Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Plagio o Original

A questão trans, ideologia de género, wokismo

Publicações recomendadas

Citação de Ticampos, há 3 minutos:

Sim, depende mais do físico, também podias ter dado o exemplo do jogo CS, também depende mais do físico do que jogar damas ou xadrez. 

Claro. Também podia ter falado de costura, cozinha, sueca, curling, e trezentos milhões de outras coisas.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 horas:

Repara: eu falei de automobilismo. Automobilismo é muito mais do que F1, como sabes. Vai desde meros karts até à F1 (assumindo a F1 como o pináculo da modalidade), mas entretanto há N categorias, e nem todas exigem o esforço físico colossal que existe na F1. Basta irem ver uma corrida do Campeonato Nacional de Velocidade para perceber que, para ser rápido e ganhar corridas, nem sequer é preciso estar numa forma física incrível - muitos deles são "velhos" e gordos.

Depois vieram focar na F1 e dizer que nem toda a gente consegue conduzir um F1. Isso é óbvio, conduzir um F1 exige um esforço físico e conhecimento específico que ninguém tem além de quem lá anda, porque 99.9999% dos humanos nunca terá oportunidade de conduzir um. Ainda assim, não vejo grande razão para achar que uma mulher não seria capaz. O problema talvez seja que as mulheres raramente são encaminhadas para aí, e portanto as que chegam perto têm menos experiência, menos apoios, etc.

Eu nunca disse que as mulheres não eram capazes, aliás, nem falei em homens ou em mulheres.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Entrando no campo do "achismo" e só para pegar no exemplo do CS...

Acham mesmo que haverá diferenças de "reflexos" ou um esport mais físico (lol? E não me refiro a league, é mesmo a expressão de rir).

Eu atribuo o sucesso de um atleta de esport a uma inteligência, entendimento de jogo e rápido raciocínio, aliado a uma forte componente de memória muscular. Nada destas coisas são diferentes por uma pessoa ser homem ou mulher. Há sim uma maior predisposição para um menino (e o gaming competitivo é um fenómeno bem recente) jogar jogos. E que cada vez mais hoje em dia, todas as crianças sejam aliciadas a esse mundo, pelo simples facto que mais cedo estão expostas a esta realidade. Exemplo, presenciei o crescimento de duas primas minhas, uma mais nova que eu uns 6/7 anos e a outra uns 18/19. Irmãs, a mais velha tinha as brincadeiras que as raparigas da nossa idade (estou com 28) tinham. Canal panda, bonecada, brincadeira com primos ou irmãos (esconde, apanhada, wtv). Para não falar que tinham a presença de amigas fora de horário escolar, andar pela freguesia fora, etc. A mais nova, aos 8/9 anos, estava eu em casa da tia, a tv ligada mas a miúda nem quis saber se era panda se era o crl mais velho. Agarrada ao tlm. Perguntei na brincadeira, então, estás a falar com as tuas amigas. A resposta foi, não, estou a jogar. O quê? Roblox. Ah ok

1°, senti-me grande boomer, nem sabia o que era aquela m*rda, depois, o ponto que estava a tentar fazer... Entretanto escrevi demais, bare with me

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade seja dita, se uma mulher não consegue competir com um homem biológico entupido de estrogénio, também não fará muito sentido discutir desportos unissexo. 

Futuramente, quando os desportos femininos tiverem grandes atletas Trans talvez aí já faça mais sentido pensar num xadrez homens vs mulheres. Futebol. Natação. Etc. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 7 horas:

Mas alguém disse isso? Foi perguntado porque é que existe uma secção separada de mulheres, uma das razões é essa. Nos eSports ou no xadrez continua a haver disponibilidade para ter mulheres a competir, nada as impede. Mas muitas preferem, naturalmente, jogar e competir num ambiente que as trate com respeito

Vou só pegar neste post para dizer que é muito triste que se chegue ao ponto de se ter de separar mulheres e homens em desportos/jogos em que não seria teoricamente necessário porque os homens são uns javardos que chegam ao ponto de fazer uma mulher não se sentir segura nesse ambiente. Nem tinha noção disso, é muito triste.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 52 minutos:

Entrando no campo do "achismo" e só para pegar no exemplo do CS...

Acham mesmo que haverá diferenças de "reflexos" ou um esport mais físico (lol? E não me refiro a league, é mesmo a expressão de rir).

