Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Burkina2008

[CM 01-02] Database 84/85 - Professor Neca...

Publicações recomendadas

22 de Junho de 1984 - The 80s

Banner1.png

Queria fazer algo diferente. O outro save 'e para continuar e este vai ser um pouco mais por devertimente e sobretudo por nostalgia de ter jogado tantos anos de CM01/02 e ter encontrado nesta database de 1984/85 altamente detalhada, uma realidade diferente e ainda mais nostalgia. Com todas as ligas possiveis como disponiveis, isto vai dar um autentico espectaculo de possiveis mudancas de clubes. Alias devido as estarmos nos anos 80 a coisa 'e bem diferente...sobretudo com existencia de ligas como a da RDA, Jugoslavia ou URSS, sem falar sobre uma liga dos Estados Unidos bem diferente da MLS de hoje em dia. Dito isto a database nao 'e perfeita a nivel de formato...

Ligas-1.png

Ligas-2.png

Em Portugal as coisas em 1984 eram dominadas pelo Benfica que havia vencidos os ultimos 2 campeonatos e onde jogavam Diamantino, Bento, Sheu ou Carlos Manuel enquanto que o Sporting com Jordao e Manuel Fernandes, assim como um Cadete a despontar iam tentando chegar la mais acima. O Porto estava ha 5 anos sem vencer o campeonato mas contava com um plantel de enorme talento com Futre, Fernando Gomes ou o defesa Joao Pinto. Ainda iria jogar na Europa esta epoca, semelhante aos dias que correm mas nao tanto na epoca, o Sporting de Braga treinados por Quinito e com o brasileiro Zinho como estrela da equipa. Alem destes 4 a primeira divisao contava com equipas como Salgueiros, Varzim ou Academia, entre outros.

Primeira.png

A historia na Europa seria muito mais interessante e fica para outros updates, mas eu decidi comecar com o Professor Neca no Atletico que ja nestas alturas andava na nacional divisao nacional (zona sul), neste caso devido ao setup de 2001/02 do jogo, numa terceira divisao (zona sul) onde tinhamos a companhia de equipa miticas, algumas ja extintas, como a Torralta, Vialonga, Quimigal, Sacavenense e outras de maior destaque actual como Nacional da Madeira. Objectivo desta primeira 'epoca 'e subir, mas sobretudo acompanha uma historia que vai ser certamente reescrita nos proximos anos.

News.png

Obrigado a quem segue e sobretudo a quem comenta! :18_kissing_heart:

Editado por Burkina2008
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Isso tem camadas jovens?

O Cadete só começa a jogar lá para 87

O Professor Neca nesta altura estava pelo Aves. Ou entrou na época 85/86, não me recordo bem. 

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olhei para o título e pensei que íamos levar com mais uma invenção do ticampos, graças a deus que não. 

Parece ser uma ideia do crl, vamos lá como isto corre. E o quanto diferente é mesmo essa MLS ?

Boa sorte

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Save que a mim, me parece ter muito potencial, e que vai contar com as grandes estrelas dos anos 80, que apesar de não ter assitido ao futebol dessa época, sei bem as estrelas que essa década tem, em especial uma de quem eu sou praticularmente fã, o grande Fernando Chalana (Chalanix) (Em 2008 quando tinha 5 anos tive varicela então a minha mãe para tentar que eu ficasse quieto na cama comprou-me um DVD que estava a ser vendido na altura pelo o Modelo como promoção da seleção para o Euro 2008, nesse DVD além de mostrar os golos da seleção na qualificação rumo ao Euro 2008 na Austria e na Suiça, continha também os relatos de Eusébio sobre o Mundial 66, Chalana sobre o euro 84, Paulo Futre, Rui Costa sobre o Mundial de sub-20 de 91 e também sobre o Euro 04 e um jovem Cristiano Ronaldo que falava sobre o Euro 04 e o Mundial 06, e foi graças a esse DVD que eu conheci o pantera negra e o grande Chalnix infelizmente os dois já partiram)

