Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Shark

[Euro 2020] [Oitavos-Final] Portugal x Bélgica

Publicações recomendadas

É interessante que ainda há pouco me lembrei que o Benfica do Fernando Santos jogou bem em determinadas alturas dessa época, talvez a passagem pela Grécia o tenha feito mudar a forma como encara os jogos. Também me recordo que tinha muito poucas opções, uns 12 ou 13 no máximo, e há gajos que quantas mais soluções têm mais dificuldade têm em tirar proveito...

Compartilhar este post

Link para o post

Olhando aos Euros e Mundiais do Fernando Santos:

3 vitórias (País de Gales 2-0, Marrocos 1-0, Hungria 3-0)
9 empates (Islandia 1-1, Austria 0-0, Hungria 3-3, Croácia 0-0 (1-0 Prl), Polónia 1-1, França 0-0 (1-0 Prl), Espanha 3-3, Irão 1-1, França 2-2)
3 derrotas (Uruguai 2-1, Alemanha 4-2, Bélgica 1-0)

22 golos marcados (2 no prolongamento, Croácia e França), 18 sofridos.

Marcadores: 
Cristiano Ronaldo (12)
Nani (3)
Quaresma (2)
Renato Sanches (1)
👑 Ederzito António Macedo Lopes (1) 👑
Pepe (1)
Raphael Guerreiro (1)
Diogo Jota (1)

Para uma seleção recheada de talento e que joga tanto à defesa, sofremos demasiados golos, e em termos de golos é basicamente 1 man show.

Compartilhar este post

Link para o post

É criminoso o Jota ter feito 4 jogos a titular. 

A boa notícia é que daqui a 3 anos estamos aí para mais um Euro com o Renato a desbravar mato

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 19 minutos:

É interessante que ainda há pouco me lembrei que o Benfica do Fernando Santos jogou bem em determinadas alturas dessa época, talvez a passagem pela Grécia o tenha feito mudar a forma como encara os jogos. Também me recordo que tinha muito poucas opções, uns 12 ou 13 no máximo, e há gajos que quantas mais soluções têm mais dificuldade têm em tirar proveito...

Chegámos a jogar enormidades na Luz com o mítico losango. Mas não sei se o colapso na metade final da época deveu-se a falta de opções ou se foram os primeiros sintomas de Nandinho a aparecer... 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, Agora:

Chegámos a jogar enormidades na Luz com o mítico losango. Mas não sei se o colapso na metade final da época deveu-se a falta de opções ou se foram os primeiros sintomas de Nandinho a aparecer... 

Eu fui ver a 2ª mão na Luz contra o Espanyol, creio que foi nessa época, e a equipa estava completamente rebentada. A 1ª mão foi má mas fizemos 2 golos, depois em casa não conseguimos chegar lá perto sequer.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 49 minutos:

Quando vos dá para o exagero...

Notaste um padrão com o Fernando Santos. Com ele, tirando o Ronaldo, os jogadores da frente são sempre uma desilusão. E dás o exemplo do Euro 2016, em que só se destacou o Ronaldo e o Quaresma. E o Nani, é verdade... E o Éder que, ao que julgo, não era propriamente um defesa esquerdo? Não sobressaiu?

Vamos fazer contas e, da linha avançada no Euro 2016, só não se destacou o Rafa, que teve mais um minuto de jogo do que o Pote agora.

Outros factos:

15 jogos fases finais

3 derrotas. Contra Uruguai, Alemanha e Bélgica (e este último com azar).

Dito isto, acho que o ciclo do Fernando Santos terminou aqui. Pode continuar, porque tem contrato, mas já não lhe reconheço a capacidade de fazer mais do que isto. É preciso sangue novo.

O Eder destacou-se? Porquê? Porque meteu um bilhete na final no prolongamento num remate que entram 1 em cada 20 ou 30? Fds, dizer que o Eder destacou-se no Euro 2016 não é só é um exagero como um alterar completo daquilo que foi a realidade.

Se tivesses apanhado o post seguinte, tinhas percebido aquela que eu considero a razão de destaque dos 3 jogadores apontados. Tudo jogadores com tendências individualistas, com clara mais valia em situações de 1vs1 ou 1vs2 e que não precisam do coletivo para brilhar de forma estrondosa. Todos jogadores que são capazes de resolver um jogo num rasco de inspiração.

