Ir para conteúdo

2008/2009  

23 votos

  1. 1. Qual a equipa sensação



Publicações recomendadas

Citação de Serpa Pinto, há 40 minutos:

A memória pode-me estar a falhar mas julgo que o primeiro jogo oficial foi um Porto 1-0 Leiria com golo de Maciel. O primeiro jogo europeu foi logo um jogo marcante, o 2-1 contra o United.

Até pensei que me tinha enganado, mas não, eu estava a falar do último jogo nas Antas. O primeiro no Dragão foi esse sim.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Hall of Fame:

89/90: E.Amadora

90/91: Beira-Mar

91/92: Boavista

92/93: Marítimo

93/94: Vitória FC

94/95: Farense

95/96: U. Leiria

96/97: Salgueiros

97/98: Vitória SC

98/99:  Boavista

99/00: Gil Vicente

Figura dos anos 90: Mário Jardel

00/01: Boavista

01/02: Leixões

02/03: U. Leiria

2003/04

Na época transacta, o futebol português voltou às bocas do Mundo por duas razões: preparação para o Euro 2004 a realizar-se em Portugal, e pelo FC Porto ter sido vencedor da Taça UEFA. Desde 1987 que não tínhamos um vencedor de uma competição europeia e desde 1990 que não tínhamos um finalista. Um interregno de 13 anos que, apesar de tudo, não bate o interregno de 1968 a 1984, que coincide com a final da Taça dos Campeões Europeus entre Benfica e Man Utd e a final da Taça das Taças entre FC Porto e Juventus. Não fizemos nada nos anos 70: nem finais, nem presenças em Euros ou Mundiais.

À entrada para 2003/04, o FC Porto conseguiu manter a maioria das suas pérolas (apenas Capucho saiu para o Rangers), trazendo ainda reforços importantes como McCarthy (Celta), Carlos Alberto (Fluminense) e Pedro Mendes (Vitória SC). A temporada começou com um novo desafio: Supertaça Europeia. Acabou por perder por 1-0 com um golo de Shevchenko logo aos 10 minutos. Seria um dos poucos dissabores da temporada portista, que seria verdadeiramente memorável.

O Benfica, com Luís Filipe Vieira, começa a conhecer os primeiros sinais de estabilidade e a morte definitiva do Vietname. José Antonio Camacho foi convidado a transitar para esta época, onde acabou por fazer um campeonato dentro das expetativas, com o brinde de ter conquistado uma Taça de Portugal para o Benfica, que já lhe fugia desde 1995/96. Como reforços, destaque para Luisão (Cruzeiro), Fyssas (Panathinaikos) e a promoção a sénior do João Pereira.

Para o Sporting chegou Fernando Santos. Inicialmente prometeu e até se estabilizou no segundo lugar da tabela classificativa, mas acabou a temporada a perder gás...e o lugar. Neste ano os leões contrataram Ricardo ao Boavista, Polga ao Grémio, Rochemback ao Barcelona e Liédson ao Corinthians.

Foi também nesta temporada que se assistiu a um dos momentos mais tristes do nosso futebol: a morte de Miklos Fehér numa partida entre Benfica e Vitória SC, a 25 de janeiro de 2004.

Campeão: FC Porto (#20) - José Mourinho

Vencedor da Taça de Portugal: Benfica (#24) - José Antonio Camacho

Melhor Marcador do Campeonato: Benni McCarthy (FC Porto) - 20 golos

_________________________

Portugal nas Competições Europeias:

FC Porto: depois da Taça UEFA, a Champions. Deve ser o percurso mais famoso aqui em Portugal, mas aqui vai: fase de grupos com Real Madrid, Marselha e Partizan, onde passa em 2º lugar; seguiu-se Man Utd nos oitavos, Lyon nos quartos, Deportivo nas meias e Monaco na final, onde venceu por 3-0 com golos de Carlos Alberto, Deco e Alenichev.

Benfica: de volta às competições europeias, mas com um arranque em falso frente à Lázio na qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Taça UEFA ultrapassaram o La Louvière (Bélgica), o Molde e Rosenborg (Noruega) até caírem aos pés do Inter, com um empate a zeros na Luz e uma derrota por 4-3 em Milão (bis de Nuno Gomes e um golo de Tiago).

