Ir para conteúdo
LUIZ CESAR

[FM2023] Karin Laporte: A raposa do deserto: Argélia - U.S Chaouia

Publicações recomendadas

Publicado (editado)

DrTNhYh.png

ho37BLP.jpg

La Castellane - Marseille - França

É um bairro no 15º arrondissement de Marselha , França. Construído como uma propriedade do conselho modernista na década de 1960 para refugiados franceses da Guerra da Argélia de 1954-1962, agora é o lar de cerca de 7.000 residentes, muitos dos quais são cidadãos franceses de segunda geração. O bairro é atormentado pelo desemprego, tráfico de drogas, prostituição e contrabando de armas.É conhecido por ser o bairro onde cresceu o futebolista Zinedine Zidane .

Meu nome é Karin Laporte. Sou francês e argelino. Meu pai era francês e minha mãe argelina. Eu nasci em Marselha, mais precisamente no Distrito de La Castellane. Um dos bairros mais perigosos de Marselha, junto com os bairros: Azul Marinho, Felix Pyat, AirBel, Os Seixos, Mazarques(la Cayolle-la Soude), Belsunce e Noailles.Minha vida era tranquila até o falecimento do meu pai. Depois disso minha mãe teve que trabalhar para nos sustentar e eu tive que largar a escola no período diurno e passar a estudar a noite. Tinha que arrumar trabalho e por este motivo arrumei um emprego num mercadinho local. Infelizmente acabei arrumando amizades não muito boas e meus amigos ficavam desfilando com relógios, tênis e roupas de marcas. Na época eu tinha duas calças jeans, 2 camisas, sendo uma a camisa do Olympique de Marseille.Clube que sou torcedor. Sofria bullying por causa dessa situação até que quebrei o dente de um dos caras que ficavam me zuando. No dia seguinte 3 caras apareceram no mercadinho, me jogaram dentro do carro e me levaram até a Gangue do Castelho( Era num dos blocos do condomínio aonde eu morava).

- Foi esse moleque que quebrou seu dente Jean Pierre?

- Sim irmão!

- Meu irmão me disse que você quebrou o dente dele. É verdade?

- Sim, quebrei! E não me arrependo, pois seu irmão estava zuando com a minha cara porque sou pobre e possuo apenas duas camisas.

- Isso é verdade Jean Pierre?

- Foi uma brincadeira e não foi apenas eu. Todo mundo estava e ele só quebrou o meu dente.

- Você parecia ser o mais forte. Se quebro seu dente os outros arregam e foge.Não sabia que iria correndo chorar no colo do seu irmão.

- Olha aqui...

- Cala boca Jean Pierre! Gostei de você moleque. É marrento e não demonstrou medo na minha frente.Quer ganhar um dinheiro extra?

- Me desculpe, mas não vou vender drogas para você. Minha mãe me mata. E dela, eu morro de medo.

- Kkkkkkkkk! Moleque eu disse que gostei de você? Rapaz você não precisa vender nada pra mim, basta usar um telefone.

- Como assim?

- Explico! Você trabalha no mercadinho aonde a maioria dos policias do bairro param para beber um café. Basta me avisar se um desses 3 aparecerem lá. Se aceitar eu te passo os nomes. Te pago €200 por semana. Vai ganhar mais do que o dono do mercadinho te paga. Aceita?

- Só para avisar se um desses 3 policiais aparecerem lá?

- Exato!

- Aceito!

- Ótimo! Vou te dar esse celular descartável e manda mensagens direto pra mim.Entendeu? Vou te pagar a semana adiantada.

- Sim, entendi!

E foi o que eu fiz quando aqueles 3 policiais apareceram no Mercadinho. Toda a ação tem suas consequências e isso iria me assombrar até o fim dos meus dias.

ZhXwXdb.png

*** Save de carreiraLigas Selecionadas.

*** Países principais: Argélia, Marrocos, Egito,Qatar, Arábia Saudita, Portugal e França.

*** Personagem do save: Karin Laporte.

3LJfCnj.png

*** Apenas me divertir com o FM 2023.

Na4OXSG.gif

Editado por LUIZ CESAR
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eish, foste para um bairro bonitinho em Marselha. Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de cadete, há 11 horas:

Eish, foste para um bairro bonitinho em Marselha. Boa sorte.

Rapaz eu pensei que o meu Rio de Janeiro era problemático, mas lendo sobre cidades perigosas da Europa, fiquei sabendo que em certos lugares de Paris, Lyon e Marselha a polícia não entra. Aproveitei e assisti alguns filmes policiais franceses que refletem bem a realidade.

Citação de Banks29, há 8 horas:

Boa sorte

Obrigado!

Citação de six_strings, há 6 horas:

Boa sorte

PEACE

Valeu Six!

Eskerrik asko.

Obrigado a todos que acompanham e principalmente comentam o save.

Editado por LUIZ CESAR
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tuckius, Em 27/05/2023 at 08:29:

Boa sorte

Citação de Burkina2008, Em 27/05/2023 at 14:03:

BS agora em Franca!

Obrigado aos dois amigos pelos comentários.

Eskerrik asko.

