Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

[FC Porto] Futebol

Publicações recomendadas

Citação de pedritsh, há 47 minutos:

Já o disse dezenas de vezes, todos os guardes redes de topo mundial começaram a ser titulares bastante jovens.

Yup, são poucas as exceções de GR de topo (e nem falo dos melhores dos melhores) que não começaram a titulares antes dos 22.
E muitas vezes o que começaram aos 20/21 tinham 1 ou 2 épocas nas equipas secundárias.
Assim uma lista com jogadores da atualidade e alguns já retirados, a contar da 1ª época que tiveram pelo menos 10 jogos (apesar da maioria desta lista começar logo com 30-40 jogos, mas obviamente engana um bocado porque o ZZ junta os jogos todos inclusive taças)
Sei que me vão faltar aqui jogadores que já acabaram as carreiras e tenho aqui alguns mais de nivel alto sem serem GR de topo.
PS - tenho demasiado tempo livre

Rui Patricio  - 18 anos
Vitor Baía - 19 anos
Casillas - 19 anos
Buffon - 19 anos
Neuer - 21 anos
Ederson - 18 anos
Alisson - 21 anos
Oblak - 17 anos
Courtois - 19 anos
Navas - 21 anos
Ter Stegen - 20 anos
Anthony Lopes - 23 anos
Mandana - 21 anos
Rui Silva - 21 anos
Claudio Bravo - 20 anos
Cañizares - 22 anos
Ospina - 17 anos
Proto - 19 anos
Reina - 18 anos
Szczesny - 20 anos
Pau Lopez - 20 anos
Donnarumma - 17 anos
Handanovic - 19 anos
Bernd Leno - 20 anos
Lloris - 19 anos
Kasper Schmeichel - 19 anos
Peter Schmeichel - 19 anos
De Gea - 19 anos

Editado por rcoelho14
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 1 minuto:

Yup, são poucas as exceções de GR de topo (e nem falo dos melhores dos melhores) que não começaram a titulares antes dos 22.
E muitas vezes o que começaram aos 20/21 tinham 1 ou 2 épocas nas equipas secundárias.
Assim uma lista com jogadores da atualidade e alguns já retirados, a contar da 1ª época que tiveram pelo menos 10 jogos (apesar da maioria desta lista começar logo com 30-40 jogos)
Sei que me vão faltar aqui jogadores que já acabaram as carreiras e tenho aqui alguns mais de nivel alto sem serem GR de topo.
PS - tenho demasiado tempo livre

Rui Patricio  - 18 anos
Vitor Baía - 19 anos
Casillas - 19 anos
Buffon - 19 anos
Neuer - 21 anos
Ederson - 18 anos
Alisson - 21 anos
Oblak - 17 anos
Courtois - 19 anos
Navas - 21 anos
Ter Stegen - 20 anos
Anthony Lopes - 23 anos
Mandana - 21 anos
Rui Silva - 21 anos
Claudio Bravo - 20 anos
Cañizares - 22 anos
Ospina - 17 anos
Proto - 19 anos
Reina - 18 anos
Szczesny - 20 anos
Pau Lopez - 20 anos
Donnarumma - 17 anos
Handanovic - 19 anos
Bernd Leno - 20 anos
Lloris - 19 anos
Kasper Schmeichel - 19 anos
Peter Schmeichel - 19 anos
De Gea - 19 anos

Eu fiz de cabeça assim por alto e pensando apenas nos mais óbvios, já há vários anos que acho isto, ainda quando o Diogo tinha os seus 16 anos e se falava nele. Um dos casos mais gritantes dos anos recentes é o Donnarumma assumir a baliza do Milan com 16 anos, relegando o na altura titular Diego Lopez. Isto é impensável. O miúdo faz 22 anos daqui a uns dias e parece que anda cá há anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, Agora:

Eu fiz de cabeça assim por alto e pensando apenas nos mais óbvios, já há vários anos que acho isto, ainda quando o Diogo tinha os seus 16 anos e se falava nele. Um dos casos mais gritantes dos anos recentes é o Donnarumma assumir a baliza do Milan com 16 anos, relegando o na altura titular Diego Lopez. Isto é impensável. O miúdo faz 22 anos daqui a uns dias e parece que anda cá há anos.

