Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

[Tóquio 2020] Portugueses em Ação

Publicações recomendadas

Citação de kareca, há 26 minutos:

Ah, sim. Faz sentido.
Como o centro de alto rendimento de remo, por exemplo?

Exato. Ou a canoagem, que tem os nichos no Alto Minho e na zona de Coimbra / Montemor-o-Velho.

Mas a questão é mais profunda do que isso. Até nas grandes cidades, com maior oferta, isso se nota. O exemplo que conheço melhor é Almada. Por aqui quem quiser praticar qualquer modalidade tem onde ir. É raro o caso em que tem que se deslocar para Lisboa.

No entanto, quem pratica outra modalidade além do futebol fá-lo por acaso. Porque foi um dia com um amigo a um treino, porque o pai praticou, ou porque mora mesmo ao lado do clube onde se pratica essa modalidade.

Hoje em dia a Telma Monteiro é reconhecida como a bandeira do Judo em Portugal. Mas só aconteceu porque morava perto do clube onde se iniciou (com o nome improvável de Construções Norte/Sul) e foi levada pela irmã mais velha que lá andava. Começou muito tarde, aos 14 anos, e aos 18 já participava nos Jogos Olímpicos. Foi um mero acaso. E o problema é que a política desportiva em Portugal depende destes acasos por mais dinheiro que se invista no Desporto.

Citação de Burkina2008, há 39 minutos:

Alguma culpa la devem ter...se ate ganham nos campeonatos da Europa/Mundo, eles proprios/federacoes/CO criam expectativa e depois é sempre a mesma historia....

Eu nao percebo nada de judo mas ja vi aqui a desculpa que a Telma Fernandes perdeu porque estava cansada...f*dasse mas a outra que lutou com ela estava fresca e fofa?

Epa se nao conseguimos ganhar nunca nada, ao menos deixem de levar 100 bonecos para fazerem figura de corpo presente. Levem 20 e nao criem nenhuma expectativa, simples.

Tu às vezes escreves cada coisa...

A Telma Monteiro (e não Fernandes) não tem nada a provar a ninguém. Participa em Jogos Olímpicos desde 2004, esta é a sua 5ª participação. Está farta de ganhar medalhas. Ninguém no Judo português conquistou tantas como ela. Até nos Jogos Olímpicos conseguiu o bronze no Rio, a única medalha portuguesa dessa edição. Agora já é uma senhora de 35 anos e está a despedir-se da alta competição. Mas não a verás a desculpar-se com cansaços. Isso foi desculpa de alguém que aqui postou.

Editado por Descartes
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 2 minutos:

Exato. Ou a canoagem, que tem os nichos no Alto Minho e na zona de Coimbra / Montemor-o-Velho.

Mas a questão é mais profunda do que isso. Até nas grandes cidades, com maior oferta, isso se nota. O exemplo que conheço melhor é Almada. Por aqui quem quiser praticar qualquer modalidade tem onde ir. É raro o caso em que tem que se deslocar para Lisboa.

No entanto, quem pratica outra modalidade além do futebol fá-lo por acaso. Porque foi um dia com um amigo a um treino, porque o pai praticou, ou porque mora mesmo ao lado do clube onde se pratica essa modalidade.

Hoje em dia a Telma Monteiro é reconhecida como a bandeira do Judo em Portugal. Mas só aconteceu porque morava perto do clube onde se iniciou (com o nome improvável de Construções Norte/Sul) e foi levada pela irmã mais velha que lá andava. Começou muito tarde, aos 14 anos, e aos 18 já participava nos Jogos Olímpicos. Foi um mero acaso. E o problema é que a política desportiva em Portugal depende destes acasos por mais dinheiro que se invista no Desporto.

A canoagem também tem a vantagem da empresa que fabrica as embarcações da grande maioria dos canoístas ser portuguesa e localizada em Vila do Conde.

Compartilhar este post


Link para o post

Melanie está a 1:07 do grupo neste momento. Top 20 para já

Editado por Wacko_Jacko

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 21 minutos:

A Telma Monteiro (e não Fernandes) não tem nada a provar a ninguém. Participa em Jogos Olímpicos desde 2004, esta é a sua 5ª participação. Está farta de ganhar medalhas. Ninguém no Judo português conquistou tantas como ela. Até nos Jogos Olímpicos conseguiu o bronze no Rio, a única medalha portuguesa dessa edição. Agora já é uma senhora de 35 anos e está a despedir-se da alta competição. Mas não a verás a desculpar-se com cansaços. Isso foi desculpa de alguém que aqui postou.

Mas eu disse em algum lado que ela se tinha queixado?

Disse sim que veio logo alguem referir que era porque estava toda rebentada, como se as outras nao estivessem na mesma competicao...

Compartilhar este post


Link para o post

Se há coisa boa que os Açores têm, é o ecletismo no desporto.

Hipismo, judo, voleibol, hóquei em patins, andebol, corrida, vela. Todos com muitos participantes e com expressão em quase todas as ilhas.

Condições não faltam já que os pavilhões, que normalmente fazem parte das escolas, têm vindo a ser remodelados. Falta competitividade, mas isso é um dos problemas de estarem isolados no meio de um oceano.

