Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Discussão Geral] Compra Desktop/Portátil/Híbrido

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 3 horas:

https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/computadores-portateis/portatil-asus-ux325ea-51dhdcb4-13-3-intel-core-i5-1135g7-ram-8-gb-512-gb-ssd-pcie-intel-iris-xe-7461018

Bastante qualidade, ecrã fantástico OLED 400nits, 720€. A promoção termina hoje, infelizmente. Para quem procura um portátil de 1kg com qualidade e excelente visibilidade em qualquer cenário, está aqui um grande negócio.

Não ficará mais barato na Black Friday, porque o i5 é de última geração. Normalmente espetam as promoções nas gerações anteriores.

Um oled num ecrã de 13" é overkill. A bateria até chora. 😁

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 9 minutos:

Um oled num ecrã de 13" é overkill. A bateria até chora. 😁

Tinha ideia que gastava menos.

Deve ter uma qualidade de imagem incrível. Há quem ligue muito a isso. Confesso que detestava o meu antigo portátil porque nunca podia vir para a varanda e ver as coisas em condições

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 5 minutos:

Tinha ideia que gastava menos.

Deve ter uma qualidade de imagem incrível. Há quem ligue muito a isso. Confesso que detestava o meu antigo portátil porque nunca podia vir para a varanda e ver as coisas em condições

Gasta mais. Tal como nos telemóveis. E uma bateria de 67w/h é capaz de se ressentir. 

A qualidade da imagem será sempre muito boa, sim. Em especial as cores e o contraste. Mas para ver filmes ou fazer edição de imagem/vídeo este tamanho não é o ideal. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 1 hora:

Gasta mais. Tal como nos telemóveis. E uma bateria de 67w/h é capaz de se ressentir. 

A qualidade da imagem será sempre muito boa, sim. Em especial as cores e o contraste. Mas para ver filmes ou fazer edição de imagem/vídeo este tamanho não é o ideal. 

Porra, vou ter isso em conta.

Devo estar iludido por causa da cena de desligar os pixeis a preto.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 57 minutos:

Porra, vou ter isso em conta.

Devo estar iludido por causa da cena de desligar os pixeis a preto.

Pois, desliga, mas as cores vibrantes e o alto nível de brilho têm de ter o seu preço, não é? 

Nos telemóveis já nem é um problema, pois o tamanho dos chipset é cada vez menor e por isso mais eficazes e também qualquer App, em especial as mais usadas, têm uma skin escura para ajudar na poupança de bateria. Até porque hoje dia qualquer pisa-papéis tem um ecrã oled. 

Nos portáteis já não é bem assim. Mesmo os que têm cpu AMD, os quais são bem eficazes, só justificam um display oled se forem altas máquinas, daquelas que nem se desligam da corrente. 

No entanto, a 12ª gen da Intel promete muito com o uso da tecnologia big.litlle que há já muitos anos se encontra nos telemóveis. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 9 horas:

Pois, desliga, mas as cores vibrantes e o alto nível de brilho têm de ter o seu preço, não é? 

Nos telemóveis já nem é um problema, pois o tamanho dos chipset é cada vez menor e por isso mais eficazes e também qualquer App, em especial as mais usadas, têm uma skin escura para ajudar na poupança de bateria. Até porque hoje dia qualquer pisa-papéis tem um ecrã oled. 

Nos portáteis já não é bem assim. Mesmo os que têm cpu AMD, os quais são bem eficazes, só justificam um display oled se forem altas máquinas, daquelas que nem se desligam da corrente. 

No entanto, a 12ª gen da Intel promete muito com o uso da tecnologia big.litlle que há já muitos anos se encontra nos telemóveis. 

Estive a ver algumas reviews e até elogiam a capacidade da bateria. Mas lá está, não faço ideia em que cenários testaram, não sei se o adaptive brightness estava ativo, etc.

Laptop performance chart

Agora é a RP que o tem em promoção a 716€.