Compartilhar este post

Link para o post

vSs0uZ5.png

1yXgJZy.png

Passados 30 minutos depois que enviei a mensagem a guerra nos Castelhanos explodiu. Fechamos o mercadinho rápido e ficamos quietos, apenas escutando o barulho de tiros e de bombas. Foi quando na parte de trás do mercado nós escutamos a voz do Jean Pierre pedindo socorro e querendo entrar no estabelecimento. Seu Pierre, dono do Mercado, abriu a porta dos fundos e o Jean entrou e mais parecia um fantasma de tão branco. Questionamos a ele o que havia acontecido e ele disse que o seu irmão estava morto.Os policiais estavam negociando o aumento da propina com o chefe da gangue e na discussão um dos policiais sacou a arma e matou o chefe. Jean Pierre conseguiu correr e por muita sorte, não foi atingido pelos disparos.A polícia invadiu o bairro:

LkExaqo.jpg

Os confrontos duraram a noite toda e minha mãe me ligou preocupada e avisei a ela que estava trancado dentro do mercado e que assim que acalmasse os confrontos eu iria correndo para casa. Foi nessa hora que minha alma congelou:

- Karin, você ainda esta com o celular descartável que meu irmão lhe deu? - Perguntou Jean Pierre.

- Porque você está me perguntando isso? - Perguntei com a cara de apavorado, pois já sabia a resposta.

- Desliga e se livra do aparelho. Os caras devem ter pego o celular do meu irmão e vão acabar vendo sua mensagem e rastreando o celular sua anta. Eles vão nos encontrar aqui e nos matar.

Fiquei apavorado com aquela conversar. Apanhei o aparelho que estava escondido na minha mochila e tirei o chip. Quebrei o chip em vários pedaços, além de quebrar o aparelho também. Os confrontos deram uma trégua e aproveitei para ir para casa. Jean Pierre segurou o meu braço e falou:

- Olha aqui Karin, eu vou sumir um tempo até as coisas esfriarem e se fosse você faria o mesmo. Afinal de contas foi você que enviou a mensagem, informando ao meu irmão, que os policiais estavam na área. Eles podem pensar que você avisou o meu irmão para prepararmos uma armadilha para eles.

Não tinha pensado nessa possibilidade e teria mesmo que sair do bairro por um tempo. O problema seria encarar minha mãe e falar para ele o verdadeiro motivo de ter que ir para outra cidade. Assim que cheguei em casa eu contei tudo para minha mãe e a primeira reação dela foi me dar uma tapa na cara.

- Eu te avisei para não se meter com essa gente Karin. Agora a polícia está te procurando. Amanhã mesmo nós vamos a delegacia e contaremos que você foi ameaçado de morte por esses bandidos.

- Mãe a senhora está esquecendo que os policiais que estão me procurando, são os mesmo que trabalham na delegacia. Não podemos ir na polícia.

- Meu Deus!

Disse minha mãe, antes de começar a chorar. Eu sabia que ela iria achar uma solução e apenas pedi perdão. E ela me perdoou, mas antes me fez prometer nunca mais se envolver em coisas erradas.

- Karin, meu filho! Quando o cérebro não pensa o corpo paga. Lembra que você tinha o sonho de fazer faculdade de educação física ou mesmo estudar para ser um treinador? Esquece isso! Vou ligar para minha irmã e avisar que estaremos viajando para Argélia. A França só nos foi boa enquanto seu pai estava vivo.

- Mas mãe? O que vamos fazer na Argélia? Eu nem conheço meus primos.

- Cala boca Karin! Na Argélia você vai trabalhar com seu Tio Youssef e principalmente irá estudar. Terminar seus estudos e se Alláh quiser, quem sabe você não se torna alguém na vida. Dando orgulho para sua mãe.

- Mas mãe...

- Maktub Karin! Maktub!

VR9EHP5.jpg

Argel - Capital da Argélia

Algiers ou Argel é a capital da Argélia, na costa mediterrânea do país. É conhecida pelos edifícios caiados da Casbá, uma medina com ruas íngremes e sinuosas, palácios otomanos e uma cidadela em ruínas. A mesquita Ketchaoua, do século XVII, está ladeada por 2 grandes minaretes. A grande mesquita possui colunas e arcos de mármore. A basílica católica, Notre-Dame d'Afrique, está situada no topo de um penhasco e tem uma grande cúpula prateada e mosaicos.