 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Seferogol, há 1 minuto:

Se há coisa boa que os Açores têm, é o ecletismo no desporto.

Hipismo, judo, voleibol, hóquei em patins, andebol, corrida, vela. Todos com muitos participantes e com expressão em quase todas as ilhas.

Condições não faltam já que os pavilhões, que normalmente fazem parte das escolas, têm vindo a ser remodelados. Falta competitividade, mas isso é um dos problemas de estarem isolados no meio de um oceano.

 

Falando da modalidade ue me diz mais, o andebol, acho um feito do caneco o Sporting da Horta conseguir manter-se ano após ano na 1a liga. E ainda este ano, o Marinhenses de Santa Maria estiveram a lutar pela subida a 1a liga

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Pessoal, hoje não colocarei resultados nem programa. Passei a tarde/noite no hospital, graças a uma mão partida. Tenho é vontade de abancar na cama, peço desculpa.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 7 minutos:

Mas eu disse em algum lado que ela se tinha queixado?

Disse sim que veio logo alguem referir que era porque estava toda rebentada, como se as outras nao estivessem na mesma competicao...

Eu sei que não disseste diretamente. Mas como essa frase veio no seguimento de outra em que davas a entender que os atletas tinham culpas no cartório...

Que também têm, atenção. Muitos encostam-se à sombra da bananeira porque estabelecem como objetivo apenas a participação e depois têm sempre a desculpa da falta de apoios na ponta da língua. Aí concordo contigo. O que me pareceu mal foi teres utilizado o exemplo da Telma logo a seguir.

 

Citação de Mesut Ozil, há 1 minuto:

Pessoal, hoje não colocarei resultados nem programa. Passei a tarde/noite no hospital, graças a uma mão partida. Tenho é vontade de abancar na cama, peço desculpa.

E a mão era tua?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 4 minutos:

Eu sei que não disseste diretamente. Mas como essa frase veio no seguimento de outra em que davas a entender que os atletas tinham culpas no cartório...

Que também têm, atenção. Muitos encostam-se à sombra da bananeira porque estabelecem como objetivo apenas a participação e depois têm sempre a desculpa da falta de apoios na ponta da língua. Aí concordo contigo. O que me pareceu mal foi teres utilizado o exemplo da Telma logo a seguir.

Nao foi intencional nesse caso, podia ter sido qualquer atleta mas este foi o exemplo de hoje em que até o proprio publico portugues, ja tao habituado com este fracasso constante, encontra de imediato uma externalidade para justificar a derrota.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 8 minutos:

Eu sei que não disseste diretamente. Mas como essa frase veio no seguimento de outra em que davas a entender que os atletas tinham culpas no cartório...

Que também têm, atenção. Muitos encostam-se à sombra da bananeira porque estabelecem como objetivo apenas a participação e depois têm sempre a desculpa da falta de apoios na ponta da língua. Aí concordo contigo. O que me pareceu mal foi teres utilizado o exemplo da Telma logo a seguir.

 

E a mão era tua?

Era e é.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mesut Ozil, há 7 minutos:

Era e é.

Estás a perder o jeito com a idade?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Seferogol, há 27 minutos:

Se há coisa boa que os Açores têm, é o ecletismo no desporto.

Hipismo, judo, voleibol, hóquei em patins, andebol, corrida, vela. Todos com muitos participantes e com expressão em quase todas as ilhas.

Condições não faltam já que os pavilhões, que normalmente fazem parte das escolas, têm vindo a ser remodelados. Falta competitividade, mas isso é um dos problemas de estarem isolados no meio de um oceano.

A Madeira idem. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Alguma culpa la devem ter...se ate ganham nos campeonatos da Europa/Mundo, eles proprios/federacoes/CO criam expectativa e depois é sempre a mesma historia....

Eu nao percebo nada de judo mas ja vi aqui a desculpa que a Telma Fernandes perdeu porque estava cansada...f*dasse mas a outra que lutou com ela estava fresca e fofa?

Epa se nao conseguimos ganhar nunca nada, ao menos deixem de levar 100 bonecos para fazerem figura de corpo presente. Levem 20 e nao criem nenhuma expectativa, simples.

Concorde-se ou não com o Burkina - e o Desc fez um excelente post sobre o tema - o segundo parágrafo é inteiramente verdade. Hoje no Telejornal estavam a dizer que uma portuguesa foi eliminada no Surf porque as ondas estavam muito baixos... what? Mas a ondulação baixou apenas para ela?

Mas isso é nos Jogos Olímpicos, como é no Futebol e em tudo o resto. Há sempre desculpas para resultados aquém do esperado, e quando não se encontra explicação lá se recorre ao prémio moral da participação.

Lembro-me sempre do Eládio Clímaco a dizer que Portugal podia ter ficado em último nos Jogos Sem Fronteiras, mas que tínhamos sido os campeões da boa disposição.

PS: só referir, para não dar o mesmo mal entendido, que não estou a falar dos atletas.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 8 minutos:

PS: só referir, para não dar o mesmo mal entendido, que não estou a falar dos atletas.