Nota: A Quimigal não foi exinta simplesmente mudou de nome para Grupo Desportivo Fabril, o clube apesar de ter mudado de nome varias vezes (CUF- Companhia União Fabril, depois passou a chamar-se Quimigal porque  a empresa industrial CUF também passou a chamar-se Quimigal entretanto a empresa fechou e a Quimigal voltou a chamar-se Fabril neste caso Grupo Desportivo Fabril, no ano passado por iniciativa do atual presidente Faustino Mestre o clube foi a votos para voltar a chamar-se mas CUF mas com uma pequena alteração, o C em vez de ser Companhia agora é Clube ficando então Cube União Fabril, os sócios votaram e mundaça foi aprovada).

Boa sorte para o save 🙂

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kluivert, há 8 horas:

Bem, se eu viajei no tempo, o que dizer deste save 😅

Vamos lá ver isso!

Sem duvida uma experiencia peculiar

Citação de Diogo_CFB, há 8 horas:

Isso tem camadas jovens?

O Cadete só começa a jogar lá para 87

O Professor Neca nesta altura estava pelo Aves. Ou entrou na época 85/86, não me recordo bem. 

Nao tem camadas jovens, alias o Sporting tem 'e reservas, e o Cadete aparece com 16 anos...acho que a database ta feita para o maximo possivel colocar futuras estrelas ja no campeonato.

Cadete.png

O Professor Neca ia ja na segunda temporada como treinador do Aves, na altura na segunda divisao, mas eu mudei lhe o nome para Manuel Gomes (alias o verdadeiro nome dele)

Manuel-gomes.png

Citação de cadete, há 4 horas:

Que bela ideia. Boa sorte.

Obrigado

Citação de Banks29, há 2 horas:

Olhei para o título e pensei que íamos levar com mais uma invenção do ticampos, graças a deus que não. 

Parece ser uma ideia do crl, vamos lá como isto corre. E o quanto diferente é mesmo essa MLS ?

Boa sorte

Nesta altura existia a NASL, uma liga com 3 conferencias e apenas 12 equipas

NASL.png

Citação de Baixinho, há 1 hora:

Save que a mim, me parece ter muito potencial, e que vai contar com as grandes estrelas dos anos 80, que apesar de não ter assitido ao futebol dessa época, sei bem as estrelas que essa década tem, em especial uma de quem eu sou praticularmente fã, o grande Fernando Chalana (Chalanix) (Em 2008 quando tinha 5 anos tive varicela então a minha mãe para tentar que eu ficasse quieto na cama comprou-me um DVD que estava a ser vendido na altura pelo o Modelo como promoção da seleção para o Euro 2008, nesse DVD além de mostrar os golos da seleção na qualificação rumo ao Euro 2008 na Austria e na Suiça, continha também os relatos de Eusébio sobre o Mundial 66, Chalana sobre o euro 84, Paulo Futre, Rui Costa sobre o Mundial de sub-20 de 91 e também sobre o Euro 04 e um jovem Cristiano Ronaldo que falava sobre o Euro 04 e o Mundial 06, e foi graças a esse DVD que eu conheci o pantera negra e o grande Chalnix infelizmente os dois já partiram)

Nota: A Quimigal não foi exinta simplesmente mudou de nome para Grupo Desportivo Fabril, o clube apesar de ter mudado de nome varias vezes (CUF- Companhia União Fabril, depois passou a chamar-se Quimigal porque  a empresa industrial CUF também passou a chamar-se Quimigal entretanto a empresa fechou e a Quimigal voltou a chamar-se Fabril neste caso Grupo Desportivo Fabril, no ano passado por iniciativa do atual presidente Faustino Mestre o clube foi a votos para voltar a chamar-se mas CUF mas com uma pequena alteração, o C em vez de ser Companhia agora é Clube ficando então Cube União Fabril, os sócios votaram e mundaça foi aprovada).

Boa sorte para o save 🙂

Pois eu sou nascido noutros tempos assim que me lembro de ver alguns destes craques ainda a jogar, nao nesta epoca de 1984 mas mais tarde. 

