Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Campeão Nacional 21/22

Publicações recomendadas

Citação de La Flame, há 3 horas:

Tanto blabla para chegar à conclusão que uma grande parte do sucesso desta época se deve à aposta em três jogadores em quem era um no brainer de todo o tamanho continuar a não apostar. 😎

Mas havia dúvidas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Não tenho dúvidas que o Fábio é muito mais jogador hoje do que era há um ano ou dois. E também não tenho dúvidas que onde mais se nota essa melhoria é principalmente no jogo sem bola e isso é mérito do Conceição. De ontem, recordo-me principalmente de uma excelente recuperação dele no meio campo ofensivo salvo erro sob o Ugarte mais do que um outro passe fantástico ou outro lance com nota artística.

Como não tenho dúvidas que o Diaz é hoje muito mais jogador e que a sua adaptação ao Liverpool foi muito mais fácil devido a essas dinâmicas sem bola que ganhou cá. Aliás, o próprio diz isso numa entrevista recente. 

Outro caso onde isso é notório é o Otávio por exemplo.

E sobre o Diogo: é um excelente guarda-redes e espero que seja o dono da nossa baliza muitos anos mas o Marche provou mais uma vez ontem que temos os dois melhores guarda-redes a jogar em Portugal e percebo perfeitamente caso queira sair e de resto não estou muito preocupado porque o Cláudio é também ele um excelente guarda redes. 

E do próprio jogador.

O caso do Fábio é muito prático. Onde ele faz a diferença é no jogo ofensivo e isso sempre esteve à vista de quem o acompanhava. Bastava também ver que sempre que entrava contribuía em praticamente todos os jogos e a sua presença se fazia sentir.

Foi só dar continuidade à aposta e os resultados estão à mostra de toda a gente.

Ele evoluiu no jogo sem bola, é factual, mas não foi essa evolução que o fez ser melhor jogador com bola ou ser um indiscutível com a preponderância no jogo e na estatística ofensiva da equipa. Foi simplesmente o facto de ser aposta.

Contudo, o meu post anterior, como acho que deu para perceber, apesar de refletir a minha opinião e justificar grande parte da melhoria do nosso jogo ofensivo, os créditos têm que ser dados ao SC: por termos uma defesa de cacos e conseguirmos sofrer poucos golos; por ter apostado em quem eu acho que ele tinha de apostar; por ter acabado com as vacas sagradas no onze; e, quase como consequência dos pontos anteriores, meter a equipa a jogar o melhor futebol desde que cá chegou. 

Da mesma forma que nunca me custou criticá-lo, não me custa nada dar mérito onde ele tem de ser dado.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Concordo e discordo.

Acho que há casos em que é preciso de facto ensinar os jogadores a defender, principalmente quando vens de um contexto onde o futebol praticado é mais anárquico (tipicamente futebol da América do Sul entra aqui).  

E mesmo nos casos de jogadores da nossa formação (quando digo nossa refiro-me aos grandes no geral) penso que é necessário um período de adaptação ao futebol sénior. A qualidade com bola estará sempre lá sem dúvida, seja com 15 anos ou com 35. Mas há aspetos em termos de intensidade de jogo etc que, na minha opinião, existe um degrau muito grande da nossa formação cá para o futebol senior. 

E portanto aqui estou em absoluto acordo com o Mica. Acho que eles entraram quando estavam preparados para entrar e foi seguida uma abordagem na qual eu também me revejo. 

Concordo na parte do mérito ser de ambos, quer da equipa técnica quer dos jogadores. 

América do Sul é outro mundo, em muitos casos tem mesmo de ser. Mas aqui falava especificamente do Vitinha e do Fábio, ou de talentos como eles. Obviamente que não se exige titularidade indiscutível desde o dia 1, mas o ponto é o de que bastou segurá-los no 11 que eles trataram do resto. Como são talentos de tão alto nível, é seguro fazê-lo em qualquer idade porque eles adaptam-se muito mais rapidamente que os outros e acabam por impor o seu futebol e ganhar o mesmo estatuto que detinham nos níveis abaixo.