Eu atribuo o sucesso de um atleta de esport a uma inteligência, entendimento de jogo e rápido raciocínio, aliado a uma forte componente de memória muscular. Nada destas coisas são diferentes por uma pessoa ser homem ou mulher. Há sim uma maior predisposição para um menino (e o gaming competitivo é um fenómeno bem recente) jogar jogos. E que cada vez mais hoje em dia, todas as crianças sejam aliciadas a esse mundo, pelo simples facto que mais cedo estão expostas a esta realidade. Exemplo, presenciei o crescimento de duas primas minhas, uma mais nova que eu uns 6/7 anos e a outra uns 18/19. Irmãs, a mais velha tinha as brincadeiras que as raparigas da nossa idade (estou com 28) tinham. Canal panda, bonecada, brincadeira com primos ou irmãos (esconde, apanhada, wtv). Para não falar que tinham a presença de amigas fora de horário escolar, andar pela freguesia fora, etc. A mais nova, aos 8/9 anos, estava eu em casa da tia, a tv ligada mas a miúda nem quis saber se era panda se era o crl mais velho. Agarrada ao tlm. Perguntei na brincadeira, então, estás a falar com as tuas amigas. A resposta foi, não, estou a jogar. O quê? Roblox. Ah ok

1°, senti-me grande boomer, nem sabia o que era aquela m*rda, depois, o ponto que estava a tentar fazer... Entretanto escrevi demais, bare with me

É tudo muito bonito e, felizmente, a balança está cada vez mais equilibrada, mas isto quase que é um assunto que transcende a área dos Esports e entra no campo de como as pessoas se comportam online.

Pegando num exemplo prático, a Hafu, que foi profissional e titulada em variados jogos, com dezassete anos era profissional de World of Warcraft e num torneio oficial da Blizzard havia uma equipa num dos torneios de qualificação chamada "I'm Gonna Rape Hafu At Regionals". A equipa qualificou-se. Com o mesmo nome. Era esse o nome que tinham no torneio final. Havia a bracket algures que comprovava isso, mas é tão ancestral que deve ser difícil de encontrar e não me vou dar ao trabalho.

A história tem mais detalhes, como ela ter reclamado diretamente com alguém da Blizzard e terem encolhido os ombros, até finalmente ter chegado a alguém que lá achou que seria sensato mudar o nome, mas isso foi tudo o que aconteceu no fim das várias barreiras que tiveram de ser ultrapassadas já com o torneio a decorrer e as equipas a jogar.

Isto é comum e digo-o porque o testemunhei em direto e presencialmente de bem perto, além das quantidades absurdas de relatos que é fácil encontrar online, coisas simples que nem têm de ser insultos, simplesmente coisas como isto:

É desgastante. 

Editado por El Shafto
  • Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Não podia estar mais afastado do mundo do gaming que o Shaft relata acima, mas a proliferação do comportamento abjecto de ódio por mulheres é responsabilidade praticamente exclusiva de quem o normaliza.

E quem o normaliza, tal e qual como no recreio da escola, são todas as pessoas, que sabem que o que esses sociopatas fazem é doentio e ficam impávidos. Não é por não partiparem activamente que deixam de ser cúmplices.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 hora:

Não podia estar mais afastado do mundo do gaming que o Shaft relata acima, mas a proliferação do comportamento abjecto de ódio por mulheres é responsabilidade praticamente exclusiva de quem o normaliza.

E quem o normaliza, tal e qual como no recreio da escola, são todas as pessoas, que sabem que o que esses sociopatas fazem é doentio e ficam impávidos. Não é por não partiparem activamente que deixam de ser cúmplices.

Nos dias de hoje qualquer punição sobre este tipo de atitudes cai logo na m*rda de ser woke ou sjw ou PC ou cancel culture ou qualquer que seja o prato do dia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 8 minutos:

Nos dias de hoje qualquer punição sobre este tipo de atitudes cai logo na m*rda de ser woke ou sjw ou PC ou cancel culture ou qualquer que seja o prato do dia.

Eu nem estava sequer a falar de punições, estou a falar de todas as pessoas que têm consciência que este comportamento é inaceitável e aceitam continuar a partilhar os mesmos espaços onde são cometidos estes actos sem qualquer censura.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 4 minutos:

Eu nem estava sequer a falar de punições, estou a falar de todas as pessoas que têm consciência que este comportamento é inaceitável e aceitam continuar a partilhar os mesmos espaços onde são cometidos estes actos sem qualquer censura.

Eu com punições quis incluir isso. Aliás, toda a cena da cancel culture acaba por ser isso: alertar outros sobre comportamentos tóxicos de alguém para essa pessoa ficar sem palco.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

Pois, lá está, hoje em dia é tudo 8 ou 80

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 8 horas:

É tudo muito bonito e, felizmente, a balança está cada vez mais equilibrada, mas isto quase que é um assunto que transcende a área dos Esports e entra no campo de como as pessoas se comportam online.

Pegando num exemplo prático, a Hafu, que foi profissional e titulada em variados jogos, com dezassete anos era profissional de World of Warcraft e num torneio oficial da Blizzard havia uma equipa num dos torneios de qualificação chamada "I'm Gonna Rape Hafu At Regionals". A equipa qualificou-se. Com o mesmo nome. Era esse o nome que tinham no torneio final. Havia a bracket algures que comprovava isso, mas é tão ancestral que deve ser difícil de encontrar e não me vou dar ao trabalho.

