Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tio Hans

Europe Universalis

Publicações recomendadas

Citação de Che, há 10 horas:

Existe algo do género para android?

Nao e bem a mesma coisa, mas os European War da Google Playstore sao engracados.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, Em 13/04/2022 at 10:17:

Reminder que hoje é o último dia para comprar o Bundle. Comprei o meu ontem.

Comprei também, obrigado pelo aviso. Já tinha o jogo base por causa do pack que comprei na altura para ter o Crusader Kings II.

Sempre acompanhei o tópico e vi uns vídeos, pareceu-me ser algo que eventualmente vá jogar, apesar da curva de aprendizagem gigante.

Editado por Ego Sum
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Peguei nisto ontem. Correu melhor do que estava à espera.

Há algumas semelhanças com o Crusader Kings com o qual estou bastante à vontade em termos de interface, o que ajuda a ter a intuição de saber onde procurar as coisas.

Andei também a ver bastantes vídeos no Youtube com tutoriais, para mim o que ajudou mais em termos de estratégia foi o que deixei abaixo. Learn by doing.

Acabei por me aliar a Aragão e França e detonar Castela logo nas primeiras décadas.

Com Portugal em 1500 já tinha o mapa do mundo todo descoberto em termos de mar. Comecei a roubar mapas para desbloquear a parte de terra do Brazil, Colombia, Congo, etc. Em termos de território tinha metade da península ibérica, Ceuta e Tanger, e algumas colónias (Cabo Verde, Costa do Marfim, Luanda, Cidade do Cabo, um delas na zona de Moçambique, Mauricias, e umas 2 no Brazil).

O ponto negativo é o mesmo do Crusader Kings. A determinado momento parece que o jogo nos quer bloquear de continuar a crescer.

Em 1505 começou o descalabro. Peasant War, Stability só por causa disso cai de +3 para -3, e depois dá em Unrest constantemente pelo território.

Além disso o Manpower está sempre no 0 pq os 200 homens de reforço mensal é muito pouco e vão para repor unidades perdidas.

Como é suposto gerir isto?

Também não estou muito à vontade com os conceitos de territory tornado Core ou tornar um State, e se é benéfico ou não. Apesar de dar receita parece-me dar muito Unrest.

______

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 11 horas:

Em 1505 começou o descalabro. Peasant War, Stability só por causa disso cai de +3 para -3, e depois dá em Unrest constantemente pelo território.

Além disso o Manpower está sempre no 0 pq os 200 homens de reforço mensal é muito pouco e vão para repor unidades perdidas.

Quantity como 3ª ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a ter o meu melhor jogo de sempre com Portugal, consegui uma PU sobre França ainda no séc XV. Fui lutando contra a Austria (que herdou Burgundy), ainda antes do final do séc XV já tinha basicamente a Peninsula Ibérica toda dominada. Alianças com a Commonwealth e a Rússia ajudaram imenso até que, basicamente "do nada", fico com PUs sobre a Commonwealth e a Rússia.

Estou em 1650, os Otomanos foram expulsos da Europa, o Norte de África é basicamente todo meu, os Paises Baixos tb, a Inglaterra já foi "expulsa" para a Escócia e estou em primeiro nos GP com 5x o Development do 2º

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 2 horas:

Estou a ter o meu melhor jogo de sempre com Portugal, consegui uma PU sobre França ainda no séc XV. Fui lutando contra a Austria (que herdou Burgundy), ainda antes do final do séc XV já tinha basicamente a Peninsula Ibérica toda dominada. Alianças com a Commonwealth e a Rússia ajudaram imenso até que, basicamente "do nada", fico com PUs sobre a Commonwealth e a Rússia.

Estou em 1650, os Otomanos foram expulsos da Europa, o Norte de África é basicamente todo meu, os Paises Baixos tb, a Inglaterra já foi "expulsa" para a Escócia e estou em primeiro nos GP com 5x o Development do 2º

Isso agora para além da colonização, era ficar imperador do HRE, vassal swarm e tinhas aí material para world conquest talvez.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 24/04/2022 at 22:27:

Peguei nisto ontem. Correu melhor do que estava à espera.

Há algumas semelhanças com o Crusader Kings com o qual estou bastante à vontade em termos de interface, o que ajuda a ter a intuição de saber onde procurar as coisas.

Andei também a ver bastantes vídeos no Youtube com tutoriais, para mim o que ajudou mais em termos de estratégia foi o que deixei abaixo. Learn by doing.

Acabei por me aliar a Aragão e França e detonar Castela logo nas primeiras décadas.

Com Portugal em 1500 já tinha o mapa do mundo todo descoberto em termos de mar. Comecei a roubar mapas para desbloquear a parte de terra do Brazil, Colombia, Congo, etc. Em termos de território tinha metade da península ibérica, Ceuta e Tanger, e algumas colónias (Cabo Verde, Costa do Marfim, Luanda, Cidade do Cabo, um delas na zona de Moçambique, Mauricias, e umas 2 no Brazil).

O ponto negativo é o mesmo do Crusader Kings. A determinado momento parece que o jogo nos quer bloquear de continuar a crescer.