E essa adaptação ao futebol sénior e essa intensidade de jogo só chega... estando lá dentro. E é por isso que, na esmagadora maioria dos casos, estes jovens que são aposta chegam longe, e os outros cuja aposta vai sendo protelada acabam por nunca cumprir a totalidade do seu potencial. Não é coincidência.

É esta aposta em si que é mérito do treinador, que pode sempre apostar antes em X ou em Y (e foi o que fez, noutras épocas). Não a evolução em si, que essa pode ser moldada aqui e ali, mas normalmente acontece naturalmente, consoante o talento do jogador e o patamar competitivo a que é exposto.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bernas, há 5 horas:

Que ambiente ontem no estádio, incrível.

Lá estarei no Jamor, é a primeira vez que vou e estou com as expectativas em alta.

Citação de Thierry Henry, há 5 horas:

É marcar esse meeting CMPT lá, chegando cedo oportunidade não faltará.

Também vou 😁

Compartilhar este post

Link para o post

Este tópico está demasiado harmonioso.

Vamos falar do Diogo Leite?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 19 minutos:

Este tópico está demasiado harmonioso.

Vamos falar do Diogo Leite?

Espero que já tenha passado a tesão de mijo em relação a ele. Dois clubes, várias épocas onde dá casas até dizer chega. Acho que nunca chegará a ser um central de referência.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou morrer sozinho nesta mas o Diogo Leite esteve longe de ser assim tão mau em Braga e preferia-o aqui ao Cardoso como terceiro central. 

• Like 2
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 5 minutos:

Vou morrer sozinho nesta mas o Diogo Leite esteve longe de ser assim tão mau em Braga e preferia-o aqui ao Cardoso como terceiro central. 

Não vais, não.

E mais, tinha dado um jeitão em alguns dos jogos que tivemos sem Pepe e/ou sem Mbemba, que houve aí uma fase onde o congolês só fez figura de corpo presente.

Sem ser o supra-sumo dos defesas centrais, mil vezes o Diogo Leite do que o Cardoso. E, como já tive oportunidade de referir, contra mim falo que ainda cheguei a defender o Fábio no início.

Gostava muito que regressasse e tivesse mais oportunidades.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 47 minutos:

Olha, a ideia de ser um jovem lançado no tempo certo, devidamente preparado, encaixa é aqui. Não totalmente, mas em parte.

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor que ter o marcano é, e tem maus margem de progressão que o cardoso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 hora:

Eu não me lembro do Leite enterrar aqui de forma ridicula como em Braga (demasiadas vezes).
Mas concordo. Acho que ele tem margem para ser um bom central. A defesa do Braga era uma autoestrada e a culpa não era o Diogo Leite.
Por mim era trazer o Leite de volta e esconder o David Carmo na mala dele 😶

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Phil, há 15 minutos:

Porque dizes isso? 

Nos juniores, a função do Queirós era tapar as casas dadas pelo Leite e/ou corrigir as cagadas do Leite e dos seus passes verticais para 1 ou dds 2 do meio campo quando estavam pressionados.

Vim imensos jogos dos juniores que venceram a Yotuh League, e entendo o encanto de muitos pelo Leite mas, na minha ótica, um central tem que saber defender e, só depois, pensar nos passes a rasgar a pressão, etc.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 2 horas:

A mim não me incomoda os Super Mamões só terem direito a 1500 bilhetes. Acho triste é, em Portugal, existirem bilhetes a 60€, uma família não vai à bola. 

Ainda por cima, para chegares a esses lugares tens de fazer o equivalente a 15 dias de ginásio, tal são a quantidade de escadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

"O Conselho de Disciplina da FPF castigou Pedro Porro com um jogo após a expulsão do espanhol durante o jogo do Sporting com o FC Porto, no Estádio do Dragão, na quinta-feira."

