Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pedropb13

[FIFA Club World Cup] Saudi Arabia 2023

Publicações recomendadas

O Brasil se abandonasse o futebol estadual estava na elite

Mas há que compreender as especificidades de um pais.

O Brasil é da dimensão de um continente europeu e é normal que não queira abandonar as competições regionais (que seriAo nacionais por aqui)

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 10 minutos:

O futebol português tem muitos problemas.

Para o bem e para o mal continuamos a viver do legado do Mourinho.

Não me quero estar a repetir pela centésima vez mas a nossa força é a organização. Para mim só os franceses e alemães estão ao nosso nível mas vocês conseguem entregar aquilo que falta ao nosso futebol, a improvisação.

Daí eu achar que os nossos futebois são perfeitos para se misturarem e criarem um futebol incrível.

Estamos passando por uma forte crise geracional, então tambem estamos vivendo de um legado do passado. Não temos mais jogadores tão bons como tínhamos até 2006. O Brasil sempre foi a maior escola de laterais do mundo e depois do Daniel e do Marcelo só temos tido amebas nestas posições. Existe uma explicação técnica pra isso, tem a ver com a formação dos jogadores, depois me alongo nisso pois agora estou no celular.

Dito isso, acho que uma das soluções passa pela contratação de um treinador português para a seleção. Não apenas pela conhecida qualidade da vossa escola, mas também por conta da língua e de semelhanças culturais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gui Fla, há 19 minutos:

Estamos passando por uma forte crise geracional, então tambem estamos vivendo de um legado do passado. Não temos mais jogadores tão bons como tínhamos até 2006. O Brasil sempre foi a maior escola de laterais do mundo e depois do Daniel e do Marcelo só temos tido amebas nestas posições. Existe uma explicação técnica pra isso, tem a ver com a formação dos jogadores, depois me alongo nisso pois agora estou no celular.

Dito isso, acho que uma das soluções passa pela contratação de um treinador português para a seleção. Não apenas pela conhecida qualidade da vossa escola, mas também por conta da língua e de semelhanças culturais.

Peço muita desculpa aos brasileiros porque isto parece uma retórica colonialista mas acho que que temos tanto a ganhar convosco como vocês connosco.

Portugal ganhou imenso por ter o Scolari ( quem era desse tempo no forum sabe que eu era tremendamente fã dele) e acho que vocês ganhavam por um treinador português, mesmo que fosse no longo prazo após a sua saída porque taticamente somos de elite.

E por muito que os portugueses em geral odeiem o Scolari a verdade é que ninguém nos fez amar tanto a seleção como ele.

Citação de El Colosso, há 24 minutos:

O Petit com a organização que sabe meter em equipas medianas era um deus por lá

Eu não tenho problema nenhum em admitir que o Petit e o Lito são ofensivamente treinadores fracos ( muito mais o Lito que o Petit que acho um excelente treinador) mas do ponto de vista de organização davam 15-0 a esmagadora maioria dos treinores de primeira divisão por esta Europa fora

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 21 minutos:

Peço muita desculpa aos brasileiros porque isto parece uma retórica colonialista mas acho que que temos tanto a ganhar convosco como vocês connosco.

Portugal ganhou imenso por ter o Scolari ( quem era desse tempo no forum sabe que eu era tremendamente fã dele) e acho que vocês ganhavam por um treinador português, mesmo que fosse no longo prazo após a sua saída porque taticamente somos de elite.

E por muito que os portugueses em geral odeiem o Scolari a verdade é que ninguém nos fez amar tanto a seleção como ele.

De forma alguma o que tu disse é colonialista. Tem aí uma excelente escola de treinadores e temos cá uma gama boa de talento, o natural é que unir ambos seja o caminho a ser seguido.

Quanto ao Felipão, eu não sou português, mas nunca entendi porque tantos portugueses não gostam dele. Aquela seleção portuguesa foi top 2 da Europa e top 4 do Mundo. Isso sem contar as histórias que já vi sobre como ele fez o povo português se unir para amar e ter orgulho daquele time.