Em relacao ao Fabril sim tens razao, nem todos ali naquela lista foram extintos ou mudaram de nome, por exemplo Sacavenense esta bom e recomenda-se (mais ou menos...)

Thanks

Citação de Tuckius, há 4 minutos:

O mundo era completamente diferente!

Boa sorte!

Thanks

Compartilhar este post

Link para o post

Nem reparei no Sacavenense mas realmente é verdade que aind existe, infelizmente milita é pela primeira distrital de Lisboa

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

19 de Agosto de 1984 - Sem entradas

Banner1.png

Na Tapadinha Professor Neca encontrou uma equipa que embora nao fosse de estrelas, tinha alguma reputacao e jogadores que para a terceira divisao, estavam num bom nivel. Assim que no competo geral encontrar reforcos que realmente adicionassem algo a esta equipa nao seria facil. Deixando sair ainda alguns jogadores que nao iam certamente ter entrada na equipa principal, a realidade 'e que o unico problema seria um plantel relativamente curto para o 442 com que jogariamos mais frequentemente, sobretudo a nivel de ponta-de-lancas e medios esquerdos. Dito isto, os scouts nao recomendavam grandes talentos e os poucos que surgiam ou eram muito caros ou nao estavam interessados em vir, nem por emprestimo...Por enquanto a nivel de amigaveis, tudo bem, nao sentimos falta, tendo mesmo goleado o Estrela e o Chaves a militarem na segunda divisao e alguma equipas espanholas de terceira linha...

1984-8-18-Transf-out.png

1984-8-18-Friendlies.png

1984-8-18-Squad.png

Mundo no Verao de 1984

Em Julho/Agosto de 1984, os pontos de maior interesse, sao obviamente as transferencias e aqui temos varios craques a mudar de clube, Careca sai de Sao Paulo para Italia (que em conjunto com Inglaterra dominavam o futebol europeu) e entre outros temos o nosso conhecido Carlos Mozer com uma transferencia peculiar para Viena.

Boas noticias para Portugal sao a ida de mais um clube as competicoes europeias, nomeadamente o Vitoria de Guimaraes, onde o Guarda-Redes Neno, ja 'e craque. Na antiga competicao de Verao para encher o totobola, vimaranenses ultrapassaram Malaga, Boavista e finalmente o Neuchatel Xamax para garantir uma das tres vagas, sendo que a primeira equipa com que vao jogar na Taca Uefa sera o Tottenham. (Infelizmente o jogo nao da para configurar as competicoes Europeias como eram jogadas em 1984, com taca das tacas, existindo apenas Liga dos Campeoes, com um formato de grupos e Liga Europa)/

1984-8-18-Transfers-mundiais.png

1984-8-18-Intertoto.png

Um craque no Verao de 1984 - Zico

A maior de todas as transferencias do Verao ate acabou por ser Zico que depois de 12 anos no Flamengo, chega em 1983 'a Udinese e onde neste universo paralelo 'e comprado por "meros" 5 milhoes de Euros pelo Liverpool. Zico foi sem duvida um dos maiores nomes brasileiros da decada de 70 e do inicio da decada de 80 com um total de 71 internacionalizacoes e 48 golos pela canarinha. No final da carreira foi para o Japao que despontava na altura para o futebol e ficou ligado ao pais, sobretudo ao Kashima Antlers de onde 'e director tecnico ainda, mas com passagens de globe-trotter como treinador no Iraque, Russia, India...entre outros. Em 1984 'e um craque...olhem para aquelas stats!

File:Zico - Udinese Calcio 1983-84.jpg - Wikipedia

1984-8-18-Transfers-Zico.png

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Bela pré-época mas o plantel parece-me curto para já. 

Esse mercado esteve doido lá por fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Este save desperta-me muita curiosidade, estou curioso para ver até onde vai, quanto as transferencias não sei se esses valores eram os praticados nos anos 80, mas convenhamos que ver que Alemão, Mozer, Careca e claro o ZIco (que provavelmente a par do Platini foram os dois grandes craques dos anos 80) juntos só conseguem movimentar 13M em transferencias é muito engraçado (claro que o dinheiro na altura tinha outro valor e esses 13M não valem o mesmo hoje em dia).

