Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol - Campeão Nacional 2020/21

Publicações recomendadas

Citação de Pickle Rick, há 2 horas:

E no final do dia, e coberta de razão, porque efectivamente está. Que crl interessa se o Sporting aos 10 minutos de jogo estava em 3-4-3, aos 20 minutos em 3-5-2 e aos 45 em 2-7-1 ?
É que eu não consigo ver o programa por causa disso mesmo. A premissa é sempre a mesma, perde-se demasiado tempo em discussões inuteis, dificulta-se demasiado aquilo que devia ser simples e no final não se aprende a ponta dum crl.
Tirando o Jesualdo e o Águas por vezes, tudo o resto entra ali em demasiadas conices sobre sistemas, basculações, rodopios, piruetas e o diabo a 4. Curtia era que aquilo fosse um espaço de debate para discutir coisas palpáveis, coisas de interesse que não estejam à vista de qualquer marmelo que tenha um botão de pausa num vídeo.
Já disse isto num discord. Querem algo interessante ? Discutam como podemos passar para o treino um exercício em que queremos obrigar o lateral a fazer um movimento de rutura interior aproveitando a largura dada por um extremo. Quero desenvolver uma dinâmica onde um interior venha receber o outro dê largura e exista um avançado centro a fazer o movimento de aproximação. Como passo isto para treino?
Com as ferramentas que eles têm em termos audiovisuais, isto era importante de ver. Estar constantemente a debater pintelhices é tão desinteressante que para mim já não dá.
Pior que isso só a atitude condescendente que têm com a Sofia. Ela exagera, falta-lhe claramente alguma noção de treino porque nota-se a léguas que é tudo muito teórico e ela própria admite mas a forma como é tratada no programa também é para baixo de ridícula.
Posto isto, acho que a discussão mais inútil no futebol hoje em dia são os sistemas. Eu sou da opinião que durante 90 minutos não existem sistemas, os sistemas existem no balneário na palestra, a partir do apito inicial as dinâmicas alteram tudo o que está no papel e deixam de existir.

Eu acho que o programa é complicado de ver porque é apenas mais do mesmo, mas com uma cobertura de modernismo para disfarçar. Enquanto tiveres ali o Pedro Sousa ou gajos como o Marcelino ou o Maniche, até pode dar para uns quantos momentos de comédia, mas se apenas segues pelo conteúdo futebolístico, há outras paragens na televisão portuguesa que rendem mais.

De resto, vou ter de discordar com o parágrafo central. O que referes é o processo puro e duro, e nisso acredito que pouca gente terá interesse. Além disso, no jogo (que é aquilo que conseguimos ver) só verás o resultado. Consegues é olhar para o resultado e perceber o processo, quando a coisa sai bem, ou olhar para um ou outro jogador e perceber a ideia que ali está personificada. Mas para isso, novamente, há outros programas mais interessantes na TV portuguesa. Curiosamente, ainda hoje apareceu aí um vídeo bem mais interessante que este no Twitter, sobre um lance do Real Sociedad x Barcelona.

Also, o bold também dava para muita história, mas a minha opinião resume-se facilmente: os olhos de quem vê o vídeo interessam muito mais do que a capacidade de o ver, ou da disponibilidade de meios para o ver. Não me interessa nada dar aqueles brinquedos todos ao Maniche, porque ele depois não vai dizer nada que se aproveite na mesma.

Citação de Wincing Hálldor, há 38 minutos:

Eu não acho que a Sofia tenha razão nenhuma. Um ala naturalmente vai fazer movimentos de ocupação dos espaços mais avançados, principalmente quando os "interiores" não existem, casos do Sporting da última jornada, do Inter, do Leipzig, etc.

O facto de os jogadores ocuparem outros espaços naquela que é a amplitude das suas funções não faz com que estejam a ocupar outras posições. Ou então um central torna-se ponta de lança quando sobe num lançamento ou um guarda-redes torna-se defesa quando dá uns passos à frente em contexto em que a equipa tem bola. O João Mário em Tondela várias vezes apareceu na ala e o Palhinha firmemente na zona habitualmente ocupada pelo 8, mas isso não desfez o sistema habitual.

Dito isto, o circo do twitter sobre isso é ridículo e mostra uma má vontade com a pessoa dela específica. Principalmente esse Sporting Tático que em tantas outras vezes escreveu disparates piores: curiosamente já não vejo grande tesão com o Jovane por parte dele.

Logo, não é descabido que ela diga o que disse. Eu posso dizer que o Leipzig joga nuns 6 sistemas diferentes por jogo ou simplesmente elogiar a versatilidade táctica deles, e estar igualmente correcto. Se calhar a primeira ideia não interessa assim tanto, mas isso é outra questão. Além disso, a frequência da coisa também tem algum peso aqui. Se agora entrares sempre com o Bragança no lugar do Nuno Santos e ele mantiver a sua tendência natural de fugir para o corredor central, se calhar passa a fazer mais sentido falar noutro sistema.