Também não estou muito à vontade com os conceitos de territory tornado Core ou tornar um State, e se é benéfico ou não. Apesar de dar receita parece-me dar muito Unrest.

______

Consegui dar a volta. Estava a cometer um erro muito noob, nunca tinha feito development de nada apesar de ter os Diplomatic e Military points quase no máximo. Depois de descobrir isso começou a correr melhor com mais dinheiro e neste momento tenho 15k de reservas em Manpower apesar de ter acabado de sair de uma guerra com Marrocos que tinha mais força que eu pq tinha aliança com os Mameluks e eu estava sozinho pq Aragão cancelou a aliança que tinha desde o início.

Esses também não perdem pela demora, vão levar uma coça. Pena terem aliado com Britanny, que tb é aliada da França o que faz com que a França não estava para aí virada, senão era uma sandwish.

Outro erro noob foi ter desbloqueado a missão que me deu Goa. Quando estava a passar pelo Unrest mencionado acima acabou por gerar lá uma rebelião e não conseguia meter lá tropas a tempo sem morrerem não sei quantos pelo caminho. Como é que se consegue reduzir naval attrition? Pelo que vi é 1% em costa e 10% em mar aberto. É com tecnologia que entretanto diminui? Acho que já li algures que a determinado momento há uma tecnologia que é tipo sal e laranjas, o que prevenia o escoburto e eventualmente aqui diminui a naval attrition.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 14 horas:

Isso agora para além da colonização, era ficar imperador do HRE, vassal swarm e tinhas aí material para world conquest talvez.

Fuck the HRE, o meu objetivo agora é acabar com a HRE e conseguir reformar o Império Romano

Compartilhar este post

Link para o post

Está aqui o mapa, não consigo meter direto pq excede o limite de upload de imagens https://ibb.co/NjN0Zwb

Fui seguindo as missões de Portugal, ficaram só duas por completar. Casa da Índia (interpretei mal, e já tinha criado States em vez de Trade Company) e Burma (faltava 1 província que ia conquistar na guerra em que estava quando acabou).

Basicamente:

Europa

• Penísula Ibérica
  • Provincias francesas de bloqueio nos Pirinéus

America do Sul

• Todo o continente (França tinha tb French Columbia, mas conquistei-lhes)

América central

• Caribe + Panamá

África

• Marrocos + Costa argelina
  • West Africa
  • East Africa
  • South Africa

Ásia

• Zona envolvente a Hormuz na península arábica
  • Índia, Ceilão, Myanmar, Tailândia
  • Metade da Indonésia, Filipinas, Malucas
  • Zona de Hong Kong, Macau e Taiwan (Flores)
  • Algumas provincias na Coreia e Japão

Oceania

• Australia + Papua Nova Guiné e algumas ilhas

América do Norte ainda meti lá os pés e criei colónia, mas acabei por perdê-la para os nativos. Como os trading nodes de lá não fluiam para Sevilha não liguei. No final acabaram por fazer uma revolução contra os nativos e criar New Portugal (independentes).

Europa fui me deixando ficar fora das confusões pq só me quis aliar a Provence (a azul claro com britânia e parte de Itália + Alemanha).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Este mês comecei novo save, comecei com a Holanda para criar os Países Baixos.

Foi mais desafiante do que o anterior com Portugal em que dominei tudo muito cedo e era de longe o mais forte na segunda metade do jogo.  Neste a primeira metade foi a conquistar a região dos países baixos toda mais umas províncias alemãs e fui batendo na Inglaterra e Portugal para roubar colónias. Os meus aliados foram desde o início a França e Dinamarca. Como precisava de uma província que França tinha para uma missão mais tarde acabei por ir para a guerra com eles, o que destabilizou completamente a balança na Europa. Depois de eu ganhar a guerra vieram os abutres tipo a Alemanha, o Papado e Kilwa e roubaram-lhes o que faltava.

Na segunda parte do jogo foi a completar a restante mission tree no sudeste asiático, a meio do século XVIII já tinha a mission tree toda feita.

Como está tudo feito e faltam umas 3 décadas para o save acabar vou acender o barril de pólvora e criar uma guerra mundial.

Vou ser eu, Dinamarca (Suécia junior partner), Otomanos, Rússia e Índia contra a Alemanha e aliados (por exemplo Espanha passou a junior partner deles devido a uma crise dinástica, e entretanto foram integrados como território). Vai ser bonito... A Alemanha sozinha tem 1M de homens, portanto é bom que os meus aliados estejam à altura.

Mapa na Europa: https://postimg.cc/VS7JNDbc

Num próximo save acho que vou à procura de uma nação mais desafiante, eventualmente fora da Europa, porque colonizadoras acho que já deu para perceber que dá para safar bem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 14 horas:

Este mês comecei novo save, comecei com a Holanda para criar os Países Baixos.