Nota: Fui ver a titulo de curiosidade qual seria o valor dos tais 13M hoje em dia de acordo com a inflação, utilizei o Dolar pois o Euro ainda não existia em 84, enfim ao que parece 13M em 84 seria o mesmo que 39M hoje em dia o que ainda assim seria uma pechincha.

P.S: Eu sei que o Maradona jogou nos anos 80, mas para mim tal como Pelé, Eusébio, Messi e Cristiano Ronaldo não existe qualquer hipotese de comparação por isso nem conto com ele como craque mas sim como extraterrestre 🙂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, Em 15/03/2024 at 04:03:

Bela pré-época mas o plantel parece-me curto para já. 

Esse mercado esteve doido lá por fora.

Sim parece curto mas nao deu para mais

Citação de Baixinho, Em 15/03/2024 at 09:33:

Este save desperta-me muita curiosidade, estou curioso para ver até onde vai, quanto as transferencias não sei se esses valores eram os praticados nos anos 80, mas convenhamos que ver que Alemão, Mozer, Careca e claro o ZIco (que provavelmente a par do Platini foram os dois grandes craques dos anos 80) juntos só conseguem movimentar 13M em transferencias é muito engraçado (claro que o dinheiro na altura tinha outro valor e esses 13M não valem o mesmo hoje em dia).

Nota: Fui ver a titulo de curiosidade qual seria o valor dos tais 13M hoje em dia de acordo com a inflação, utilizei o Dolar pois o Euro ainda não existia em 84, enfim ao que parece 13M em 84 seria o mesmo que 39M hoje em dia o que ainda assim seria uma pechincha.

P.S: Eu sei que o Maradona jogou nos anos 80, mas para mim tal como Pelé, Eusébio, Messi e Cristiano Ronaldo não existe qualquer hipotese de comparação por isso nem conto com ele como craque mas sim como extraterrestre 🙂

As transferencias estao no ponto a nivel de valores

Para teres uma ideia estes foram os recordes de transferencias durante estes anos no mundo real (em GBP)

Transferencias.png

Citação de cadete, Em 15/03/2024 at 11:45:

Ano que nasci. Cadete será estrela 😁

Nao sei, ele ja anda ai ja!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

1 de Dezembro de 1984 - Imparavel Atletico

Banner1.png

Para Professor Neca, dificilmente se poderia pedir melhor inicio. Para o campeonato e num ano em que as vitorias valiam apenas 2 pontos, levava 10 vitorias e uma derrota, derrota essa pela margem minima na dificil deslocacao ao Barreiro onde o empate teria sido o resultado mais justo. Baseados numa tactica com grande caudal ofensivo, a equipa marcava uma media de 3 golos por jogo e era ao mesmo tempo a melhor defesa do campeonato em conjunto com Nacional e Lusitania de Evora. Se a coisa no campeonato ia bem, para a taca, tinhamos deslumbrado. Passar frente ao Nazarenos nao era nenhum grande feito, mas o Gil Vicente estava na segunda divisao e o Penafiel na primeira, apesar de andar a lutar para nao descer...estava imparavel este Atletico!

1984-12-2-Fix.png

1984-12-2-Table.png

Mundo no Outono de 1984

Em Dezembro estavamos a entrar ja na pausa de Inverno do que eram competicoes Europeias, e pelo lado portugues, a coisa por agora ia bastante melhor do que noutras epocas. Na liga dos Campeoes que tinha o formato com duas fases de grupos, tanto Porto como Benfica tinham cumprido ao passar em grupos com dois claros candidatos e duas equipas menores, sendo que as equipas da DDR eram claramente fracas. Agora tinham pela frente a segunda fase de grupos, onde Benfica tinha Fiorentina, Bordeus e Real Madrid pela frente e o Porto jogaria com Anderlecht, Stuttgart e Man United.

