Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

[FC Porto] Rumores e Transferências 2020-2021

Publicações recomendadas

@TariboWest O Sérgio é um bom treinador, em global não acho os trabalhos deles inferiores aos de um Jesualdo ou VP. O modelo é substancialmente diferente, mas os resultos obtidos podem ser considerados semelhantes.

Nos últimos 20 anos tivemos 2 grandes treinadores (Mou e AVB) e 3 bons (Jesualdo, VP e Sérgio). Sabemos o ambiente que temos e devemos analisar em função do mesmo (notar que há muito tempo que digo que o principal problema é a direção e que temos de começar por aí) e, em função disso, parece-me difícil arranjarmos um treinador que seja melhor que o Sérgio e, sobretudo, que seja melhor que o Sérgio para o FCP.

Editado por RAG
esqueci-me de tagar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 4 minutos:

@TariboWest O Sérgio é um bom treinador, em global não acho os trabalhos deles inferiores aos de um Jesualdo ou VP. O modelo é substancialmente diferente, mas os resultos obtidos podem ser considerados semelhantes.

Nos últimos 20 anos tivemos 2 grandes treinadores (Mou e AVB) e 3 bons (Jesualdo, VP e Sérgio). Sabemos o ambiente que temos e devemos analisar em função do mesmo (notar que há muito tempo que digo que o principal problema é a direção e que temos de começar por aí) e, em função disso, parece-me difícil arranjarmos um treinador que seja melhor que o Sérgio e, sobretudo, que seja melhor que o Sérgio para o FCP.

Concordo que a direcção é o principal problema e que esse deve ser o foco. A questão é que não haverá mudanças no imediato. Rezemos todos para que haja uma alternativa credível a partir de 2024, antes disso já sabemos que teremos de lidar com esta estrutura decrépita e comissionista!

Os únicos treinadores que colocaste num patamar à parte já tinham um CV e uma bagagem consideráveis noutras funções, mas enquanto treinadores também eles foram apostas arrojadas. O mesmo para o VP, por exemplo. Não podemos ficar conformados, isso nunca será solução para nenhum problema. Eu continuo a achar que a estrutura do Sporting também está muito longe de ser exemplar mas o facto de ter conseguido acertar em cheio no treinador, mudou por completo o rumo do clube.

Eu estou desgastadíssimo com este ciclo do SC e queria muito uma mudança, mas tenho consciência que é preciso muito cuidado e ponderação na hora de dar esse passo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não coloco o Sérgio ao nível do VP. Mal ou bem o VP alcançou o objetivo principal do clube nos dois anos que treinou o Porto, o mesmo não se pode dizer do SC. 

Compartilhar este post

Link para o post

Fez melhor na CL e nas Taças. São opiniões como é obvio, mas se formos pelos resultados acho que se tornam equiparáveis.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 1 hora:

Fez melhor na CL e nas Taças. São opiniões como é obvio, mas se formos pelos resultados acho que se tornam equiparáveis.

Fez melhor nas taças em mais tempo.. E mesmo assim tem uma taça de Portugal a mais para mostrar. 

A questão aqui é que se o Porto for campeão todos os anos o objectivo primordial está cumprido coisa que o VP fez. O SC não o fez.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não os coloco em patamares muito diferentes, talvez o VP tenha uma % de vitórias melhor, mas deve ser uma diferença residual. Só na Champions a % do SC sai bem inflacionada, duas grandes fases de grupo e uma presença nos quartos.

O VP apareceu ainda nós estávamos a gozar a hegemonia do futebol português, ainda que a ser beliscada pelo JJ. Neste momento o passivo é o quê, o dobro? Hegemonia nem vê-la, e o Benfica dá todo o ar de não ter a hegemonia do futebol português porque o presidente deles é um incompetente de primeira.

E não quero com isso desvalorizar o trabalho do VP. Internamente cumpriu e isso é o que se pode pedir a um técnico, porque isto não é FM para andarmos de triplete em triplete.

Estilos não vale a pena discutir, o SC pode ganhar 5 campeonatos seguidos e não ter uma legião atrás dele da mesma forma que o que não faltam por aí são treinadores com "boas ideias" e zero títulos. Eu só não quero que o SC saia porque tenho um feeling que o clube vai cair com estrondo a qualquer momento, e, o que me parece (e obviamente posso estar errado), é que o SC ainda vai aguentando a casa, à sua maneira. Sinto que estamos à distância de um gajo soft (mesmo que bom técnico) de apanhar com um 4º lugar, coisa que nenhum de nós viu acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 52 minutos:

Fez melhor nas taças em mais tempo.. E mesmo assim tem uma taça de Portugal a mais para mostrar. 

A questão aqui é que se o Porto for campeão todos os anos o objectivo primordial está cumprido coisa que o VP fez. O SC não o fez.

