Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedritsh

[Mundial 2022] Portugal 3-2 Gana (RF)

Publicações recomendadas

Visitante
Citação de Longineu, há 5 minutos:

Então se é "independentemente de quem meteu", porque crl tá este celeuma todo com a entrada ele?

Portugal ganhou e ainda andas aqui a criticar a entrada dele, portanto não acho que tenhas moral para dizer uma coisa dessas.

É que os "corajosos" têm-nos no sitio para o criticar quando ele, efetivamente, faz uma má exibição.

Eu acho que tu estás um pouco confuso. Talvez seja sono. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 35 minutos:

O Desc pretende chegar à conclusão de que o meio influencia a performance. Que o contexto em que se encontram, as expectativas, o histórico do passado, tudo isso vai moldar a mentalidade da equipa em campo.

Por exemplo, Portugal teve uma geração brutal nos anos 90, inícios de 2000. Com imenso talento, um deles bola de ouro, outro que se não se tem enfiado na Fiorentina durante os seus anos áureos era capaz de ter lutado por ela também. E, no entanto, falharam o apuramento para um campeonato do mundo e no outro foi o desastre de que nos lembramos.

Portugal na altura era uma seleção com um mau histórico de participações em Mundiais, e mesmo em Europeus tinha feito um brilharete nos anos 80 e pronto. Por melhores que fossem os jogadores, e muitos deles andavam a atuar já em grandes clubes europeus e a ganhar campeonatos e Ligas dos Campeões, o peso de estarem quase a desbravar terreno novo pela seleção e as expectativas absurdamente elevadas que sobre eles recaiu pesava demasiado nos momentos decisivos.

Esta geração atual já não tem esse peso; esse foi assumido quase por inteiro pela Geração de Ouro, que não ganhando um troféu internacional abriu porém caminho para tornar mais habitual a participação da seleção em grandes torneios. O que ainda pesa a esta seleção é a ausência de uma grande prestação num Mundial.

A última boa prestação de Portugal foi há quase vinte anos. Desde aí nunca passámos dos Oitavos. É um fantasma que assombra a equipa. Fala-se em ganhar o Mundial, criam-se expectativas, mas a verdade é que há uma pressão enorme para apresentar resultados que não são habituais para a seleção portuguesa e isso influencia as decisões em campo.

Pah, não vale a pena ir muito longe. Em 2021, o Sporting levava nove pontos de avanço ou lá o que era e eu estava borrado de medo que um empate ou uma derrota levasse a que começássemos a perder pontos de forma consecutiva e o título fugisse. Falta de hábito por não ganharmos há quase vinte anos. Falta de estaleca para andar naquelas vidas. Um portista ou um benfiquista na mesma situação já teria uma camisola a dizer "Campeão 2021".

É que uma coisa é estar incluído numa equipa habituada a ganhar, com colegas habituados a ganhar títulos num clube habitualmente vencedor. Outra coisa é virem para uma seleção com fraco histórico em Mundiais e estarem rodeados de colegas que também nunca chegaram longe num Mundial.

É que parecendo que não, o Ronaldo foi o único desta seleção que já jogou para além dos Oitavos num Mundial. Há dezasseis anos...

Obrigado. É isso mesmo. Mas é mais ainda. Vem mais de trás. Dos anos 60 quando O Benfica era uma das 2 ou 3 melhores equipas do mundo, o Sporting não andava longe, os seus jogadores eram a base da seleção e só conseguimos chegar a uma fase final em 66. Faltava sempre qualquer coisinha fosse em jogos contra a Itália ou contra a Bulgária. Ficávamos sempre à porta. Isto para andar ainda mais para trás e verificar que na altura em que os 5 violinos davam cartas, até na Europa nos poucos confrontos que havia entre clubes, pela seleção até levávamos cabazadas de 10-0 com a Inglaterra. O trauma de representar o país, mesmo para os jogadores mais experimentados e capazes, habituados a grandes palcos, sempre foi insuportável. As coisas começaram a mudar com a Geração de Ouro mas nessa altura muito por "culpa" dos próprios jogadores. Em termos de estrutura, de cultura vencedora, de nos equipararmos aos "outros" só começou a mexer verdadeiramente com o Scolari.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Esse argumento do peso da história para mim não explica tudo, pode dar um certo contexto emocional mas não é tudo.