Na Taca UEFA o Vitoria de Guimaraes ate agora tinha sido a unica equipa portuguesa a cair mas as coisas nao estavam faceis para as 4 sobreviventes nos 16-avos de final. Setubal teria de ultrapassar dois golos de diferenca com o Tottenham enquanto o Rio Ave ia a Viena com uma desvantagem de 3 golos. Sporting tinha hipoteses apesar de derrota em Alvalade na primeira mao frente ao Ajax, mas provavelmente seria Braga a equipa com maior esperanca apesar de ter empatado em casa com os dinamarqueses do Lyngby

Champs.png

Champs2.png

Uefa.png

Um craque no Outono de 1984 - Antonio Pacheco

Por estes dias tivemos a triste noticia do estado de saude de Antonio Pacheco, homem que infelizmente por razoes mais relacionadas com o futebol portugues dos anos 80/90 e pelas lesoas, passou ao lado de uma carreira gigante, uma vez que quando saiu de Portugal depois de anos bons no Benfica e Sporting, estava ja na fase descendente da carreira e nao acaba certamente lembrado como estrela na Reggiana. Dito isto na nossa realidade, o jovem talento que a Torralta tinha ido buscar ao Portimonense, rapidamente encheu os cofres vendendo aos 17 ano Pacheco ao Lecce onde as suas exibicoes teem contribuido para o primeiro lugar na Serie B italiana!

Image

Pacheco-1.png

Pacheco-2.png

Editado por Burkina2008
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Ora aí está um belo save, com uma ideia fora do comum. A base de dados parece-me estar muito interessante, e estou curioso para ver a evolução ao longo das épocas. Grande início no Atlético, se continuares neste ritmo a subida é uma possibilidade 😎

Compartilhar este post

Link para o post

Arranque fantástico tanto no campeonato como na Taça, veremos se no campeonato consegues continuar com essa tranquilidade e até onde tem deixam ir na taça.

Grande Pacheco, 100k...Ao menos na altura não pediam 100M por cada gajo que tivesse um pé. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, Em 18/03/2024 at 18:43:

Ora aí está um belo save, com uma ideia fora do comum. A base de dados parece-me estar muito interessante, e estou curioso para ver a evolução ao longo das épocas. Grande início no Atlético, se continuares neste ritmo a subida é uma possibilidade 😎

Sim acho que a subida vai estar mais ou menos assegurada!

Citação de cadete, Em 19/03/2024 at 06:03:

Mais um craque, o Pacheco. E grande Atlético.

Sim pena ter ja saido para fora...

Citação de Banks29, Em 19/03/2024 at 07:20:

Arranque fantástico tanto no campeonato como na Taça, veremos se no campeonato consegues continuar com essa tranquilidade e até onde tem deixam ir na taça.

Grande Pacheco, 100k...Ao menos na altura não pediam 100M por cada gajo que tivesse um pé. 

Sim era tudo por meia duzias de bolas e uma baliza!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

11 de Marco de 1985 - Rolo compressor

Banner1.png

Professor Neca nao tinha feito qualquer aquisicao no Verao de 1984, mas como mercado de Inverno comecaram os scouts a encontrarem alguns jogadores, infelizmente quase sempre fora no alcance financeiro da Tapadinha. Dito isto dois quase reformados Juhasz e McKenzie veem da Irlanda e da Checoslovaquia para serem jogadores/coach e do Campomaior vem um medio central para dar profundidade a equipa. No campeonato embora nao tao perfeitos como no inicio da epoca, e apesar de um desaire em Odivelas e de tres empates, mantinhamos uma diferenca significativa ja a entrar na fase final da epoca sendo que 6 pontos eram 3 jogos de diferenca. Nao estando ainda assegurada a subida, na minha cabeca ja faltava muito pouco...na taca apanhamos um Belenenses de primeira liga a lutar pela Europa e fomos finalmente derrotados, levando um bom run...

