Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol - Campeão Nacional 2020/21

Publicações recomendadas

Citação de Ricardo Pinto, Agora:

O Tabata não tem tido oportunidades, neste sistema podia muito bem surpreender.

Tem estado lesionado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 25 minutos:

Sporar a fazer o que se espera do PL

O Sporar é mais importante por isto do que propriamente pela qualidade dele, e eu nem desgosto dele. Pelo menos que sirva para perceber que não é o Jovane que serve para aquela posição.

Compartilhar este post

Link para o post

O que acham da aparente adaptação do Plata à ala esquerda? Por um lado, percebo que não tenha grande espaço para jogar no trio de ataque (com Nuno Santos, Tabata, Pote, Jovane e TT vai ser difícil) mas, por outro, não me parece que seja um jogador de linha.

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo a adaptação e acho que vale a pena tentar. Ele não parece conseguir encaixar naquela posição de avançado em que não é bem extremo, portanto talvez se safe a fazer a ala toda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 14 minutos:

O que acham da aparente adaptação do Plata à ala esquerda? Por um lado, percebo que não tenha grande espaço para jogar no trio de ataque (com Nuno Santos, Tabata, Pote, Jovane e TT vai ser difícil) mas, por outro, não me parece que seja um jogador de linha.

Circunstancial. O Amorim simplesmente não tem grande espaço para ele e não está muito convencido em utilizá-lo no trio da frente.

Compartilhar este post

Link para o post

E dá para o censurar? Gosto do Platita, no entanto eu próprio no final da época passada referi aqui que ele teria de mostrar algo mais para continuar a justificar a aposta. E não mostrou.

Em comparação, ainda neste jogo comentei com o meu velhote que o Tiago Tomás não tem os recursos técnicos do Platita, e provavelmente nunca terá, mas tem um entendimento do jogo e demonstra uma maturidade que já o tornam a ele, em idade de júnior, um jogador digno de constar neste patamar. Mesmo que não evolua muito mais, o puto já tem o suficiente para pelo menos fazer uma boa carreira na nossa Liga. Mais do que isso, veremos, mas isto já é bem razoável para um miúdo daquela idade.

O Platita, roubando uma expressão que tem agora dezoito ou dezanove anos destinada a um então muito promissor miúdo, é um mustang que precisa ser domado, mas que também precisa deixar domar-se. E esta última parte vai ser um problema.

Sobre o Amorim, continuo a dizer algo que me apetece dizer no final de todos os jogos: não é habitual ver um treinador, muito menos os do Sporting, fazerem aquilo que eu também faria. Fui comentando ao longo do tempo em que cá está isso mesmo, desde a saída da titularidade do Battaglia à do Acuña, depois a do Ristovski, as suas dispensas, e referi na pré-temporada que só faltava sair o Matheus Nunes da titularidade, o que aconteceu hoje. Até as substituições de hoje foram exatamente o que faria, inclusive a entrada do Nuno Santos para a ala direita mantendo o Pedro Gonçalves na esquerda, que não tem sido habitual e hoje foi o que aconteceu.

Agora falta ir pensando em meter o puto Quaresma no lugar do Neto, o que ainda não aconteceu e compreendo que ainda não tenha chegado o momento disso - por falta de ritmo, para não arriscar uma tripla de centrais inédita numa fase em que a equipa ainda está algo tremida e por questões de hierarquia de balneário -, mas que estou à espera que aconteça mais tarde ou mais cedo, um pouco à imagem da entrada do Nuno Mendes no onze que também não foi imediata.

Aliás, se atentarem às declarações do Amorim e lerem nas entrelinhas, dá para perceber que ele quer que os miúdos entendam que as oportunidades não são dadas como se tivessem direito a elas, mas são para se conquistarem. Lançar o puto no lugar de um dos capitães à primeira oportunidade poderia enviesar essa mensagem. O equilíbrio de um balneário é algo bem mais complexo do que escolher os titulares no FM.

• Like 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O sporar foi muito bom, aquelas movimentações do limite de fora de jogo estavam a partir a defesa do tondela toda.

Quem viu o tondela do pepa e vê agora isto...

Outra coisa, quem me conhece sabe que sou adepto da aposta na formação no matter what e também que gosto mesmo de ver a seleção recheada de atletas do Sporting. Dá gosto ver que depois de Alcochete, em que só o Bruno Fernandes ficou a ser o português titular, temos agora muitos titulares que podem ser chamados em breve. Pote, Nuno Mendes, Nuno Santos, João Mário, palhinha e até TT e (infelizmente) Neto. Além dos jovens como Bragança, Inácio, quaresma, Max e jovane com também um papel "importante" no plantel. Está direção tem muitos problemas, mas é este tipo de plantel que quero ver no meu Sporting.