Aliás, o post seguinte, não, o post que deste quote mesmo. É que o padrão nas críticas às seleções do FS é o mesmo e não dá para o mascarar. Quem sofre mais são os avançados excepto o Ronaldo, quem sai em altas são os defesas e o guarda-redes, por norma.

Mesmo nesse euro, o destaque do Quaresma é relativo porque foi muitas vezes suplente pois jogávamos em 4-4-2 com Nani e Ronaldo na frente. Baralhando e trocando, sim, o padrão é óbvio, sem ser o Ronaldo e um período ali da Liga das Nações, esta seleção do FS tendo em conta as opções com que conta, produz muito pouco para aquilo que devia. Não sei se o problema é o treino, o cansaço, a falta de estaleca, a falta de mãos ou fungos nos pés. O que é visível é que temos uma geração bem decente em mãos, com jogadores que costumam vir constantemente de grandes épocas no seu campeonato e no final acabamos sempre por claudicar e apresentar um espetáculo algo pobre. Já no mundial de 2018 foi igual, veremos como corre 2022.

Nao sei se é por termos um complexo de inferioridade mas acho que já era tempo de largarmos esta aura que tanto gostamos de transportar de não estarmos ao nível das outras seleções a nível mundial, porque estamos. Estamos constantemente nas finais de mundiais e europeus de seleções jovens, temos jogadores conceituados nas grandes ligas do mundo mas continuamos a encarar o nosso fado como um seleção grega em pleno euro 2004.

Lá está, o problema de se jogar mal é que quando não ganhas, a crítica ainda é maior. Posto isto, claro que isto deveria ser um encerrar de um ciclo mas não me parece que o vá ser.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda estou parvo com o FS dizer que o Thorgan remate mal de longe, tipo...

Compartilhar este post

Link para o post

Fico triste pelos velhotes principalmente, Pepe, Ronaldo, Moutinho, Fonte... Temos capacidade para jogar melhor e de forma diferente talvez, saímos cedo de mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou mesmo triste. Nem no Mundial com o Uruguai fiquei assim tão desolado. Foi um mix de 2 fatores: a Bélgica ganha no único remate à baliza que faz, é uma derrota difícil de aceitar. Não acho que tenhamos feito um grande jogo, longe disso. Encostámo-los às cordas nos últimos 20 mins, mas foi mais em desespero do que outra coisa. Temos obrigação de fazer mais do que isto. O segundo fator é mesmo o europeu medíocre que fizemos. Como é que se justifica que tenhamos demorado tanto tempo a encontrar aquele meio campo? E conforme se soube eventualmente mudar as peças do meio, porque é que não se tentou algo novo na frente? Desde o primeiro jogo que se vê claramente que temos dificuldade em criar situações de golo. Não se justifica termos constantemente lances em que está lateral + extremo + ronaldo na linha e não há ninguém perto da baliza. Bastou entrar o André Silva para começarmos a ter envolvência ofensiva dentro da área. Pqp meu. 

MVPs deste euro: Pepe; Renato; Ronaldo (apesar de achar que devíamos arranjar outro sistema onde se possa beneficiar da sua qualidade. Ele já não é extremo, e a 9 fixo nunca foi nem será a sua melhor posição. Mas isto é um debate mais que batido)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 56 minutos:

O Eder destacou-se? Porquê? Porque meteu um bilhete na final no prolongamento num remate que entram 1 em cada 20 ou 30? Fds, dizer que o Eder destacou-se no Euro 2016 não é só é um exagero como um alterar completo daquilo que foi a realidade.

Se tivesses apanhado o post seguinte, tinhas percebido aquela que eu considero a razão de destaque dos 3 jogadores apontados. Tudo jogadores com tendências individualistas, com clara mais valia em situações de 1vs1 ou 1vs2 e que não precisam do coletivo para brilhar de forma estrondosa. Todos jogadores que são capazes de resolver um jogo num rasco de inspiração.

Aliás, o post seguinte, não, o post que deste quote mesmo. É que o padrão nas críticas às seleções do FS é o mesmo e não dá para o mascarar. Quem sofre mais são os avançados excepto o Ronaldo, quem sai em altas são os defesas e o guarda-redes, por norma.

Mesmo nesse euro, o destaque do Quaresma é relativo porque foi muitas vezes suplente pois jogávamos em 4-4-2 com Nani e Ronaldo na frente. Baralhando e trocando, sim, o padrão é óbvio, sem ser o Ronaldo e um período ali da Liga das Nações, esta seleção do FS tendo em conta as opções com que conta, produz muito pouco para aquilo que devia. Não sei se o problema é o treino, o cansaço, a falta de estaleca, a falta de mãos ou fungos nos pés. O que é visível é que temos uma geração bem decente em mãos, com jogadores que costumam vir constantemente de grandes épocas no seu campeonato e no final acabamos sempre por claudicar e apresentar um espetáculo algo pobre. Já no mundial de 2018 foi igual, veremos como corre 2022.