Nas partidas contra o Rosenborg, o Benfica defrontou o avançado Karadas, que marcou um dos dois golos dos noruegueses nesta eliminatória. Terá sido vintage Benfica a contratar jogadores que lhes marcavam golos? Não sei.

Sporting: percurso mais curto que o do Benfica na Taça UEFA, após eliminação contra o Gençlerbirligi da Turquia na 2ª ronda.

U. Leiria: ultrapassou os norte-irlandeses do Coleraine na qualificação para a Taça UEFA, mas perderam contra o Molde na 1ª ronda.

_________________________

#1 - Nacional (4º lugar)

O Blog do David: A minha primeira memória de… um jogo entre Benfica e  Nacional

A melhor temporada de sempre do Nacional na Primeira Liga. Chegados à tão pouco tempo, é incrível a forma como se estabeleceram no campeonato primodivisionário, e esta temporada acaba por ser duplamente surpreendente por terem ficado sem José Peseiro, obreiro das duas subidas consecutivas, para contratarem Casemiro Mior, técnico de 46 sem qualquer experiência em campeonatos europeus nem em grandes equipas sul americanas.

Foram 17 vitórias em 34 jogos, um registo notoriamente interessante que resultou, juntamente com alguns empates, em 56 pontos. Destaque para os 5-1 ao Sp. Braga, e os 3-2 ao Benfica. O Nacional conseguiu travar também o Sporting (3-3) e o FC Porto (0-0) em casa.

O percurso na Taça de Portugal foi igualmente positivo: derrotaram Câmara de Lobos, Salgueiros, Leiria, e caíram nos quartos-de-final contra o Benfica, por 2-1, no Estádio da Luz.

Adriano marcou 19 golos durante toda a temporada. Serginho Baiano e Rossato fecharam o pódio com 10 golos.

Em termos de utilização, nenhum jogador foi tão utilizado como Paulo Assunção, que foi totalista no campeonato. Ávalos era outro dos jogadores importantes para a equipa madeirense.

Plantel:

 

image.thumb.png.f2fde565a68cae0502a08ce6a3380514.png

#2 - Rio Ave (7º lugar)

Reis do Ave a caminho da Primeira: "75 anos-75 fotos" (102): o plantel de  2003-2004

Após terem sido campeões da 2ª Liga, o Rio Ave regressa em grande ao maior escalão do futebol português. Sob a batuta do mítico Carlos Brito, os vilacondenses terminaram a prova em 7º lugar, com os mesmos pontos do Marítimo (6º). Um dos maiores destaques vai para a vitória por 4-0 frente ao Sporting. Venceram, também, o FC Porto nos Arcos, por 1-0. No portefólios dos empates encontra-se também um empate contra o Sporting, outro contra o Benfica e dois contra o Sp. Braga.

Na Taça de Portugal tiveram um percurso similar ao do Nacional, só caindo nos quartos-de-final frente a um grande, neste caso o FC Porto.

Franco, Evandro e Niquinha foram os três jogadores mais utilizados em toda a época. Evandro, com 15 golos, foi o melhor marcador.

Plantel:

image.png.602e32d7b55ee52ead24cb16f978a335.png

 

Com o brilharete do FC Porto na Champions, faltava só Portugal dar um ar da sua graça no Euro 2004, que disputou em casa.

Se havia forma de começar com o pé esquerdo, Portugal foi sublime nisso, ao perder com a outsider Grécia na estreia por 2-1. Seguiu-se uma vitória por 2-0 contra a Rússia de Mostovoi e outra por 1-0 contra a Espanha, que serviu para nos qualificar. Na fase de grupos já 3 colossos tinham dito adeus: Alemanha, Itália e Espanha.

Nos quartos-de-final vencemos a Inglaterra naquele mítico jogo em que o Ricardo defende sem luvas; a Grécia havia derrotado a campeã em título França.