Se fosse assim não era possível o Canadá entrar a massacrar a Bélgica durante meia hora, uma equipa que não ia a mundiais desde o ano que eu nasci há 36 anos atrás, a dominar o jogo contra um favorito desde início, a Arábia Saudita fazer o que fez, ou o Japão virar um jogo e logo contra um favorito, coisa que nunca tinha feito na sua história. 

Depois não esquecer que Portugal pode ter um historial recente mau em mundiais mas a mesma coisa não é verdade em europeus, não existe essa distinção enorme na cabeça das pessoas entre os dois torneios.

O problema para mim é claramente táctico-técnico, hoje entramos em campo com um 11 mais ofensivo sim, que todos nós elogiamos antes do jogo, mas depois as rotinas não existiam em campo e isso trabalha-se. Foi notório com uma equipa demasiado estática enquanto tivemos em 4-4-2, e sem ideias de jogo para lá de cruzamentos para o Ronaldo. Com boas rotinas ganha-se confiança no sistema e isso depois traduz-se numa melhor estabilidade psicológica.

Não me parece que o Cancelo ter sido comido no segundo golo deles ou o Diogo Costa estar a dormir aos 99 foi pelo peso da história. Se calhar é apenas um lateral que já foi conhecido por ser muito melhor a atacar que a defender a revelar as deficiências que teve no passado, ou um guarda-redes que estava a fazer a sua estreia pessoal em grandes competições a acusar um pouco o peso do que o jogo representa para ele (e só para ele) e o cansaço dum jogo longuíssimo. Nem todos os erros individuais têm uma narrativa por trás deles, também.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Continua sem treinar o Nuno. Isto é que é um grande revés. 

O Otávio também não. 

Compartilhar este post

Link para o post

A principal conclusão a tirar de ontem é que não jogamos a ponta de um corno e é incrível como com tanto talento disponível se joga tão mal. Do 11 titular quem é que fez exibições minimamente condizentes com a sua qualidade para além do Bruno Fernandes e do Otávio?

O Bernardo Silva e o Rúben Neves não apareceram. O Cancelo deve ter feito o pior jogo da carreira. Os centrais pareciam 2 passarinhos. O Diogo Costa a tremer. O Felix e o Ronaldo com muita vontade e muito interventivos mas quase sempre a decidir mal e a falhar golos relativamente fáceis. Pá, foi mau. Valeu pelo resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando todos jogam mal e não têm rendimento, se calhar, a culpa não reside nos jogadores.

Epa, que deja vu que tive, tenho ideia de ter escrito exatamente a mesma coisa na época passada sobre o Benfica 🤷🏻‍♂️

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 9 minutos:

Quando todos jogam mal e não têm rendimento, se calhar, a culpa não reside nos jogadores.

Epa, que deja vu que tive, tenho ideia de ter escrito exatamente a mesma coisa na época passada sobre o Benfica 🤷🏻‍♂️

Obviamente.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não consigo explicar é o porquê do Cancelo virar Nuno Tavares sempre que joga na seleção

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, há 9 horas:

Portugal é uma selecção que nos faz sentir a todos aquela sensação de frustração, por ter tanto para dar, e por ser tão mal aproveitada. Liderada por um treinador que vive à sombra de uma conquista que ninguém sabe como aconteceu, que está farto de perder jogos nos quais só precisava de empatar, que está farto de empatar jogos que tinha obrigação de ganhar, e está farto de fazer campanhas muito abaixo das expectativas, exceptuando aquele milagre que aconteceu em 2016, e isto acontece porquê, acontece porque o treinador não tem mãos para tanto potencial que tem nas mãos, é um treinador super conservador e que sistematicamente não consegue retirar o melhor deste grupo de jogadores que podia muito facilmente ser a melhor selecção do mundo por esta altura. Cenários em que o jogo está empatado contra uma selecção bastante mais fraca do que a nossa e em vez de melhor de forma audaz na equipa, faz uma substituição que pouco ou nada acrescenta a nível ofensivo, é o prato do dia do Fernando Santos. Hoje estávamos empatados contra o Gana, aos 60 minutos, o Otávio lesiona-se e com opções de luxo no banco, como um Vitinha que é titular absoluto no PSG, o Matheus Nunes que é um médio que leva o jogo para a frente, ou o João Mário que está na melhor forma da carreira, a opção que nem discussão mereceu, foi meter o William para a última meia hora. Não é bater no William só por bater, porque aqui ninguém está a falar do William jogador, aqui o que está a ser discutida é esta opção, conservadora mais uma vez, do Fernando Santos, quando podia ter metido outro jogador e passado outra mensagem para a equipa, do género, vamos lá mas é para cima deles que isto é para ganhar.