Compartilhar este post


Link para o post

Boas malta, preciso de comprar um portátil porque vou tirar agora pós graduação em marketing digital, portanto a utilização será para trabalhos e para correr os programas inerentes á área vá. Edição de imagem/vídeo, design, etc..

Para jogar não preciso que tenho o fixo que vai correndo bem o FM.

Quanto a orçamento não queria esticar muito mais dos 500 paus, mas também sou noob nisto e não sei se não tenho que meter mais umas notas e ficar com uma máquina melhor e que dure bem mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kenny Omega, há 1 hora:

Boas malta, preciso de comprar um portátil porque vou tirar agora pós graduação em marketing digital, portanto a utilização será para trabalhos e para correr os programas inerentes á área vá. Edição de imagem/vídeo, design, etc..

Para jogar não preciso que tenho o fixo que vai correndo bem o FM.

Quanto a orçamento não queria esticar muito mais dos 500 paus, mas também sou noob nisto e não sei se não tenho que meter mais umas notas e ficar com uma máquina melhor e que dure bem mais.

Para edição de vídeo 500€ não dá para nada, porque vais precisar de uma gráfica dedicada, muita RAM e SSD. Se queres algo que te acompanhe ao longo do curso sem te deixar com os nervos em franja mais para o fim recomendo-te pensares em investir mais outros 500€, pelo menos.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 22 minutos:

Para edição de vídeo 500€ não dá para nada, porque vais precisar de uma gráfica dedicada, muita RAM e SSD. Se queres algo que te acompanhe ao longo do curso sem te deixar com os nervos em franja mais para o fim recomendo-te pensares em investir mais outros 500€, pelo menos.

Bem dizia eu que era nabo nisto 😂

Falei em vídeo mas diria que não será a principal utilização do mesmo isto por as unidades curriculares que vou ter digo, acredito que muito pouco mesmo até disse mais vídeo a pensar no futuro porque o curso é de dois semestres basicamente, depois na área em si vai depender do que arranjar de trabalho e aí sim talvez faça um investimento maior.

Dito isto e esquecendo o vídeo então, o que se arranja? Posso esticar uns euros então na mesma.

 

Editado por Kenny Omega

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Kenny Omega, há 17 minutos:

Bem dizia eu que era nabo nisto 😂

Falei em vídeo mas diria que não será a principal utilização do mesmo isto por as unidades curriculares que vou ter digo, acredito que muito pouco mesmo até disse mais vídeo a pensar no futuro porque o curso é de dois semestres basicamente, depois na área em si vai depender do que arranjar de trabalho e aí sim talvez faça um investimento maior.

Dito isto e esquecendo o vídeo então, o que se arranja? Posso esticar uns euros então na mesma.

 

Depende das exigências do trabalho em si. Se for algo relacionado com edição profissional de imagens, em que a representação fidedigna de cores pode afetar o resultado final do trabalho, então tens de procurar algo com um bom display, o que vai aumentar o custo. Editar imagens também exige bastante trabalho gráfico e a necessidade de uma gráfica dedicada, apesar de já não tão potente como para edição de vídeo.

O resto vai mais pelas tuas preferências/necessidades pessoais. Durabilidade da bateria, peso e tamanho do portátil, ligação de periféricos, etc...

Um bom ponto de partida seria algo como isto.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 1 hora:

Depende das exigências do trabalho em si. Se for algo relacionado com edição profissional de imagens, em que a representação fidedigna de cores pode afetar o resultado final do trabalho, então tens de procurar algo com um bom display, o que vai aumentar o custo. Editar imagens também exige bastante trabalho gráfico e a necessidade de uma gráfica dedicada, apesar de já não tão potente como para edição de vídeo.

O resto vai mais pelas tuas preferências/necessidades pessoais. Durabilidade da bateria, peso e tamanho do portátil, ligação de periféricos, etc...

Um bom ponto de partida seria algo como isto.