Mas falas concretamente do quê? Da impensa que dá desculpas para o fracasso e isso influencia de alguma forma a prestação dos atletas?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 13 minutos:

Concorde-se ou não com o Burkina - e o Desc fez um excelente post sobre o tema - o segundo parágrafo é inteiramente verdade. Hoje no Telejornal estavam a dizer que uma portuguesa foi eliminada no Surf porque as ondas estavam muito baixos... what? Mas a ondulação baixou apenas para ela?

Provavelmente tem a ver com o estilo da surfista, eu não sigo surf, mas ontem na emissão o comentador disse logo que o mar não estava favoravel para ela, o estilo dela era outro, e estava a enfrentar uma surfista muito mais experiente que, como tal, tem mais facilidade em se adaptar.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 12 minutos:

Mas falas concretamente do quê? Da impensa que dá desculpas para o fracasso e isso influencia de alguma forma a prestação dos atletas?

Da imprensa, dos responsáveis desportivos e os atletas acabam por se calhar ser influenciados por isso, nem que seja inconscientemente. Um efeito bola de neve.

Não me interpretem mal, há ali atletas que são autênticos heróis. Lembro-me de uma reportagem há uns tempos de um atleta olímpico (até julgo que foi nos Jogos de Inverno) que trabalhava de dia num emprego normal porque não era profissional, treinava de manhã e à noite e o treino dele era ir de patins numa estrada de alcatrão para simular a patinagem na neve. E andava a competir no meio dos melhores do mundo. Absolutamente surreal.

Se calhar também é por isso que temos tanto a tendência de nos protegermos e aos nossos atletas. Não somos uma potência olímpica, muitos dos atletas olímpicos andam ali mais por carolice do que outra coisa, e surge a tendência de defender os nossos porque conseguiram chegar lá apesar da falta de apoio.

Só que isso tem o reverso da medalha. Se a mentalidade já é defender que participar já é bom em si mesmo, e na eventualidade de surgir um resultado modesto houver a tendência de se encontrar variáveis que justifiquem o resultado, pode haver um certo relaxamento na hora de competir. Nem que seja inconscientemente, reforço esse ponto.

Pah, não há mal nenhum em se assumir quando um resultado fica aquém do esperado. Não é preciso andar-se a pôr paninhos quentes. Continuam a ser os melhores dos melhores do desporto português, continuam a fazer omeletes sem ovos. Se tiveram um dia mau, tiveram um dia mau. Hoje no jogo de Andebol, um dos tipos da RTP a certo ponto estava já a enveredar por um discurso de desculpabilização, que o Bahrain já não era uma selecção modesta e tal... mas Portugal não ganhar ao Bahrain seria um péssimo resultado. Não há que ter receio de o dizer.

Nós gostamos demasiado de vitórias morais e julgo que isso nos inibe um pouco porque é sempre uma rede de segurança à qual podemos recorrer. Talvez em alguns casos, retirar essa rede de segurança ajude a dar o click que falta para alcançar um resultado além do esperado aqui e além.

Compartilhar este post


Link para o post

A Yo vai-se sentir em casa com este mar de m*rda. Parece que está em casa ali em São Torpes.

Compartilhar este post


Link para o post

Acho que culpar atletas individualmente só serve para encher chouriços. O problema, se é que é um problema, até pode ser cultural ou de mentalidade, mas é estrutural, não faz sentido culpar os indivíduos em competição porque passam gerações e gerações, vão e vêm nomes, e os resultados medianos mantém-se.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 3 minutos:

Acho que culpar atletas individualmente só serve para encher chouriços. O problema, se é que é um problema, até pode ser cultural ou de mentalidade, mas é estrutural, não faz sentido culpar os indivíduos em competição porque passam gerações e gerações, vão e vêm nomes, e os resultados medianos mantém-se.

Mas viste alguém culpar os atletas individualmente?

Compartilhar este post


Link para o post

Sobre o recrutamento para modalidade extra futebol também dava jeito não haver predação entre clubes de modalidades diferentes.

Conheço um caso extremo numa cidade onde há tradição na corrida, com estruturas montadas para esse tipo de modalidades, que constantemente vão recrutar miúdos que praticam outros desportos mas que se destacam nas provas da escola, tipo corta-mato, etc. O clube local de natação quase nem consegue anualmente formar equipa porque os melhores miúdos são todos rapinados.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 14 minutos:

Da imprensa, dos responsáveis desportivos e os atletas acabam por se calhar ser influenciados por isso, nem que seja inconscientemente. Um efeito bola de neve.

 

Só que isso tem o reverso da medalha. Se a mentalidade já é defender que participar já é bom em si mesmo, e na eventualidade de surgir um resultado modesto houver a tendência de se encontrar variáveis que justifiquem o resultado, pode haver um certo relaxamento na hora de competir. Nem que seja inconscientemente, reforço esse ponto.

Ou então não são atletas de alto rendimento e se qualificaram porque as qualificações são "fáceis".
Se não é, isso resolve-se como, para chegarem a um patamar do Évora ou Telma? Psicólogos?

 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  
×
×
  • Criar Novo...