Nao sei se é por termos um complexo de inferioridade mas acho que já era tempo de largarmos esta aura que tanto gostamos de transportar de não estarmos ao nível das outras seleções a nível mundial, porque estamos. Estamos constantemente nas finais de mundiais e europeus de seleções jovens, temos jogadores conceituados nas grandes ligas do mundo mas continuamos a encarar o nosso fado como um seleção grega em pleno euro 2004.

Lá está, o problema de se jogar mal é que quando não ganhas, a crítica ainda é maior. Posto isto, claro que isto deveria ser um encerrar de um ciclo mas não me parece que o vá ser.

Neste momento não me apetece escalpelizar as questões.

Em termos genéricos concordo contigo, embora me pareça que estás a forçar um bocadinho nessa história dos padrões.

Basicamente, por agora, o que tenho a dizer é o seguinte:

Jogando bem ou mal, enquanto os resultados positivos forem surgindo, eu apoio. A vitória no Euro 2016 foi um marco para o futebol português. Essa conquista deu ao Fernando Santos, e muito bem, lastro suficiente para liderar a seleção durante um mundial e defender o título na edição do Euro.

Agora que terminou, é tempo de fazer o balanço. Foi excelente mas já não dá mais sumo. A seleção nunca entusiasmou pela qualidade de jogo. Os resultados foram mantendo a chama acesa. Agora que não temos nem uma coisa nem outra, há que mudar.

Como todos sabemos, a mudança não se vai fazer para já. Pode ser como aconteceu ao Paulo Bento, com um ou dois resultados miseráveis na qualificação do mundial, pode ser como o Carlos Queirós, depois de uma prestação miserável na fase final do mundial, ou pode ser por vontade própria do Fernando Santos num futuro mais ou menos próximo. Veremos... mas não vai ser amanhã nem nos próximos meses.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Neste momento não me apetece escalpelizar as questões.

Em termos genéricos concordo contigo, embora me pareça que estás a forçar um bocadinho nessa história dos padrões.

Basicamente, por agora, o que tenho a dizer é o seguinte:

Jogando bem ou mal, enquanto os resultados positivos forem surgindo, eu apoio. A vitória no Euro 2016 foi um marco para o futebol português. Essa conquista deu ao Fernando Santos, e muito bem, lastro suficiente para liderar a seleção durante um mundial e defender o título na edição do Euro.

Agora que terminou, é tempo de fazer o balanço. Foi excelente mas já não dá mais sumo. A seleção nunca entusiasmou pela qualidade de jogo. Os resultados foram mantendo a chama acesa. Agora que não temos nem uma coisa nem outra, há que mudar.

Como todos sabemos, a mudança não se vai fazer para já. Pode ser como aconteceu ao Paulo Bento, com um ou dois resultados miseráveis na qualificação do mundial, pode ser como o Carlos Queirós, depois de uma prestação miserável na fase final do mundial, ou pode ser por vontade própria do Fernando Santos num futuro mais ou menos próximo. Veremos... mas não vai ser amanhã nem nos próximos meses.

Por mim era já amanhã, a nova época está a chegar e nada melhor que entrar um novo selecionador já para começar a trabalhar em observar jogadores e etc

Compartilhar este post

Link para o post

Não jogamos mal hoje, mas é o que é a jogar contra selecções deste nível. Depois de eles terem feito o golo, pouco acreditei no nosso golo do empate.

Se esta equipa do Fernando Santos não tiver o acaso de começar a ganhar, é difícil dar a volta a situação. Não importa quem está em campo, não vou criticar A, B ou C; o estilo retranqueiro nota-se nestas situações em que não se nota capacidade em dar a volta à situação.

Vejo algumas semelhanças com a ultima participação no Mundial nesta competição. Foi meio aos trambolhões, deu para passar a fase de grupos mas perdemos a eliminar com o Uruguai depois de ter começado mal o jogo.