Obrigado, não queria dar já uma batelada de dinheiro sem saber se vai necessário. Queria saber mais saber ao que ter em atenção e assim para correr esses tipos de programas mas para já será mais para as aulas e assim.

Vou dar uma olhada nesse

Compartilhar este post


Link para o post

Chromebook, alguém?

Tenho um iPad e uso diariamente para ler ebooks, ver as capas dos jornais ao pequeno almoço, etc, mas não serve para mais nada, isto é, se precisar de trabalhar fora de casa, estou completamente descalço porque não dá para programar (nem tenho o teclado, sequer).

Quem me conhece já sabe do meu namoro com portáteis super leves e pequenos, mas sinceramente dar 700€ ou mais com a desculpa de ter um dispositivo que vai cobrir as necessidades que tenho 10/15 dias por ano não me parece razoável de todo.

Surge aqui o Chromebook, neste caso o Lenovo IdeaPad Duet, porque serve de iPad e serve de portátil, já que permite a instalação de aplicações Linux. Ainda por cima as reviews são brutais e o preço anda nos 250€, valor que *acho* que consigo pelo meu iPad. Sei que tem um ecrã minúsculo de 10", o que é pouquinho para programar, mas também estamos a falar de uma necessidade esporádica.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

Chromebook, alguém?

Tenho um iPad e uso diariamente para ler ebooks, ver as capas dos jornais ao pequeno almoço, etc, mas não serve para mais nada, isto é, se precisar de trabalhar fora de casa, estou completamente descalço porque não dá para programar (nem tenho o teclado, sequer).

Quem me conhece já sabe do meu namoro com portáteis super leves e pequenos, mas sinceramente dar 700€ ou mais com a desculpa de ter um dispositivo que vai cobrir as necessidades que tenho 10/15 dias por ano não me parece razoável de todo.

Surge aqui o Chromebook, neste caso o Lenovo IdeaPad Duet, porque serve de iPad e serve de portátil, já que permite a instalação de aplicações Linux. Ainda por cima as reviews são brutais e o preço anda nos 250€, valor que *acho* que consigo pelo meu iPad. Sei que tem um ecrã minúsculo de 10", o que é pouquinho para programar, mas também estamos a falar de uma necessidade esporádica.

Tive um acer, na altura mandei vir da Amazon US, custou-me tipo 300€ acho (2018). Gostava imenso, ecrã full hd e para ver séries na netflix e andar no chrome era impecável.

Infelizmente avariou passados 3 meses lol

O Duet parece ser muito fixe, mas nunca considerei porque o ecrã e demasiado pequeno. A comprar hoje em dia, acho que ia fácil para este - https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/portateis-hibridos-2-em-1/portatil-hibrido-acer-chromebook-spin-513-13-3-qualcomm-snapdragon-sc7180-ram-8-gb-64-gb-emmc-qualcomm-adreno-618-7471857

Mas pesquisa mais um pouco, no último ano tenho acompanhado pouco a evolução do mercado de chromebooks.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 4 minutos:

Tive um acer, na altura mandei vir da Amazon US, custou-me tipo 300€ acho (2018). Gostava imenso, ecrã full hd e para ver séries na netflix e andar no chrome era impecável.

Infelizmente avariou passados 3 meses lol

O Duet parece ser muito fixe, mas nunca considerei porque o ecrã e demasiado pequeno. A comprar hoje em dia, acho que ia fácil para este - https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/portateis-hibridos-2-em-1/portatil-hibrido-acer-chromebook-spin-513-13-3-qualcomm-snapdragon-sc7180-ram-8-gb-64-gb-emmc-qualcomm-adreno-618-7471857

Mas pesquisa mais um pouco, no último ano tenho acompanhado pouco a evolução do mercado de chromebooks.

Com esse tenho receio de ser desconfortável para ler. Sim, a minha principal atividade é ler ebooks, e nisso o iPad é muito bom.