1984-3-10-Acquis.png

1984-3-10-Fix.png

1984-3-10-Table.png

Mundo no Inverno de 1985

No mundo o mercado de Inverno tinha sido de algumas mudancas importantes, alias foi batido o recorde mundial de transferencias e ainda viamos coisas como mudancas de Aberdeen para Celtic num plano interessante. De resto como esperado na Taca UEFA as 4 equipas portuguesas (mesmo o Braga que apesar de ter ido a penalties perdeu com Lyngby) tinham ido de vela, mas pelo menos na Liga dos Campeoes, era Portugal a unica equipa a meter dois participantes nos quartos de final. Porto e Benfica teriam tarefas dificeis (a do Benfica quase impossivel) frente a Hamburgo e Barcelona respectivamente mas havia esperanca.

1984-3-10-Trasnf.png

1984-3-10-EC.png

Noutras paragens, em Toquio jogou-se a taca intercontinental e a vitoria sorriu a Europa com o Liverpool (sem jogadores fora da Gra-Bretanha ou Irlanda) a levar a melhor e Ian Rush a ser o homem do jogo, frente a um Fluminense onde actuava um conhecido do futebol portugues...Paulinho Cascavel. Na qualificacao para o Mundial de 1986, Portugal liderava o grupo ao fim de 4 jornadas, mas a este ponto o mais interessante sao os rankings de jogadores nesta competicao, com Rummenigge a liderar mas seguido de perto por Fernando Gomes!

1984-3-10-Intercontinental.png

1984-3-10-Stats.png

Um craque no Inverno de 1985 - Franco Baresi

Uma, alias a maior venda no mercado de Inverno que obviamente nunca aconteceu na nossa realidade foi a saida de um dos jogadores mais miticos de sempre, o defesa central Franco Baresi, do Milan para o Barcelona. Aos 24 anos bate o record das transferencias mundias, ainda por cima para um defesa. Na realidade Baresi nunca saiu do Milan, alias jogou 20 epocas seguidas pela equipa, formando dupla com Marcel Desailly, Maldini, entre outros e alem de ter capitaneado o Milan tambem o fez por inumeras vezes pela seleccao italiana, tendo levantado tres ligas dos campeoes, seis titulos italianos e um mundial em 1982 (com um segundo em 1994 e um terceiro lugar em 1990). Fica aqui uma foto do enorme capitao pugliese!

A tribute to Franco Baresi: The true embodiment of a Rossoneri icon

1984-3-10-Baresi.png

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 5 horas:

frente a um Fluminense onde actuava um conhecido do futebol portugues...Paulinho Cascavel.

Olhando para esse Fluminense que está aí na foto, houve outros que actuaram em Portugal (certamente sabes, companheiro, mas aqui vai)

Branco. Ricardo Gomes, Renê, Paulinho Carioca (não confundindo com o Chiquinho Carioca, que também jogou cá)

E como curiosidade, e muitos não se lembrarão, o Paulinho Cascavel veio nesta altura para o FC Porto. Depois é que foi para o Vitória SC, onde marcou muitos golos.

Quanto ao Baresi, o melhor na sua posição, na minha opinião, a melhor dupla que o vi fazer foi com o Costacurta.

Compartilhar este post

Link para o post

Baresi saiu do Milan? Nãoooo, lá foi a lenda. Mesmo rolo compressor no Atlético. 

Compartilhar este post

Link para o post

Que bela caminhada que continuas a fazer. 

Mais um mercado estrangeiro muito movimentado com algumas surpresas, como o Baresi. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 15 horas:

Olhando para esse Fluminense que está aí na foto, houve outros que actuaram em Portugal (certamente sabes, companheiro, mas aqui vai)

Branco. Ricardo Gomes, Renê, Paulinho Carioca (não confundindo com o Chiquinho Carioca, que também jogou cá)

E como curiosidade, e muitos não se lembrarão, o Paulinho Cascavel veio nesta altura para o FC Porto. Depois é que foi para o Vitória SC, onde marcou muitos golos.

Quanto ao Baresi, o melhor na sua posição, na minha opinião, a melhor dupla que o vi fazer foi com o Costacurta.

