Ir para conteúdo
Lebohang

[UCL] Discussão Geral Uefa Champions League 25/26

Publicações recomendadas

Citação de El Shafto, há 8 minutos:

Chegámos ao tempo em que as pessoas já não sabem quem é o Refutador

Não sei se quero viver neste CMPT

Estamos tão velhos que agora temos users antigos com alzheimer. Força nisso @noikeee!!

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 3 horas:

Não querendo ser critico destes kick offs, mas a maior prova de competição de clubes do mundo (nunca será o CWC lol) precisa de um show que replique o quão "épico" é a competição em si, como o hino o faz na perfeição por exemplo. Ouvir LP, artista pop do momento ou algo similar soa a "abaixo do padrão".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kimi Raikkonen, há 2 minutos:

Não querendo ser critico destes kick offs, mas a maior prova de competição de clubes do mundo (nunca será o CWC lol) precisa de um show que replique o quão "épico" é a competição em si, como o hino o faz na perfeição por exemplo. Ouvir LP, artista pop do momento ou algo similar soa a "abaixo do padrão".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 3 horas:

Precisamente por me lembrar dos posts dele de há uns anos atrás é que fiquei confuso com como interpretar aquele post.

Compartilhar este post

Link para o post

Donnarumma - 26
🇪🇨Pacho - 23
🇲🇦Achraf - 26
🇵🇹Nuno Mendes - 22
🇧🇷Beraldo - 21
🇵🇹Neves - 20
🇵🇹Vitinha - 25
🇫🇷Mayulu - 19
🇬🇪Kvaratskhelia - 24
🇫🇷Barcola - 22
🇫🇷Doué - 19
🇫🇷Mbaye - 17
🇫🇷Zaïre-Emery - 19
🇵🇹Gonçalo Ramos - 23

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

O Pacho também apareceu como não quem quer grande coisa e mostrou ser um bicho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 18 horas:

Não sei se este post é irónico ou não, porque podemos interpretar esta equipa do PSG de muitas maneiras: na realidade são um 11 em que todos são virtuosos e todos estão dispostos a fazer o trabalho sujo.

O meu ponto é precisamente esse - “fazer o trabalho sujo” não é responsabilidade de nenhum jogador em particular, é de todos. E não exige nenhuma disponibilidade física para lá da que já é exigida a qualquer jogador de alta competição, incluindo os chamados “virtuosos”.

Uma equipa a sério não precisa de Matuidis nem Florentinos para compensar os criativos. Essa é uma ideia datada, que já foi desmentida pela prática inúmeras vezes, mas que continua a ser usada como arma de arremesso contra um suposto lirismo que, cada vez mais, representa o mainstream do futebol atual.

Citação de El Shafto, há 16 horas:

É o mesmo user que me chamou resultadista aqui há uns tempos. Não saber quem eu sou só lhe fica bem, agora insultos é que não.

• Like 2
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

Com duas Champions, parece-me que o Luís Henrique se começa a aproximar de um patamar onde estão treinadores como Alex Fergunson e poucos mais. 

• Haha 14
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Refutador, há 56 minutos:

O meu ponto é precisamente esse - “fazer o trabalho sujo” não é responsabilidade de nenhum jogador em particular, é de todos. E não exige nenhuma disponibilidade física para lá da que já é exigida a qualquer jogador de alta competição, incluindo os chamados “virtuosos”.

Uma equipa a sério não precisa de Matuidis nem Florentinos para compensar os criativos. Essa é uma ideia datada, que já foi desmentida pela prática inúmeras vezes, mas que continua a ser usada como arma de arremesso contra um suposto lirismo que, cada vez mais, representa o mainstream do futebol atual.

Pois mas a narrativa principal não tem sido essa, mas sim que o PSG conseguiu o sucesso porque despachou os virtuosos que não defendiam e os trocou por supostos menos virtuosos que defendem como cães de caça. Aliás até se pode argumentar que o jogador em que o João Neves se está a tornar, apesar de ser excelente com bola, ainda mais excelente se está a tornar sem bola, sendo o "Matuidi ou Florentino" desta equipa, e que sem um recuperador de bolas deste nível, com talento específico para isso, o PSG não chegaria ao sucesso que teve.