Nas meias, foi a vez da Holanda cair aos pés de Portugal; a Grécia continuava a fazer das suas e derrotava aquela que estaria a ser, provavelmente, a melhor seleção em prova: a República Checa.

Na final...bem, não interessa. Isto é para equipas sensação, não para seleções 😄

Editado por Mica
  • Like 4

Compartilhar este post


Link para o post

Jesus Rossato, que hype que eu tinha quando ele foi contratado 

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post

O eu de 9 anos ficou desolado quando ele veio e saiu no mesmo verão. Lembro-me de o achar o Roberto Carlos do nacional 

Compartilhar este post


Link para o post

No Porto sai o Capucho e o Helder Postiga para os Spurs, que tinha feito uma bela época 2002/2003

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de M. Porter, há 17 horas:

No Porto sai o Capucho e o Helder Postiga para os Spurs, que tinha feito uma bela época 2002/2003

Verdade. O Hélder Postiga não deixou saudades em Inglaterra: nem pelo que fez no Tottenham, nem pelo que fez contra a seleção deles 😁

Malta, quem puder votar que vote por favor, temos poucos votos para avançar para a próxima época 👍

Compartilhar este post


Link para o post

Hall of Fame:

89/90: E.Amadora

90/91: Beira-Mar

91/92: Boavista

92/93: Marítimo

93/94: Vitória FC

94/95: Farense

95/96: U. Leiria

96/97: Salgueiros

97/98: Vitória SC

98/99:  Boavista

99/00: Gil Vicente

Figura dos anos 90: Mário Jardel

00/01: Boavista

01/02: Leixões

02/03: U. Leiria

03/04: Nacional

2004/05

Finito.

Será esta a palavra que mais terá ocorrido na cabeça dos benfiquistas quando esta temporada terminou, pois foi o fim de uma longa seca. Para muitos, foi o primeiro título que se recordam; para outros, foram onze anos de sofrimento onde viram, entre outras coisas, jogadores seus a ir para o rival, presidentes a obrigar os jogadores a pedir desculpa em direto, roubos na própria casa, entre outros. O Vietname já estava por um fio com a chegada de Manuel Vilarinho e depois Luís Filipe Vieira, mas aqui encerrou-se esse período negro de vez.

Para o Porto, o momento era diferente: duas competições europeias conquistadas nos últimos dois anos, bi-campeão, e mais rico. José Mourinho saía para o Chelsea, e com ele uma batelada de craques. O Porto não conseguiu o tri após tal desfalque, tendo marcado apenas 39 golos em 34 jogos no campeonato. Como ponto positivo, fica a Taça Intercontinental conquistada frente ao Once Caldas em Tóquio.

O Sporting foi buscar o adjunto do Real Madrid, José Peseiro. José Peseiro que já havia feito um trabalho magnífico no Nacional, caracterizava-se pelo futebol ofensivo, algo que conseguiu, em certa medida, implementar em Alvalade (melhor ataque com 66 golos). Infelizmente, foi uma época de zero títulos, tendo perdido tudo às portas da glória. Como ponto positivo, a chegada do Liédson, craque de 27 anos que trazia no currículo 3 temporadas como goleador do Coritiba, Flamengo e Corinthians.

Campeão: Benfica (#31) - Giovanni Trapattoni

Vencedor da Taça de Portugal: Vitória FC (#3) - José Rachão

Melhor Marcador do Campeonato: Liédson (Sporting) - 25 golos

_________________________

Portugal nas Competições Europeias:

FC Porto: começou a campanha europeia com uma derrota frente ao Valência por 2-1, a contar para a Supertaça Europeia. Na Champions, passou em 2º num grupo com Chelsea, CSKA Moscovo e PSG. Acabou por ser eliminado nos oitavos-de-final frente ao Inter.

Benfica: caiu na pré-eliminatória da Champions diante do Anderlecht, passando assim para a Taça UEFA. Na primeira Taça UEFA com fase de grupos, passou a pré-eliminatória frente ao Dukla da Eslováquia e ficou em segundo num grupo com Estugarda, Heerenveen, Dinamo Zagreb e Beveren. Acabou por cair nos dezasseis-avos frente ao CSKA Moscovo.

