estádio a contar para a Taça de Portugal, e a despedida definitiva ocorreu a 24/05/2003, derrota por 3-4 contra o Vitória de Setúbal.

Estádio das Antas: já na temporada 2003/04, a 24/01/2004, vitória por 2-0 frente ao Estrela da Amadora

Estádio 1º de Maio: 21/12/2003, vitória do Braga sobre o Vitória do Minho por 2-1

O resto não consigo precisar, alguns foram remodelados, outros voltaram a ser utilizados entretanto.

Para os sportinguistas não ficarem tristes, o primeiro jogo oficial do Benfica no novo estádio foi uma derrota por 2-1 contra o Beira-Mar. Já o Sporting bateu por 4-2 o Belenenses de Manuel José, com golos de Rochemback (primeiro golo num jogo oficial), Toñito (2) e Lourenço. E claro, o grande Engenheiro Fernando Santos no comando.

Compartilhar este post


Link para o post

Tenho ideia que o Porto fez a inauguração do novo estádio e depois a relva não estava em bom estado e voltou para as Antas uns jogos. Daí possivelmente ter a data mais afastada dos outros como último jogo.

Editado por Sumudica by Night

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 3 horas:

Tenho ideia que o Porto fez a inauguração do novo estádio e depois a relva não estava em bom estado e voltou para as Antas uns jogos. Daí possivelmente ter a data mais afastada dos outros como último jogo.

A construção foi algo conturbada devido a problemas com a câmara do Porto, sendo que a obra parou várias vezes. Em condições normais seria inaugurado ainda na época 2002/03.

Mas sim, tivemos imensos problemas com a relva durante algum tempo, depois importamos relva dos Países Baixos e passou da pior para a melhor relva no País 😄

Inauguramos o Estádio em novembro num amigável contra o Barcelona (o tal jogo onde um tal de Messi jogou com 16 anos), mas o primeiro jogo oficial foi dois meses depois.

Compartilhar este post


Link para o post

A memória pode-me estar a falhar mas julgo que o primeiro jogo oficial foi um Porto 1-0 Leiria com golo de Maciel. O primeiro jogo europeu foi logo um jogo marcante, o 2-1 contra o United.

Compartilhar este post


Link para o post

Ia jurar que essa derrota do Benfica contra o Beira-Mar é com o "bis" do Tanque Silva mas afinal não, isso foi na temporada seguinte.

Primeiro jogo europeu foi aquele contra o Molde onde ganhámos 3-1, naquela caminhada onde eliminámos o La Louviere no Bessa, o Molde, depois o Rosenborg com alto jogo do Moreira em Trondheim e golo do Karadas e depois aquela eliminação frente ao Inter onde empatamos injustamente na Luz a zeros e vamos a Milão apanhar banho do Recoba e do Obafemi Martins numa derrota por 4-3.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...