Eu confesso que tive meu tempo onde o detestava (contexto do 7 a 1), mas depois voltei a admirá-lo. O homem mesmo bastante velho levou o Athletico-PR a uma final de Libertadores e esteve perto de ser campeão brasileiro esta época após voltar da aposentadoria. Conhece de futebol como poucos, uma pena não ter dado certo no Chelsea.

Editado por Gui Fla

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gui Fla, há 5 minutos:

De forma alguma o que tu disse é colonialista. Tem aí uma excelente escola de treinadores e temos cá uma gama boa de talento, o natural é que unir ambos seja o caminho a ser seguido 

Quanto ao Felipão, eu não sou português, mas nunca entendi porque tantos portugueses não gostam dele. Aquela seleção portuguesa foi top 2 da Europa e top 4 do Mundo. Isso sem contar as histórias que já vi sobre como ele fez o povo português se unir para amar e ter orgulho daquele time.

Eu confesso que tive meu tempo onde o detestava (contexto do 7 a 1), mas depois voltei a admirá-lo. O homem mesmo bastante velho levou o Athletico-PR a uma final de Libertadores e esteve perto de ser campeão brasileiro esta época após voltar da aposentadoria. Conhece de futebol como poucos, uma pena não ter dado certo no Chelsea.

Eu amava o Scolari.

Tive muitas guerras aqui por achar que ele fez um trabalho incrivel e acho que se hoje somos olhados como top10 a nivel de seleções devemos algo a ele. E mais no Mundial de 2006 do que no Euro de 2004.

Em 2000 tinhamos das melhores selecções do planeta mas foi o Scolari que nos disse isso e nos fez ultrapassar a "vergonha" que tinhamso em nós próprios.

Editado por SAS_Robben
  • Like 3
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 4 minutos:

Eu amava o Scolari.

Tive muitas guerras aqui por achar que ele fez um trabalho incrivel e acho que se hoje somos olhados como top10 a nivel de seleções devemos algo a ele

Olhando de fora, também acho isso. Existe um futebol português antes e outro depois daquela seleção do início dos anos 2000. Cometeu seus erros, mas no geral ele foi um dos responsáveis por recolocar Portugal no mapa do futebol.

Eu acho que a história dele em Portugal é até mais bonita do que a trajetória dele no Brasil de 2002.

Editado por Gui Fla
  • Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 1 minuto:

Mas quem odeia o scolari??

Não é a ideia que tenho 

Eish.

Não te deves lembrar das guerras de 2004 a 2008.

Eu admito que foi dos periodos mais intensos que tive no forum

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, Agora:

Eish.

Não te deves lembrar das guerras de 2004 a 2008.

Eu admito que foi dos periodos mais intesses que tive no forum

Entrei em 2007

O cmpt tb n é uma amostra tão grande assim 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gui Fla, há 19 minutos:

Olhando de fora, também acho isso. Existe um futebol português antes e outro depois daquela seleção do início dos anos 2000. Cometeu seus erros, mas no geral ele foi um dos responsáveis por recolocar Portugal no mapa do futebol.

Eu acho que a história dele em Portugal é até mais bonita do que a trajetória dele no Brasil de 2002.

O Scolari para mim é um tema dificii porque o adoro.

Do ponto de vista ideologico e politico acho que nao podiamos estar mais distante (com base nas tuas opiniões acho que me percebes) mas enquanto forca para fazer nos acreditar enquanto nação e pais acho que poucos tiveram tanto impacto quanto ele.

O que ele fez por nós em 2004 e 2006 foi especial, particularmantente se pensarmos enquanto portugueses fomos ensinados (com boas razões) a detestar-nos a nós mesmos nos ultimos 40/50 anos.

Citação de Eden Hazard, há 14 minutos:

Entrei em 2007

O cmpt tb n é uma amostra tão grande assim 

Não tem lembras dos Jorges Gabrieis e afins nas TV todas as semanas a destilarem ódio ao Scolari.

Ele foi muito odiado, nomeadamente nas elites das TVs.

Gostar do Scolari não era "main-stream" nas TVs nacionais, principalmente pelo tema Baia vs Ricardo.