O ideal seria algo nos 11" ou 12", híbrido como o Duet e um SoC mais potente, ou em alternativa um processador x86. Pagava bem a diferença se se justificasse.

Infelizmente não há nada mais próximo do Duet para o que pretendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

Com esse tenho receio de ser desconfortável para ler. Sim, a minha principal atividade é ler ebooks, e nisso o iPad é muito bom.

O ideal seria algo nos 11" ou 12", híbrido como o Duet e um SoC mais potente, ou em alternativa um processador x86. Pagava bem a diferença se se justificasse.

Infelizmente não há nada mais próximo do Duet para o que pretendo.

Tens o Asus C302 que foi o gold standard durante bastante tempo. Supostamente saiu uma versão nova, o flip CM3 mas não encontro em lado nenhum a versão 4/64.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 15 minutos:

Tens o Asus C302 que foi o gold standard durante bastante tempo. Supostamente saiu uma versão nova, o flip CM3 mas não encontro em lado nenhum a versão 4/64.

Muito porreiro o CM3, aguardaria na boa por ele se demorasse umas semanas a chegar, mas 1,1Kg é muito para pegar no tablet como se pega num livro.

O ideal era mesmo um detachable, tipo Surface Go, mas os detachables da Asus não são melhores que o Lenovo.

Já que falei no Surface Go, até conseguia fazer vida com ele, mas o 3 está overpriced. Para não falar que o teclado não está incluído e custa 100 paus lol.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Pá, o Duet é realmente uma excelente opção, mas o tamanho deixa-me de pé atrás. 10 polegadas para usar como laptop parece-me pequeno demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 10 minutos:

Pá, o Duet é realmente uma excelente opção, mas o tamanho deixa-me de pé atrás. 10 polegadas para usar como laptop parece-me pequeno demais.

E tens toda a razão. A única razão pela qual poderei avançar na mesma prende-se com o facto de o uso como laptop ser a exceção e não a regra. Será maioritariamente usado como tablet.

Basicamente, um detachable de 12" ou 13" era ouro sobre azul, mas só conheço o iPad Pro (overpriced e não serve) e o Surface Pro (overpriced).

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, Em 02/11/2021 at 17:16:

https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/computadores-portateis/portatil-asus-ux325ea-51dhdcb4-13-3-intel-core-i5-1135g7-ram-8-gb-512-gb-ssd-pcie-intel-iris-xe-7461018

Bastante qualidade, ecrã fantástico OLED 400nits, 720€. A promoção termina hoje, infelizmente. Para quem procura um portátil de 1kg com qualidade e excelente visibilidade em qualquer cenário, está aqui um grande negócio.

Não ficará mais barato na Black Friday, porque o i5 é de última geração. Normalmente espetam as promoções nas gerações anteriores.

 

Citação de John Bonifácio, Em 02/11/2021 at 20:53:

Um oled num ecrã de 13" é overkill. A bateria até chora. 😁

Agora está a 600€, fdx

https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/computadores-portateis/portatil-asus-zenbook-13-ux325ea-51dhdcb3-13-3-intel-core-i5-1135g7-ram-8-gb-512-gb-ssd-pcie-intel-iris-xe-graphics-7414318

Eu achava a 720 paus bom negócio, a 600€ é incrível, mesmo sabendo que a bateria não será nada de transcendente.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

 

Agora está a 600€, fdx

https://www.worten.pt/informatica-e-acessorios/computadores/computadores-portateis/portatil-asus-zenbook-13-ux325ea-51dhdcb3-13-3-intel-core-i5-1135g7-ram-8-gb-512-gb-ssd-pcie-intel-iris-xe-graphics-7414318

Eu achava a 720 paus bom negócio, a 600€ é incrível, mesmo sabendo que a bateria não será nada de transcendente.