Acho que estás a enviesar a tua análise por não gostares da forma de jogar e do estilo do treinador. Estou-me a tentar cingir aos resultados, apesar do VP fazer 2/2 e invicto, as outras competições foram mais fracas e como o @Mica disse a conjuntura do clube era muito diferente.

concordamos em discordar🤝

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 52 minutos:

Acho que estás a enviesar a tua análise por não gostares da forma de jogar e do estilo do treinador. Estou-me a tentar cingir aos resultados, apesar do VP fazer 2/2 e invicto, as outras competições foram mais fracas e como o @Mica disse a conjuntura do clube era muito diferente.

concordamos em discordar🤝

Sim e não. Concordo com a tua análise, embora não é por ter uma taça em mais um ano que o VP que a coisa vai por aí. Dou mais valor ao facto de ter chegado aos Quartos da Champions coisa que o VP não conseguiu.

Agora penso que é inegável que para o Porto o objetivo primordial e principal é vencer o campeonato. Se o fizeres, cumpres o objetivo principal. Se não o fizeres a época é um fracasso. O VP em dois anos não fracassou ao contrário do SC em 1 dos 3 (não vale a pena fazer contas a esta temporada porque ainda não terminou).

Compartilhar este post

Link para o post

O que Sérgio Conceição fez, sobretudo a nível europeu, com os plantéis (e onzes) de m*rda que tem tido, está largamente acima de qualquer outro treinador nosso nos últimos 20 anos exceto Mourinho e AVB. O que não invalida que ele tenha sido um dos responsáveis por esses plantéis fracos, mas isso é uma discussão diferente.

Citação de Mica, há 1 hora:

o que me parece (e obviamente posso estar errado), é que o SC ainda vai aguentando a casa, à sua maneira. Sinto que estamos à distância de um gajo soft (mesmo que bom técnico) de apanhar com um 4º lugar, coisa que nenhum de nós viu acontecer.

É isto que acho. Queria ver um NES ou um Lopetegui com um plantel como o deste ano... estaríamos a lutar com o Paços ou o Vitória.

Pessoalmente, até acho que o Sérgio Conceição já chegou ao fim do seu ciclo no final da época passada. Gostaria que fosse substituído, mas apenas se o treinador a contratar for alguém claramente melhor ou com mais potencial. E neste grupo só consigo incluir o Vítor Pereira, o Leonardo Jardim e o Pepa. E para qualquer um destes 3 perceberia as razões para decidirmos não os ir buscar: falta de punho, ideias de jogo dissonantes de um clube que luta para ser campeão e falta de provas dadas, respetivamente.

Tudo o resto, Pedro Martins, Ivo Vieira, Marco Silva, Paulo Fonseca, Luís Castro, Villas Boas, Mário Silva, Rui Jorge, Jorge Costa, Pedro Emanuel, sei lá... epá, deixem lá estar o Conceição. Para mudar para igual ou pior, mais depressa ia para o Lage ou para o Carvalhal.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo a pedir o mesmo treinador desde 2017... Marcelo Gallardo de preferência com Lucho na equipa técnica

Treinadores portugueses, os únicos que me entusiasmavam eram o Carlos Carvalhal e o Vitor Pereira

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 9 horas:

O AVB apanhou aqui um contexto que dificilmente algum treinador a curto/médio prazo poderá apanhar. Uma equipa recheada de craques, ferida no orgulho pela palhaçada com o Hulk e com o Sapunaru na época anterior. Teve mérito, é inegável, mas acho que até pelo que foi demonstrando no resto da carreira, a circunstância pesou muito na forma como o trabalho acabou por correr.

O recheado de craques tem muito que se lhe diga também. Se olhares para grande parte do plantel dizes "eram bons naquela época" e para alguns foi a única época em que foram bons, o que também diz algo do treinador. 

Tinhas uns quantos craques de classe mundial como o Moutinho, Falcao, Hulk. Alguns jogadores que fizeram umas carreiras sólidas por Portugal (Helton, Varela, Rolando, Cristian Rodriguez, Guarin, Alvaro Pereira, Fernando) e depois havia muitos jogadores que mesmo à data não eram nada de especial. A lateral direita era Fucile ou Sapunaru, o Maicon fez 30 e tal jogos, o Mariano 14 (nos últimos meses de Porto), o Emidio Rafael (que até jogou bem até se lesionar) era o suplente do Alvaro Pereira, o Souza e Belluschi nunca agarraram um lugar. 

Houve depois os casos do Otamendi e do James que chegaram à Europa esse ano. Houve ali muito trabalho do AVB a fazer gestão deles (especialmente do James) dando minutos sempre que possível para eles se irem desenvolvendo e habituando ao futebol.

Era um plantel sólido mas não muito superior a outros que viemos a ter mais tarde, pese as ausências de jogadores da qualidade do Hulk, Moutinho, Falcao e James. A defesa não era nada wow mesmo para a época e não havia grandes alternativas no banco com Belluschi, Souza, Maicon, Fucile, Walter.