Editado por SAS_Robben
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

O Scolari para mim é um tema dificii porque o adoro.

Do ponto de vista ideologico e politico acho que nao podiamos estar mais distante (com base nas tuas opiniões acho que me percebes) mas enquanto forca para fazer nos acreditar enquanto nação e pais acho que poucos tiveram tanto impacto quanto ele.

O que ele fez por nós em 2004 e 2006 foi especial, particularmantente se pensarmos enquanto portugueses fomos ensinados (com boas razões) a detestar-nos a nós mesmos nos ultimos 40/50 anos.

Não tem lembras dos Jorges Gabrieis e afins nas TV todas as semanas a destilarem ódio ao Scolari.

Ele foi muito odiado, nomeadamente nas elites das TVs.

Gostar do Scolari não era "main-stream" nas TVs nacionais, principalmente pelo tema Baia vs Ricardo.

os tempos do scolari já foram há tantos anos, que não me recordo muito bem, mas não foi essa a ideia com que fiquei 

pena a final de 2004, mas, de resto, portugal perdeu apenas contra seleções superiores. não há assim tanto a apontar, tirando essa parte do baia x ricardo no euro 

Compartilhar este post

Link para o post

Os Brasileiros não acham que vão ganhar isto, eles nunca seriam favoritos nisto, a não ser que da Europa fosse um outsider de Portugal/Holanda ou assim, e mesmo assim…

eles tem é a esperança de isso acontecer, são coisas diferentes, é um jogo, e coisas acontecem, ainda esta semana vimos o Ajax ser eliminado da Taça Holandesa por uma equipa da 4a divisão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gui Fla, há 2 horas:

O Brasil sempre foi a maior escola de laterais do mundo e depois do Daniel e do Marcelo só temos tido amebas nestas posições. Existe uma explicação técnica pra isso, tem a ver com a formação dos jogadores, depois me alongo nisso pois agora estou no celular.

Gostava muito de ler uma perspetiva de um brasileiro sobre isto e a formação de futebol do Brasil no geral, por favor quanto tiveres um tempinho que faças um comentário a dar a tua opinião. Acho fascinante como o Brasil durante décadas vomitava laterais de classe mundial e passou de ter de colocar o Daniel Alves na esquerda pois direita o patrão era o Maicon (já agora, no seu auge o melhor lateral direito que vi) para não ter um único lateral já nem digo de classe mundial, mas acima da média.

Aliás, toda a geração do Brasil que acompanha a trajetória de carreira do Neymar era mediana/fraca, quanto temos de recuar para ver uma geração tão má no Brasil? Um país que é o berço do talento para o futebol, de milhões de pessoas e passou de ter sempre o maior número de talentos individuais para ter há 12, 15 anos uma seleção mediana. Por vezes há gerações assim mas isso não explica tudo, se pudesses aprofunda sobre o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 2 horas:

Gostava muito de ler uma perspetiva de um brasileiro sobre isto e a formação de futebol do Brasil no geral, por favor quanto tiveres um tempinho que faças um comentário a dar a tua opinião. Acho fascinante como o Brasil durante décadas vomitava laterais de classe mundial e passou de ter de colocar o Daniel Alves na esquerda pois direita o patrão era o Maicon (já agora, no seu auge o melhor lateral direito que vi) para não ter um único lateral já nem digo de classe mundial, mas acima da média.

Aliás, toda a geração do Brasil que acompanha a trajetória de carreira do Neymar era mediana/fraca, quanto temos de recuar para ver uma geração tão má no Brasil? Um país que é o berço do talento para o futebol, de milhões de pessoas e passou de ter sempre o maior número de talentos individuais para ter há 12, 15 anos uma seleção mediana. Por vezes há gerações assim mas isso não explica tudo, se pudesses aprofunda sobre o assunto.

Olha, esse é um debate polêmico porque muitas pessoas tem visões diferentes sobre o problema. O que eu vou dizer é apenas minha opinião sobre coisas que andam acontecendo.