Sim, senhor. Olha, está aí uma boa opção para o @Kenny Omega

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 5 minutos:

Sim, senhor. Olha, está aí uma boa opção para o @Kenny Omega

Tem teclado UK, vi depois mas esqueci-me de dar edit aqui.

Para ser sincero, isso para mim não seria um entrave a este preço. É meter layout UK no Windows e não esquecer que ç = apóstrofe(acento normal) + c

Compartilhar este post


Link para o post

Malta, para valores até 600€, haverá melhor negócio que o Huawei Matebook D14 em promoção no site deles? 

https://consumer.huawei.com/pt/laptops/matebook-d-14-2020/

PS: Esse Asus aí de cima descarto desde já por causa do teclado. 

O portátil é para uso perfeitamente banal, nada de jogos ou edição de vídeo, apenas edição de texto, folhas de cálculo, acesso à Internet, ocasionalmente Netflix, etc. O objetivo é o de substituir um portátil de 2014 que já está a dar de si. A duração da bateria ou a qualidade do ecrã, por exemplo, não têm que ser extraordinárias, será maioritariamente para uso caseiro (por outras palavras, estou disposto a sacrificar duração da bateria e/ou ecrãs cristalinos para ver séries ao sol por euros na carteira). Razoável durabilidade e materiais de construção são pontos a favor dentro da lógica de comprar um equipamento que dê para, mínimo dos mínimos, 3 anos. 

Se até souberem de algo mais barato que cumpra os pontos acima, ainda melhor. 

Obrigado desde já! 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de UnReal, há 15 horas:

Malta, para valores até 600€, haverá melhor negócio que o Huawei Matebook D14 em promoção no site deles? 

https://consumer.huawei.com/pt/laptops/matebook-d-14-2020/

PS: Esse Asus aí de cima descarto desde já por causa do teclado. 

O portátil é para uso perfeitamente banal, nada de jogos ou edição de vídeo, apenas edição de texto, folhas de cálculo, acesso à Internet, ocasionalmente Netflix, etc. O objetivo é o de substituir um portátil de 2014 que já está a dar de si. A duração da bateria ou a qualidade do ecrã, por exemplo, não têm que ser extraordinárias, será maioritariamente para uso caseiro (por outras palavras, estou disposto a sacrificar duração da bateria e/ou ecrãs cristalinos para ver séries ao sol por euros na carteira). Razoável durabilidade e materiais de construção são pontos a favor dentro da lógica de comprar um equipamento que dê para, mínimo dos mínimos, 3 anos. 

Se até souberem de algo mais barato que cumpra os pontos acima, ainda melhor. 

Obrigado desde já! 

Eu diria para aguardares até amanhã, porque se a Worten tem margem para por aquilo a 600€, é porque tem margem para por a versão com teclado PT também a 600€.

É que é muito melhor que o Matebook, ainda por cima o Matebook traz um processador que já foi descontinuado. Estás a comprar um i5 mas que não difere muito dos i3 atuais.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Por aqui não deu para evitar mais a compra de um PC. Após muito brainstorming, decidi desistir da ideia de comprar um 2 em 1 barato por causa das limitações. Vou manter o meu iPad para ler eBooks e junto-lhe um portátil para trabalho.

Comprei um Lenovo Ideapad 3 de 14" por 603€ 610€. Pica os meus pontos todos: não é demasiado grande, bom processador, teclado retroiluminado, relativamente leve.

Só fiquei ligeiramente desiludido com as opções de memória. Queria 16GB, só deu para 12GB. Para já até 8GB chegaria, mas tornava-o mais future proof.

image.png.a93c3a9a0b490c8a220526cfd0b11233.png

Agora é espetar nisto o Ubuntu 21.10 e está feito.

@John Bonifácio aprovas?

EDIT: Esqueci-me de pedir o teclado retroiluminado 😄 Mas eles são incríveis, cancelaram-me logo a encomenda (Paypal) e pus de seguida outra. A diferença foi de 7€, teria sido uma burrice

 

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...