Sporting: 15 jogos na Taça UEFA, certamente recorde do clube. Começou nas pré-eliminatórias, batendo o Rapid Viena. Ficou em 3º num grupo com Newcastle, Sochaux, Panionios e Dinamo Tbilisi. Nos dezasseis-avos, eliminou no Feyenoord (2-1 em ambos os jogos). Nos oitavos, foi a vez do Middlesbrough cair (3-2 em Inglaterra e 1-0 em casa). Nos quartos, novo encontro com o Newcastle: na primeira mão perderam por 1-0 na Inglaterra, mas acabaram por ganhar 4-1 em casa na segunda mão num jogo onde até estiveram a perder (golos de Niculae, Sá Pinto, Beto e Rochemback). Nas meias foi a vez do AZ de Co Adriaanse cair, após prolongamento nos Países Baixos. A final não existiu e ninguém se lembra portanto passemos à frente.

Nacional: Eliminado nas pré-eliminatórias da Taça UEFA contra o Sevilha.

SC Braga: Eliminado nas pré-eliminatórias da Taça UEFA contra o Hearts.

Marítimo: mesmo destino das duas equipas acima, mas frente ao Rangers e numa eliminatória onde até ganhou um jogo (perdeu nos pontapés de penálti).

 

_________________________

#1 - Vitória FC (10º lugar, Taça de Portugal)

Equipamentos vintage: Vitória de Setúbal, 2004/05 (final da Taça de  Portugal)

Já longe dos seus tempos áureos, o Vitória por esta altura lutava principalmente pela manutenção. José Couceiro, treinador escolhido para assumir o comando dos sadinos, vinha de duas temporadas bastante boas ao serviço do Alverca, onde fez a estreia como técnico. Com jogadores como Sandro, Manuel José, Jorginho, Bruno Ribeiro e Meyong, o clube de Setúbal terminou o campeonato no 10º lugar, apesar de ter passado grande parte da temporada na parte superior da tabela, principalmente até José Couceiro ter transitado para o FC Porto. Entre os grandes resultados obtidos, destaque para a vitória sobre o Sporting por 2-0 e sobre o Braga fora de casa por 3-2.

Contudo, o melhor estava reservado para a Taça de Portugal. José Couceiro abriu o caminho até aos quartos, tendo eliminado o Pedras Rubras, Académico de Viseu e Vitória SC. José Rachão fez o resto: 3-2 ao Sporting de Braga, 2-1 após prolongamento frente ao Boavista e 2-1 na final, ao Benfica, com golos de Manuel José e Meyong. O Vitória conquistava assim uma competição que não vencia desde 1966/67.

Plantel:

image.png.19e377a76b54f8ec048a513058844296.png

 

 

#2 - SC Braga (4º lugar)

Sporting Braga Por #4 Nem Jogo Ml Patch Liga Gg Ml 2004/05 | MercadoLivre

Segundo ano da dupla Salvador (agora com 34 anos) e Jesualdo Ferreira (de 59), que construíam, ainda sem se aperceber, o novo 4º grande português em termos competitivos. Se 2003/04 já tinha deixado bons sinais, 2004/05 foi ainda melhor, com um 4º lugar a morder os calcanhares aos 3 da frente. O mister Jesualdo foi mesmo questionado pela imprensa se o Braga poderia ser campeão, numa altura em que todos na frente insistiam em perder pontos, mas manteve-se sempre sereno em relação a essas expectativas. Não, o Braga não conseguiu, mas realmente andou lá perto. Na jornada 29, após vitória sobre o Belenenses e empate do Benfica diante da União de Leiria, o Braga ficou a 1 ponto da liderança, tal como o Sporting. Uma derrota diante do Penafiel na jornada seguinte acabou por ditar uma diferença de 4 pontos para o Benfica e a derrota por 3-0 contra o Sporting matou de vez as esperanças, mas de facto foram uma ameaça ao título na fase em que é mais difícil sê-lo: na reta final da prova.

O Braga venceu os dois jogos frente ao, na altura, 4º grande competitivo, o Boavista, e derrotou o FC Porto no novinho Estádio do Dragão. Caiu na Taça frente ao Vitória FC.

