Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Simeone

[Liga Portugal Moreirense FC 2-1 Sporting CP (RF)

Publicações recomendadas

Há 10-15 anos tínhamos o Mourinho, o AVB e o Leonardo em grandes clubes da Europa. Agora temos o Amorim e o Paulo Fonseca. Não me parece que tenha mudado muita coisa, o que mudou mais foi uma fase de grande afirmação de treinadores alemães e um ligeiro declínio dos italianos (e mesmo assim é discutível)

Eu entendo que haja um certo receio de endeusamento desmerecido aos treinadores portugueses que impeça a entrada de ideias novas de fora, mas acho que está tudo mais ou menos na mesma. O futebol tendo o destaque absurdo na nossa sociedade, e visto até dum ponto de vista relativamente analítico e intelectual por muitos, favorece o aparecimento de novas personalidades. Não acontece é todos os anos, como não aparecem Ronaldos todos os anos

Compartilhar este post

Link para o post

Temos muitos mais treinadores portugueses a treinar nas grandes ligas do que há 10 anos atrás.

Basta olhar para a atual melhor liga do mundo, a Premier League. Acho que estão a ser uns velhos com discurso “antigamente é que era bom”

Editado por Ego Sum
  • Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 18 minutos:

Há 10-15 anos tínhamos o Mourinho, o AVB e o Leonardo em grandes clubes da Europa. Agora temos o Amorim e o Paulo Fonseca. Não me parece que tenha mudado muita coisa, o que mudou mais foi uma fase de grande afirmação de treinadores alemães e um ligeiro declínio dos italianos (e mesmo assim é discutível)

Eu entendo que haja um certo receio de endeusamento desmerecido aos treinadores portugueses que impeça a entrada de ideias novas de fora, mas acho que está tudo mais ou menos na mesma. O futebol tendo o destaque absurdo na nossa sociedade, e visto até dum ponto de vista relativamente analítico e intelectual por muitos, favorece o aparecimento de novas personalidades. Não acontece é todos os anos, como não aparecem Ronaldos todos os anos

O que acho é que nenhum treinador de fora vem para cá fazer melhor, tendo em conta aquilo que conseguimos pagar.

O Schmidt é um bom exemplo, foi o treinador possível para o orçamento do Benfica, vinha com alguns bons trabalhos e um CV tão bom ou melhor que alguns nomes lá de fora que se falam aqui de vez em quando, sobretudo quando o @Boitswana  decide abrir o livro. No fim do dia, o Schmidt não foi o pior treinador do Mundo mas não veio fazer algo que um bom treinador português não fizesse.

Eu acho que estamos praticamente iguais em relação há 10 anos, e muito, mas muito melhores que há 25/30 anos atrás, ou mesmo qualquer outro período da história do futebol.

O que acho que tolda um bocado o pessoal é que houve uma altura em que o Mourinho dava cartas por onde passava ao mesmo tempo que aparecia AVB, e depois LJ a ganhar no Mónaco, e criou-se a ideia que daí para a frente foi sempre a descer, quando na verdade o que aconteceu é que tanto o AVB como o LJ foram colocados num pedestal e acabaram por não confirmar o que se esperava deles (sobretudo o primeiro) e o Mourinho foi perdendo brilho. Tudo o resto ficou igual ou até melhorou.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Eu ontem estava tão chocado com o que vi que até disse que preferia o Paulo Bento mas hoje, já com distanciamento da aberração de ontem, fico enjoado só de pensar no seu regresso ao sporting.

@smashing_pumpkin castigado!

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Eu ontem estava tão chocado com o que vi que até disse que preferia o Paulo Bento mas hoje, já com distanciamento da aberração de ontem, fico enjoado só de pensar no seu regresso ao sporting.

Bem me estava a parecer 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 19 minutos:

Bem me estava a parecer 😅

De qualquer modo tenho que admitir que faria melhor que o JP.

Já agora, o Paulo Bento é um bom exemplo de tudo o que um treinador e uma direcção não devem saber. O estatuto que ele tinha no sporting (muito devido ao que fez como treinador) e a marca com que ficou, é algo de inacreditável.

