Tibraco Publicado 23 Setembro 2024 Citação de Petar Musa, há 2 minutos: Não me querendo meter muito na vossa discussão, mas não concordo nada com o bold. Tu ganhavas a Intertoto quase sem querer. Pior, podias ter que dividir o título com outros 2. Aquilo dava troféu sequer? De resto, concordo na integra com tudo o que dizes. Um caneco no museu (o que contradiz o que disse sobre a Intertoto se houver troféu, admito) vale muito mais que presenças em finais. Se levares isso à letra, tens de afirmar que vencer uma supertaça ao Rio Ave tem mais valor do que perder uma Champions frente ao Real Madrid. E ninguém cai no ridículo de afirmar tal coisa. 1 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 23 Setembro 2024 O Sporting é dominador como aquele Benfica do JJ foi e como aquele Porto do AVB foi. É por aí. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 23 Setembro 2024 (editado) Citação de Mica, há 9 minutos: Um troféu vale mais que uma presença na final, eu isso também concordo facilmente. Mas o Sporting não pode fazer nada equivalente ao FC Porto de 10/11 porque não está na Liga Europa, portanto o problema da conversa está aí. Acho que todos concordamos que ganhar uma Champions é infinitamente mais meritório que ganhar uma LE, mas por outro lado não existe nenhuma fase da Champions onde possas chegar e possas dizer "chegar aqui ou ganhar a LE é equivalente". O Sporting pode vencer a Champions 😄 Pá, se apanhar um alinhamento como o Benfica há 2 anos atrás, pode acontecer. Há poucos anos tivemos o Ajax a minutos de chegar à final, tivemos o Villarreal em 2022. Eu não sou pessimista em dizer que as equipas portuguesas não podem voltar a ganhar a Champions a médio prazo. Têm é que se ter equipas super competentes, alguma sorte caminho e não ter a mentalidade de ou Liga ou Europa. EDIT: estou a comparar os títulos e a deixar a invencibilidade de lado da comparação. Editado 23 Setembro 2024 por Petar Musa 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 23 Setembro 2024 Citação de Tibraco, há 7 minutos: Se levares isso à letra, tens de afirmar que vencer uma supertaça ao Rio Ave tem mais valor do que perder uma Champions frente ao Real Madrid. E ninguém cai no ridículo de afirmar tal coisa. À letra sim, mas é relativamente simples perceber a que escopo ele se limita para fazer aquela comparação. Compara maçãs com maçãs, ie. LC, LE, LC. Citação de Petar Musa, há 1 minuto: O Sporting pode vencer a Champions 😄 Pá, se apanhar um alinhamento como o Benfica há 2 anos atrás, pode acontecer. Há poucos anos tivemos o Ajax a minutos de chegar à final, tivemos o Villarreal em 2022. Eu não sou pessimista em dizer que as equipas portuguesas não podem voltar a ganhar a Champions a médio prazo. Têm é que se ter equipas super competentes, alguma sorte caminho e não ter a mentalidade de (ou Liga ou Europa) Se o Sporting vencer a Champions não é equivalente ao Porto ter ganho a LE. É muito mais meritório, sem qualquer tipo de comparação possível. Logo agora, neste formato com mais jogos e equipas cada vez mais ricas. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 23 Setembro 2024 (editado) Citação de Mica, há 2 minutos: Se o Sporting vencer a Champions não é equivalente ao Porto ter ganho a LE. É muito mais meritório, sem qualquer tipo de comparação possível. Logo agora, neste formato com mais jogos e equipas cada vez mais ricas. Sim, claro. Seria algo para ser colocado ao nível do Porto do Mourinho de 2004. EDIT: o que vamos concluir é que tinhas razão no inicio, não dá para fazer uma comparação justa entre as 2 equipas Editado 23 Setembro 2024 por Petar Musa 2 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 23 Setembro 2024 Citação de Petar Musa, há 1 minuto: Sim, claro. Seria algo para ser colocado ao nível do Porto do Mourinho de 2004. Exatamente, nível esse que ainda ninguém chegou na Liga dos Campeões. Diria que o Ajax em 95 poderia ser incluído aí mas haviam muito menos jogos. O de 18/19 esteve muito perto. De resto não vi mais ninguém. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 23 Setembro 2024 Citação de Mica, há 1 minuto: À letra sim, mas é relativamente simples perceber a que escopo ele se limita para fazer aquela comparação. Compara maçãs com maçãs, ie. LC, LE, LC. Mas assim é fácil. Todos concordam que ganhar o troféu é melhor do que ir à final. Se ir às meias da Champions tem mais mérito do que ganhar a LE? Para mim, sim, embora reconheça que seja bastante relativo. Mas o ponto aqui seria defender que o Sporting, não podendo ganhar a LE, pode fazer uma época histórica tal como a do AVB. Da maneira que o Happy vê as coisas, ou ganham a Champions ou a época seria sempre vista como inferior à do AVB e eu não partilho dessa visão. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 23 Setembro 2024 (editado) Este Sporting e o Sporting do JJ são dois "animais" completamente diferentes. O Sporting do JJ jogava um futebol mais "trabalhado", com menos risco, mais posse e atacava com mais certeza. Este Sporting do Ruben lembra-me mais o Bayern do Jupp na forma como encara o jogo. Mais risco, mais entusiasmo, mais pressa na recuperação de bola e mais direto a chegar perto da area. Um dominava mais pelo que fazia com a bola e outro mais pelo que faz sem a bola. Editado 23 Setembro 2024 por SAS_Robben 2 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 23 Setembro 2024 Citação de Tibraco, há 1 minuto: Mas assim é fácil. Todos concordam que ganhar o troféu é melhor do que ir à final. Se ir às meias da Champions tem mais mérito do que ganhar a LE? Para mim, sim, embora reconheça que seja bastante relativo. Mas o ponto aqui seria defender que o Sporting, não podendo ganhar a LE, pode fazer uma época histórica tal como a do AVB. Da maneira que o Happy vê as coisas, ou ganham a Champions ou a época seria sempre vista como inferior à do AVB e eu não partilho dessa visão. Isso eu concordo inteiramente contigo. E a parte das meias da Champions ser equivalente a ganhar a LE também concordo que seja relativo. Na minha opinião nem sequer é comparável, sem desprimor para um ou outro feito. A meu ver não existe um equivalente, diria que seria uma excelente campanha apenas. 1 Compartilhar este post Link para o post
Boitswana Publicado 23 Setembro 2024 Este Sporting até é mais avassalador que aquele Porto do AVB, com Moutinho, Hulk, James e Falcão, e que limpou todas as competições que disputou nessa época. Se por um lado isto pode ser encarado como um tremendo elogio ao trabalho do Amorim, tb diz bem da qualidade da nossa Liga. Caiu a pique, são jogos consecutivos sem história, onde a única dúvida que fica é perceber a que minuto o Sporting marcará o 1º e em quantos acaba. Sinceramente fico preocupado porque isto mais parece um nível competitivo da Scottish Premiership. É bater em mortos, literalmente. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 23 Setembro 2024 Este Sporting é de longe o melhor da era moderna. É melhor que o de 15/16 nos pontos mais fortes dessa equipa, é muito mais sólido e versátil nos restantes capítulos do jogo. Mas isso, para efeitos de vitória, não vale nada. Não se ganham títulos com 6 jornadas e um jogo de Champions. 10 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 23 Setembro 2024 Citação de Poeira, há 2 minutos: Este Sporting é de longe o melhor da era moderna. É melhor que o de 15/16 nos pontos mais fortes dessa equipa, é muito mais sólido e versátil nos restantes capítulos do jogo. Mas isso, para efeitos de vitória, não vale nada. Não se ganham títulos com 6 jornadas e um jogo de Champions. Até por isso invoquei o exemplo do Benfica em 09/10. Se não estou em erro entraram a matar no campeonato, por esta altura já tinham dado o 8-1 ao Vitória FC, e penso que também chegaram a dar 5 ao Everton até finais de setembro. De um modo geral as coisas acabaram bem para esse Benfica como infelizmente acho que vão acabar para o Sporting. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 23 Setembro 2024 Citação de Poeira, há 1 hora: Este Sporting é de longe o melhor da era moderna. É melhor que o de 15/16 nos pontos mais fortes dessa equipa, é muito mais sólido e versátil nos restantes capítulos do jogo. Mas isso, para efeitos de vitória, não vale nada. Não se ganham títulos com 6 jornadas e um jogo de Champions. Estamos todos a bordo do hype train desta equipa, e ele vai com uma brita do crl, é normal o pessoal andar a fazer comparações estapafúrdias. Mas concordo inteiramente com o que disseste e espero mesmo que seja este discurso que ande lá dentro. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 23 Setembro 2024 Citação de Tibraco, há 3 horas: Claro que é uma questão intangível, mas se o Sporting atingir as meias da Champions tem menos valor do que a Liga Europa ganha pelo Porto? Genial. Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 23 Setembro 2024 @HappyKing concordo com todo o teu argumento tirando isso da Intertoto. Não é comparável a uma Liga Conferência, de todo. Aquilo era uma competição demasiado estranha para contar mais que umas meias de Champions ou assim. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 23 Setembro 2024 Mas alguém valoriza realmente a Intertoto? 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 23 Setembro 2024 Citação de Jamarcus, há 14 minutos: @HappyKing concordo com todo o teu argumento tirando isso da Intertoto. Não é comparável a uma Liga Conferência, de todo. Aquilo era uma competição demasiado estranha para contar mais que umas meias de Champions ou assim. Eu tinha ideia errada da Intertoto. Não sei porquê tinha ficado com a ideia que era uma espécie de Liga Conferência mas entretanto percebi que não era o caso. Ignora essa parte, estava errado aí. 2 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 23 Setembro 2024 Citação de HappyKing, há 3 horas: Eu referi a Intertoto para pegar no exemplo dele. Nos moldes atuais, para mim vencer uma liga Conferência vale mais do que chegar à final da Liga Europa. Nunca percebi nada da sistematização da Intertoto, mas se isto for o "troféu", diz muito da importância da competição... Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 23 Setembro 2024 A Intertoto era um torneio de verão, que ganhou impulso pelo facto do primeiro vencedor ter sido o Bordéus do Zidane e Lizarazu que depois foi à final da Taça UEFA. Achou-se que estava aí uma forma interessante de se fazer uma qualificação para a Taça UEFA enquanto as competições oficiais não começavam. No fundo, o título da Intertoto era um bilhete para participar na Taça UEFA e nada mais. Acho que só o JJ se lembra de ter ganho uma, os braguistas até se devem esquecer desse feito. 5 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 23 Setembro 2024 A Intertoto era uma competição de início de época que depois dava acesso à taça uefa. Daí ter mais do que um vencedor. Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 23 Setembro 2024 Citação de smashing_pumpkin , Agora: A Intertoto era uma competição de início de época que depois dava acesso à taça uefa. Daí ter mais do que um vencedor. Não é por isso. O "vencedor" da Intertoto seria o clube que mais longe chegasse na Taça Uefa. Ou seja, se dois clubes chegassem aos Oitavos, teria mais do que um vencedor. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 23 Setembro 2024 Citação de Duda34, há 5 minutos: Nunca percebi nada da sistematização da Intertoto, mas se isto for o "troféu", diz muito da importância da competição... Foi o que disse ao Jamarcus. Eu tinha ficado com uma ideia errada da Intertoto, por alguma razão. Retificando o argumento nos moldes atuais, para mim: Ganhar Liga conferência > Meias finais liga Europa Ganhar Liga Europa > Meias finais Liga dos campeões Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 23 Setembro 2024 Citação de Mica, há 4 minutos: A Intertoto era um torneio de verão, que ganhou impulso pelo facto do primeiro vencedor ter sido o Bordéus do Zidane e Lizarazu que depois foi à final da Taça UEFA. Achou-se que estava aí uma forma interessante de se fazer uma qualificação para a Taça UEFA enquanto as competições oficiais não começavam. No fundo, o título da Intertoto era um bilhete para participar na Taça UEFA e nada mais. Acho que só o JJ se lembra de ter ganho uma, os braguistas até se devem esquecer desse feito. O Belenenses ganhou a Intertoto em 75 (eram séries na altura, e ganhavam o 1 de cada série. Não dava acesso à UEFA, como mais tarde veio acontecer) 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 23 Setembro 2024 Citação de Duda34, há 27 minutos: Nunca percebi nada da sistematização da Intertoto, mas se isto for o "troféu", diz muito da importância da competição... Um diploma que à primeira vista parece um golden ticket do Charlie e a fabrica de chocolate. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 23 Setembro 2024 Não sei como ninguém falou do Porto do Mou. Aquele 4-1 à Lázio foi algo incrível. Por comparação o AVB no 5-1 ao Villarreal também foi muito bom. Quer o rolo compressor do Jesus e este Amorimball são lindos de se ver, mas sinto que falta aquele jogo de afirmação europeia. Compartilhar este post Link para o post