Ir para conteúdo
Martini Branco

[FM21] Do Alto Minho para o mundo (Atalanta)

Publicações recomendadas

Publicado (editado)

Ano de 2020 (mês de Julho)

"Vou contar-vos um pouco da minha história. A vida está difícil para todos. A pandemia tirou-nos muita coisa, tirou-nos alguns sonhos e acima de tudo dificultou-nos os nossos dia-a-dias. Felizmente não me tirou o trabalho! Acabei o serviço letivo na escola onde estava com contrato de trabalho na linda vila de Ponte de Lima e entrei nas habituais lides de verão. Tenho 27 anos e há já muitos anos que me dedico à Restauração nos meses de verão. Sempre fui habituado, desde criança a viver fruto do trabalho, a perceber que muitas das vezes para ter... É necessário muito sacrifício.

Agradeço muito à minha mãe pela educação que me deu e acima de tudo pelos valores que me incutiu. Hoje sou um homem melhor. Sou Mestre em Ensino do 1ºCiclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2ºciclo do Ensino Básico. Amo o que faço. Num país onde cada vez mais os professores são desvalorizados e criticados muitas das vezes em praça pública, acredito na nobreza da minha profissão. Acredito que nós, os professores, temos uma palavra a dizer na definição dos tempos modernos e daquilo que o mundo se pode tornar (espero que num lugar melhor). Estes períodos de Ensino à Distância não têm sido fáceis. Felizmente sou jovem e tenho a sorte de ter conhecimentos vastos na área das TIC e das Tecnologias. Tenho conseguido adaptar-me da melhor forma a este processo de ensino e conseguido que os meus alunos se sintam bem e acima de tudo, motivados em aprender.

Mas vamos ao que interessa: o futebol.

Sempre gostei muito de futebol. Desde que me conheço que me lembro do interesse no jogo jogado, em ver futebol, em consumir futebol. Sou do tempo do grande Milan, do enorme Barcelona, do Arsenal invencível na Premier League. Sou até e por muito que me custe admitir, do tempo do Porto campeão europeu. Vivo no concelho de Arcos de Valdevez há cerca de uma década, no entanto, a minha gema é de Ponte da Barca (alguns lembrar-se-ão do save que apresentei com o clube da minha terra na edição passada do jogo). Cheguei a jogar futebol, mas o jeito nunca foi muito. De todo mesmo! No entanto, quase como todos os rapazes, jovens ou homens tenho as minhas amizades fruto de ter jogado e tenho algumas peripécias que jamais esquecerei.

Tenho o sonho (ou melhor dizendo, o intento) de um dia tirar o curso de treinador. Gostava de treinar camadas jovens, muito provavelmente pelo gosto que tenho em trabalhar com crianças e em lecionar no dia a dia. Resolvi contar-vos um pouquinho mais sobre mim."

Quanto ao save, dizer-vos que o treinador serei eu mesmo (Ricardo Teixeira) e que a história será contada na primeira pessoa. O clube ainda é uma incógnita, no entanto, já tenho várias ideias do que posso vir a fazer e de como quero fazer. Os dados do save são os seguintes:

WyHo5GW.png

Editado por Martini Branco

Compartilhar este post

Link para o post

Yes, boa. Welcome back my friend e boa sorte.

Professores são pouco valorizados no nosso país sim senhor (tenho professores na minha família). E o que foste buscar ao mencionar o Arsenal Invencível 😍 ❤️ oh tempo, volta para trás.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de six_strings, há 2 horas:

Venha mais um. Boa Sorte

PEACE

Muito obrigado amigo 😉 

Citação de cadete, há 2 horas:

Yes, boa. Welcome back my friend e boa sorte.

Professores são pouco valorizados no nosso país sim senhor (tenho professores na minha família). E o que foste buscar ao mencionar o Arsenal Invencível 😍 ❤️ oh tempo, volta para trás.

Muito obrigado, parceiro 🙂 É bom estar de volta.

