Hansy Publicado 20 Outubro 2022 Citação de Tio Hans, há 3 horas: Há imensas. O mapa tem muito mais províncias e nações, as missões foram revolucionadas (agora há uma árvore por país e não umas missões aleatórias) e convidam-te a fazeres um jogo com um mínimo de rigor histórico, foram introduzidos os Estates, em que tens que agradar à nobreza, à burguesia e ao clero, etc. Citação de Maffu, há 3 horas: É um jogo praticamente novo, desde 2014. Além do que ele diz há imensas mecânicas novas. Desde a forma como a governing capacity funciona, a forma como as fights são calculadas... A forma como HRE é jogado foi totalmente revamped numa das extensões, as ideias foram totalmente mudadas, até mesmo parte da colonização foi mudada. Isto também depende de que DLCs tens. Há vários DLCs essenciais. reddit dá-te 1 breakdown ai do que quando uma faz. Obrigado a ambos :) ontem decidi começar uma campanha para experimentar por mim próprio essas diferenças, quando dei por mim já era madrugada... escusado será dizer que o bicho continua lá 😅 Já apanhei mecânicas novas dos cores, criação de estados/regiões, as mission trees, e imensas nações novas no mapa inicial. Também apanhei uma mecânica nova de evolução do governo que ficou bastante acessível. O que ainda não atinei foi com os Estates e Governing Capacity; os Estates já tive vários eventos que envolvem dar/tirar poder às facções, mas estou com dificuldade em perceber quão activamente devia estar a fazer concessões / mudar as parcelas. A Governing Capacity já vi mencionado em vários sítios que existe um limite mas estava a usar 0 e ainda não percebi para que serve. Em termos de DLCs também bati nessa thread, fiquei com a ideia que o Art of War e Common Sense são os mais importantes em termos de mecânicas base do jogo (sendo que já tenho o primeiro), e depois o resto depende um bocado do que gostas de fazer no jogo. O Emperor chamou-me a atenção por melhorar muita coisa na Europa, e o El Dorado porque gosto da ideia de criar uma custom nation, sendo que essa funcionalidade só se aplica à América do Norte, correcto? De momento estou na dúvida se compre esses DLCs, ou deixe para experimentar todos na subscrição mensal num save futuro, e aí fazer uma decisão mais informada (isto mais porque há uma steam sale a decorrer, mas certamente haverão mais oportunidades) No meu save, estou a começar a expandir dentro de Itália para eventualmente conseguir formar a Toscana. Comecei por comer os vassalos dos Papal States (Urbino e Perugia). Estava aliado a Aragão (+ Napoles), Génova, Veneza, Suíça e Mantua. Entretanto Castela entrou em Personal Union com Aragão e perdi o aliado mais forte, mas também significa que se conseguir substituir a aliança de Aragão com uma de Castela, devo trazer os dois vassalos atrás 😄 o outro percalço que tive é que o líder de Florença (que começa com stats excelentes, 6/6/5 se não estou em erro) morreu, e tive de substituir por um candidato básico (4/1/1). Tenho maneira de melhorar os stats dos candidatos a eleições? Recebi 3 candidatos com stats semelhantes, 4 num dos campos e 1 nos restantes. Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 20 Outubro 2022 Citação de Hansy, há 26 minutos: Obrigado a ambos :) ontem decidi começar uma campanha para experimentar por mim próprio essas diferenças, quando dei por mim já era madrugada... escusado será dizer que o bicho continua lá 😅 Já apanhei mecânicas novas dos cores, criação de estados/regiões, as mission trees, e imensas nações novas no mapa inicial. Também apanhei uma mecânica nova de evolução do governo que ficou bastante acessível. O que ainda não atinei foi com os Estates e Governing Capacity; os Estates já tive vários eventos que envolvem dar/tirar poder às facções, mas estou com dificuldade em perceber quão activamente devia estar a fazer concessões / mudar as parcelas. A Governing Capacity já vi mencionado em vários sítios que existe um limite mas estava a usar 0 e ainda não percebi para que serve. Em termos de DLCs também bati nessa thread, fiquei com a ideia que o Art of War e Common Sense são os mais importantes em termos de mecânicas base do jogo (sendo que já tenho o primeiro), e depois o resto depende um bocado do que gostas de fazer no jogo. O Emperor chamou-me a atenção por melhorar muita coisa na Europa, e o El Dorado porque gosto da ideia de criar uma custom nation, sendo que essa funcionalidade só se aplica à América do Norte, correcto? De momento estou na dúvida se compre esses DLCs, ou