Grato pelo melhor seleccionador que já vi na selecção mas está na hora de vir sangue novo. Talento temos, é possível ser mais competitivo na próxima década.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que o Mundial 2022 seja a última competição com o  Fernando Santos ao leme. Ou melhoramos muito com ele ou vamos fazer o que fizemos no Mundial18 e hoje. Temos equipa para jogar melhor,.
Por acaso, pus-me a pensar depois do jogo como é que vai ser o onze da Seleção nos próximos anos e temo que não consigamos encaixar o Bruno Fernandes em lado nenhum como aconteceu neste EURO. Vai ser um problema porque também temos o Félix a pisar os mesmos terrenos.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabaram os spots publicitários com a música do David Carreira

CONSEGUIMOS, CONSEGUIMOS PORTUGAL!

ESPERÁVAMOS, DESEJÁVAMOS, CONSEGUIMOS PORTUGAL!

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post

A narrativa em todo o lado é que jogámos bem, fomos melhores e tivemos azar. Vamos ter de levar com o Nandinho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MicaelMargarido, há 4 horas:

Espero que o Mundial 2022 seja a última competição com o  Fernando Santos ao leme. Ou melhoramos muito com ele ou vamos fazer o que fizemos no Mundial18 e hoje. Temos equipa para jogar melhor,.
Por acaso, pus-me a pensar depois do jogo como é que vai ser o onze da Seleção nos próximos anos e temo que não consigamos encaixar o Bruno Fernandes em lado nenhum como aconteceu neste EURO. Vai ser um problema porque também temos o Félix a pisar os mesmos terrenos.

Já eu não consigo conceber como é que um treinador a este nível não arranja maneira de jogar com os craques todos. É fazer o esquema para eles caberem e renderem,e não o contrário.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de MicaelMargarido, há 5 horas:

Eu espero que esta tenha sido a última. Se é que queremos fazer algo de jeito no mundial e não usar sempre a calculadora.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem estava a ouvir o Carlos Daniel na RTP e ele tinha toda a razão no que dizia. Depois do Euro 2016, parece que a única maneira de ganhar é jogar na retranca, dar a bola ao adversário e esperar um chouriço para fazer golo. No fundo Portugal é isto, entra nos jogos mais com o intuito de não perder do que com ambição de ganhar. Se em 2016 ainda se percebia em alguns momentos visto que não tínhamos um plantel de grande valor, agora não há desculpas.

Ele também referiu, com toda a razão, que as seleções de 2000, 2004 e 2006 não ganharam mas ficaram na história porque fizemos excelente jogos, proporcionamos bons espetáculos e tínhamos um jogo muito mais apelativo. Dava gozo ver a seleção. Nesta forma de jogar pura e simplesmente resultadista, onde estás mais preocupado em anular o adversário do que valorizar o que temos, ou rezas a todos os santinhos ou vais para casa sem resultados nem bom futebol. Não há qualquer sumo para tirar dali.

No fundo, foi o que aconteceu este ano e em 2018. Com o rótulo de campeão europeu, entramos para os torneios como se fôssemos uma Macedónia ou um Gana e saímos de lá com duas das piores prestações de sempre que não vão deixar saudades a ninguém.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 10 horas:

O Fernando Santos deu-nos os momentos mais felizes enquanto adeptos de futebol portugueses

Será que deu? Ou será que esse momento aconteceu apesar do santinho, em vez de graças a ele? O homem é miserável.

Citação de Pickle Rick, há 10 horas:

Sim, convém dizer, o Pepe é completamente abismal. Soberbo, dos melhores centrais das últimas duas décadas, que nível completamente incrível e absurdo.

Opinião polémica: o Pepe sempre foi, e ainda hoje continua a ser, melhor que Sergio Ramos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

É surreal como tirando na rtp3, e mesmo aí com muitas reservas e por meias palavras, mais ninguém ontem equacionou a saída do Fernando Santos. Chegamos ao ponto de na TVI24  a Cláudia Lopes desvalorizar a opinião fundamentada de adeptos entrevistados à porta do estádio, que falavam em fim de ciclo. É de uma falta de ambição e de visão absolutamente ridícula, mas da forma como isto funciona só estou a ver o treinador a saltar se o Ronaldo não quiser passar outra vergonha na despedida da carreira.

Quem me dera no meu emprego ter crédito por causa de algo que fiz há 5 anos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Acabaram os spots publicitários com a música do David Carreira

CONSEGUIMOS, CONSEGUIMOS PORTUGAL!

ESPERÁVAMOS, DESEJÁVAMOS, CONSEGUIMOS PORTUGAL!

Aquela "TU BATESBEM" da Betano também era dele?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...