Ir para conteúdo
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Citação de Le God, há 14 minutos:

Concordo. Não o vejo a jogar em:

Liverpool, Arsenal, United, City, Chelsea, Real, Barça, Bayern, Juve, Inter, PSG.

Vejo-o a jogar o resto da carreira em:

Sporting.

• Haha 2
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kluivert, há 42 minutos:

É uma profissão como qualquer outra. Para exercer, deves ser certificado.

Qualquer pessoa pode (não deve) dar treinos como PT. No entanto, não tendo cédula profissional, pode ter problemas se houver queixa.

E isto serve para outras áreas.

Aqui a diferença é que toda a gente sabe (pelo mediatismo) que o JP (ainda) não é creditado.

Tocas aí no ponto essencial. Um treinador não é um PT. Que seja obrigatório ter uma certa estrutura na equipa técnica e certo tipo de qualificações? Parece-me claro que deve ser assim. Agora o treinador? Que interesse tem na realidade que nível de curso tem? É apenas uma questão corporativista.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin, há 22 minutos:

Tocas aí no ponto essencial. Um treinador não é um PT. Que seja obrigatório ter uma certa estrutura na equipa técnica e certo tipo de qualificações? Parece-me claro que deve ser assim. Agora o treinador? Que interesse tem na realidade que nível de curso tem? É apenas uma questão corporativista.

Ou seja um treinador de futebol não precisa de conhecimento? Não estou a dizer que é nos cursos que o vai adquirir mas é uma base. Que isto no fundo é mais uma burocracia que outra coisa é. Mas tem que ser regulamentado.

Ser treinador de formação é igual a ser treinador de seniores? Ser treinador na distrital é igual a ser treinador profissional na primeira liga?

Da mesma forma que eu não gosto de ver nutricionistas a prescrever treinos (porque não estudaram para isso), também acho que o treinador de futebol deve ter o seu lugar cimentado. É uma questão de valorização da profissão.

EDIT: Falei no caso do PT, apenas como exemplo. Por ser a minha área. Mas funciona assim em tantas outras.

Eu também tenho cartão de condução de ligeiros e não é por isso que me é permitido conduzir qualquer mota ou pesado.

Editado por Kluivert

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kluivert, há 5 minutos:

Ou seja um treinador de futebol não precisa de conhecimento? Não estou a dizer que é nos cursos que o vai adquirir mas é uma base. Que isto no fundo é mais uma burocracia que outra coisa é. Mas tem que ser regulamentado.

Ser treinador de formação é igual a ser treinador de seniores? Ser treinador na distrital é igual a ser treinador profissional na primeira liga?

Da mesma forma que eu não gosto de ver nutricionistas a prescrever treinos (porque não estudaram para isso), também acho que o treinador de futebol deve ter o seu lugar cimentado. É uma questão de valorização da profissão.

Exacto. Estás a falar de coisas diferentes. 

O João Pereira tem curso de treinador. Não tem o que eles querem €€ mas não é curso de treinador de natação. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kluivert, há 20 minutos:

EDIT: Falei no caso do PT, apenas como exemplo. Por ser a minha área. Mas funciona assim em tantas outras.

Eu também tenho cartão de condução de ligeiros e não é por isso que me é permitido conduzir qualquer mota ou pesado.

Eu acho que há bastantes áreas/profissões em que faz todo o sentido ser necessário ter algum tipo de habilitação/curso formal. Não me parece é que ser treinador de jogadores séniores profissionais seja uma delas.

Pegando no exemplo que dás, que é a extensão do exemplo que o tipo da ANTF já deu quando a coisa aconteceu com o Amorim... é verdade. Mas importa saber porquê. E a resposta é óbvia, claro. Uma pessoa não pode conduzir sem carta porque fazê-lo coloca em perigo a sociedade, já que um erro de alguém na estrada pode ter consequências enormes noutras pessoas. A mesma lógica aplica-se para alguém que só tenha carta de ligeiros e queira conduzir um pesado. Mesmo que haja quem até tenha competência para tal sem a carta, o risco colocado à sociedade de universalizar esse acto (permitir que o façam sem curso) é demasiado grande.