Outra curiosidade é que ele vem dos juniores para a equipa principal, após golpe palaciano ao Peseiro e Dias da Cunha.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 9 horas:

De qualquer modo tenho que admitir que faria melhor que o JP.

Já agora, o Paulo Bento é um bom exemplo de tudo o que um treinador e uma direcção não devem saber. O estatuto que ele tinha no sporting (muito devido ao que fez como treinador) e a marca com que ficou, é algo de inacreditável.

Outra curiosidade é que ele vem dos juniores para a equipa principal, após golpe palaciano ao Peseiro e Dias da Cunha.

O Peseiro transitou para 05/06 mas parece-me que foi "só" pela chegada à final da Taça UEFA...o desempenho do Sporting nessa época estava a ser miserável, recordo-me que o Paulo Bento entra e o Sporting melhora bastante.

E sim, bem recordado, é um caso de um treinador com zero experiência no futebol sénior que singra.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

O Peseiro transitou para 05/06 mas parece-me que foi "só" pela chegada à final da Taça UEFA...o desempenho do Sporting nessa época estava a ser miserável, recordo-me que o Paulo Bento entra e o Sporting melhora bastante.

E sim, bem recordado, é um caso de um treinador com zero experiência no futebol sénior que singra.

Apesar do campeonato fraco, ele perde-o no fim, dias antes da uefa. Esse sporting tanto dava um recital com um futebol incrível como fazia jogos horríveis.

Curiosamente o Paulo Bento consegue ali umas boas épocas mas nunca conseguiu estar em primeiro lugar.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 18 horas:

Temos treinadores na Inglaterra e Itália dentro dos big-5. 3 treinadores venceram a Libertadores nos últimos 5/6 anos, um deles por 2x.

Quantos países tem assim tantos treinadores espalhados pelo mundo para que de repente a qualidade do treinador português seja insignificante?

Em relação há 10 anos, o que mudou fundamentalmente? Leonardo Jardim foi para França mas agora está num clube remoto; o VP não singrou na oportunidade que teve na Europa e nunca fez nada de especialmente relevante; o AVB ainda deu algumas cartas na Inglaterra, França e Rússia, mas não chegou ao nível que todos achávamos que ia chegar. Acho que não me está a faltar ninguém.

Sinceramente, antes do José Mourinho nunca estivemos no nível que estamos agora, e mesmo durante a era José Mourinho talvez nos possamos lograr do tempo em que este estava no Real Madrid ao mesmo tempo que o AVB bateu um recorde de pontos qualquer no Tottenham e o Leonardo Jardim era campeão no Mónaco.

Dos países mais relevantes no futebol, consigo ver a Espanha, Itália e Alemanha à nossa frente. Os Países Baixos sempre foram uma potência a exportar treinadores e ainda tem um pequeno edge sobre nós. De resto, acho que vimos logo a seguir. Nada mau para a nossa dimensão, não achas? Dos anos 90 para trás não podias dizer isto, tiveste o Artur Jorge a ganhar um título pelo PSG e pouco mais.

Eu só referi que os "bons" treinadores que aparecem hoje, nas equipas médias e pequenas em Portugal são mais fracos e em menor quantidade comparado com há 10 anos (ou 15, como quiserem).

Compartilhar este post

Link para o post

Vi várias pessoas neste tópico a criticarem a escolha do JP e a dizer que o Sporting devia ter ido para um treinador experiente. Acho que isso é um bocado fácil falar agora e que não era nada claro há um mês atrás. O próprio Amorim não era nada experiente, tinha um perfil muito parecido exceto ter feito uns 10 jogos no Braga, e esta transição necessitava dum treinador que estivesse confortável em treinar um plantel montado para um 3-4-3 que não é nada usual em Portugal (nem no futebol europeu), aliás em Portugal quase ninguém joga com 3 centrais sequer. No papel o João Pereira fazia sentido

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 5 minutos:

que não é nada usual em Portugal (nem no futebol europeu), aliás em Portugal quase ninguém joga com 3 centrais sequer

Que exagero. Hoje em dia quer na Europa quer cá jogam a 3. Cá muito por influência do Amorim mas jogam. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 6 minutos:

