Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Shark

[Euro 2020] [Oitavos-Final] Portugal x Bélgica

Publicações recomendadas

Citação de bobzz, há 42 minutos:

desde que não venha o JJ, qualquer coisa é melhor que o FS 

eu aprovo essa mudança.

era da maneira que deixava de levar com o JJ todos os fins de semana, e passava a levar só 4 vezes por ano....

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Enquanto idolatrarmos Palhinhas e Renatos Sanches e crucificarmos Bernardos e Felixes, vamos continuar a justificar os insucessos com o "futebol é isto". 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 3 minutos:

Enquanto idolatrarmos Palhinhas e Renatos Sanches e crucificarmos Bernardos e Felixes, vamos continuar a justificar os insucessos com o "futebol é isto". 

Vou só dizer que estou totalmente de acordo e assistir ao espetáculo que serão as reações a este post.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 13 minutos:

O JJ é pior que o FS? 👀

era pela postura mesmo, não era capaz de lidar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 12 minutos:

era pela postura mesmo, não era capaz de lidar

Mal por mal, prefiro a postura do JJ do que deste cagado.

Compartilhar este post

Link para o post

quem mete palhinha e renato sanches no mesmo saco merece levar com mais anos do nandinho 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 19 minutos:

Não vejo qual a lógica dessa afirmação, uma vez que podem coexistir dentro da mesma equipa. O que o Renato faz dentro de campo, o Félix não tem capacidade para fazer e vice-versa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

No Sporting, com JJ, o Bruno chegou a jogar só com o William. E o que não falta por aí são equipas vencedoras em que apenas um elemento do meio campo é marcadamente defensivo.

Não conheço nenhuma selecção vencedora nos últimos 40 anos a jogar assim. E isso implica jogar com o Bruno mais recuado donde ele se sente confortável - efetivamente a fazer um papel que seria mais natural a um Renato Sanches. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 50 minutos:

se não tiveres quem roube uma bola ao Pogba, o Felix e o Bernardo não terão bola para brilhar.

Mas vá, se a tua tirada se destinava aos que criticaram o Bernardo pelos golos do Nelson eu percebo e junto-me. Mas eu critiquei-o essencialmente por ter sido uma inexistencia no momento criativo/ofensivo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 50 minutos:

Desde os 60 minutos do jogo de ontem que tudo me faz lembrar um daqueles jogos que o Sporting teve contra grandes equipas europeias na Champions, com o Jesus.

É a exibição que foi inglória, é o esforço dos jogadores que foi bom, é uma suposta procura de vitória que só não se concretizou por manifesto azar, é a injustiça do resultado, é o "fizemos frente a um colosso!"...

Tudo isto reflecte na perfeição uma mentalidade que me tira do sério no desporto: a do "pequeno" que, em bicos de pés, aceita como vitória apenas um mero equilíbrio contra o "grande". E neste caso ainda é pior, porque mais depressa o "pequeno" é a Bélgica do que Portugal, nesta comparação directa. Temos melhores jogadores, temos mais pergaminhos europeus, tínhamos uma responsabilidade de vitória acrescida. Mas não foi isso que se viu.

Na verdade, Portugal não fez por ganhar o jogo. E se é verdade que a Bélgica se pôs demasiado a jeito na parte final do jogo, é também verdade que não precisaram de fazer mais desde o golo do Hazard (originado de uma idiotice defensiva do Bernardo, que abre espaço à progressão do Vertonghen e depois se vem a reflectir, mais tarde, na forma como o Thorgan remata sem pressão numa zona que o Bernardo vinha a pisar desde início), e que outra coisa que não a passagem dos belgas seria, isso sim, uma verdadeira injustiça para aquilo a que se assistiu em campo e para a prestação e postura de ambas as equipas. Todas as bolas que entraram no Lukaku foram sinal de perigo, todas as saídas em contra-ataque foram assustando a defesa portuguesa. E isto com os belgas claramente desinspirados no último terço, porque caso contrário nem dúvidas haveriam sobre o resultado.

Portugal criou 3 ou 4 oportunidades de golo em 24 remates, no jogo inteiro. Metade delas em bolas paradas, uma delas num dos 1000 livres que o Ronaldo (que voltou a ser, de longe, um dos nossos melhores jogadores, tal como em todos os outros jogos, e que foi o único a combater o marasmo ofensivo habitual) falhou ao serviço da selecção.