O Branco no Porto e o Ricardo Gomes no Benfica lembro me perfeitamente, mas sobretudo o Paulinho Cascavel. Os outros dois nao me recordo de os ver jogar...

Sim faltou me o Costacurta, dupla de sonho!

Citação de cadete, há 14 horas:

Baresi saiu do Milan? Nãoooo, lá foi a lenda. Mesmo rolo compressor no Atlético. 

Sim uma realidade paralela horrivel neste caso

Citação de Banks29, há 10 horas:

Que bela caminhada que continuas a fazer. 

Mais um mercado estrangeiro muito movimentado com algumas surpresas, como o Baresi. 

Sim nomes sonantes e algumas surpresas

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

10 de Junho de 1985 - Subida esperada!

Banner1.png

A subida era ja esperada dado o avanco e a qualidade de jogo que a equipa de Professor Neca tinha demonstrado nestes meses, mas chegou ainda antes do previsto, ha jornada 32, 6 antes do final do campeonato, ja tinhamos vencido a serie e garantido a subida para o segundo escalao do futebol portugues com um 4-0 no terreno do Vialonga. Alias apesar de termos tido alguns empates apenas contabilizamos mais uma derrota nestas ultimas jornadas em casa com o Odivelas, deixando o segundo lugar a 14 pontos. Tambem tivemos de longe o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato sendo que a nivel individual conquistamos o primeiro e 3 dos primeiros 5 postos. Agora ha que preparar a proxima epoca e ja temos varios acordos e varias saidas...

1985-6-10-Fix.png

1985-6-10-Table.png

1985-6-10-PT-Stats.png

Portugal e o Mundo na Primavera de 1985

Em Portugal foi um ano de Benfica. Na final levaram a taca num jogo que nao teve grande historia frente a um excelente Belenenes e sobretudo com a qualidade de Sheu, Diamantino, Carlos Manuel, Bento e sem duvida o dinamarques Manniche. Tambem o campeonato foi para a equipa da Luz com uma diferenca bastante significativa em relacao a Porto e Sporting. Belenenses e Portimonense garantiram lugares na Europa da proxima epoca. Dito isto o melhor marcador da liga e melhor jogador por uma margem gigante acabou por ser o portista Fernando Gomes de quem vamos falar um pouco mais a frente

1985-6-10-Cup.png

1985-6-10-1st-Div.png

1985-6-10-1st-Div-stats.png

Alguns vencedores interessantes dos campeonatos, acabam por ser o Verona que tinha uma super equipa neste ano onde estavam jogadores como Madjer, A. Pele ou Elkjaer. Em Inglaterra tambem acaba por ser um pouco surpreendente a vitoria do Everton que apesar de Graeme Sharp consegue derrotar superequipas como o Liverpool...depois veremos a Bundesliga e a liga espanhola.

1985-6-10-Italy.png

1985-6-10-England.png

Um craque na Primavera de 1985 - Fernando Gomes

Como ja tinha dito, a nivel de trofeus 84/85 foi 100% do Benfica, mas a grande estrela do futebol nacional foi Fernando Gomes que foi de longe o melhor marcador do campeonato com uns incriveis 57 golos, 74 para a epoca toda se contarmos competicoes europeias e seleccao. Fernando Gomes que infelizmente foi diagnosticado ha uns anos com cancro do pancreas, foi um dos maiores simbolos do Porto onde esteve por 14 epocas, tendo conquistado uma liga dos campeoes, uma intercontinental e varias competicoes nacionais, assim como duas bolas de ouro. Fora do Porto esteve duas epocas em Espanha, que como muitos portugueses na epoca acabou por ser relativamente discreta e acabou a carreira no Sporting, tendo desde entao estado sobretudo como comentador desportivo. Grande simbolo de Portugal e sobretudo do Norte!

FC Porto on X: "🔵⚪ #Sabiasque o último golo de Fernando Gomes com a  camisola do FC Porto foi marcado ao CD Nacional? 💪 ⚽⚽ A 4 de dezembro de  1988, bisou

1985-6-10-Fernando-Gomes.png

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...