No caso dos laterais, as camadas jovens dos clubes começaram a "forçar" que jogadores mais habilidosos jogassem no ataque, pelas pontas. Isto vem sendo feito pelos clubes para que eles possam lucrar mais em vendas, pois um jogador do ataque normalmente vale mais do que um jogador da defesa. E essa lógica foi matando a formação dos nossos laterais, pois qualquer lateral habilidoso que surja na base tem sua posição mudada para jogar como ponta. 

Jogadores habilidosos, mas que são franzinos, por exemplo, não tem mais lugar nas camadas jovens. Tem que ser muito, mas muito fora da curva para poder chegar aos profissionais. 

As nossas categorias de base tem dado preferência a formação de jogadores mais atléticos do que de jogadores mais habilidosos ou criativos. Vini, Rodrygo, Martinelli, Raphinha, Neres, Antony, Pedro, Jesus... A maioria é bom atacante, mas nenhum tão espetacular como os das gerações passadas e acho que um dos motivos é essa lógica que mata talentos, pois o intuito já não é mais formar jogador, é formar produto.

Aliás, falando no Vini Jr, vamos lembrar que ele sequer sabia finalizar. Foi aprender isso na Europa. O Casemiro foi praticamente chutado do São Paulo por ser horroroso. Chegou na Europa e virou o melhor volante que já vi jogar. Ou seja, também há um problema em lapidar os nossos diamantes brutos. Nossos métodos são ultrapassados se comparados com o que se vê na Europa.

Tudo isso culminou em uma geração muito fraca. Temos uma penca de atacantes nota 7~8 enquanto o resto do time todo é feito de jogador nota 5 pra baixo. Não formamos mais jogadores como antigamente e o problema está nas camadas jovens, em como elas formam nossos futuros talentos.

A CBF, por sua vez, também nada faz. Se os clubes estão cagando com a formação dos jogadores, a CBF ao menos deveria ter um estilo de jogo definido para a seleção. O mesmo estilo de jogo em todas as seleções, das da base até a seleção principal. Assim, ao menos os jogadores já seriam moldados desde cedo a jogar da maneira que a seleção precisa. Pecaríamos por falta de talento, mas não por falta de tática. 

Inclusive, por muito tempo a CBF se cegou quanto a isso porque o Brasil foi a três finais de mundial seguidas e ganhou duas, se tornando a única a vencer cinco vezes. A soberba da CBF gerou uma falta de cuidado enorme com o futebol brasileiro, pois achavam que Ronaldos, Roberto Carlos e Ronaldinhos davam em árvore e que vencer uma Copa do Mundo é fácil pois "somos muito bons". Essa negligência oriunda de tamanha arrogância também é parte do problema que temos hoje.

Editado por Gui Fla
  • Like 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gui Fla, há 7 horas:

O Brasil sempre foi a maior escola de laterais do mundo

Falando do lado direito, o teu Flamengo teve dois enormes: Leandro e Jorginho

Embora o meu preferido fosse o Daniel Alves (nível geral)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gui Fla, há 3 horas:

Inclusive, por muito tempo a CBF se cegou quanto a isso porque o Brasil foi a três finais de mundial seguidas e ganhou duas, se tornando a única a vencer cinco vezes. A soberba da CBF gerou uma falta de cuidado enorme com o futebol brasileiro, pois achavam que Ronaldos, Roberto Carlos e Ronaldinhos davam em árvore e que vencer uma Copa do Mundo é fácil pois "somos muito bons". Essa negligência oriunda de tamanha arrogância também é parte do problema que temos hoje.

Curiosamente isso não me parece ser uma mentalidade só da CBF, como de muitos adeptos brasileiros. Claro que eu falo disto de ver no reddit e no twitter, mas ainda há muita mentalidade de "Nós somos o Brasil, somos penta, nós é que sabemos"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gui Fla, há 11 horas:

O Abel encaixava como uma luva. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 6 horas:

Curiosamente isso não me parece ser uma mentalidade só da CBF, como de muitos adeptos brasileiros. Claro que eu falo disto de ver no reddit e no twitter, mas ainda há muita mentalidade de "Nós somos o Brasil, somos penta, nós é que sabemos"

Pode ser uma ideia enviesada pelas redes sociais mas pelo que se vai vendo grande parte vive num mundo paralelo.
Aquela discussão do Neto é um bom exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 11 horas:

Falando do lado direito, o teu Flamengo teve dois enormes: Leandro e Jorginho

Embora o meu preferido fosse o Daniel Alves (nível geral)

Leandro pra mim é o GOAT da lateral direita. Era igualmente habilidoso com os dois pés, então além de poder ocasionalmente jogar pelo lado esquerdo, também podia cortar para dentro. Um monstro. E foi contemporâneo e companheiro de outro enorme lateral: Júnior. 