Chegamos aquela fase em que há mais nomes conhecidos no plantel do que desconhecidos, e a maioria deles é familiar até para os mais novos, ora confiram abaixo.

Plantel:

image.thumb.png.86f84673bcf32c891f111741cede3ebe.png

#3 - Penafiel (11º lugar)

Não poderia deixar passar esta equipa, que fez uma das melhores temporadas de sempre do clube na Primeira Liga/Superliga, terminando em 11º lugar. Mais do que isso, alguns resultados impressionantes:

1-0 ao SC Braga fora de casa

2-0 em Alvalade frente ao Sporting

1-0 em casa frente ao Benfica

E nova derrota impingida ao SC Braga, desta vez em casa, por 1-0.

Na Taça de Portugal ainda fica registada uma vitória época sobre o Nazarenos por 9-0. Caíram nos oitavos diante do Estrela da Amadora.

Outra coisa que caracterizava este Penafiel era a presença de clássicos dos anos 90: Artur Jorge, de 33 anos, ex SC Braga; Fernando Aguiar, 33 anos, ex Benfica; António Folha, 34 anos, ex FC Porto e Drulovic, 36 anos, ex Benfica e FC Porto. Ainda havia Clayton, Bruno Amaro, Odair, entre outros.

O Presidente era António Oliveira, com passado ligado à Seleção e ao Sporting, mas sobretudo ao FC Porto, quer como jogador, quer como treinador.

Manuel Fernandes iniciou a temporada, ele que havia sido o responsável por colocar o clube na Superliga, mas caiu após dois desaires e saiu pela porta pequena.

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/2--liga/penafiel/amp/antonio-sousa-credivel-para-render-fernandes

Ao contrário da versão contada pelo Penafiel, não parece que Manuel Fernandes tenha colocado o lugar à disposição.

Artur Jorge e António Sousa eram os nomes mais fortes, mas a escolha acabou por recair sobre um técnico desconhecido (na altura): Luís Castro.

Plantel:

Citação

image.png.236c992cdcf060a563804e6c80cc5aa7.png

 

 

  • Like 4

Compartilhar este post


Link para o post

Este foi sem dúvida o melhor campeonato de sempre, a quantidade de resultados saídos duma roleta russa foi absurda.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lewan, há 7 minutos:

Este foi sem dúvida o melhor campeonato de sempre, a quantidade de resultados saídos duma roleta russa foi absurda.

Bro, o Benfica faz uma homenagem ao Fehér, que seria pós-jogo. 

Jogo na Luz, frente ao Beira-Mar, vamos embora. Benfica é esmagado em casa, perde 2-0, golos do tanque Silva e no final ainda fomos celebrar a memória do nosso jogador. 

Tudo tão random. Sermos esmagados pelo Belenenses por 4-0. Era o que dava. E ainda fomos ganhar o título. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lewan, há 24 minutos:

Este foi sem dúvida o melhor campeonato de sempre, a quantidade de resultados saídos duma roleta russa foi absurda.

Jornada 17:

image.png.8e22263fed9ed71e75b8a92c32689f01.png

 

Havia uma mítica capa do jornal Ojogo que dizia "Que grande 31", que eu tenho a certeza que vi há pouco tempo e agora não dou com ela.

Também me lembro de uma publicidade da Vodafone em que uma voz-off dizia "Mais um fim de semana normal, os 3 grandes ganharam" e eu achava aquilo estúpido porque se havia ano em que os 3 grandes não ganhavam na mesma jornada, era neste.

De resto, posso dizer o seguinte: o Benfica perdeu contra a União de Leiria, Belenenses, Beira-Mar, Rio Ave e Penafiel. O Porto perdeu contra o Boavista, Beira-Mar, Braga e Nacional, e o Sporting perdeu contra Vitória FC, Marítimo, Nacional, Belenenses e Penafiel. excluo, obviamente, derrotas entre si. E isto são só as derrotas, porque o Benfica também empatou 8 jogos, o Porto 11 (!!!) e o Sporting 7.