Eu acho que ambas as narrativas têm parcialmente razão. Os comentadores estão a se esquecer que este 11 do PSG são na realidade 11 super-estrelas caríssimas com enorme qualidade individual, e que o colectivo e a qualidade sem bola por si só não seria suficiente para jogar a este nível; e tu estás a focar nisso e a deixar para trás o que isto também representa, a extinção dos jogadores que só tem talento com bola e descuram os aspectos sem bola - que cada vez mais é impossível para competir ao alto nível, ter jogadores como o Mbappe que são extraordinários mas depois cagam em defender e deixam demasiada responsabilidade aos restantes. A diferença para um Kvaratskhelia que pode ser ligeiramente menos extraordinário com bola que um Mbappe, mas depois faz sprints para cobrir o lateral adversário e recuperar a bola na sua grande área aos 80 minutos, é gritante.

Compartilhar este post

Link para o post

O Florentino não é tido como um jogador mais técnico do que só de fazer o trabalho sujo? É que o exemplo mais lógico/tuga seria sempre um palhinha, ir para o Florentino não faz muito sentido

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

O Florentino não é tido como um jogador mais técnico do que só de fazer o trabalho sujo? É que o exemplo mais lógico/tuga seria sempre um palhinha, ir para o Florentino não faz muito sentido

O Florentino é bem mais trambolho com a bola 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 minutos:

What? Por quem, exatamente?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que a Sofia Oliveira falava do Florentino ser superior ao palhinha e etc, sempre pensei que fosse tido como tal. Eu não vejo os jogos do Benfica normalmente e contra nós nunca me impressionou em nenhum aspecto, nem no trabalho sujo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Pelo que a Sofia Oliveira falava do Florentino ser superior ao palhinha e etc, sempre pensei que fosse tido como tal. Eu não vejo os jogos do Benfica normalmente e contra nós nunca me impressionou em nenhum aspecto, nem no trabalho sujo

O Palhinha é outro trambolho com bola, mas o Florentino é tido apenas como um destruidor de jogo e acho que nunca ouvi outra pessoa a dizer o contrário. Esta para mim foi completamente nova

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 2 minutos:

O Palhinha é outro trambolho com bola, mas o Florentino é tido apenas como um destruidor de jogo e acho que nunca ouvi outra pessoa a dizer o contrário. Esta para mim foi completamente nova

É mesmo por ignorância minha, não tomes como opinião 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 38 minutos:

Só se a comparação for o Bynia e o Fernando Aguiar...

Ou o Battaglia...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 38 minutos:

e452a93108ae29567bca149e86c9407f7d06a0fd

11 da Champions.

Dembelé melhor jogador.

Dois ex do maior 😎

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Refutador, há 9 horas:

É o mesmo user que me chamou resultadista aqui há uns tempos. Não saber quem eu sou só lhe fica bem, agora insultos é que não.

O problema é quando queremos jogar só com virtuosos no rio ave e de repente somos o miguel cardoso, ou acabamos em 17 na epl com o man utd, ou o otavio do porto dá 1 golo por jogo ao adversário porque tem que ser virtuoso a construir

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de PRFA47, há 10 horas:

Só se a comparação for o Bynia e o Fernando Aguiar...

Ou o Battaglia...

Fito Rinaudo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 11 horas:

LOL o Palhinha dá uns 40 a 0 ao Florentino em todas as vertentes, incluindo fazer o trabalho sujo. E só veres os jogos com o Sporting não serve como desculpa, que o Sporting foi sempre a equipa que melhor explorou as debilidades do Florentino. O empate, na taça, resulta precisamente do Florentino não saber fazer o trabalho sujo

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 11 horas:

e452a93108ae29567bca149e86c9407f7d06a0fd

11 da Champions.

Dembelé melhor jogador.

Concordo com o 11 mas não com o MVP da competição, dava ao Vitinha

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 8 horas:

LOL o Palhinha dá uns 40 a 0 ao Florentino em todas as vertentes, incluindo fazer o trabalho sujo. E só veres os jogos com o Sporting não serve como desculpa, que o Sporting foi sempre a equipa que melhor explorou as debilidades do Florentino. O empate, na taça, resulta precisamente do Florentino não saber fazer o trabalho sujo

Mas é isso que estou a dizer ... O exemplo do Florentino como alguém que faz o trabalho sujo deixou-me confuso porque nunca o vi a ser esse jogador quando jogou conosco. No Sporting, que conheço mais obviamente, já vi o palhinha, o Bataglia (como disseram aí acima) e o melhor deles todos, o Rinaudo. 