Há exemplos ainda mais extremos disto, como permitir a alguém ser médico sem as habilitações devidas. Mas também há exemplos no sentido contrário. Um programador, por exemplo, pode perfeitamente exercer a profissão sem ter qualquer tipo de habilitação formal. A empresa pode valorizar essas habilitações e apenas contratar programadores que as tenham, mas nada as impede de contratarem um auto-didata que demonstre conhecimento. E, como aqui o risco social de que falei acima não se coloca (ou coloca-se a um nível ínfimo), faz todo o sentido que assim seja.

Isto tudo para dizer que ainda não vi um argumento convincente para que a situação de um treinador sénior de futebol seja substancialmente diferente da de um programador. Ou de um treinador da NBA (que, salvo erro, também não têm essa exigência formal). Distingo aqui 'sénior' porque, para treinar miúdos, até já vejo um possível argumento. Embora aí a habilitação requerida devesse ser bem mais pedagógica do que propriamente técnica. Mas para alguém que treina profissionais, o relevante é que seja competente - que aqui é um proxy para "produzir uma equipa que tenha resultados a um nível comparável ou superior ao da qualidade individual disponível". Se não o conseguir ser, a consequência é não cumprir os objectivos e perder o emprego.

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta sincera, quando falam de €€ falam de quê mesmo? Porque os treinadores podem ir tirar os cursos lá fora. Irlanda e Escócia, por exemplo são países bastante procurados.

@AndreSCP7 entendo tudo o que dizes e tocas no assunto de forma diferente. Porém, estamos a falar de algo que parece que só acontece em Portugal. Isto vem tudo regulamentado de cima.

Concordando ou não, a ANTF está a fazer o que lhes compete.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mocca, há 5 horas:

Uma curiosidade: vocês compram as nossas camisolas sem nome ou preferem estampá-las também, como eu, com o nome de algum jogador? Se sim, quem, e em qual camisola? Por exemplo, para mim, a principal está logo associada ao Gyökeres. Tem de ser ele na principal.

Tento comprar todos os anos desde que posso com o nome de algum jogador que me impressione no início da época ou que goste no geral e queira ficar com essa recordação. Falhei alguns por um motivo ou por outro. Dito isto:

Sporting Principal 14/15 - Nani

Sporting Alternativa 15/16 - Byan Ruiz

Sporting Alternativa 16/17 - William

Sporting Principal 19/20 - Bruno

Sporting Alternativa 20/21 - Porro

Sporting Alternativa 21/22 - Sarabia

Sporting Principal 23/24 - Gyokeres

Sporting Principal 24/25 - Hjulmand

Tenho mais uma oferecidas do Labyad e a do ano passado do Ronaldo sem nome mas nem conto com elas.

Quero comprar este ano a das taças das taças com o nome do Coates para ficar eternizado. Também gostava de uma do Bragança mas acho que ainda tenho tempo.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kluivert, há 2 horas:

Pergunta sincera, quando falam de €€ falam de quê mesmo? Porque os treinadores podem ir tirar os cursos lá fora. Irlanda e Escócia, por exemplo são países bastante procurados.

@AndreSCP7 entendo tudo o que dizes e tocas no assunto de forma diferente. Porém, estamos a falar de algo que parece que só acontece em Portugal. Isto vem tudo regulamentado de cima.

Concordando ou não, a ANTF está a fazer o que lhes compete.

Sim, isto é uma crítica mais geral. Não é a ANTF que cria esta obrigatoriedade.