Eu sou adepto do Arsenal em Inglaterra. Vivi excelentes períodos do clube. Ainda hoje tenho como um dos principais ídolos futebolísticos o Henry. Para além disso adorei Vieira, Ljungberg, Seaman, Pirés e Bergkamp ❤️ 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de LUIZ CESAR, há 41 minutos:

Boa sorte Martini. E claro que estarei acompanhando.

Muito obrigado meu bom amigo 😉 Todo o prazer em receber-te!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Martini Branco, há 12 horas:

Muito obrigado amigo 😉 

Muito obrigado, parceiro 🙂 É bom estar de volta.

Eu sou adepto do Arsenal em Inglaterra. Vivi excelentes períodos do clube. Ainda hoje tenho como um dos principais ídolos futebolísticos o Henry. Para além disso adorei Vieira, Ljungberg, Seaman, Pirés e Bergkamp ❤️ 

Mais um fã do Arsenal? Mas deixam qualquer um entrar aqui? Não bastava o outro? 😄 

Provocação 😄

PEACE

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de six_strings, há 9 minutos:

Mais um fã do Arsenal? Mas deixam qualquer um entrar aqui? Não bastava o outro? 😄 

Provocação 😄

PEACE

Eih, vamos lá com calma e respeitinho pelos All Mighty Gunners 😁 que já não são All Mighty...mas ficam as recordações 🤣

Compartilhar este post

Link para o post

Da mesma forma que acompanhei o magico chorley irei sem duvida estar aqui a ler esta historia 😄 força amigao!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de six_strings, há 2 horas:

Provocação 😄

PEACE

Sim, sempre apreciei muito o clube 😉 É o que é! 

Citação de cadete, há 2 horas:

Eih, vamos lá com calma e respeitinho pelos All Mighty Gunners 😁 que já não são All Mighty...mas ficam as recordações 🤣

Tudo dito 😉 Infelizmente na atualidade, só ficam mesmo as recordações. 

Citação de Tuckius, há 1 hora:

Boa sorte!

Muito obrigado 😄 

Citação de Nobrewow, há 43 minutos:

Da mesma forma que acompanhei o magico chorley irei sem duvida estar aqui a ler esta historia 😄 força amigao!

Muito obrigado parceiro 😉 És muitíssimo bem vindo por cá. O prazer é todo meu!

Compartilhar este post

Link para o post

Julho de 2020 (Em Arcos de Valdevez)...

"Um pobre distrito no futebol"

"O futebol distrital está cada vez mais, a viver tempos difíceis. Com a pausa dos campeonatos não é fácil perceber como será a próxima época. O Vianense clube histórico do distrito e situado na capital do distrito, é um dos clubes mais antigos do país. Fundado em 1898, nunca conseguiu estar sequer numa primeira liga. Dizem os mais conhecedores que as pessoas de Viana do Castelo não gostam de futebol. No entanto, o clube está de regresso aos campeonatos profissionais de futebol. 

Reza a história que os clubes do distrito têm pouca tradição nos campeonatos profissionais. Por norma sobem numa época e descem na seguinte. Apenas o Limianos conseguiu ter alguma estabilidade nos últimos 20 anos.

Mas não só do Vianense se fala no distrito de Viana do Castelo. Clubes como a Associação Desportiva de Ponte da Barca, Sport Clube Valenciano, Desportivo de Monção, Associação Desportiva da Correlhã, Associação Desportiva os Limianos, Atlético de Valdevez ou Clube Desportivo de Cerveira.

Em suma, o distrito de Viana do Castelo não tem nenhum clube nas duas principais ligas do futebol nacional. Se compararmos com o distrito vizinho (Braga) chega a ser um absurdo. 

Este save vai tentar mudar um pouco isso. Para já fica em aberto a escolha do clube... "

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, há 32 minutos:

Cá para mim será o Limianos...

fiquei com a mesma impressao

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, há 58 minutos:

Cá para mim será o Limianos...

Vamos lá ver 😉 

Citação de Nobrewow, há 25 minutos:

fiquei com a mesma impressao

Será, parceiro? 😀

Obrigado a ambos 🙂 

Compartilhar este post

Link para o post

ypNlkVJ.png

Citação

"É oficial. A temporada 2020/2021 da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) vai jogar-se com 18 equipas. A decisão emanou da Assembleia Geral Extraordinária da AFVC realizada esta segunda-feira. Sobem ao escalão principal Melgacense, Távora e Barroselas. Ninguém desce.