Vou reforçar: um dos maiores poderios ofensivos do mundo, a este nível, teve aí uns 20 remates de pouco ou nenhum perigo para a baliza adversária, frente a um adversário cujo sector mais débil é, claramente, a sua defesa. Não sei quanto aos outros, mas a mim isto não me indica nada de bom.

Curiosamente, o único período em que Portugal, de facto, dominou foi ali durante 15/20 minutos da primeira parte, antes do golo, quando começou a pressionar em terrenos mais adiantados e forçou aqueles centrais a somarem más decisões atrás de más decisões. Teve mais bola, jogou mais no meio-campo adversário, retirou à Bélgica conforto na forma como circulavam lentamente a bola entre os centrais e o médio que baixava para ligar com os da frente. Quem diria... 

Enfim, chocante é sabermos que isto já era expectável e ninguém ficou surpreendido. Se calhar o problema é meu, que estou aqui a exigir de mais a uma das melhores selecções do planeta. Ou se calhar, o problema está em quem continua a não perceber que, com o aumento de estatuto, de poderio e de palmarés, vem também um aumento de responsabilidade e uma obrigatória mudança de postura para encarar adversários e competições. Uma postura que é independente do estilo de jogo, do treinador ou da malta que vai lá para dentro.

Por mim, o Fernando Santos pode continuar até ao Mundial. Só aí é que se fecha este ciclo. Além disso, pelas reacções a que temos assistido, está comprovado que o problema o transcende, é global e nem é tanto futebolístico. E esse não vamos combater com uma simples mudança de seleccionador.

Eu também quero que o próximo seleccionador tenha um estilo de jogo base mais proactivo. Mas quem é a selecção neste europeu que não tem "mentalidade de pequeno"? 

A França **campeã do mundo**, única equipa com plantel melhor que o nosso, que mete um flanco com Koundé e Tolisso com medo do Jota? 

A Inglaterra que joga de forma idêntica a nós, com 3 coitados isolados lá a frente (mais às vezes o Mount, vá)? 

A Itália que tem jogado muito bem sim, mas que mantém um lateral defensivo o jogo todo, e cujo seleccionador foi criticado anos a fio por ser demasiado conservador com City e Inter? 

A Bélgica que parecia que queria jogar para atacar até estar a ganhar o jogo, e passou meia hora com o credo na boca todos lá atrás contra nós? 

A Espanha que passa o jogo todo a trocar a bola sem saber o que fazer com ela? 

A Holanda que jogou para massacrar e foi logo de vela com a primeira equipa semi decente que apanhou sem fazer um remate à baliza? 

A Alemanha que também joga para massacrar e só fez um bom jogo contra nós, nos outros a defesa é um ai jesus?

O problema não está na "mentalidade", está na qualidade do modelo de jogo não ser alto o suficiente (culpa do seleccionador), e também de teres deficiências em algumas posições no plantel (p.ex lateral direito) embora era claramente possível fazer melhor. Acrescenta a isso um pequeno fator de azar no jogo decisivo e aconteceu o que aconteceu. Agora o modelo de jogo não tem necessariamente de ter "mentalidade" para ter mais posse ou mais avançados em campo ou o que quer que seja. A beleza do futebol é que tens várias maneiras possíveis de ganhar, várias estratégias completamente distintas todas elas válidas. 

Compartilhar este post

Link para o post

Para a selecção quero este:

dsc_0522.jpg

fala-se muito dele para o benfica e eu sou sempre contra, pq, perdoem-me, é um tripeiro retinto.

Mas na selecção, quero lá saber do clube dele.

Acho que era o ideal.

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás eu diria que um dos principais problemas deste euro foi termos defendido mal pa crl. Podemos jogar contra a Alemanha França e Bélgica que não é aceitável sofrer 7 golos em 4 jogos. O jogo com a Alemanha foi cataclísmico precisamente por defendermos horrivelmente mal, os outros jogos não foram brilhantes mas mais perto de serem aceitáveis. Eu diria que temos primeiro de corrigir o que é que está a correr mal na defesa então para melhorar a fluidez do ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Para além do Sérgio Conceição, o Franco f*da era uma excelente opção.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Só para dizer que o Rui Jorge está bem nos sub21, não o quero na seleção A, incapaz de adaptar o estilo de jogo e convocatórias estilo Queiroz e Paulo Bento...prefiro o Fernando Santos, apesar de achar que agora era a altura ideal para sair.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 2 minutos:

Só para dizer que o Rui Jorge está bem nos sub21, não o quero na seleção A, incapaz de adaptar o estilo de jogo e convocatórias estilo Queiroz e Paulo Bento...prefiro o Fernando Santos, apesar de achar que agora era a altura ideal para sair.