Ah, e o JJ foi despedido ontem com 37 pontos em 15 jogos. O Trap tinha 31 em 17.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 7 minutos:

De resto, posso dizer o seguinte: o Benfica perdeu contra a União de Leiria, Belenenses, Beira-Mar, Rio Ave e Penafiel. O Porto perdeu contra o Boavista, Beira-Mar, Braga e Nacional, e o Sporting perdeu contra Vitória FC, Marítimo, Nacional, Belenenses e Penafiel. excluo, obviamente, derrotas entre si. E isto são só as derrotas, porque o Benfica também empatou 8 jogos, o Porto 11 (!!!) e o Sporting 7.

Ah, e o JJ foi despedido ontem com 37 pontos em 15 jogos. O Trap tinha 31 em 17.

O Porto dos 17 jogos em casa, só ganhou 7 lol.... e a melhor série de vitórias foram 3!! e por uma ocasião.

Na antepenúltima jornada, o Benfica perde no sábado à noite em Penafiel e no dia a seguir o Porto empata em Moreira de Cónegos quando tinha oportunidade de igualar. Lembro-me perfeitamente. Tal como um Nacional 2-2 Porto em que o Nacional faz os 2 golos nos descontos.

Mas o registo de Benfica e Sporting também é engraçado. O Sporting só ganha 1 dos primeiros 5 jogos e depois acaba a liga com 2 derrotas (Benfica e leva 4 do Nacional em casa).

O Benfica nos últimos 7 jogos, só ganhou 3 e mesmo assim chegou para ser campeão.

Compartilhar este post


Link para o post

btw, aquele central de 28 anos que está ali no plantel do Vitória de seu nome Veríssimo é hoje o treinador do Benfica. Não chegou a jogar na final da Taça, foi suplente não utilizado, mas chegou a jogar bastante ao longo da época.

Compartilhar este post


Link para o post

@Micano resumo da época 2004/05 lançado pel' O Jogo e disponivel no youtube penso que consegues encontrar a tal capa

 

image.thumb.png.5a54842bca93caf0f4969d46e361b4f2.png

 

Not much, mas hey

Editado por Hawkeye
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hawkeye, há 2 minutos:

@Micano resumo da época 2004/05 lançado pel' O Jogo e disponivel no youtube penso que consegues encontrar a tal capa

Exatamente!

 

43:27

Compartilhar este post


Link para o post

 

Citação de Mica, Agora:

Exatamente!

 

43:27

Pus em cima pá

Editado por Hawkeye
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 3 horas:

Esse vídeo está incrível, já o vi um par de vezes. Pena não haver mais dessa era no Youtube.

Há um de 06/07 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 5 minutos:

Onde?

 

está em 4 partes

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 12 horas:

btw, aquele central de 28 anos que está ali no plantel do Vitória de seu nome Veríssimo é hoje o treinador do Benfica. Não chegou a jogar na final da Taça, foi suplente não utilizado, mas chegou a jogar bastante ao longo da época.

Wtf

Mas... *este* Veríssimo é *esse* Veríssimo? Não esperava esta.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 5 horas:

Wtf

Mas... *este* Veríssimo é *esse* Veríssimo? Não esperava esta.

Não sabias que era o mesmo Veríssimo?

 

Quando apareceu no Benfica (como jogador)  começaram logo a dizer que era "igualzinho" (as feições)  ao Guardiola. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 2 horas:

Não sabias que era o mesmo Veríssimo?

 

Quando apareceu no Benfica (como jogador)  começaram logo a dizer que era "igualzinho" (as feições)  ao Guardiola. 

Agora dava jeito que fosse igualzinho noutra coisa 😄

Quer dizer, oxalá que não, pelo menos enquanto estiver em Portugal.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hawkeye, há 9 horas:

 

está em 4 partes

2006/07 foi o ano em que o Jesualdo dá não sei quantos pontos de avanço depois do Postiga encarnar no Jardel, chega a janeiro e ardeu vitórias e ardeu Postiga. Quem nos safou foi mesmo esse gajo que aparece no thumbnail do vídeo.

Mas lá chegaremos a seu tempo.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...