De resto, acho que não foge muito da minha opinião sobre o assunto. Eu nem sequer ligo, normalmente, a estas questões linguísticas. Ajudam na comunicação, mas interessam pouco e dependem sempre da perspectiva de cada um. Interessam-me perfis, e tudo no futebol roda a partir disso. Só não vejo é o problema e muito menos o choque que se criou naquele programa por causa de uma afirmação destas. Porque, de facto, nem sequer é uma afirmação errada. Mas ver alguém colocar dois laterais de origem numa linha avançada pareceu, subitamente, uma invenção à Elon Musk para aquela malta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 26 minutos:

Eu acho que o programa é complicado de ver porque é apenas mais do mesmo, mas com uma cobertura de modernismo para disfarçar. Enquanto tiveres ali o Pedro Sousa ou gajos como o Marcelino ou o Maniche, até pode dar para uns quantos momentos de comédia, mas se apenas segues pelo conteúdo futebolístico, há outras paragens na televisão portuguesa que rendem mais.

De resto, vou ter de discordar com o parágrafo central. O que referes é o processo puro e duro, e nisso acredito que pouca gente terá interesse. Além disso, no jogo (que é aquilo que conseguimos ver) só verás o resultado. Consegues é olhar para o resultado e perceber o processo, quando a coisa sai bem, ou olhar para um ou outro jogador e perceber a ideia que ali está personificada. Mas para isso, novamente, há outros programas mais interessantes na TV portuguesa. Curiosamente, ainda hoje apareceu aí um vídeo bem mais interessante que este no Twitter, sobre um lance do Real Sociedad x Barcelona.

Also, o bold também dava para muita história, mas a minha opinião resume-se facilmente: os olhos de quem vê o vídeo interessam muito mais do que a capacidade de o ver, ou da disponibilidade de meios para o ver. Não me interessa nada dar aqueles brinquedos todos ao Maniche, porque ele depois não vai dizer nada que se aproveite na mesma.

Logo, não é descabido que ela diga o que disse. Eu posso dizer que o Leipzig joga nuns 6 sistemas diferentes por jogo ou simplesmente elogiar a versatilidade táctica deles, e estar igualmente correcto. Se calhar a primeira ideia não interessa assim tanto, mas isso é outra questão. Além disso, a frequência da coisa também tem algum peso aqui. Se agora entrares sempre com o Bragança no lugar do Nuno Santos e ele mantiver a sua tendência natural de fugir para o corredor central, se calhar passa a fazer mais sentido falar noutro sistema.

De resto, acho que não foge muito da minha opinião sobre o assunto. Eu nem sequer ligo, normalmente, a estas questões linguísticas. Ajudam na comunicação, mas interessam pouco e dependem sempre da perspectiva de cada um. Interessam-me perfis, e tudo no futebol roda a partir disso. Só não vejo é o problema e muito menos o choque que se criou naquele programa por causa de uma afirmação destas. Porque, de facto, nem sequer é uma afirmação errada. Mas ver alguém colocar dois laterais de origem numa linha avançada pareceu, subitamente, uma invenção à Elon Musk para aquela malta.

Vamos concordar em discordar. Eu vejo muito mais valor em dar uma noção maior às pessoas daquilo que é o processo puro e duro e a dificuldade de transpor ideias para o campo do que basear um ano inteiro de programas desportivos em volta do mesmo tempo. Acho que criar nas pessoas essa noção da dificuldade e exigência do próprio processo não só será positivo para a forma como se olha para o futebol mas acima de tudo poderá permitir uma maior imaginação e novas formas de abordar todo o processo.
Acho que existem tantas formas interessantes de olhar para o jogo que estarmos a limitar aquilo que vemos aos "sistemas tácticos" é tão redutor para aquilo que se podia fazer...
É como tu próprio dizes, as dinâmicas que os próprios jogadores trazem alteram todo e qualquer sistema definido à partida para qualquer jogo. Mesmo não entrando no processo puro e duro, acho que seria muito mais interessante analisar de forma mais profunda que tipo de alterações na dinâmica determinado jogador produz. O que altera no comportamento da equipa, que movimentos padrão deixam de ser executados de tal forma, como a equipa reage a estímulo diferente que determinado jogador trás. Teria sido interessante ver essa comparação no caso Nuno Santos vs Bragança por exemplo.
Mais do que o suposto sistema em que jogamos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 21 minutos:

