Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ticampos

O Clube de Maior Sucesso em Modalidades Coletivas com Bola

Publicações recomendadas

Deu um trabalhão a fazer. Foram analisadas as primeiras ligas portuguesas dos seguintes desportos na época 2022-23:
Foram adicionados coeficientes a cada competição segundo a sua importância relativa graças ao Google Trends em território nacional. Irei aprofundar a análise e atualizar semanalmente com os jogos que forem jogados.

Apenas Masculino:
Futebol de Praia

Masculino e Feminino:
Futebol
Futsal
Basquetebol
Andebol
Voleibol
Hóquei em Patins

Estas foram as conclusões:
*Benfica é atualmente o clube desportivamente mais competitivo, sendo o mais forte no Futebol Masculino e Feminino, Futsal Feminino, Hóquei em Patins Feminino, Basquetebol Feminino, Voleibol Masculino, e com lugares de relevo noutros desportos de igual modo, não tendo apenas equipa desportiva no Futebol de Praia.
*Sporting lhe segue a alguma distância, lidera nalguns desportos, nomeadamente o Futsal Masculino e o Andebol Masculino. Falta-lhe estaleca para chegar aos calcanhares do Benfica.
*FC Porto e Braga são muito fortes nalguns desportos, mas possuem lacunas, não tendo equipas em desportos importantes, o que os impede de sonharem com o segundo lugar.
*Todos os outros clubes são Davides contra estes 4 Golias, escapando-se talvez apenas o Vitória SC e de certo modo o Leixões, há outros fortíssimos a nível de 1 desporto exclusivamente, 2 em raras excepções, competindo com os 4 Golias, mas não são ecléticos.



Image

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post

Eu não quero ser mau, mas isto é uma das piores análises que já fizeste. Alguma vez o Belenenses é o 45º clube mais eclético do país? Por exemplo, dois clubes que conheço bem, os Leões de Porto Salvo e a Quinta dos Lombos, aparecem à frente ou muito mais à frente quando só têm futsal e futsal e basket, respetivamente. Não faz muito sentido.

  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jamarcus, há 54 minutos:

Eu não quero ser mau, mas isto é uma das piores análises que já fizeste. Alguma vez o Belenenses é o 45º clube mais eclético do país? Por exemplo, dois clubes que conheço bem, os Leões de Porto Salvo e a Quinta dos Lombos, aparecem à frente ou muito mais à frente quando só têm futsal e futsal e basket, respetivamente. Não faz muito sentido.

Aqui só foi analisada a Primeira Liga 2022-23 de cada um dos clubes em cada desporto. Se não estão na primeira, não contam. O Belenenses neste momento só tem equipa na Primeira Liga no Andebol Masculino. Os Leões e a Quinta dos Lombos podem não ter muitos desportos mas destacam-se imenso nos desportos praticados, daí estarem tão à frente. 

Compartilhar este post


Link para o post

A AD Fundão tem uma só modalidade, que curiosamente este ano está a correr super mal, e está tão bem classificada? 

Devias ter feito isto, no ano passado, quando andámos na liderança, no futsal.

Compartilhar este post


Link para o post

Há casos que não fazem muito sentido como o Jamarcus já apontou. Outro exemplo claro: o Sporting de Espinho ser menos eclético que a Académica de Espinho não faz sentido. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 7 minutos:

Há casos que não fazem muito sentido como o Jamarcus já apontou. Outro exemplo claro: o Sporting de Espinho ser menos eclético que a Académica de Espinho não faz sentido. 

Estar na 2ª de Hóquei > Distritais no Futebol 😎 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de pedropb13, há 6 minutos:

Estar na 2ª de Hóquei > Distritais no Futebol 😎 

Pelo que percebo da tabela nem isso contou. Contou apenas o facto da Académica estar na primeira este ano no voleibol masculino.

O Clube K, uma equipa que salvo erro apenas tem no seu clube uma modalidade - o voleibol, estar em 33 também não faz grande sentido parece-me.

Compartilhar este post


Link para o post

O Vitória foi à Champions League de polo aquatico.

O Vitória teve uma medalha de ouro e prata numa cat, no Europeu de jiu jistu.

Recentemente o Vitória teve um campeão do mundo em kickboxing, fora que é dos clubes que mais ganha medalhas nessa modalidade.

O Vitória teve um nadador no mundial de natação. 

O Vitória teve um atleta nos paralimpicos Tóquio em 2020.

Não quero, nem de perto, estar a dizer que o Vitória é mais ou menos ecléticos que outros, mas acho que não faz muito sentido ver quem é "O clube mais ecletico em Portugal" com uma lista tao infima de modalidades. Por exemplo, à cabeça, o Boavista foi/é uma das melhores escolas de Boxe em Portugal e costumam ter muitos titulos. Entre outras modalidades, que também elas são importantes.

Compartilhar este post


Link para o post

Como já disseram, este ranking não faz sentido nenhum da maneira que está construído ou, pelo menos, em nada afere o ecletismo do Clube. Além de estar enviesado pelos clubes que fazem forte aposta numa modalidade única, alcançando nesses casos a primeira divisão, que é exatamente o oposto de ser um clube eclético... 

  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de O Pastel, há 1 hora:

Como já disseram, este ranking não faz sentido nenhum da maneira que está construído ou, pelo menos, em nada afere o ecletismo do Clube. Além de estar enviesado pelos clubes que fazem forte aposta numa modalidade única, alcançando nesses casos a primeira divisão, que é exatamente o oposto de ser um clube eclético... 