Por acaso tens razão, o Donnarumma começou com 16. No ZZ mostra a idade no final da época, por isso aparece 17.
Vai a essa lista e tira 1 ano a todos ou quase todos e torna-se ainda mais gritante.

O Diogo Costa já é falado desde que tinha uns 14 ou 15 anos como sendo o GR futuro da seleção.
No ano passado lesionou-se no inicio da época e o Marchesin veio e ficou com o lugar.
Antes o Casillas era o titular.
Agora vai ficar tapado até o Marchesin se retirar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 1 minuto:

Por acaso tens razão, o Donnarumma começou com 16. No ZZ mostra a idade no final da época, por isso aparece 17.
Vai a essa lista e tira 1 ano a todos ou quase todos e torna-se ainda mais gritante.

O Diogo Costa já é falado desde que tinha uns 14 ou 15 anos como sendo o GR futuro da seleção.
No ano passado lesionou-se no inicio da época e o Marchesin veio e ficou com o lugar.
Antes o Casillas era o titular.
Agora vai ficar tapado até o Marchesin se retirar?

Nem tinha reparado que tinhas colocado 17 no Donnarumma, sei que foi aos 16 porque acompanho e lembro. Tens também o Onana que assumiu no Ajax com 20 anos quando o Cillessen saiu para o Barça.
Óbvio que vai ou vai acabar por sair do clube, o Diogo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 1 minuto:

Nem tinha reparado que tinhas colocado 17 no Donnarumma, sei que foi aos 16 porque acompanho e lembro. Tens também o Onana que assumiu no Ajax com 20 anos quando o Cillessen saiu para o Barça.
Óbvio que vai ou vai acabar por sair do clube, o Diogo.

Por acaso não fui à Liga Holandesa ver os GR lá.

Também tens o Valdez com 20 anos no Barça, o Van der Saar com 22 no Ajax, Toldo com 20 anos, Julio Cesar com 20 anos, Dida com 19 anos, o Oliver Kahn com 22, Lehmann com 19, Chilavert com 16, Akinfeev com 16, Barthez com 21.

Ou seja, muito poucas exceções à regra de começar muito cedo em guarda-redes de topo.
Em quase todos os clubes de topo nas grandes ligas, o GR titular geralmente não tinha mais de 21 anos quando começou a jogar regularmente ao mais alto nível.
A maior exceção é talvez o Edouard Mendy do Chelsea e o Adan do Sporting.

O Diogo precisa de jogar. Eu acho que já devia ter sido emprestado este ano, se era para ficar a comer banco. O Cláudio Ramos chegava bem.
Digo o mesmo do Luis Maximiliano do Sporting. Guarda-redes nesta idade têm de jogar regularmente, especialmente estes miudos com talento.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 14 minutos:

Por acaso não fui à Liga Holandesa ver os GR lá.

Também tens o Valdez com 20 anos no Barça, o Van der Saar com 22 no Ajax, Toldo com 20 anos, Julio Cesar com 20 anos, Dida com 19 anos, o Oliver Kahn com 22, Lehmann com 19, Chilavert com 16, Akinfeev com 16, Barthez com 21.

Ou seja, muito poucas exceções à regra de começar muito cedo em guarda-redes de topo.
Em quase todos os clubes de topo nas grandes ligas, o GR titular geralmente não tinha mais de 21 anos quando começou a jogar regularmente ao mais alto nível.
A maior exceção é talvez o Edouard Mendy do Chelsea e o Adan do Sporting.

O Diogo precisa de jogar. Eu acho que já devia ter sido emprestado este ano, se era para ficar a comer banco. O Cláudio Ramos chegava bem.
Digo o mesmo do Luis Maximiliano do Sporting. Guarda-redes nesta idade têm de jogar regularmente, especialmente estes miudos com talento.

Um que aparece "tarde" mais ou menos pela idade do Diogo, ou vi mal, a jogar com regularidade é o Alisson.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 8 minutos:

Um que aparece "tarde" mais ou menos pela idade do Diogo, ou vi mal, a jogar com regularidade é o Alisson.