Vá lá que acabámos por ganhar na mesma, com o coração nas mãos, como não podia deixar de ser, mas somehow hoje esta opção, mais uma vez conservadora deste treinador, recolhe mais consenso da vossa parte, do que de outra vezes. Não sei se é pelo facto de termos ganho, pois queria ver essa defesa de tal substituição, caso o resultado tivesse sido outro que não este, mas é precisamente este tipo de substituições e de opções de tracção atrás numa selecção que tem tanto potencial do meio-campo para a frente, que nos faz estar tão longe de atingir todo o potencial desta selecção.

Discordo totalmente que o William tenha sido uma má opção. Mau seria meter o Matheus Nunes a correr feito tolo contra uma equipa fechadinha.

O William veio-nos dar o que precisavamos: recuperações de bola altas (que o Otávio já vinha conseguindo) e critério a circular a bola. Se o Vitinha seria uma melhor opção? Talvez, mas não acho que a entrada do William nos tenha prejudicado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 32 minutos:

É isso mesmo, Benfica tinha medo de jogar nos grandes palcos, algo que já vem enraízado dos anos 80. Chega um estrangeiro e acaba de uma época para a outra. Depois vamos levar com um Queiroz ou Paulo Bento da vida e vamos voltar ao mesmo.

Estamos num ponto que estamos mais entregues aos santos (Felipão com a Caravaggio e Santos com a Nossa Senhora) do que ao conhecimento. Vendo bem as coisas até é capaz de ser isto.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 43 minutos:

Os centrais pareciam 2 passarinhos.

Eu tinha acabado de dizer ao pessoal que tava ao meu lado, que os centrais tavam a fazer um grande jogo, especialmente o Rúben Dias que tava a ganhar muitas bolas na antecipação a cortar os contra-ataques deles...

...e logo depois comemos o primeiro golo

Não sei, acho que os primeiros 60 minutos ou isso até estiveram bastante bem

Citação de Robe, há 12 minutos:

Eu não consigo explicar é o porquê do Cancelo virar Nuno Tavares sempre que joga na seleção

Isto é um fenómeno mais recente. Lembram-se do último Euro quando ele ficou de fora devido ao Covid? Tava numa forma brutal pela selecção nos amigáveis e jogos de qualificação

Eu acho que um dos grandes problemas de ontem foi que tivemos muita falta de largura no jogo. Num losango ou lá o que era ontem, mesmo que fosse um 4-4-2 clássico, com médios centro de raiz nas alas, deveria obrigar os laterais a subir muito para dar largura. Ainda mais considerando que o Gana estava a jogar também com muita falta de largura, num sistema de 3 centrais. O espaço tava todo lá! 

Mas o Raphael e o Cancelo estavam a subir muito tarde, só quando já tínhamos a bola no último terço, e estávamos a demorar eternidades a chegar lá e circular a bola até eles. Para mim isto é deficiência do modelo de jogo, são instruções do treinador para os laterais serem bastante cuidadosos, é falta de rotação e de trocas de posição do meio campo também. Um losango não funciona se for completamente estático

Quando metemos largura ao trocar para 4-3-3 com a entrada do Leão, marcamos dois golos imediatamente. Se bem que nessa altura o Gana já estava mais partido porque tinha feito substituições à procura do golo. Mas nós podemos ter largura mesmo em 4-4-2 losango, mesmo sem extremos, os jogadores têm é de estar posicionados e trabalhados para isso... 

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post

é sempre giro ver até onde se vai, os kilómetros de texto que se escrevem, para se desresponsabilizar o nosso selecionador. enquanto isso vamos desperdiçando a melhor geração de sempre

• Like 13

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 19 minutos:

Então é isso, faltou malta do Sporting para ele se picar 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 57 minutos:

Então é isso, faltou malta do Sporting para ele se picar 😄

Contra o Uruguai saca um poker de assists de trivela, só por causa das coisas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 1 hora:

É isso mesmo, Benfica tinha medo de jogar nos grandes palcos, algo que já vem enraízado dos anos 80. Chega um estrangeiro e acaba de uma época para a outra. Depois vamos levar com um Queiroz ou Paulo Bento da vida e vamos voltar ao mesmo.