Pode ser um bocado por gostar do AVB ou efeito nostalgia mas acho que ele acabou por fazer bons trabalhos onde passou e iria safar-se por aqui novamente. O pessoal do Tottenham pode criticá-lo muito mas foi ele o responsável por ir buscar gajos que marcaram épocas no clube como o Lloris, Vertonghen, Eriksen, Lamela, Moussa Dembelé. Foi lançando o Kane de forma mais definitiva em 13/14 também na Liga Europa e taças. 

Editado por andre26

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 18 horas:

Pode ser um bocado por gostar do AVB ou efeito nostalgia mas acho que ele acabou por fazer bons trabalhos onde passou e iria safar-se por aqui novamente. O pessoal do Tottenham pode criticá-lo muito mas foi ele o responsável por ir buscar gajos que marcaram épocas no clube como o Lloris, Vertonghen, Eriksen, Lamela, Moussa Dembelé. Foi lançando o Kane de forma mais definitiva em 13/14 também na Liga Europa e taças. 

Ao contrário do que tentam passar, até neste fórum, ele não foi nenhum barrete por onde passou, simplesmente nunca mostrou ser especial como mostrou no FC Porto. Ser especial em qualquer clube está ao nível de um Guardiola, ou do Mourinho de outros tempos. Há uma mão cheia deles nos últimos 20 anos, nada mais. Não pertencer a esse lote não é um problema.

AVB no Porto? Eu vou buscá-lo ao aeroporto.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

Ao contrário do que tentam passar, até neste fórum, ele não foi nenhum barrete por onde passou, simplesmente nunca mostrou ser especial como mostrou no FC Porto. Ser especial em qualquer clube está ao nível de um Guardiola, ou do Mourinho de outros tempos. Há uma mão cheia deles nos últimos 20 anos, nada mais. Não pertencer a esse lote não é um problema.

O AVB na Académica esteve bem, no Porto muito bem, no Chelsea sentar jogadores influentes colocou o balneário contra ele, se bem me lembro, a primeira época no Tottenham até foi boa, a segunda houve desentendimento com a direção relativamente aos reforços e correu mal. No Zenit correu bem, na China não faço ideia, e no Marselha na época passada também, nesta época nenhum treinador consegue o que quer que seja.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 4 horas:

Same here. Acho que quem o chama mais de barrete é adeptos de outros clubes, só que faz-me confusão porque nem é verdade. Ele no Marselha foi 2º 10 anos depois ou assim e voltou a levá-los à Champions quando já não iam há uns 5 ou 6 anos, tendo em conta a diferença de orçamento para o PSG foi um bom resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno Lage na próxima época. Somos campeões e era giro de ver toda uma reação do mundo do futebol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 1 hora:

Bruno Lage na próxima época. Somos campeões e era giro de ver toda uma reação do mundo do futebol.

há 15 anos atrás acreditava nisso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 11 minutos:

A imprensa mexicana associa o Yairo Moreno, lateral esquerdo do Leon, ao FC Porto. 

E ao Galatasaray

Esse gajo já nos foi apontado inúmeras vezes e por diversos meios, acredito mesmo que tenham existido sondagens. Não conhecendo a fundo o jogador, parece-me que tem um perfil radicalmente diferente do Zaidu. É muito mais técnico, tem outro domínio e controlo de bola e não é tão unidimensional nas suas acções. Até certo ponto faz lembrar mais o perfil do Alex Sandro - um gajo mais refinado, com grande toque de bola e que não se inibe de procurar movimentos interiores em vez de conduzir sempre em direcção à linha de fundo.

Sei que também pode jogar mais avançado no terreno, seja como extremo ou até como médio-interior, como solução de recurso, só não sei é se já terá a agressividade necessária para se impor a lateral - O A. Sandro, por vezes, também parecia algo soft ou até displicente a defender mas era (e é) extremamente competente nesse aspecto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TariboWest, há 26 minutos:

Esse gajo já nos foi apontado inúmeras vezes e por diversos meios, acredito mesmo que tenham existido sondagens. Não conhecendo a fundo o jogador, parece-me que tem um perfil radicalmente diferente do Zaidu. É muito mais técnico, tem outro domínio e controlo de bola e não é tão unidimensional nas suas acções. Até certo ponto faz lembrar mais o perfil do Alex Sandro - um gajo mais refinado, com grande toque de bola e que não se inibe de procurar movimentos interiores em vez de conduzir sempre em direcção à linha de fundo.

Sei que também pode jogar mais avançado no terreno, seja como extremo ou até como médio-interior, como solução de recurso, só não sei é se já terá a agressividade necessária para se impor a lateral - O A. Sandro, por vezes, também parecia algo soft ou até displicente a defender mas era (e é) extremamente competente nesse aspecto.

ou seja, só interessa se mudar o treinador 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...