A cena de dizer que ele é mais técnico é apenas e só porque a Sofia Oliveira era um bocado aquele meme de preferir o Florentino ao palhinha quando ele estava a fazer aquela época absurda cá.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, Em 02/06/2025 at 10:03:

Pois mas a narrativa principal não tem sido essa, mas sim que o PSG conseguiu o sucesso porque despachou os virtuosos que não defendiam e os trocou por supostos menos virtuosos que defendem como cães de caça. Aliás até se pode argumentar que o jogador em que o João Neves se está a tornar, apesar de ser excelente com bola, ainda mais excelente se está a tornar sem bola, sendo o "Matuidi ou Florentino" desta equipa, e que sem um recuperador de bolas deste nível, com talento específico para isso, o PSG não chegaria ao sucesso que teve.

Eu acho que ambas as narrativas têm parcialmente razão. Os comentadores estão a se esquecer que este 11 do PSG são na realidade 11 super-estrelas caríssimas com enorme qualidade individual, e que o colectivo e a qualidade sem bola por si só não seria suficiente para jogar a este nível; e tu estás a focar nisso e a deixar para trás o que isto também representa, a extinção dos jogadores que só tem talento com bola e descuram os aspectos sem bola - que cada vez mais é impossível para competir ao alto nível, ter jogadores como o Mbappe que são extraordinários mas depois cagam em defender e deixam demasiada responsabilidade aos restantes. A diferença para um Kvaratskhelia que pode ser ligeiramente menos extraordinário com bola que um Mbappe, mas depois faz sprints para cobrir o lateral adversário e recuperar a bola na sua grande área aos 80 minutos, é gritante.

Discordo completamente que o João Neves tenha um talento específico para recuperar bolas. O que ele tem é um talento para estar bem posicionado, para ler bem os lances e para estar concentrado no seu papel em campo, que, aliado à posição que ocupa e à forma como o PSG ativa as zonas de pressão, faz com que recupere mais bolas (nem sequer sei se esta última parte é verdade, mas ok). Mas é o mesmíssimo talento que usa, por exemplo, para construir jogo de forma sublime (oferecer linhas de passe, descobrir os colegas, estar atento ao que se passa à sua volta, etc) As sinapses são as mesmas. O Kvaratskhelia idem. Muito mais importante do que os sprints até à sua grande área, que são pontuais, é a forma como se preocupa em fechar o espaço interior, como está atento às coberturas, como percebe referências de pressão. De novo, inteligência e concentração, as mesmas que usa para desequilibrar na frente (mais a qualidade técnica, claro). São duas faces da mesma moeda.

No fundo, ambos estão a cumprir o seu papel defensivo e nunca me ouvirás dizer que isso não é importante para o sucesso de uma equipa. Claro que é. O que digo é que, para isso, não é preciso nenhum talento específico - o talento para jogar futebol basta. Havendo competência do treinador, uma equipa com onze craques não tem de ser desequilibrada. É esse o meu cavalo de batalha.

Quanto ao Mbappé, não me parece que estejamos em desacordo. Até a maior estrela planetária tem um papel defensivo a desempenhar numa equipa. Porra, até o Messi no Barcelona tinha. A nível técnico-táctico, não vejo a dificuldade de encaixar o Mbappé neste PSG, mas há questões de ego que são muito difíceis de gerir e que vão para lá dos aspetos meramente futebolísticos.

Citação de Plagio o Original, há 20 horas:

O problema é quando queremos jogar só com virtuosos no rio ave e de repente somos o miguel cardoso, ou acabamos em 17 na epl com o man utd, ou o otavio do porto dá 1 golo por jogo ao adversário porque tem que ser virtuoso a construir

Sim, claramente o problema do United e do Porto é ter demasiados virtuosos.

Em relação ao Florentino, não conheço ninguém que defenda a sua utilização no Benfica por outro motivo que não seja correr muito e recuperar bolas.

Editado por Refutador
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...