Estamos num ponto que estamos mais entregues aos santos (Felipão com a Caravaggio e Santos com a Nossa Senhora) do que ao conhecimento. Vendo bem as coisas até é capaz de ser isto.

É ver a diferença de como a seleção entrava com o Scolari vs com o Queirós/Bento/Nandinho.

Entramos em 2006, com um plantel ligeiramente pior, mas entravamos sempre a matar. Não andavamos com rodeios contra Ganas, Irãos, Méxicos, etc.

Pensando bem, os 2 melhores mundias que fizemos foram com treinadores brasileiros (Otto Gloria e Scolari)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 1 hora:

é sempre giro ver até onde se vai, os kilómetros de texto que se escrevem, para se desresponsabilizar o nosso selecionador. enquanto isso vamos desperdiçando a melhor geração de sempre

Mesmo. Há sempre uma desculpa.

Percebo o argumento histórico, mas para a maior parte dos jogadores deve ter acompanhado o seu primeiro Mundial a sério em 2002 e alguns nem se devem lembrar do Euro 2004 (um ou dois nem nascidos eram). Não faz sentido isso ter peso algum, é outra realidade.

É como defender que o City ou o PSG não conseguem vencer a Champions porque os adeptos ainda sofrem com as descidas de divisão nos anos 80 ou 90.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 1 hora:

Completamente, é surreal. Até parece que o facto de ter ganho o Euro 2016 lhe dá imunidade.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Continuem que mais um pouco isto dá para um livro: "A Seleção Portuguesa e o Inconsciente Coletivo de Jung".

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 9 horas:

Mas porque é que o William só pode ser vista uma solução de cariz defensiva? É que ainda por cima as suas maiores qualidades até são a capacidade em fazer circular a bola e a distribuir com critério.

também não percebo, ao intervalo eu estava a pedir pelo William pelo Ruben Neves, infelizmente foi pelo Otavio e por lesão mas quando entrou notou-se uma diferença abismal no jogo interior de Portugal, e quando o Ruben saiu e passou a ser ele o pivot mais recuado ainda mais acentuado ficou essa diferença.

Citação de noikeee, há 1 hora:

Eu tinha acabado de dizer ao pessoal que tava ao meu lado, que os centrais tavam a fazer um grande jogo, especialmente o Rúben Dias que tava a ganhar muitas bolas na antecipação a cortar os contra-ataques deles...

...e logo depois comemos o primeiro golo

Não sei, acho que os primeiros 60 minutos ou isso até estiveram bastante bem

nem por isso, o Ruben Dias 1 lance igual ao que deu o 1º golo onde vai à queima ao portador de bola e deixa um buraco nas costas, mas dessa vez foi safo pelo Cancelo que tava sozinho e cobriu bem o espaço.

e o Danilo não consegue receber uma bola sem se posicionar para o outro central, gostava de ver quantos passes é que ele fez po Guerreiro por exemplo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 2 horas:

Discordo totalmente que o William tenha sido uma má opção. Mau seria meter o Matheus Nunes a correr feito tolo contra uma equipa fechadinha.

O William veio-nos dar o que precisavamos: recuperações de bola altas (que o Otávio já vinha conseguindo) e critério a circular a bola. Se o Vitinha seria uma melhor opção? Talvez, mas não acho que a entrada do William nos tenha prejudicado

Eu tinha tirado era o Rúben Neves pelo William. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 3 minutos:

Eu tinha tirado era o Rúben Neves pelo William. 

Eu tinha tirado o RN pelo Palhinha. E era ao intervalo com o 0-0

O Palhinha, como alguém referiu aí para trás, permitia que os da frente podessem ter menos preocupações defensivas.