Eu contei como 21 anos, mas vendo bem sim, foi com 22 que o Alisson se afirmou definitivamente a titular.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 2 minutos:

Porra, o Oblak tinha 17 anos quando assumiu a titularidade no Benfica? E o Ederson 18?

O Oblak ainda foi na Eslováquia. O Ederson foi no Ribeirão.

Compartilhar este post

Link para o post

O Oblak tinha 20 (quase 21) e o Ederson tinha 22.

Mas eu concordo com a ideia geral, e não é de agora. O titular do Porto devia ser o Diogo. É de longe o GR português mais promissor dos últimos anos, e considero-o superior ao Marchesín.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumblefoot, há 2 minutos:

O Oblak ainda foi na Eslováquia. O Ederson foi no Ribeirão.

Errrrr, então se fossem por o Diogo Costa nessa lista entrava com 17 ou 18 anos na equipa B do Porto, é isso? 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isto como eu já tinha dito não vai lá com o SC, nem se discute isso. 

Tal como Marega não sai do onze, tal como o pepe não sai do onze. Os putos que entram para sair queimados. Tivemos N casos com o SC de jogadores de qualidade que em 45 minutos foram arrumados ou nem tiveram hipóteses. 

Janko, João Pedro, Savaria, Diogo Queiros, Tomás Esteves, Galeno, Bruno Costa... Devem haver mais casos. 

Depois houve gajos que não sei se ainda foram com o SC tipo Gonçalo Paciência, Bazoer, Rafa Soares, Oliver (sempre teve falta de ritmo de jogo). O Fonseca que está no Paços é outro caso de um gajo mal aproveitado 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alvin Kamara, há 3 minutos:

Estamos assim tão mal servidos na baliza para andar a chorar pelo Diogo Costa? 

Não é isso que está em questão. O € que investimos na contratação do Marche (7,5M, salvo erro) devia ser canalizado, isso sim, para outras posições mais prioritárias e nas quais temos défice de qualidade - LE, LD ou MC, é só escolher!

E digo isto porque o Diogo já provou por mais do que uma vez que está mais do que preparado para assumir a titularidade. Não estamos propriamente a falar de um Fabiano ou de um Vaná. O Diogo só precisa de ser aposta regular e se mantiver o foco pode muito bem atingir um nível superior ao do Marche.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 50 minutos:

Porra, o Oblak tinha 17 anos quando assumiu a titularidade no Benfica? E o Ederson 18?

O Oblak tinha 20 anos quando assumiu a titularidade no Benfica, mas já era o nosso melhor GR ainda andava no Rio Ave. Por um lado chegou tarde à equipa principal do Benfica, por outro a experiência que ganhou no Leiria e no Rio Ave ajudou bastante à sua evolução. Se tivesse andado a comer banco nessas épocas, talvez não tivesse atingido o nível que atingiu. 

O Ederson é da mesma geração do Oblak mas penso que quase ninguém viu o potencial que estava ali até ter chegado à equipa principal. 

O Porto está potencialmente a queimar uma carreira brilhante ao Diogo Costa. Devia de estar a rodar numa equipa qualquer e não tenho duvidas que haveria interessados na 1ª liga ou num campeonato semelhante. Nunca percebi a lógica da contratação do Claudio Ramos se não iam emprestar o Diogo. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Então não era... Portanto, no início da época de 19/20, no seguimento do problema de saúde do Casillas, sobretudo, mas também no contexto das saídas do Vaná e do Fabiano, enquanto guarda-redes experientes para se ter num plantel, e num momento em que o Diogo Costa tinha a extraordinária quantia de 0 jogos efetuados pela equipa A do FC Porto, era óbvio que o clube não devia ter contratado um guarda-redes de qualidade nem que fosse para ter no plantel e avançar para época que se avizinhava com Diogo Costa, Mbaye e Meixedo.

Muito disparate vocês dizem, cum crl. 

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de UnReal, há 1 hora:

Então não era... Portanto, no início da época de 19/20, no seguimento do problema de saúde do Casillas, sobretudo, mas também no contexto das saídas do Vaná e do Fabiano, enquanto guarda-redes experientes para se ter num plantel, e num momento em que o Diogo Costa tinha a extraordinária quantia de 0 jogos efetuados pela equipa A do FC Porto, era óbvio que o clube não devia ter contratado um guarda-redes de qualidade nem que fosse para ter no plantel e avançar para época que se avizinhava com Diogo Costa, Mbaye e Meixedo.