Quando eu e minha mãe chegamos a Argélia, eu tinha 16 anos. O país vivia uma instabilidade política, mas não vou falar sobre isso. Fomos morar na casa do meu Tio Youssef e da minha Tia Zaya. A liberdade que eu tinha na França foi evaporada. Apesar do meu tio ser gente boa, ele levava a vida religiosa muito a sério. Apesar de vir de uma família aonde meu pai era católico e minha mãe islamita, nós tínhamos liberdade religiosa e meus pais se respeitavam. Nunca falávamos sobre religião dentro de casa e eu sempre ouvia meu pai dizer que tínhamos que respeitar aqueles que tinham opiniões diferentes das nossas.E eu levei esse conselho por todo a a minha vida. Trabalhei junto com meu tio na loja que ele tinha no centro de Alger e quando tinha tempo eu jogava futebol com meus primos e amigos. Terminei meus estudos e fiz faculdade de educação física. Na faculdade eu fiquei sabendo das notícias vindas da França. Jean Pierre era o novo chefe dos Castelhanos, parece que fez um acordo com os policiais e levava sua vida. O Marseille penava para conseguir algo no campeonato. Lyon e principalmente PSG mandavam na França. O PSG fora comprado pelo empresário qatari, Nasser Al-Kelaïfi. Com o dinheiro do qatari eles compraram jogadores de primeira linha. Neymar e por último Messi, faziam parte do estrelado elenco, fora MBappé. Ao final da faculdade eu já trabalhava com o futebol. Era preparador físico do Sub-20 do JS Kabylie, um dos maiores campeões do país com 14 títulos nacionais. Com o dinheiro que juntei, eu consegui tirar a licença nacional C e depois fiz os outros dois cursos. Hoje eu tenho o nível Nacional A.

Knbh17w.png

Enquanto estava no Sub-20 do JS Kabylie, eu cheguei a treinar o time para algumas partidas do Campeonato Nacional. Em Junho de 2022, com 29 anos, eu me candidatei a diversos cargos de treinadores em clubes da segunda divisão da Argélia. Estava esperançoso e com uma licença Nacional A, existia a possibilidade de ganhar uma chance.

iMZI5Gj.gif

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bairros complicados são assim mesmo. Boa sorte nesta nova etapa na Argélia. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de cadete, Em 29/05/2023 at 16:00:

Bairros complicados são assim mesmo. Boa sorte nesta nova etapa na Argélia. 

Obrigado meu amigo!

Citação de six_strings, Em 30/05/2023 at 09:44:

Argélia, país dificil. Boa aventura por aí

PEACE

Sim, muito difícil!

Obrigado six!

Citação de Banks29, Em 30/05/2023 at 11:39:

Não está nada fácil por esses lados

Mas vai melhorar!

Eskerrik asko.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

jPhpdnS.png

xRui7Tp.png

Depois de disparar os e-mails do currículo para diversos clubes da Argélia, eu recebi algumas propostas de entrevistas de clubes da terceira e da segunda divisão da Argélia. Fui aprovado pelo U.S Chaouia:

sKK8Kxn.png

Union Sportive des Chaouia, conhecido como US Chaouia ou simplesmente USC, é um clube de futebol argelino com sede em Oum El Bouaghi. O clube foi fundado em 1936 e suas cores são amarelo e preto. Seu estádio, o Hassouna Zerdani Stadium, tem capacidade para cerca de 5.000 espectadores.

Neste momento o US Chaouia disputa a segunda divisão do futebol argelino e quando assinei com o clube o Diretor de Futebol, Aziz Kelhifa, me prometeu algumas contratações. Só não espera que ele fosse fazer umas 20 contratações. Ele me disse que a equipe era semiprofissional e que muitos jogadores não quiseram continuar no clube. Com isso o elenco do U.S. Chaouia ficou distribuído dessa forma:

pFYEsiI.png

xRoBU5I.png

MIZ2M52.png

FBpup3r.png

xEqmMOT.png

2Ybl1ty.png8a29fn2.png

Para a temporada 2022/2023 nós vamos usar essas duas táticas. Nós usamos os amistosos para dar um conjunto a equipe, mas não gostei dos resultados e também pela passividade dos jogadores nos jogos contra USM Kenchela e HB Chenghoum-Laid. Fomos goleados nos dois jogos.

wvFLWe2.png

Conversei com o Aziz Kelhifa sobre a Liga e ele me disse os objetivos e as regras da competição. Nos informou também que os jornalistas nos davam a 7ª colocação ao final do campeonato, mas prometi a ele trabalhar para buscar a classificação através dos playoffs contra os clubes da Ligue Professionalle2 - Ouest. Nosso primeiro adversário foi o AS Aín M´lila:

QjHiFTV.png

Perdemos o jogo por 2x1 dentro de casa e para um público de quase 3 mil torcedores.Estrear com derrota e em casa, ninguém merece, O bom é que depois nós pegamos uma sequência de bons resultados.

0O3VRiZ.png

Como podem ver nós tivemos neste período de 11 jogos, 7 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

a7sLGaV.png

Neste momento estamos na 4ª colocação e fora da zona dos playoffs, mas ainda dá para buscar até mesmo a classificação direta. Nas estatísticas nós temos o Amir Boumerkhoufa como nosso artilheiro com 8 gols. Mohamed Amrani com a melhor classificação média  e com 2 prêmios de melhor em campo. Farid Ziane é o melhor em assistências,possui 3. Para o meu primeiro emprego como treinador a situação estava indo muito bem.

NgnchwR.png

*** Dados da Equipe e dos Jogadores.

*** Feedback: Diretoria e Torcedores

*** Dinâmica da Equipe.

*** Finanças do Clube.

sIOpMQ2.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte no Chaouia 🙂

O começo foi promissor e creio que poderás estar nas decisões pelo campeonato. Oxalá isso venha a comprovar-se!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...