Isso estava a acontecer porque estava a dar 1000 pontos a todos os clubes em todas as modalidades não existentes. Passando para 0, a tabela fica diferente. Quanto à crítica de falta de desportos e de ligas inferiores. Não sou uma máquina, sou humano, muito já eu analisei. Outras divisões e desportos e épocas entrarão no futuro.

Ecl-ticos-Puros.png
 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 6 horas:

Por exemplo, à cabeça, o Boavista foi/é uma das melhores escolas de Boxe em Portugal e costumam ter muitos titulos. Entre outras modalidades, que também elas são importantes.

Worst Person You Know Made a Great Point | Know Your Meme

Disfrute-mos deste bonito momento

  • Like 4

Compartilhar este post


Link para o post

Isto não é uma crítica @Ticampos, mas simplesmente não estás a avaliar o ecletismo. 

Segundo o teu ajuste, a B SAD é agora um clube" mais eclético que o Belenenses. 🙃

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 9 horas:

O Vitória foi à Champions League de polo aquatico.

O Vitória teve uma medalha de ouro e prata numa cat, no Europeu de jiu jistu.

Recentemente o Vitória teve um campeão do mundo em kickboxing, fora que é dos clubes que mais ganha medalhas nessa modalidade.

O Vitória teve um nadador no mundial de natação. 

O Vitória teve um atleta nos paralimpicos Tóquio em 2020.

Não quero, nem de perto, estar a dizer que o Vitória é mais ou menos ecléticos que outros, mas acho que não faz muito sentido ver quem é "O clube mais ecletico em Portugal" com uma lista tao infima de modalidades. Por exemplo, à cabeça, o Boavista foi/é uma das melhores escolas de Boxe em Portugal e costumam ter muitos titulos. Entre outras modalidades, que também elas são importantes.

Já teve melhores dias mas continua a ser...

Sobre as modalidades:
Cerca de 1.500 atletas, distribuídos por 28 modalidades de competição e 6 de “não competição”, do Andebol ao Voleibol, passando pelo Futsal e Futebol Feminino, Ginástica ao Tiro de Precisão e Armas de Caça, Boxe, Karaté e Kickboxing, Taekwondo e Bilhar “pool português”, “carambola” e “snooker”, Viet-Vo-Dao, Desporto Adaptado, Atletismo, Ciclismo, Esgrima e e-Sports, Judo, Kung-Fu e Trail, Triatlo, Jiu-Jitsu, Futebol de Praia, Esgrima, Padel, Gymnaestrada, Ginástica de recreação, Playgym, Babygym Crossgym, Hip-Hop e Krav Maga.

E isto está longe de estar atualizado.
Este ranking faz zero sentido.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Axadrezado, há 1 hora:

Já teve melhores dias mas continua a ser...

Sobre as modalidades:
Cerca de 1.500 atletas, distribuídos por 28 modalidades de competição e 6 de “não competição”, do Andebol ao Voleibol, passando pelo Futsal e Futebol Feminino, Ginástica ao Tiro de Precisão e Armas de Caça, Boxe, Karaté e Kickboxing, Taekwondo e Bilhar “pool português”, “carambola” e “snooker”, Viet-Vo-Dao, Desporto Adaptado, Atletismo, Ciclismo, Esgrima e e-Sports, Judo, Kung-Fu e Trail, Triatlo, Jiu-Jitsu, Futebol de Praia, Esgrima, Padel, Gymnaestrada, Ginástica de recreação, Playgym, Babygym Crossgym, Hip-Hop e Krav Maga.

E isto está longe de estar atualizado.
Este ranking faz zero sentido.

E ironicamente, em tempos foram dos melhores clubes de xadrez em Portugal

Compartilhar este post


Link para o post

Acho que não estás a avaliar o clube mais eclético mas sim a perfomance na primeira divisão dos clubes em modalidades que selecionaste como as mais "importantes" para um ranking. A classificação do Boavista, da Académica e principalmente do Belenenses são escandalosas, então quando se vê quem está à sua frente pior fica. Gostava imenso de ver os teus resultados se mudasses os parâmetros da tua avaliação porque isto, peço desculpa, mas isto não é nada

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 14 horas:

 

Disfrute-mos deste bonito momento

LOL opa é a realidade. Eu pratiquei muitos anos kick e conheço perfeitamente a vossa escola. Como deixei de praticar, não sei se continua a ser o que era. Foi um dos exemplos que me veio à cabeça, mas podia ser outros, para mostrar que um clube eclético não se mede em 6/7 modalidades.

Se formos comparar, é gigantesca o orçamento dos três grandes para o resto. Há clubes em que os atletas têm de pagar o próprio equipamento.

Não quero de todo tirar o mérito da recolha de dados do Ticampos, mas isto não serve certamente para ver quem é o clube mais eclético. Nem seria justo para as outras modalidades.

Editado por BrunoCardoso

Compartilhar este post


Link para o post

Concordo que ainda não dá para ver qual é o clube mais eclético mas é um projeto com potencial se juntares mais modalidades e seres mais justo com outras.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post

O problema desta análise é que o Ticampos parece estar a analisar resultados, e ecletismo não é isso. Portanto, e por mais trabalho que tenha dado (que não duvido que deu), isto vale pouco.

  • Concordo! 4

Compartilhar este post


Link para o post

Mudei o título e filosofia do projeto. Ambiciono explorar as modalidades coletivas com bola. Aprofundarei o âmbito de análise nos próximos dias.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...