Vamos concordar em discordar. Eu vejo muito mais valor em dar uma noção maior às pessoas daquilo que é o processo puro e duro e a dificuldade de transpor ideias para o campo do que basear um ano inteiro de programas desportivos em volta do mesmo tempo. Acho que criar nas pessoas essa noção da dificuldade e exigência do próprio processo não só será positivo para a forma como se olha para o futebol mas acima de tudo poderá permitir uma maior imaginação e novas formas de abordar todo o processo.
Acho que existem tantas formas interessantes de olhar para o jogo que estarmos a limitar aquilo que vemos aos "sistemas tácticos" é tão redutor para aquilo que se podia fazer...
É como tu próprio dizes, as dinâmicas que os próprios jogadores trazem alteram todo e qualquer sistema definido à partida para qualquer jogo. Mesmo não entrando no processo puro e duro, acho que seria muito mais interessante analisar de forma mais profunda que tipo de alterações na dinâmica determinado jogador produz. O que altera no comportamento da equipa, que movimentos padrão deixam de ser executados de tal forma, como a equipa reage a estímulo diferente que determinado jogador trás. Teria sido interessante ver essa comparação no caso Nuno Santos vs Bragança por exemplo.
Mais do que o suposto sistema em que jogamos.

Mas isso não tem grande interesse para a TV. Não vais ter grande conteúdo visual para isso e vais acabar a transformar um programa televisivo em algo que mais se vai parecer com uma daquelas 500 formações onde o pessoal vai buscar créditos para renovar o curso de treinador. Não é atractivo, vai-se reflectir nas audiências e vai durar pouco (o conteúdo e/ou o programa).

De resto, a discussão não passou dos sistemas tácticos para essa tal dinâmica porque o circo que se criou com uma simples afirmação não o permitiu, e se calhar o problema é esse. Os tempos modernos desencorajam quem quer falar de futebol tranquilamente, porque está na moda atacar primeiro e compreender depois. Inverteu-se completamente a lógica das coisas. E ali então, é o prato do dia. No lugar da Sofia, há muito que me tinha dedicado a fazer outra coisa qualquer, que aquele ambiente é só tóxico e acrescenta 0.

Compartilhar este post

Link para o post

O Adán a dizer que os miúdos ficam a ver vídeos de Fortnite no autocarro. 😂  Fds, tou a sentir-me velho.

Compartilhar este post

Link para o post

"O guarda-redes tem de ser maluco."
"Hum... Especial."

f*da-se, adorei ouvir o Adán xD

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 11 horas:

Que outros programas em Portugal falam de futebol como no canal 11?

Compartilhar este post

Link para o post

O único programa que, para mim, vale a pena ver é o Grande Área, na RTP. Gosto muito de ouvir o Rui Malheiro. Mas agora puseram lá o Domingos e o João Alves, meh. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 13 minutos:

O único programa que, para mim, vale a pena ver é o Grande Área, na RTP. Gosto muito de ouvir o Rui Malheiro. Mas agora puseram lá o Domingos e o João Alves, meh. 

O Grande Área já foi muito bom.

Citação de Stromp, há 9 minutos:

A Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio?

É muito bom, mas é futebol do tempo da outra senhora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 16 horas:

E no final do dia, e coberta de razão, porque efectivamente está. Que crl interessa se o Sporting aos 10 minutos de jogo estava em 3-4-3, aos 20 minutos em 3-5-2 e aos 45 em 2-7-1 ?
É que eu não consigo ver o programa por causa disso mesmo. A premissa é sempre a mesma, perde-se demasiado tempo em discussões inuteis, dificulta-se demasiado aquilo que devia ser simples e no final não se aprende a ponta dum crl.
Tirando o Jesualdo e o Águas por vezes, tudo o resto entra ali em demasiadas conices sobre sistemas, basculações, rodopios, piruetas e o diabo a 4. Curtia era que aquilo fosse um espaço de debate para discutir coisas palpáveis, coisas de interesse que não estejam à vista de qualquer marmelo que tenha um botão de pausa num vídeo.
Já disse isto num discord. Querem algo interessante ? Discutam como podemos passar para o treino um exercício em que queremos obrigar o lateral a fazer um movimento de rutura interior aproveitando a largura dada por um extremo. Quero desenvolver uma dinâmica onde um interior venha receber o outro dê largura e exista um avançado centro a fazer o movimento de aproximação. Como passo isto para treino?
Com as ferramentas que eles têm em termos audiovisuais, isto era importante de ver. Estar constantemente a debater pintelhices é tão desinteressante que para mim já não dá.
Pior que isso só a atitude condescendente que têm com a Sofia. Ela exagera, falta-lhe claramente alguma noção de treino porque nota-se a léguas que é tudo muito teórico e ela própria admite mas a forma como é tratada no programa também é para baixo de ridícula.
Posto isto, acho que a discussão mais inútil no futebol hoje em dia são os sistemas. Eu sou da opinião que durante 90 minutos não existem sistemas, os sistemas existem no balneário na palestra, a partir do apito inicial as dinâmicas alteram tudo o que está no papel e deixam de existir.