Editado por Sandes.
  • Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 7 horas:

E dá para o censurar? Gosto do Platita, no entanto eu próprio no final da época passada referi aqui que ele teria de mostrar algo mais para continuar a justificar a aposta. E não mostrou.

Em comparação, ainda neste jogo comentei com o meu velhote que o Tiago Tomás não tem os recursos técnicos do Platita, e provavelmente nunca terá, mas tem um entendimento do jogo e demonstra uma maturidade que já o tornam a ele, em idade de júnior, um jogador digno de constar neste patamar. Mesmo que não evolua muito mais, o puto já tem o suficiente para pelo menos fazer uma boa carreira na nossa Liga. Mais do que isso, veremos, mas isto já é bem razoável para um miúdo daquela idade.

O Platita, roubando uma expressão que tem agora dezoito ou dezanove anos destinada a um então muito promissor miúdo, é um mustang que precisa ser domado, mas que também precisa deixar domar-se. E esta última parte vai ser um problema.

Sobre o Amorim, continuo a dizer algo que me apetece dizer no final de todos os jogos: não é habitual ver um treinador, muito menos os do Sporting, fazerem aquilo que eu também faria. Fui comentando ao longo do tempo em que cá está isso mesmo, desde a saída da titularidade do Battaglia à do Acuña, depois a do Ristovski, as suas dispensas, e referi na pré-temporada que só faltava sair o Matheus Nunes da titularidade, o que aconteceu hoje. Até as substituições de hoje foram exatamente o que faria, inclusive a entrada do Nuno Santos para a ala direita mantendo o Pedro Gonçalves na esquerda, que não tem sido habitual e hoje foi o que aconteceu.

Agora falta ir pensando em meter o puto Quaresma no lugar do Neto, o que ainda não aconteceu e compreendo que ainda não tenha chegado o momento disso - por falta de ritmo, para não arriscar uma tripla de centrais inédita numa fase em que a equipa ainda está algo tremida e por questões de hierarquia de balneário -, mas que estou à espera que aconteça mais tarde ou mais cedo, um pouco à imagem da entrada do Nuno Mendes no onze que também não foi imediata.

Aliás, se atentarem às declarações do Amorim e lerem nas entrelinhas, dá para perceber que ele quer que os miúdos entendam que as oportunidades não são dadas como se tivessem direito a elas, mas são para se conquistarem. Lançar o puto no lugar de um dos capitães à primeira oportunidade poderia enviesar essa mensagem. O equilíbrio de um balneário é algo bem mais complexo do que escolher os titulares no FM.

Não, de todo. O Plata não se enquadra neste modelo. É um jogador que tem de começar bem aberto, junto ao flanco direito, para se sentir mais à vontade no seu jogo, e essa ocupação de espaços não existe neste 3x4x3. O Amorim percebe o perfil do jogador e tem tentado apostar nele mais como ala, para que ele tenha esse posicionamento inicial, mas uma coisa é começar aberto já no último terço, pronto a encarar o adversário directo, e outra bem diferente é começar bem aberto pouco depois da linha de meio-campo, com muitos metros e adversários para ultrapassar.

É uma pena que isto aconteça, porque ele é um verdadeiro talento que ainda pode perfeitamente evoluir para um grandíssimo jogador da nossa Liga (fez 20 anos ontem, é mais que jovem). Mas de momento, reconheço que o espaço para ele é bastante curto, e mais curto se torna quando falamos de um jogador que precisa claramente de continuidade e confiança (basta ver a diferença de rendimento na selecção, desde sempre) para trazer o seu melhor. Porém, espero que o Amorim possa voltar a dar-lhe oportunidades ocasionais na frente de ataque, que é onde me parece que ele pode fazer mais a diferença.

No restante, totalmente de acordo. Disse-o por aqui há umas semanas: o Neto mantém-se no 11 por uma questão de balneário. O que eu não quero é que essa opção técnica chegue a um ponto em que nos custe pontos em campo. E esse dia vai acabar por chegar, com o Neto. Portanto, era preferível tentar fazer essa mudança/transição da forma mais suave possível, sem que isso implique perder pontos que podem ser muito valiosos no final.