Isto é rídiculo, 1 jogo de castigo após uma entrada daquelas?

Compartilhar este post

Link para o post

Se li bem, o Pinto da Costa elegeu o Madjer como melhor jogador que já viu de dragão ao peito, escolha interessante e que nunca me passou pela cabeça.

Alguém daqui o viu a jogar?

@Diogo_CFBtens memórias dessa altura ou ainda eras novo?

Compartilhar este post

Link para o post

Já estão à venda os bilhetes para o jogo com o Vizela. Quem tiver de comprar apresse-se. Subiram um bocado os preços e parece-me que não abriram alguns sectores, pelo menos na arquibancada nascente. Fui lá cuscar e as pontas já não davam pouco depois de abrirem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 32 minutos:

Se li bem, o Pinto da Costa elegeu o Madjer como melhor jogador que já viu de dragão ao peito, escolha interessante e que nunca me passou pela cabeça.

Alguém daqui o viu a jogar?

@Diogo_CFBtens memórias dessa altura ou ainda eras novo?

Estreou-se num jogo no Restelo, penso que em 85/86. Até devo ter estado no estádio, mas era pequeno.

Mas em 87, quando foram campeões da Europa, já me lembro de mais. 

O Descartes e, talvez, o Cabeça de Giz devem ter visto. O Descartes tenho a certeza que sim. O Cabeça de Giz também já tem uns 43/44 anos. Eu entrei agora nos "entas"

E a minha irmã tem um autografo dele. 

Compartilhar este post

Link para o post

Pinto da Costa e as saídas de Baía e Moutinho: ″Amanhã vou ser operado ao coração...″ (ojogo.pt)

Pinto da Costa revela quem foram os dois treinadores que não conseguiu contratar (ojogo.pt)

″Estou convencido que daqui a dois anos teremos o nosso centro de estágio″ (ojogo.pt)

Quando Pinto da Costa tentou contratar duas... futuras lendas mundiais (ojogo.pt)

Pinto da Costa: ″Encantador de serpentes? Se calhar é encantador de lagartos″ (ojogo.pt)

Pinto da Costa sobre Rui Costa: ″Gostava que tivesse sucesso, mas não ganhasse ao FC Porto″ (ojogo.pt)

Pinto da Costa: ″Gosto de ser insultado no fim dos jogos, é sinal que o FC Porto ganhou″ (ojogo.pt)

″A nossa casa é o Porto. Mas é o Porto de Portugal, não é o Porto de Sportingal ou de Benfigal″ (ojogo.pt)

Ceferin e Infantino elogiam e felicitam Pinto da Costa: os troféus, a longevidade e ″uma elite″ (ojogo.pt)

Pinto da Costa: ″Mais de 1400 titulos? Se for esse número, fico satisfeito″ (ojogo.pt)

Sérgio Conceição: ″Pinto da Costa consegue tranquilizar sem sequer falar, é quase um guru″ (ojogo.pt)

Mourinho: ″Orgulho tremendo por ser parte importante da história de Pinto da Costa″ (ojogo.pt)

Pepe recorda conversa com Pinto da Costa: ″Vais-ter afirmar aqui, não te vou deixar sair″ (ojogo.pt)

″Costumo dizer aos meus amigos que conheço muito bem o Jorge Nuno e o Pinto da Costa″ (ojogo.pt)

″Para se tornar líder de um clube e de uma região, é preciso um conjunto de traços únicos″ (ojogo.pt)

Pinto da Costa aponta o melhor jogador do FC Porto no seu reinado e uma contratação especial - FC Porto - Jornal Record

Pinto da Costa: o acordo com Romário e o preço proibitivo de Ronaldo Fenómeno - FC Porto - Jornal Record

João Pinto atira aos detratores de Pinto da Costa: «Só é pena os ressabiados com os ciúmes...» - FC Porto - Jornal Record

• Like 8

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Acordei a sentir que é já amanhã.

Editado por fns

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...