Citação de Axadrezado, há 4 horas:

Pode ser uma ideia enviesada pelas redes sociais mas pelo que se vai vendo grande parte vive num mundo paralelo.
Aquela discussão do Neto é um bom exemplo.

O Neto não é levado a sério aqui, todo mundo encara o programa dele como um programa humorístico. 

Eu acho que ainda há, sim, muita gente que pensa igual a CBF, mas dado os fracassos pós-2002 (serão 24 anos sem ganhar um mundial até 2026, igualaremos nosso maior jejum que foi de 70 até 94), esta mentalidade tende a mudar. 

Eu particularmente já larguei de mão, deixei a seleção na minha memória. Eu lembro que vinha aqui no CMPT falar horrores do Dunga, do Mano Menezes, do próprio Felipão... Mas quando não há perspectiva de melhora, não vale mais a pena se estressar. O que me tira o sono hoje, no futebol, é apenas o Flamengo. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Scolari foi importante a nível psicológico, convenceu um país a acreditar em si mesmo e teve bastante sucesso inicialmente, mas depois acho que se notou muito claramente as limitações do homem. O futebol estava a evoluir muito rapidamente e o homem simplesmente ficou para trás taticamente. Tinha um estilo de futebol em que era tudo muito baseado em cada jogador exprimir a sua capacidade individual, mas havia pouca coesão coletiva, poucos mecanismos coletivos. Era tudo muito o extremo que invente uma oportunidade sozinho no 1-contra-1, e a nossa senhora do Caravaggio que meta a bola lá dentro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 6 minutos:

O Scolari foi importante a nível psicológico, convenceu um país a acreditar em si mesmo e teve bastante sucesso inicialmente, mas depois acho que se notou muito claramente as limitações do homem. O futebol estava a evoluir muito rapidamente e o homem simplesmente ficou para trás taticamente. Tinha um estilo de futebol em que era tudo muito baseado em cada jogador exprimir a sua capacidade individual, mas havia pouca coesão coletiva, poucos mecanismos coletivos. Era tudo muito o extremo que invente uma oportunidade sozinho no 1-contra-1, e a nossa senhora do Caravaggio que meta a bola lá dentro.

opa, o jogo do mundial de 2006 não me lembro mt bem, mas no euro 2008, contra a alemanha, portugal estava a fazer um bom jogo, mas o ricardo f*deu aquilo tudo

na final da grécia portugal nunca conseguiu desbloquear a defesa grega, mas a lesão do miguel lixou-nos bem 

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a falar do Chelsea e da segunda passagem pela seleção brasileira também.

Compartilhar este post

Link para o post

A única coisa que me lembro do Scolari no Chelsea foi que ele ganhou 5-0 ao Middle, ao Middles, ao Mid, a uma equipa.

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 10 horas:

O Abel encaixava como uma luva. 

Ser técnico da seleção brasileira não basta ter apenas bom conhecimento tático, tem que conciliar inúmeras coisas e o Abel Ferreira já deixou claro inúmeras vezes que certas coisas ele não gosta que metam o dedo. 

Por isso a seleção opta por alguém apaziguador e foram atrás do Ancelotti.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aleef456, há 22 minutos:

Ser técnico da seleção brasileira não basta ter apenas bom conhecimento tático, tem que conciliar inúmeras coisas e o Abel Ferreira já deixou claro inúmeras vezes que certas coisas ele não gosta que metam o dedo. 

Por isso a seleção opta por alguém apaziguador e foram atrás do Ancelotti.

O problema é quererem meter-se no trabalho do selecionador. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...