Já o Vianense, que liderava o campeonato da I Divisão Distrital na altura da interrupção devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), será promovido ao Campeonato de Portugal."

Fonte: Rádio Vale do Minho

De notar que para além do que acontece na AF de Viana do Castelo, também nenhum clube descerá do Campeonato de Portugal para as divisão distritais. Assim sendo, para além do Sport Clube Vianense, a série A do campeonato de Portugal continuará a contar com o Clube Desportivo de Cerveira. São dois clubes do distrito em simultâneo nos campeonatos profissionais. 

O Cerveira estava em posição muito débil quando a pandemia proliferou. Provavelmente acabaria por sucumbir e cair novamente na distrital, no entanto, terá mais uma época para tentar a proeza de se manter nesta divisão e tentar cimentar um lugar de importância no distrito de Viana do Castelo e no panorama do futebol do Alto Minho. 

A questão é: Onde cairá este professor de 2ºCiclo como treinador? Viana do Castelo? Ou Cerveira?

9iFVPEi.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

BuhrsbJ.png

Escolha do clube: Depois de algumas dúvidas e inquietações, a escolha do clube recaiu no Clube Desportivo de Cerveira. Trata-se de um clube extremamente humilde do distrito de Viana do Castelo que não está nada habituado às habituais lides dos campeonatos nacionais. Depois na época 2019/2020 se ter mantido no Campeonato de Portugal fruto da pandemia (encontrava-se em posição muito delicada) antes do interregno das provas, o Cerveira tem mais um ano para mostrar a Portugal e sobretudo ao Alto Minho, que pode ter condições para lutar nesta divisão. Serei portanto o substituto de Rui Carvalhal, meu conterrâneo (também ele da pitoresca vila de Ponte da Barca). 

jBslLcP.png

Informações sobre o clube: O Clube Desportivo de Cerveira é um clube de futebol profissional português, com sede na Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo. O clube foi fundado no dia 1 de julho de 1972. 

Palmarés

• AF Viana do Castelo 1ª Divisão: 1982/83, 2013/14
  • AF Viana do Castelo Divisão de Honra: 2001/02, 2010/11
  • AF Viana do Castelo 2ª Divisão: 1995/1996
  • AF Viana do Castelo Taça: 2009/10, 2012/13
  • AF Viana do Castelo Taça de Honra Ramiro Marques: 2010/11, 2012/13
  • AF Viana do Castelo Supertaça: 2010/11, 2013/2014

O estádio do clube: O Clube Desportivo de Cerveira joga no Estádio Municipal Rafael Pedreira, que foi fundado em 1945, possui capacidade para 6000 pessoas. O estádio possui relva sintética. 

lqOx9xx.jpg

Informações pertinentes sobre a vila de Vila Nova de Cerveira: Trata-se de uma  vila raiana portuguesa no distrito de Viana do Castelo, região do Norte e sub-região do Alto Minho, com cerca de 1 400 habitantes. 

O município é limitado a nordeste pelo município de Valença, a leste por Paredes de Coura, a sueste por Ponte de Lima, a sudoeste por Caminha e a noroeste pela Galiza (concelhos do Rosal e Tomiño).

O ponto mais alto do concelho situa-se no alto de São Paio, com 638 metros de altitude, na freguesia de Loivo. A sua principal freguesia é Campos, pois lá se situam os dois polos industriais, que desenvolvem e dinamizam todo o concelho e concelhos limítrofes.

jm96yzi.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Nobrewow, há 8 minutos:

falhei a bet do clube, mas vamos ver a magia que vai ser feita

Vamos lá ver 😉 Um passo de cada vez! 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, há 1 hora:

Gosto da escolha de clube. Vejo que já conseguiste a banner também 👍

Sim. O nosso amigo @Fluke é uma máquina das banners 😄 Obrigado! Escolhi um clube próximo da minha região e de uma vila que aprecio bastante. 

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Criar Novo...