deixe para experimentar todos na subscrição mensal num save futuro, e aí fazer uma decisão mais informada (isto mais porque há uma steam sale a decorrer, mas certamente haverão mais oportunidades) No meu save, estou a começar a expandir dentro de Itália para eventualmente conseguir formar a Toscana. Comecei por comer os vassalos dos Papal States (Urbino e Perugia). Estava aliado a Aragão (+ Napoles), Génova, Veneza, Suíça e Mantua. Entretanto Castela entrou em Personal Union com Aragão e perdi o aliado mais forte, mas também significa que se conseguir substituir a aliança de Aragão com uma de Castela, devo trazer os dois vassalos atrás 😄 o outro percalço que tive é que o líder de Florença (que começa com stats excelentes, 6/6/5 se não estou em erro) morreu, e tive de substituir por um candidato básico (4/1/1). Tenho maneira de melhorar os stats dos candidatos a eleições? Recebi 3 candidatos com stats semelhantes, 4 num dos campos e 1 nos restantes. Os Estates dão-te buffs e debuffs. Basicamente dentro de cada uma tens opções para ganhar certas vantagens em troca de desvantagens. Normalmente são super uteis early game (por exemplo o extra mana point), em alguns casos o light ship power e até o strong dutchies para o extra relationship slot. Mas depende muito de save game para save game e daquilo que procuras. Os Estates também controlam crownland. Dependendo da crownland que tenhas ganhas buffs e debuffs, a partir de certas percentagens (como acho que - absolutism e - taxes) early game não é muito relevante, para late game começa a ser mais importante. A governing capacity é das coisas mais importantes do EU IV. O que acontece é que podes criar states, cada state dá-te vantagens em cada província. Se tiveres governing capacity a mais tens debuffs, a nivel do agressive expansion, diplo reputation, improve relations entre outros. Hoje em dia com state houses e com o centralizar há maneiras de dar a volta. Este ultimo patch deu um estouro enorme nesta gestão mas também deu outras mecanismos. Eu acho q os DLCs são fundamentais. Há m*rda que são totalmente broken sem DLC. Infelizmente o jogo vive demasiado deles e muita coisa está balanced por eles. Não sei que te referes a custom nation mas, não. Inicial podes criar onde quiseres, escolhres ideias e traditions que quiseres. Porém, o downside é que ficas com a mission tree generica (e ens um número máximo de coisas que podes fazer para n ficar super duper broken). Se estiveres a falar de client states, podes criar em qualquer região que tenha uma land connection a tua capital. O iberian wedding é scripted btw. Pode dar fire antes de 1530 desde que o trono de Castela e Aragão tenha generos diferentes. 1 Compartilhar este post Link para o post
Hansy Publicado 20 Outubro 2022 Obrigado pelas dicas, vou explorar melhor os buffs dos estates para procurar o que me dará vantagem lá 🙂 Relativo às custom nations, queria dizer inicial, sim: Citação A deep Nation Designer gives you new starting options for your games, including national ideas and custom monarchs. Parece ser o que descreves, bom saber que se pode usar em qualquer parte do mundo, traz mais valor à feature. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado Fevereiro 14 Vai sair mais uma DLC (provavelmente a última antes do EUV) e o dev diary da próxima semana será focado na Ibéria. Veremos se Portugal ganhará algum sabor extra. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Fevereiro 14 Citação de Lebohang, há 28 minutos: Vai sair mais uma DLC (provavelmente a última antes do EUV) e o dev diary da próxima semana será focado na Ibéria. Veremos se Portugal ganhará algum sabor extra. Vai sair o 5? Já está confirmado? Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado Fevereiro 14 Citação de Tio Hans, há 3 minutos: Vai sair o 5? Já está confirmado? Os youtubers insiders dizem que o jogo está a dar as últimas e que estas DLC's são para dar um toque final digno ao jogo. Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado Fevereiro 14 Citação de Lebohang, há 2 minutos: Os youtubers insiders dizem que o jogo está a dar as últimas e que estas DLC's são para dar um toque final digno ao jogo. I mean, é uma questão de quantas vezes o EU pode ser revamped até eventualmente terem de criar 1 novo. A quantidade de mudanças nos ultimos patches tem sido tremendas. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Fevereiro 14 Citação de Maffu, há 10 minutos: I mean, é uma questão de quantas vezes o EU pode ser revamped até eventualmente terem de criar 1 novo. A quantidade de mudanças nos ultimos patches tem sido tremendas. Eu já não jogo há algum tempo. Não sei como andam as coisas. Acho que fiquei pelo 1.30. Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado Fevereiro 14 Citação de Tio Hans, há 8 minutos: Eu já não jogo há algum tempo. Não sei como andam as coisas. Acho que fiquei pelo 1.30. Cada DLC muda várias coisas. A última mudou certas cenas de combate (sentes imenso pela quantidade de stack wipes que há agora) além dos paises escandinavos terem missions trees completamente broken. Eles vão mudando e actualizando certas coisas (o que não é mau), mas há sempre a limitação do que há por base. Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado Fevereiro 21 BLUETUGAL Se bem que gosto mais do azul deste mod Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado Março 6 Europa Universalis IV: Domination includes new national mission trees and features for: The Ottoman Empire: A revised conquest tree with new rewards for pushing Ottoman dominance, including expansion through the new Eyalet system, and new internal changes, such as the new Janissary estate and the ‘Ottoman Power Struggle’. China: Different mission trees for the Han Ming and invader empires like the Qing. Choose between expansion and Inward Perfection, and counter the power of the Eunuchs to build a more stable empire. Japan: Unite Japan as you deal with the power of the Shogun and the independent Daimyos. Choose to open the country to foreign influence or keep it isolated, while deciding upon different paths of expansion and reform. Russia: Free your country of the Tatar Yoke, and transform it into a Great Empire. Choose the path of Peter’s reforms to modernize the state, so your mission tree as well as your mechanics will change and evolve as the game progresses. Use the power of Cossacks and Streltsy to expand your Empire to East and West. Spain: Expanded mission trees for Castile and Aragon, with different paths to form Spain, a new mechanic available for the new ‘Hispanic Monarchy’ government, and decisions about the Army and Navy to get the mighty Tercios and Spanish Armada. France: Fight the end of the Hundred Years War, centralize France into an absolute monarchy while dealing with the Wars of Religion, expand into Italy and the Holy Roman Empire, and lead the Revolution through an expanded mission tree. Great Britain: Separate paths for either a British Empire or an Angevin Britain, as well as a deeper internal gameplay, with unique features for the English Parliament and changes to the English Civil War disaster. Minor nations: Mission changes, new government mechanics and expanded flavor for Prussia, Portugal and Korea. Nice, DD que fala das mudanças no Tugão saí amanhã. Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado Março 7 (editado) https://store.steampowered.com/news/app/236850/view/3675538192013953778 Reworked mission tree para Bluetugal 👀 Editado Março 7 por Maffu Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado Março 7 Não é muito diferente do que já havia, mas as mudanças fazem sentido. O melhor mesmo é a inclusão das ordens militares e a referência às Ordenanças. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado Março 7 A dos Otomanos é um pouco meh mas verdade seja dita não exige que se combata contra os ditos cujos, nem antes nem depois, apenas que se tenha mais Dev e AT (fora as províncias no Golfo Persico). +5% disciplina para os Marines e 15 Army Tradition é bom mas para combater os Otomanos com melhores pips e com um Império Massivo é curto. Mas dá gosto ver que finalmente atenderam a uma velha reivindicação tuga, a de uma missão a envolver os Ottobros Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado Março 7 O maior medo vai ser a mission tree de Castela/Espanha. Desde que eles têm a missão de PU sobre Portugal que é o start tem de ser sempre dogpile em cima deles ou futuramente é chorar. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado Abril 26 Um streamer a jogar isto há 9 horas seguidas para tentar fazer o novo achievement tuga. Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado Abril 26 Citação de Lebohang, Em 21/02/2023 at 15:53: 😲 Disgusting. Quando voltar a pegar nisto vou ter de usar um mod. Make Portugal green again! Compartilhar este post Link para o post
Lage_Effect Publicado Agosto 10 isto está free na epic store jogo base só 😞 Compartilhar este post Link para o post