Vi várias pessoas neste tópico a criticarem a escolha do JP e a dizer que o Sporting devia ter ido para um treinador experiente. Acho que isso é um bocado fácil falar agora e que não era nada claro há um mês atrás. O próprio Amorim não era nada experiente, tinha um perfil muito parecido exceto ter feito uns 10 jogos no Braga, e esta transição necessitava dum treinador que estivesse confortável em treinar um plantel montado para um 3-4-3 que não é nada usual em Portugal (nem no futebol europeu), aliás em Portugal quase ninguém joga com 3 centrais sequer. No papel o João Pereira fazia sentido

O Amorim era inexperiente, mas nos poucos jogos que fez no Braga já tinha vencido uma Taça da Liga e ganhou duas vezes ao Porto, duas vezes ao Sporting e uma ao Benfica. O João Pereira não tem currículo nenhum a que se agarrar, foi uma fé cega. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 1 minuto:

O Amorim era inexperiente, mas nos poucos jogos que fez no Braga já tinha vencido uma Taça da Liga e ganhou duas vezes ao Porto, duas vezes ao Sporting e uma ao Benfica. O João Pereira não tem currículo nenhum a que se agarrar, foi uma fé cega. 

O Guardiola também só tinha treinado o Barcelona B, e nem sei se chegou a fazer a época toda.

Acho que este é o típico caso de se jogar totobola à segunda-feira, há casos de sucesso e outros de insucesso. A experiência ter sido falhada pode ter sido por uma má avaliação da estrutura, e provavelmente do Amorim também, que acredito que deve ter trabalhado com o JP e deve ter dado a sua opinião.

Não é por ter vindo da terceira divisão ou por só ter sido adjunto (caso do treinador do Porto).

Nem vejo ninguém minimamente confiante para atirar um nome que tenha CV qb para pegar no Sporting após a saída do Amorim. O único nome que se ouve falar mais é do Abel mas até duvido que queira vir para o Sporting agora, sendo que na altura da saída do Amorim certamente não viria para cá.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 10 minutos:

O Guardiola também só tinha treinado o Barcelona B, e nem sei se chegou a fazer a época toda.

Acho que este é o típico caso de se jogar totobola à segunda-feira, há casos de sucesso e outros de insucesso. A experiência ter sido falhada pode ter sido por uma má avaliação da estrutura, e provavelmente do Amorim também, que acredito que deve ter trabalhado com o JP e deve ter dado a sua opinião.

Não é por ter vindo da terceira divisão ou por só ter sido adjunto (caso do treinador do Porto).

Nem vejo ninguém minimamente confiante para atirar um nome que tenha CV qb para pegar no Sporting após a saída do Amorim. O único nome que se ouve falar mais é do Abel mas até duvido que queira vir para o Sporting agora, sendo que na altura da saída do Amorim certamente não viria para cá.

Isso são raridades, são exatamente essas exceções que confirmam a regra. Não há milagres todos os dias... É óbvio que um treinador não ter grandes - ou, melhor dizendo, nenhumas - provas dadas é um fator que exponencia bastante o risco de correr mal. Se há quatro anos se justificava um go big or go home depois de andarmos com Silas e afins, creio que agora não havia essa necessidade.

Neste momento, o Sporting tem dinheiro para comprar reforços a sério, tem um plantel extremamente completo, tem o melhor jogador do campeonato e, depois destas derrotas, até a pressão para o treinador que aí vier já está bastante mais controlada. Candidatos não faltarão. A opção mais sensata parece-me o Abel, que já não tem nada a provar no Brasil, mas dificilmente dará o salto diretamente da América do Sul para uma grande liga.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu metia as fichas todas no Potter. 

A única coisa que poderia ser um bocado mais estranha ou problemática ao início seria a língua, é mais fácil teres um tuga a falar para 20 gajos que ou falam de forma nativa ou entendem bem, e mais alguém traduzir para mais 4 ou 5, do que o contrário. 

Editado por JGabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 13 minutos:

Isso são raridades, são exatamente essas exceções que confirmam a regra. Não há milagres todos os dias... É óbvio que um treinador não ter grandes - ou, melhor dizendo, nenhumas - provas dadas é um fator que exponencia bastante o risco de correr mal. Se há quatro anos se justificava um go big or go home depois de andarmos com Silas e afins, creio que agora não havia essa necessidade.