Quanto ao Tiago, sou cada vez mais fã. Já o conhecia minimamente e sabia que era um 9 talentoso e que poderia dar coisas diferentes dos outros à equipa, mas não esperava que demonstrasse este nível tão cedo. Só prova outra coisa que muito também se tem dito ao longo dos anos: em vários casos, lançar os nossos miúdos com 17/18 anos não é prematuro. Eles vão ter dores de crescimento, vão errar, vão ter exibições menos conseguidas. Mas eles são talentosos e, no global, vão corresponder e acrescentar valor. E é por aí que temos de avaliar as coisas. Mérito para o Amorim por entender isso.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 1 hora:

Quanto ao Tiago, sou cada vez mais fã. Já o conhecia minimamente e sabia que era um 9 talentoso e que poderia dar coisas diferentes dos outros à equipa, mas não esperava que demonstrasse este nível tão cedo. Só prova outra coisa que muito também se tem dito ao longo dos anos: em vários casos, lançar os nossos miúdos com 17/18 anos não é prematuro. Eles vão ter dores de crescimento, vão errar, vão ter exibições menos conseguidas. Mas eles são talentosos e, no global, vão corresponder e acrescentar valor. E é por aí que temos de avaliar as coisas. Mérito para o Amorim por entender isso.

O TT é inteligente para crl. É o que me impressiona mais nele, nem é tanto a capacidade com a bola nos pés (que também a tem) - sabe para onde tem de se mexer, quando e por onde, quando tem de atacar espaços ou dar apoio, e entende bem os movimentos dos colegas também. Nem parece que ainda é júnior. 

Editado por JGabriel

Compartilhar este post

Link para o post

E do pouco que vi dele parece ter um bom primeiro toque também, que é importante contra blocos baixos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dominator, há 4 minutos:

E do pouco que vi dele parece ter um bom primeiro toque também, que é importante contra blocos baixos

Pois tem, e não é só a trocar bola. A finalização dele o jogo anterior passou despercebida por causa do passe monumental do bragança. Mas a forma como ele dá um único toque na bola para a desviar do GR, ao mesmo tempo que estava a ser pressionado, mostra uma capacidade técnica bastante boa (para mim a técnica também é o acerto ao 1º toque). Além disso mostra um sangue frio que tomara muitos avançados já mais velhos e com carreira estabilizada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 29 minutos:

O TT é inteligente para crl. É o que me impressiona mais nele, nem é tanto a capacidade com a bola nos pés (que também a tem) - sabe para onde tem de se mexer, quando e por onde, quando tem de atacar espaços ou dar apoio, e entende bem os movimentos dos colegas também. Nem parece que ainda é júnior. 

Ele "matador" sempre foi, o faro de golo está todo lá. A inteligência na movimentação, a capacidade de ler o jogo e de associar com os colegas... nesse aspecto, nada a apontar. Sempre foi muito adulto no seu jogo.

A qualidade técnica é que me tem surpreendido. Não esperava que ele se demonstrasse tão à vontade a este nível, tão cedo na carreira. Ontem tem uma jogada em que tabela de calcanhar com o Nuno Mendes (outro que tal...) e que me deixou a olhar para aquilo e a pensar: "isto é de muito alto nível".

Merece todas as oportunidades que tem tido, e a qualidade dele ainda vai empurrar o Jovane daqui para fora, e encurtar o espaço do Tabata e do Joelson.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 40 minutos:

A qualidade técnica é que me tem surpreendido. Não esperava que ele se demonstrasse tão à vontade a este nível, tão cedo na carreira. Ontem tem uma jogada em que tabela de calcanhar com o Nuno Mendes (outro que tal...) e que me deixou a olhar para aquilo e a pensar: "isto é de muito alto nível".

Foi exatamente esse momento que me convenceu quanto à capacidade técnica dele. Curioso para ver como será no próximo FM :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Dominator, há 7 horas:

Foi exatamente esse momento que me convenceu quanto à capacidade técnica dele. Curioso para ver como será no próximo FM :mrgreen:

Um tosco, enquanto 5 ou 6 juniores de 16 anos do Benfica serão os próximos Ronaldos e Messis.

Compartilhar este post

Link para o post

4 anos depois vamos todos dormir uns dias em primeiro. Era despedir o lampiao de m*rda que temos como treinador.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 2 minutos:

4 anos depois vamos todos dormir uns dias em primeiro. Era despedir o lampiao de m*rda que temos como treinador.

Não vale a pena mandares indiretas, os destinatários não passam por cá após vitórias excepto se tiverem sido sofridas.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Falta muito campeonato, mas o Amorim ganhar um campeonato ao JJ era qualquer coisa 😂

É bom dormir em 1º mais uns dias, mas o jogo de Sábado vai ser mais um grande teste pra nós.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de depina, há 1 minuto:

O campeonato bem que podia acabar.. 

Ó Graça, anda cá que temos que falar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 6 minutos:

Não vale a pena mandares indiretas, os destinatários não passam por cá após vitórias excepto se tiverem sido sofridas.

Que se lixe.

No fundo acho que já não me lembrava como era estar em primeiro. Mas um primeiro sem fanfarronices, sem comportamentos menos próprios para o clube, porra um primeiro com orgulho naquilo que deve ser o sporting. Podemos ir por ali abaixo mas este pequeno momento de esperança já ninguém nos tira. 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...