Mas não só parecem estar claramente a favor deste status quo, pelas declarações do seu presidente, como (e esta é a maior crítica que lhes levanto), a oferta de cursos em Portugal é ridícula. Se não é culpa deles, que o digam. Mas o facto de muitos terem de ir tirar cursos aos países que indicas é absurdo. E é apenas mais uma barreira à entrada, a juntar à barreira de eles existirem sequer. Porque o João Pereira facilmente é inscrito e tem quem lhe banque o curso num desses lados, mas para um gajo qualquer Português que esteja a tentar ser treinador a trabalhar numa equipa 'normal' o custo disso (deslocações, alojamento mais o custp do curso) é incomportável 

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei confuso com a capa d'A Bola que diz que ha 4 jogadores para lançar.

é malta que vai ser promovida à equipa A ou que vao-se estrear na taça e voltam para a B?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 9 horas:

Tento comprar todos os anos desde que posso com o nome de algum jogador que me impressione no início da época ou que goste no geral e queira ficar com essa recordação. Falhei alguns por um motivo ou por outro. Dito isto:

Sporting Principal 14/15 - Nani

Sporting Alternativa 15/16 - Byan Ruiz

Sporting Alternativa 16/17 - William

Sporting Principal 19/20 - Bruno

Sporting Alternativa 20/21 - Porro

Sporting Alternativa 21/22 - Sarabia

Sporting Principal 23/24 - Gyokeres

Sporting Principal 24/25 - Hjulmand

Tenho mais uma oferecidas do Labyad e a do ano passado do Ronaldo sem nome mas nem conto com elas.

Quero comprar este ano a das taças das taças com o nome do Coates para ficar eternizado. Também gostava de uma do Bragança mas acho que ainda tenho tempo.

Boas escolhas de nomes. Se comprasse regularmente também ia por essa linha. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Fiquei confuso com a capa d'A Bola que diz que ha 4 jogadores para lançar.

é malta que vai ser promovida à equipa A ou que vao-se estrear na taça e voltam para a B?

Arreiol, Simões, um central dos que já tem treinado com os A, Gabri? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de saidex, há 17 minutos:

Estava só a tentar adivinhar com base nos 4 que dizia a notícia do Jimpo :mrgreen: Mas também não me admirava que, dos que disse, saísse o tal central para entrar um homem mais avançado. 

O Mauro Couto joga mais em que posição afinal?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 16 minutos:

Estava só a tentar adivinhar com base nos 4 que dizia a notícia do Jimpo :mrgreen: Mas também não me admirava que, dos que disse, saísse o tal central para entrar um homem mais avançado. 

O Mauro Couto joga mais em que posição afinal?

Na posição do Trincão, penso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 minutos:

Na posição do Trincão, penso

Outro canhoto? 😥

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AndreSCP7, há 9 horas:

Sim, isto é uma crítica mais geral. Não é a ANTF que cria esta obrigatoriedade.

Mas não só parecem estar claramente a favor deste status quo, pelas declarações do seu presidente, como (e esta é a maior crítica que lhes levanto), a oferta de cursos em Portugal é ridícula. Se não é culpa deles, que o digam. Mas o facto de muitos terem de ir tirar cursos aos países que indicas é absurdo. E é apenas mais uma barreira à entrada, a juntar à barreira de eles existirem sequer. Porque o João Pereira facilmente é inscrito e tem quem lhe banque o curso num desses lados, mas para um gajo qualquer Português que esteja a tentar ser treinador a trabalhar numa equipa 'normal' o custo disso (deslocações, alojamento mais o custp do curso) é incomportável 

Completamente de acordo. Eu tenho o nível I, e tirar o nível II ainda se faz.

A partir daí começam as complicações. Há poucos cursos, poucas vagas e os critérios de seleção acabam por reduzir a um leque muito pequeno.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 8 minutos:

Esse não está a treinar com a principal para já, passei os olhos pela lista dos que estavam neste período e nao tava

Sim. Acho que provavelmente desses 5 falados devem estar todos nas seleções jovens.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de saidex, há 50 minutos:

Sim. Acho que provavelmente desses 5 falados devem estar todos nas seleções jovens.

O Taibo está a treinar com a A, mas é o caso dos outros 4 sim

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Agora:

Fokobo! Onde anda esse man? 😂

Retirado 😞 

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...