Ainda que possa ser interessante para ti e para outras pessoas que tenham esse interesse no treino propriamente dito quer por serem treinadores ou aspirantes a treinadores faz zero sentido num programa daqueles. Talvez se fosse um pequeno segmento ou se surgisse esse tipo de perguntas quanto tivessem treinadores presentes no painel.

As boas equipas e os grandes jogadores merecem e devem ser analisados. Lembro-me assim à cabeça de quando o Henry desmontou o Barcelona dele, do Messi e do Guardiola e foi espetacular. Nem todos os "marmelos", como dizes, que vêm o programa em busca de ouvir falar um pouco de futebol (e não dos casos da semana como é hábito nos outros programas) têm acesso a meios de fazer esse tipo de análise ou conseguem ver coisas que acabam por ser simples de ser analisadas. O problema, como o @Poeira diz, não é tanto o formato do programa mas os intervenientes e isso é que faz a diferença.

Se tivéssemos um Vitor Pereira, um JJ a explicar o seu modelo, o Rúben ou mesmo os próprios jogadores a explicarem as dinâmicas que a equipa tinha à semelhança do que o Henry fez naquele programa por exemplo seria muito interessante.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 5 horas:

Que outros programas em Portugal falam de futebol como no canal 11?

Não é bem um programa, mas qualquer uma das análises dos jogos da Eleven são bem mais interessantes, e vão bem mais no sentido da tal análise ao perfil dos jogadores, às dinâmicas que eles imprimem dentro de campo, a pormenores que passam facilmente despercebidos, etc.

É o que de mais parecido se faz àquelas análises que vemos na Premier League, por cá.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Inkie, Em 22/03/2021 at 13:09:

Acho que o Rêgo não tem potencial para muito mais, honestamente. Não há nenhum central que diga que pode pegar de estaca na equipa principal, o Chico Lamba começou a ir muito jovem aos sub-23 (com 16 anos creio eu), mas ainda tem muito que crescer, e não sei se vai chegar lá. O Hevertton talvez possa surpreender, se for adaptado a essa posição, principalmente no sistema que a equipa principal joga, mas é uma incógnita. 

Também não tenho gostado muito do Chermiti, mas ainda é muito jovem. O Joelson está a crescer, a ganhar mais maturidade, fez-lhe bem ter ficado mais um ano nos sub-23. Já o Tiago tem pormenores de classe mas ainda precisa de ganhar mais calo tático para compensar o seu físico.

Nos mais jovens, sendo o Callai o mais promissor, gosto muito do Lucas Dias e do Flavio Nazinho, nos juniores, e nos juvenis o Tiago Otávio, que também assinou contrato profissional há pouco tempo, é um bom prospect, assim como o David Monteiro, mas para mim, o principal (sem contar com o Essugo) é o Guilherme Santos, que tem um toque de bola que não engana. Ainda mais novos, o Saná (irmão do Joelson) e o Marlon Júnior são dois casos que estavam a saltar etapas porque já estavam acima da sua idade a nível de qualidade, mas esta paragem nas competições pode afetar o seu crescimento. 

https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/sporting-assina-contrato-profissional-com-guilherme-santos-13495611.html

Sporting bem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês costumam frequentar o fórum SCP?

Dá-me sempre uma vergonha alheia tão grande quando vou lá. Só dementes a defender o Grande Líder Bruno de Carvalho, até já li que muitas das nossas conquistas só estão a acontecer porque se deu seguimento ao que ele começou. Sinto-me num grupo de apoio do Chega ou assim.

Tenho pena, porque gostava de passar mais tempo lá.

EDIT: Ah e o João Mário não presta porque só tem 2 golos e 1 assistência. 😂

Editado por Hidden

Compartilhar este post

Link para o post

Só lá vou para ver o tópico de sugestões de jogadores.

Nem sequer tenho conta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hidden, há 1 hora:

Vocês costumam frequentar o fórum SCP?

Dá-me sempre uma vergonha alheia tão grande quando vou lá. Só dementes a defender o Grande Líder Bruno de Carvalho, até já li que muitas das nossas conquistas só estão a acontecer porque se deu seguimento ao que ele começou. Sinto-me num grupo de apoio do Chega ou assim.

Tenho pena, porque gostava de passar mais tempo lá.

EDIT: Ah e o João Mário não presta porque só tem 2 golos e 1 assistência. 😂

Não tenho conta, mas às vezes dou lá uma olhada. Naqueles momentos em que a coisa anda a correr mal e eu me sinto um inútil, passo por lá e penso "pelo menos não sou estes mecos" e sinto-me um bocadinho melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...