Parece que não, mas seria uma substituição a mandar a equipa para a frente 

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto resumindo, jogamos que nem uns conss de sabão contra a pior equipa do mundial, porque jogadores têm traumas de sermos pequeninos? 😂😂😂😂😂😂 Vocês são do crl, gajos que tão acostumados a ganhar tudo pelos clubes, são dos melhores ou tinham lugar em qualquer clube do mundo, sofrem de problemas de se acharem pequeninos? Tomem juízo crl, já não têm mais argumentos para defender o treinador? 

Difícil de ver a m*rda da culpa da mentalidade medricas, basta ver quem é que ganhou o euro 2004 da mesma maneira que nos ganhamos o europeu 2016 e de onde vem a mentalidade "vou defender confiar na nossa senhora" e da mesma maneira mesquinha e horrível futebol em tudo, pah mas antes que venham velhos do Restelo "há meu pupilo eh prefiro empatar tudo e ser campeão do que jogar de peito feito e não ganhar nada, na minha idade as coisas eram bem mais difíceis yada yada, na altura tínhamos a geração de ouro, e andava eu km descalço para ver um jogo na TV e nos faltava sempre algo" e antes de mais essa geração ao lado desta é, de prata, ou bronze e ninguém diz ao contrário a nível de sermos campeão nem que fosse empatar tudo (se bem que sinto um bocado vergonha alheia ser campeão sem uma única vitória e ir tudo a prolongamentos) mas temos equipa para jogar um futebol decente e ganhar, Tou farto de andar com calculadoras, devo ter traumas também. Mas agora vir com as m*rda que é jogadores com manias de pequeninos.... Sff, o bernardo Silva na selecção parece sempre perdido, vão me dizer que é culpa dele? Um jogador que parece ser sempre inteligente nas tomadas de decisão, chega a seleção fica a toa, deve ser o trauma de Portugal, culpa tá a vista de todos. Todos lá foram dizem exactamente o que aqui parece que custa admitir. Portugal tem uma selecção enorme mas tem um treinador de m*rda. Ponto

Editado por Dragao Funchal
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 5 horas:

Esse argumento do peso da história para mim não explica tudo, pode dar um certo contexto emocional mas não é tudo.

Se fosse assim não era possível o Canadá entrar a massacrar a Bélgica durante meia hora, uma equipa que não ia a mundiais desde o ano que eu nasci há 36 anos atrás, a dominar o jogo contra um favorito desde início, a Arábia Saudita fazer o que fez, ou o Japão virar um jogo e logo contra um favorito, coisa que nunca tinha feito na sua história. 

Depois não esquecer que Portugal pode ter um historial recente mau em mundiais mas a mesma coisa não é verdade em europeus, não existe essa distinção enorme na cabeça das pessoas entre os dois torneios.

O problema para mim é claramente táctico-técnico, hoje entramos em campo com um 11 mais ofensivo sim, que todos nós elogiamos antes do jogo, mas depois as rotinas não existiam em campo e isso trabalha-se. Foi notório com uma equipa demasiado estática enquanto tivemos em 4-4-2, e sem ideias de jogo para lá de cruzamentos para o Ronaldo. Com boas rotinas ganha-se confiança no sistema e isso depois traduz-se numa melhor estabilidade psicológica.

Não me parece que o Cancelo ter sido comido no segundo golo deles ou o Diogo Costa estar a dormir aos 99 foi pelo peso da história. Se calhar é apenas um lateral que já foi conhecido por ser muito melhor a atacar que a defender a revelar as deficiências que teve no passado, ou um guarda-redes que estava a fazer a sua estreia pessoal em grandes competições a acusar um pouco o peso do que o jogo representa para ele (e só para ele) e o cansaço dum jogo longuíssimo. Nem todos os erros individuais têm uma narrativa por trás deles, também.

Porque o Canadá comer 3 da bélgica seria um dia normal. Porque os jogadores vão ao mundial pelo desporto. Já a nossa selecção, que nunca passou de uma meia-final (onde apenas esteve 2 vezes) e tem caído quase sempre cedo, tem jogadores que a colocam facilmente no lote dos favoritos. E toda a gente ali sabe isso. Que é imperdoável não ganhar ao Gana e não fazer 9 pontos neste grupo e que tudo o que não seja a final fica aquém da capacidade individual da maioria dos nossos jogadores.

No fundo é a mesma coisa que o Paulinho no Sporting (e tantos outros na subida de nível), mas a n´vel colectivo. As expectativas pesam.

Editado por smashing_pumpkin
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...