Neste momento, o Sporting tem dinheiro para comprar reforços a sério, tem um plantel extremamente completo, tem o melhor jogador do campeonato e, depois destas derrotas, até a pressão para o treinador que aí vier já está bastante mais controlada. Candidatos não faltarão. A opção mais sensata parece-me o Abel, que já não tem nada a provar no Brasil, mas dificilmente dará o salto diretamente da América do Sul para uma grande liga.

Olha que há mais, não são necessariamente raridades, aliás no próprio Barça vem de seguida o malogrado Tito Vilanova. O Sporting também teve o Paulo Bento, embora não um exemplo de enorme sucesso, a verdade é que até chegou a ser cobiçado pelo FC Porto pelo menos durante duas épocas até nos termos virado para o Mano Menezes (vá-se lá saber porquê).

Zidane foi parecido ao Guardiola, enfim, acho que numa estrutura que sabe o que quer faz algum sentido promover o adjunto ou o treinador da B, se estiver alinhado com a filosofia do clube. Terá sido o que aconteceu com o JP, mas aparentemente houve um erro de avaliação. Não quer dizer que não tenha feito algum sentido.

Quanto ao Abel, ele nunca viria antes de terminar o Brasileirão, pelo que teriam pelo menos de ter um interino pelo meio. E não estou assim tão certo que queira vir para o Sporting, apesar de ser um Sporting muito mais estável do que aquele que ele encontrou quando cá esteve, e claramente uma equipa de Champions.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Olha que há mais, não são necessariamente raridades, aliás no próprio Barça vem de seguida o malogrado Tito Vilanova. O Sporting também teve o Paulo Bento, embora não um exemplo de enorme sucesso, a verdade é que até chegou a ser cobiçado pelo FC Porto pelo menos durante duas épocas até nos termos virado para o Mano Menezes (vá-se lá saber porquê).

Zidane foi parecido ao Guardiola, enfim, acho que numa estrutura que sabe o que quer faz algum sentido promover o adjunto ou o treinador da B, se estiver alinhado com a filosofia do clube. Terá sido o que aconteceu com o JP, mas aparentemente houve um erro de avaliação. Não quer dizer que não tenha feito algum sentido.

Quanto ao Abel, ele nunca viria antes de terminar o Brasileirão, pelo que teriam pelo menos de ter um interino pelo meio. E não estou assim tão certo que queira vir para o Sporting, apesar de ser um Sporting muito mais estável do que aquele que ele encontrou quando cá esteve, e claramente uma equipa de Champions.

O brasileirao acaba amanhã.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 6 minutos:

O brasileirao acaba amanhã.

Exatamente, acaba amanhã, não acabou no dia 11 de novembro. Por isso teriam sempre de ter um interino e teriam sempre de passar por isto se a escolha fosse o JP como interino.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Com isto do Mundial de Clubes duvido muito que o Abel queira sair de lá. Acho que eles vão levar aquilo muito a sério.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 horas:

Que exagero. Hoje em dia quer na Europa quer cá jogam a 3. Cá muito por influência do Amorim mas jogam. 

Até o clube da minha terrinha esta época joga em 343 ou 3421.

Compartilhar este post

Link para o post

Crl, mas porque é que ainda continuo a ler o nome do Abel? 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 5 horas:

O Sporting naquela altura também era muito mas muito diferente do que este. Ali se corresse mal eram "só" 10 milhões que iam à vida. Aqui a correr mal é o bicampeonato, taças, uma boa prestação na liga dos campeões e todos os ativos que há no clube a levarem um rombo do crl.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 11 horas:

Citação de Longineu, há 6 horas:

O Sporting naquela altura também era muito mas muito diferente do que este. Ali se corresse mal eram "só" 10 milhões que iam à vida. Aqui a correr mal é o bicampeonato, taças, uma boa prestação na liga dos campeões e todos os ativos que há no clube a levarem um rombo do crl.

Para não falar que já foi uma jogada de desespero do Varandas. Estava tudo a arder e o clube não tinha dinheiro, não havia mais nada a perder, se não resultasse o Varandas era corrido e era.

Para não falar que as escolhas anteriores foram o Silas e o Leonel Pontes.

Editado por JGabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...