Foi mais desafiante do que o anterior com Portugal em que dominei tudo muito cedo e era de longe o mais forte na segunda metade do jogo.  Neste a primeira metade foi a conquistar a região dos países baixos toda mais umas províncias alemãs e fui batendo na Inglaterra e Portugal para roubar colónias. Os meus aliados foram desde o início a França e Dinamarca. Como precisava de uma província que França tinha para uma missão mais tarde acabei por ir para a guerra com eles, o que destabilizou completamente a balança na Europa. Depois de eu ganhar a guerra vieram os abutres tipo a Alemanha, o Papado e Kilwa e roubaram-lhes o que faltava.

Na segunda parte do jogo foi a completar a restante mission tree no sudeste asiático, a meio do século XVIII já tinha a mission tree toda feita.

Como está tudo feito e faltam umas 3 décadas para o save acabar vou acender o barril de pólvora e criar uma guerra mundial.

Vou ser eu, Dinamarca (Suécia junior partner), Otomanos, Rússia e Índia contra a Alemanha e aliados (por exemplo Espanha passou a junior partner deles devido a uma crise dinástica, e entretanto foram integrados como território). Vai ser bonito... A Alemanha sozinha tem 1M de homens, portanto é bom que os meus aliados estejam à altura.

Mapa na Europa: https://postimg.cc/VS7JNDbc

Num próximo save acho que vou à procura de uma nação mais desafiante, eventualmente fora da Europa, porque colonizadoras acho que já deu para perceber que dá para safar bem.

Escolhe uma nação ali na zona de Moçambique. Bem fixe (e bem complexo). Só para aí à décima tentativa é que atinei com aquilo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 40 minutos:

Escolhe uma nação ali na zona de Moçambique. Bem fixe (e bem complexo). Só para aí à décima tentativa é que atinei com aquilo.

Pré ou pós Origins? É que pós Origins há tags incriveis naquela zona.

Se bem que agora no 1.34 há tanta change que um gajo tem de pensar outra vez no que está a fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Maffu, há 15 minutos:

Pré ou pós Origins? É que pós Origins há tags incriveis naquela zona.

Se bem que agora no 1.34 há tanta change que um gajo tem de pensar outra vez no que está a fazer.

Deve ser pré Origins porque eu já não jogo há uns tempos e nem sei o que isso é.

Compartilhar este post

Link para o post

Para jogar em África mais vale ser com o Origins, pq dá mission trees e conteúdo a esses países. Assim de cabeça adicionaram à Etiópia, Mali, Songhai, Congo, acho que Kilwa tmb, etc. Já o novo DLC dá mission trees bastante interessantes a países da Escandinávia, Polónia, Lituânia, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 31 minutos:

Deve ser pré Origins porque eu já não jogo há uns tempos e nem sei o que isso é.

DLC que saiu em 2020/21, o spikey já explicou em cima. Super interessante para a zona, transforma por completo.

Citação de Spikey, há 6 minutos:

Para jogar em África mais vale ser com o Origins, pq dá mission trees e conteúdo a esses países. Assim de cabeça adicionaram à Etiópia, Mali, Songhai, Congo, acho que Kilwa tmb, etc. Já o novo DLC dá mission trees bastante interessantes a países da Escandinávia, Polónia, Lituânia, etc.

as novas mission trees são absolutamente broken. A mission tree da Suécia é ridiculamente OP.

Compartilhar este post

Link para o post

Que recomendações têm para alguém que não pega no jogo desde 2013/14? Na altura apenas existia a versão base do EU4, e deixei de jogar quando houve um update que partiu as colónias do meu save. Agora 8 anos e 500 expansões e patches depois, não sei bem por onde começar; a dúvida principal é, há algum DLC que seja essencial para as mecânicas de jogo funcionarem como é suposto? Ouvi muito sobre os DLCs serem parcialmente implementados no free patch que os acompanhava. Fora isso, quais são as maiores diferenças de gameplay introduzidas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hansy, Em 19/10/2022 at 14:20:

Que recomendações têm para alguém que não pega no jogo desde 2013/14? Na altura apenas existia a versão base do EU4, e deixei de jogar quando houve um update que partiu as colónias do meu save. Agora 8 anos e 500 expansões e patches depois, não sei bem por onde começar; a dúvida principal é, há algum DLC que seja essencial para as mecânicas de jogo funcionarem como é suposto? Ouvi muito sobre os DLCs serem parcialmente implementados no free patch que os acompanhava. Fora isso, quais são as maiores diferenças de gameplay introduzidas?

Há imensas. O mapa tem muito mais províncias e nações, as missões foram revolucionadas (agora há uma árvore por país e não umas missões aleatórias) e convidam-te a fazeres um jogo com um mínimo de rigor histórico, foram introduzidos os Estates, em que tens que agradar à nobreza, à burguesia e ao clero, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hansy, Em 19/10/2022 at 14:20:

É um jogo praticamente novo, desde 2014. 

Além do que ele diz há imensas mecânicas novas. Desde a forma como a governing capacity funciona, a forma como as fights são calculadas...

A forma como HRE é jogado foi totalmente revamped numa das extensões, as ideias foram totalmente mudadas, até mesmo parte da colonização foi mudada.

Isto também depende de que DLCs tens. Há vários DLCs essenciais.

reddit dá-te 1 breakdown ai do que quando uma faz.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...