Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[UCL] Discussão Geral Uefa Champions League 25/26

Publicações recomendadas

Citação de Refutador, há 4 horas:

Discordo completamente que o João Neves tenha um talento específico para recuperar bolas. O que ele tem é um talento para estar bem posicionado, para ler bem os lances e para estar concentrado no seu papel em campo, que, aliado à posição que ocupa e à forma como o PSG ativa as zonas de pressão, faz com que recupere mais bolas (nem sequer sei se esta última parte é verdade, mas ok). Mas é o mesmíssimo talento que usa, por exemplo, para construir jogo de forma sublime (oferecer linhas de passe, descobrir os colegas, estar atento ao que se passa à sua volta, etc) As sinapses são as mesmas. O Kvaratskhelia idem. Muito mais importante do que os sprints até à sua grande área, que são pontuais, é a forma como se preocupa em fechar o espaço interior, como está atento às coberturas, como percebe referências de pressão. De novo, inteligência e concentração, as mesmas que usa para desequilibrar na frente (mais a qualidade técnica, claro). São duas faces da mesma moeda.

No fundo, ambos estão a cumprir o seu papel defensivo e nunca me ouvirás dizer que isso não é importante para o sucesso de uma equipa. Claro que é. O que digo é que, para isso, não é preciso nenhum talento específico - o talento para jogar futebol basta. Havendo competência do treinador, uma equipa com onze craques não tem de ser desequilibrada. É esse o meu cavalo de batalha.

Quando eu falo em talento para recuperar bolas, incluo o talento em se posicionar defensivamente como é evidente, não apenas o ter precisão nos cortes ou correr muito e ser cavalo. Acho completamente absurda a ideia que "não é preciso nenhum talento específico" para isso, é evidente que há jogadores que são muito bons nisso e medíocres na desmarcação com bola e no talento com a bola nos pés (p.ex Florentino). Em Portugal tivemos um caso em particular dum jogador que era excepcional nisso, o Fernando do Porto. O que o João tem é uma combinação desse talento defensivo com talento ofensivo. Até entendo o que dizes que é duas faces da mesma moeda (a inteligência em saber ler o jogo), mas o que não falta é jogadores que demonstram essa inteligência só em posse e não o contrário ou vice-versa.

Estatisticamente, nesta edição da Champions, o João Neves está em 1º nesta tabela (tackles ganhos no total):

image.thumb.png.eb66bb6fc466ef990f86789f8aa2b40a.png

Destacadíssimo em 1º nesta tabela (tackles ganhos no último terço do campo😞

image.thumb.png.407c69fe54a19a2c1b741f705f1d1be3.png

E em 2º nesta tabela (tackles + intercepções):

image.thumb.png.0c4e92d109f0bb63b48c770f4ffe2313.png

Note-se que o João deu uma entrevista recente a falar disto mesmo, que o que lhe dá mais prazer a jogar futebol neste momento é recuperar bolas e está viciado nisso. Lembro-me que a Marca deu-lhe também grande destaque num artigo recente (no jogo das meias finais com o Arsenal?) a elogiar essa componente do jogo dele.

Os dados destas tabelas não são os melhores porque há um bias a favor dos jogadores que fizeram mais jogos, o que "beneficia" os jogadores do PSG como é evidente, mas não estou a conseguir algo de jeito nas estatísticas normalizadas em média por 90 minutos, porque quando meto por 90 minutos, o que dá nos primeiros lugares nessas tabelas é gajos que jogaram 1 jogo a suplente e com isso têm médias absurdas e assim.

https://fbref.com/en/comps/8/defense/Champions-League-Stats

Compartilhar este post

Link para o post

@Jimpo o bernardo lopes já bisou contra o vikingur. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 32 minutos:

@Jimpo o bernardo lopes já bisou contra o vikingur. 

Fez dois golos, o 1o golo do Vikingur é do ponta de lança nas costas deles e o 2o é um penalti feito por ele. 

Não tá fácil 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Fez dois golos, o 1o golo do Vikingur é do ponta de lança nas costas deles e o 2o é um penalti feito por ele. 

Não tá fácil 

damn 😂 vou ver agora os golos do vikingur que ainda não vi mas achei os dele muito bons, especialmente a desmarcação para o primeiro.

crl a falta no penalty 😬

Editado por Longineu

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 6 minutos:

Em que canal passa o fener?

Em que canal passa o fener?

Está a dar na sport tv5 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

É isso, festeja, festeja mesmo anulado, que pode não haver mais. E assim já tens a desculpa da arbitragem.

Editado por zeca galhão

Compartilhar este post

Link para o post

Golaço do Fred, cum crl.

Citação de Jimpo, há 2 minutos:

Foi bom para o Mourinho dar a volta antes do intervalo 

Claro, vai-se aguentar pouco tempo ali o Van Persie

Compartilhar este post

Link para o post

(Conduta anti-desportiva) Gonçalo Borges Cartão Amarelo 75'

Tocou na bola?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de zeca galhão, há 5 horas:

É isso, festeja, festeja mesmo anulado, que pode não haver mais. E assim já tens a desculpa da arbitragem.

Qual foi a desculpa?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...