Muito disparate vocês dizem, cum crl. 

E qual é que era o problema mesmo? Ou é bom ou não é. Se é tem de jogar. Ou vai andar a comer banco do Marchesin até este se reformar? 

Além de que ninguém criticou comprares um GR ou a valia do Marchesin. Foi criticado teres contratado um GR caro para tapar não um Zé qualquer mas um dos talentos mais promissores do mundo na posição dele. Podias muito bem ter contratado o Cláudio Ramos por 2-3M bem mais barato que te dava todas as garantias para rodar com o miúdo caso necessário e tinha usado o dinheiro para colmatar outras posições mais debilitadas. 

Mas deve ser mais um que tem de ganhar calo até aos 26 para jogar primeiro. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Marche quase se pagou a ele mesmo ainda em agosto, mas a equipa decidiu fazer aquela primeira parte ridícula frente ao Krasnodar, no Dragão. Se saímos da Rússia com vantagem na eliminatória foi à pala dele. Há mais exemplos onde foi determinante.

A não aposta no Diogo só me chateia porque era suposto ele estar a ser titular numa boa equipa da primeira liga, especialmente porque temos o Cláudio Ramos que é bem competente.

Tendo qualidade, vai acabar por se tornar titular. Aos 22, 23 ou 26, depende sempre da urgência por optar por uma alternativa...ou de alguém o vir buscar.

Compartilhar este post

Link para o post

Dos guarda-redes jovens que se estrearam precocemente quantos foram realmente aposta? Se pegarmos nos exemplos do Oblak e Ederson, pese embora o potencial, só entraram porque houve a lesão do Artur e do Júlio César. Com isto não quer dizer que o Diogo não possa ser já titular do Porto, também sou da opinião que poderia ser, mas o Marchesín tem dado garantias e acredito que faça somente mais uma época e o Diogo já lhe começa a morder os calcanhares, a qualquer instante pode ser titular no campeonato. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ao contrário de praticamente todas as janelas de verão, naquela em que fomos buscar o Marchesín precisávamos mesmo de um guarda-redes. Tenho ideia de que a discussão era entre irmos buscar um guarda-redes para titular vs. um suplente forte para caso a eventual aposta no Diogo Costa corresse mal. Acho que defendia a segunda hipótese, porque o Diogo Costa tinha feito uma pré-época bastante boa (tal como... o Tomás Esteves?) mas a SAD optou pela primeira. Não quiseram correr o risco.

Não concordando, aceita-se. A verdade é que temos hoje dois guarda-redes com qualidade para serem titulares, sendo que para mim o Marchesín é superior. Não sendo o argentino um jogador com particular valorização de mercado, não faz sentido vendê-lo só porque temos um suplente que também é bom e mais novo. Certamente que quando (se) o Marchesín vacilar, o Diogo Costa vai roubar-lhe o lugar e não o devolve mais. O problema, para o Diogo, é que o Marchesín tem contrato até 2023 e pode perfeitamente não colocar o lugar em risco até essa data.

Sobre as idades com que os melhores guarda-redes se estrearam, acho que não faz muito sentido porque dá para replicar a análise para todas as posições de campo. A grande maioria dos melhores jogadores estrearam-se nos seniores muito novos, ainda que alguns não o tenham feito em clubes de topo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é um não assunto. Ambos são bons, e o Diogo aparenta estar feliz com a sua situação. Ele já tinha saído há muito tempo (por empréstimo) se não fosse o caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Tivesse a direção tanta preocupação em reforçar as posições de campo em quantidade e qualidade como insiste fazer todos os anos na baliza e tínhamos um plantel top.

Fiquemos satisfeitos por não ter antes vindo o pateiro do Koubek.

Editado por zeca galhão

Compartilhar este post

Link para o post

Estou genuinamente confiante para amanhã. Porque é que este clube me dá tantas desilusões pós-jogo e tantas ilusões pré-jogo?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...