A história tem mais detalhes, como ela ter reclamado diretamente com alguém da Blizzard e terem encolhido os ombros, até finalmente ter chegado a alguém que lá achou que seria sensato mudar o nome, mas isso foi tudo o que aconteceu no fim das várias barreiras que tiveram de ser ultrapassadas já com o torneio a decorrer e as equipas a jogar.

Isto é comum e digo-o porque o testemunhei em direto e presencialmente de bem perto, além das quantidades absurdas de relatos que é fácil encontrar online, coisas simples que nem têm de ser insultos, simplesmente coisas como isto:

É desgastante. 

Voltei a jogar CS há umas semanas e já presenciei uma cena parecida. A miúda fez uma asneira qualquer e começou tudo a insulta-la e a querer expulsa-la.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 3 horas:

Pois, lá está, hoje em dia é tudo 8 ou 80

O que é que isso quer dizer ao certo no contexto que estamos a falar que é o de uma mulher ser expulsa de um jogo por ser mulher?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 16 minutos:

O que é que isso quer dizer ao certo no contexto que estamos a falar que é o de uma mulher ser expulsa de um jogo por ser mulher?

Mas eu não falei desse exemplo, nem nenhum em concreto lol

Falei disto

Citação de Sandes., há 5 horas:

Da mesma maneira que lês isso como está também o podes ler assim

Citação de Sandes., há 5 horas:

Nos dias de hoje qualquer comentário não "pro" sobre o movimento trans cai logo na m*rda de ser facho ou insensível ou direitolas ou exterco humano ou qualquer que seja o prato do dia.

Por isso é que disse isso. Eu não tenho nada contra uma pessoa trans ser da maneira que é.

Um dos meus pet peeves em relação a isso é o de inventar pronomes, por exemplo. Acho estúpido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 3 minutos:

O @Hammerfall anda há semanas a arranhar, só ainda não teve confiança de espetar as unhas com força 😅

Até me tenho abstido de comentar este tipo de assuntos, já dei o que tinha a dar 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 18 minutos:

Falei disto

Por isso é que disse isso. Eu não tenho nada contra uma pessoa trans ser da maneira que é.

Um dos meus pet peeves em relação a isso é o de inventar pronomes, por exemplo. Acho estúpido.

Acho um bocado de mau gosto estares a usar o meu nome para uma citação falsa. Se quiseres escrever essas palavras escreve-as sem pores numa citação de algo que nunca disse. Até porque acho que é uma falsa equivalência do crl.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 minutos:

Acho um bocado de mau gosto estares a usar o meu nome para uma citação falsa. Se quiseres escrever essas palavras escreve-as sem pores numa citação de algo que nunca disse. Até porque acho que é uma falsa equivalência do crl.

Foi para mostrar o ponto de vista do 8 e 80, acho que toda a gente conseguiu distinguir a tua citação original e a antítese do que queria mostrar.

Mas peço desculpa, não foi a minha intenção denegrir o teu bom nome, com afirmações tão escandalosas como aquelas.

Um abraço Sandochas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 7 horas:

Parece eu a falar sobre as claques no futebol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 37 minutos:

Falei disto

Eu genuinamente não tinha percebido e agora parece que estou a perceber mais do que queria.

Nós estávamos a falar sobre uma situação muito concreta que o Shaft relatou, até acompanhada de um vídeo, em que uma mulher era expulsa de um jogo. Eu disse que a culpa destas situações eram das pessoas que ficavam impávidas perante estes comportamentos e o Sandes disse que quando alguém critica estes comportamentos sociopatas é aberta uma porta para serem enxovalhados por criticarem débeis mentais.

Tu falas em hoje em dia e em 8 ou 80, estes comportamentos misóginos são uma novidade? O enxovalho a quem critica estes comportamentos também são uma novidade?

O que é que mudou ao certo nesta situação entre antes de hoje em dia e hoje em dia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 2 minutos:

Eu genuinamente não tinha percebido e agora parece que estou a perceber mais do que queria.

Nós estávamos a falar sobre uma situação muito concreta que o Shaft relatou, até acompanhada de um vídeo, em que uma mulher era expulsa de um jogo. Eu disse que a culpa destas situações eram das pessoas que ficavam impávidas perante estes comportamentos e o Sandes disse que quando alguém critica estes comportamentos sociopatas é aberta uma porta para serem enxovalhados por criticarem débeis mentais.

Tu falas em hoje em dia e em 8 ou 80, estes comportamentos misóginos são uma novidade? O enxovalho a quem critica estes comportamentos também são uma novidade?

O que é que mudou ao certo nesta situação entre antes de hoje em dia e hoje em dia?

Citação de Hammerfall, há 47 minutos:

Espero que tenha elucidado. Não sei explicar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 2 horas:

Norm macdonald ❤️

Em relação a discussão acima, desportos da esports deviam todos ser unisexo mas desportos físicos e até mesmo, a f1 devia ser dividida por (e aqui o importante da questão) proteção da mulher.

Já ter trans a competir nos desportos femininos ninguém reclama quando efetivamente, não estamos a proteger a competitividade feminina.

Editado por Sima01

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...