Está ? Os "melhores" treinadores não deveriam estar pela formação?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, Agora:

Está ? Os "melhores" treinadores não deveriam estar pela formação?

Digo que está, se a opção for entre os sub21 e a A, prefiro-o nos sub21, e a comparar com os antecessores, ou mesmo com dos escalões mais abaixo, como o Peixe, é bem melhor.

Agora entre ele e o Santos, prefiro quem lá está.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 5 minutos:

Digo que está, se a opção for entre os sub21 e a A, prefiro-o nos sub21, e a comparar com os antecessores, ou mesmo com dos escalões mais abaixo, como o Peixe, é bem melhor.

Agora entre ele e o Santos, prefiro quem lá está.

Por aí sim. Na minha opinião o Rui Jorge não tem capacidades para ser treinador dos sub-21, nem o Santos para a A. 

Editado por BrunoCardoso

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém se recorda porque é que o Humberto Coelho saiu? Maus resultados não deve ter sido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 1 hora:

Só se for no futsal.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que me faz cada vez mais confusão são as substituições. À parte deste jogo com a Bélgica, que entrou quem devia entrar, Bruno e Félix, nos outros não se percebe muito. Em três jogos em que tivémos praticamente sempre que correr atrás do prejuízo, ou porque estávamos empatados ou porque estávamos a perder e precisávamos de golos, a primeira escolha nunca recaiu sobre o avançado do campeão espanhol, sobre o segundo melhor marcador da Bundesliga, ou sobre o melhor marcador do campeonato português (sendo que este nem para o banco ia). Contra a Hungria foi o Rafa, contra a Alemanha o Renato (e depois outra vez Rafa) e contra a França foi o Palhinha, este mais por necessidade pela lesão do Danilo mas sei lá, a perder e a precisar de marcar talvez se pudesse arriscar um bocado mais, mais tarde entram mais três médios centros. 

Somos a 5º melhor selecção do mundo (em ranking da fifa), à parte da França somos os que temos melhor 'matéria prima' e continuamos a entrar nos jogos praticamente todos como se fossemos o 'underdog', isto não é nada

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

se não tiveres quem roube uma bola ao Pogba, o Felix e o Bernardo não terão bola para brilhar.

Mas vá, se a tua tirada se destinava aos que criticaram o Bernardo pelos golos do Nelson eu percebo e junto-me. Mas eu critiquei-o essencialmente por ter sido uma inexistencia no momento criativo/ofensivo

Tem zero a ver com a qualidade individual de cada um, antes com a sobrevalorização generalizada de um tipo de características na apreciação de um jogador em detrimento de outras. 

O simples facto de se começar um jogo com a Bélgica com Bruno Fernandes e João Félix no banco ser algo que não cause comichão e seja aceite com a maior das normalidades, para mim, é assustador. 

Editado por Solero
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Alguém se recorda porque é que o Humberto Coelho saiu? Maus resultados não deve ter sido.

Penso que quis. E foi inteligente, ficou o mito.

Citação de noikeee, há 2 horas:

Não conheço nenhuma selecção vencedora nos últimos 40 anos a jogar assim. E isso implica jogar com o Bruno mais recuado donde ele se sente confortável - efetivamente a fazer um papel que seria mais natural a um Renato Sanches. 

A alemanha em 2014 só jogava com um médio mais defensivo. E o Bruno sente-se confortável a jogar a 8, sempre achei que foi aí que fez os seus melhores jogos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 10 minutos:

A alemanha em 2014 só jogava com um médio mais defensivo.

Completamente diferente, era um 4-2-3-1 com duplo pivot (com um dos pivots com mais licença para subir, um box-to-box) ou seja era um meio-campo a três. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 2 horas:

O Bruno pode perfeitamente jogar a número 8, assim não fica escondido do jogo sozinho lá na frente.

Podias perfeitamente ter jogado do meio campo para a frente assim

Bernardo - Bruno - Palhinha - Jota

Ronaldo - Félix / André Silva

Podias tirar o Bruno e meter o Renato, podias meter o Bruno numa das alas e quando estavas a defender basicamente defendias em 433 com o Félix a ajudar a defender numa ala. Caraças, até podias ter inovado um bocadinho e ter jogado com 3 centrais

RP

Nélson - Dias - Palhinha - Pepe - Raphael

Renato - Bruno

Bernardo - Ronaldo - Jota

Mas não. Ou temos de jogar em 433 ou em 4231 com o FS, quando foi o 442 que lhe deu o titulo. Não percebo

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...